Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias

Tecnologia em suplemento alimentar para suínos quebra paradigma mundial e reduz mortalidade

Publicado em

em

A Tonisity,empresa irlandesa especializada em saúde animal, mais especificamente no desenvolvimento de produtos nutricionais de ponta, está chegando à Europa, Estados Unidos e Brasil com uma inovação na área de criação de suínos: o PX, um complemento alimentar orgânico concebido para a alimentação adequada dos porcos a partir de seu primeiro dia de vida.Seu consumo na fase do desmame ajuda a diminuir o estresse e a aumentar o peso dos porquinhos. Nessa fase de início de vida, a quantidade de alimento e – principalmente – de água que o leitão ingere é crucial, pois é o que determina como será o desenvolvimento dele. 

“O PX é um isotônico que combina os princípios básicos da fórmula de ORT [açúcares, eletrólitos e água, fórmula usada em seres humanos para nutrição ehidrataçãointensas] com ingredientes e propriedades que auxiliam no metabolismo e na integridade da mucosa do intestino dos porcos, contendo ainda potássio, sódio, cloro, proteínas e dextrose em concentrações similares às indicadas para o consumo humano pela Organização Mundial de Saúde.”

Ava Firth, diretora de pesquisa da Tonisity e especialista em nutrição animal.
As propriedades do PX aumentam o desenvolvimento dos leitões promovendo ganhos de peso, que fazem com que o leitão tenha um crescimento mais rápido, e chegue ao abate mais jovem, com maior peso e em boa saúde.Osresultadosdos testes do produto, realizados na Irlanda no Norte, apontam que o isotônico PX, ao ser administrado nas primeiras duas semanas de vida, diminui a taxa de mortalidade dos leitões de 13% para 4%. O produto ainda promove o aumento do pesopor fortalecer o intestino e, consequentemente, melhorar a absorção de nutrientes. 

Anthony Mackley, um dos diretores da Tonisity, conta que,num dos experimentos que está em andamento nos Estados Unidos, o Px foi administrado para leitões enfermos e leitões que seriam descontinuados, obtendo-se uma recuperação que atingiu a taxa de 75%.  Logo, se no Brasil a taxa de mortalidade é de 5 a 8% para, por exemplo, os porcos confinados, segundo a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), essa taxa seria reduzida a 1,25 a 2% apenas.Para chegar a esses resultados, apenas nas pesquisas a Tonisity investiu três milhões de dólares.

É a primeira vez que se tem notícia de leitões tomarem água a partir do primeiro dia de vida. Manufaturado em pó, o produto precisa ser misturado com água, e seu saboratrai os leitões, que entram em euforia na hora do alimento ser oferecido. O incremento no consumo de água junto aos componentes do PX, além de otimizar a hidratação, estimula a imunidade, fazendo com que o produto seja indicado tanto para o tratamento de doenças como para sua prevenção. É algo que até então não existia no mundo. E tudo isso com um alimento natural.

O PX foi produzido em parceria com a J.A.M Animal Health, uma das maiores empresas europeias emalimentosde primeira linha paranutrição para pets, que detém o Oralade*, produto similar destinado a cães e gatos que é um case mundial de sucesso. A fórmula irlandesa ainda nem está disponível paracomercialização, mas quem a está testando demonstra grande interesse em comprar toneladas do produto.  O irlandês Trevor Robinson, diretor da Farm Manager, uma das maiores criadoras de porcos da Irlanda, é um deles:

“Começamos a ministrar o produto a partir do primeiro dia de vida dos porcos, horas depois que eles nascem; eles adoram e se organizam rapidamente para consumi-lo, com menos estresse. Os porcos ficaram mais saudáveis e mais felizes, o que significa que teremos porcos mais rentáveis no final do processo.”

Para a Tonisity, que conta com sede na Europa e nos EUA, o Brasil e outros países da América do Sul são mercados estratégicos para o lançamento desse seu primeiro produto. O Brasil é o quarto maior produtor de suínos, com 40 milhões de porcos, o que explica o interesse da empresa pelo mercado. 

Desenvolvido na Irlanda do Norte no final do ano passado, o PX está em fase final de testes nas mais respeitadas instituições de ensino e de pesquisa da Europa e Estados Unidos e em negociação para o início dos testes no Brasil, onde também foram iniciadas conversas para possíveis parcerias. A previsão de comercialização por aqui é entre o segundo semestre deste ano e início de 2016 (a mesma previsão para Europa e EUA). 

A Tonisity foi fundada em 2014 para dedicar-se exclusivamente à produção e comercialização de produtos de saúde animal que proporcionem benefícios para a saúde e melhore todas as fases de vida dos animais de criação. Seus fundadores têm extensa experiência no desenvolvimento de fórmulas para nutrição animal, tendo desenvolvido uma série de produtos inovadores de saúde dos bichos durante décadas.

Fonte: Ass. de Imprensa Tonisity

Continue Lendo

Notícias Dia do Churrasco

ABPA inicia campanha por mais carnes de aves e de suínos na grelha

Em parceria com a Asgav e o SIPS, entidade realizou uma ação durante a ExpoChurrasco, em que foram servidos mais de 200 quilos de cortes assados, incluindo pratos especiais preparados pelo chef Marcelo Bortolon. A iniciativa continuará com a divulgação de vídeos nas redes sociais da ABPA, destacando a variedade e o potencial dessas carnes para grelha.

Publicado em

em

Foto: Shutterstock

Às vésperas do Dia Nacional do Churrasco, comemorado em 24 de abril, a ABPA deu início a uma mobilização para estimular a adoção de mais cortes de carne de frango e de carne suína no cardápio das confraternizações que envolvam preparos na churrasqueira.

No último fim de semana, a ABPA promoveu, em parceria com a Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) e o Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Rio Grande do Sul (SIPS) uma grande ação em meio à ExpoChurrasco, em Porto Alegre (RS).

Foram mais de 200 quilos de cortes de aves e de suínos assados e servidos ao longo das seis horas de evento, incluindo o preparo de pratos especiais sob a batuta do chef Marcelo Bortolon – um verdadeiro convite à degustação de cortes diferenciados para a grelha.

E a promoção dos cortes para churrasco não terminou no evento gaúcho. A partir das imagens capturadas na ação, uma série de vídeos ilustrativos e informativos sobre cortes diferenciados para o churrasco será difundida nas redes sociais institucionais e de consumo da ABPA.  O primeiro deles chegou às redes da ABPA hoje, e pode ser conferido no link https://www.instagram.com/reel/C6Hdy_wxgw-/?igsh=MWg1aDQwbTh4Z3E5dw%3D%3D.

“Queremos despertar a criatividade do público para mais cortes de carnes suínas e de aves nos churrascos. Além da praticidade e do sabor que casam muito bem com as grelhas, são produtos acessíveis e que tem todo o potencial para ganhar ainda mais protagonismo. Vamos focar nossa campanha nessas características, que são diferenciais nestas proteínas”, ressalta o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

Fonte: Assessoria ABPA
Continue Lendo

Notícias

Quarenta empresas de nutrição animal participam do SIAVS 2024

Maior feira dos setores no Brasil reunirá diversas soluções para a cadeia produtiva

Publicado em

em

Foto O Presente Rural

Cerca de quarenta empresas fornecedoras em diversos segmentos da área de nutrição animal já confirmaram participação na exposição do Salão Internacional de Proteína Animal (SIAVS), maior evento dos setores no Brasil, que acontecerá entre os dias 06 e 08 de agosto, no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP).

De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) – entidade organizadora do evento – empresas com variados perfis estarão no espaço de exposição do evento, de empresas brasileiras a grandes multinacionais, com focos variados dentro da nutrição animal.

As empresas se somam às outras centenas de marcas presentes no SIAVS, de agroindústrias produtoras e exportadoras de carne de frango, carne suína, carne bovina, ovos e peixes de cultivo, além de fornecedores de equipamentos, genética, insumos farmacêuticos e outros elos da cadeia produtiva que estarão nos mais de 22 mil metros quadrados destinados apenas à área de exposição.

“Temos presença massiva de segmentos inteiros dentro da exposição do SIAVS, que cresceu já 50% em relação à edição passada. Esta forte expansão é um marco importante do que se espera para a edição deste ano, com novos recordes registrados”, avalia o diretor da feira do SIAVS, José Perboyre.


Informações sobre expositores, credenciamento e detalhes da programação estão disponíveis no site do evento.

Fonte: ABPA
Continue Lendo

Notícias

Porto de Paranaguá bate recorde de movimentação em 24 horas: 146 mil toneladas

Foram mais de 146 mil toneladas movimentadas no corredor de exportação em três navios com destino à China e Espanha. O número representa um aumento de 5% em relação à marca anterior, registrada entre os dias 29 e 30 de agosto de 2019 (138.988,98 toneladas).

Publicado em

em

Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Mais de 146 mil toneladas de soja foram movimentadas no Corredor de Exportação Leste do Porto de Paranaguá entre os dias 20 e 21 de abril, o que significa um recorde operacional em 24 horas (entre todos os produtos). O número também representa um aumento de 5% em relação à marca anterior, registrada entre os dias 29 e 30 de agosto de 2019 (138.988,98 toneladas).

“Três berços movimentaram mais de 146 mil toneladas de grãos e farelos de soja com destino à China e Espanha. A movimentação com excelência na operação de três navios permitiu mais um recorde histórico para a Portos do Paraná”, disse o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia. “Estes números são resultados dos investimentos em gestão portuária dos portos paranaenses”. Três embarcações receberam o produto: Nikolas D, Guo Yuan 32 e Guo Yuan 82.

Ele cita como fatores responsáveis pelo recorde a manutenção de equipamentos e estratégias logísticas para melhor aproveitamento dos berços e das equipes da operação, além da demanda mundial pela commodity. “A movimentação total também trouxe resultados importantes para as empresas envolvidas. Oito terminais embarcaram mais de mil toneladas/hora por equipamento. É um número impressionante alcançado devido às manutenções anuais e à inteligência logística portuária”, enfatizou Garcia.

Este trabalho de planejamento operacional e de engenharia rendeu aos portos paranaenses quatro prêmios de gestão portuária pelo governo federal. Atualmente os portos paranaenses são reconhecidos pela melhor administração do Brasil. Os portos de Paranaguá e Antonina alcançaram a nota máxima no Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP) na principal categoria entre os portos públicos brasileiros.

Recordes

Além dos números expressivos em movimentação diária, os portos de Paranaguá e Antonina registraram oito recordes seguidos de produtividade mensal, desde agosto de 2023. O mais recente foi em março deste ano, com 5.968.934 toneladas movimentadas, 11% a mais que em 2023 (5.357.799 toneladas).

Além dos oito meses de recordes seguidos, os números gerais revelam um crescimento significativo em 2024. No primeiro trimestre houve aumento de 16% em comparação ao ano passado. Foram mais de 16 milhões de toneladas movimentadas só este ano. Na exportação, os destaques vão para as commodities de soja e açúcar, já na importação o fertilizante é o produto mais movimentado.

Fonte: AEN-PR
Continue Lendo
SIAVS 2024 E

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.