Notícias Oscar do Leite
Tapete vermelho para os melhores da cadeia do leite
Cooperativa Castrolanda homenageia os destaques do segmento no Troféu Agroleite.

Os destaques da cadeia produtiva do leite voltaram a cruzar o tapete vermelho do “Oscar do Leite”. A cerimônia de entrega do Troféu Agroleite aconteceu na noite desta quarta-feira (17), no Memorial da Imigração Holandesa, em Castro (PR), a Capital Nacional do Leite. Considerada a maior premiação do segmento do Brasil, a homenagem é um momento ímpar dentro da programação do Agroleite e aguardada com muita expectativa por diversas personalidades e empresas nacionais e multinacionais.

Presidente da Castrolanda, Willem Berend Bouwman: “Se vocês estão aqui é porque fizeram diferença na cadeia do leite, porque trouxeram benefícios, contribuíram, facilitaram a vida do nosso produtor, potencializaram a nossa produção” – Fotos: Divulgação/Castrolanda
A iniciativa é promovida pela Cooperativa Castrolanda com o objetivo de reconhecer e incentivar as melhores práticas do setor. Durante a cerimônia, o presidente da Castrolanda, Willem Berend Bouwman, fez questão de parabenizar todos os presentes, não apenas os vencedores da premiação, por sua contribuição para o setor. “Se vocês estão aqui é porque fizeram diferença na cadeia do leite, porque trouxeram benefícios, contribuíram, facilitaram a vida do nosso produtor, potencializaram a nossa produção”, mencionou.
O presidente ainda frisou que o Agroleite é de todos os parceiros, empresas e produtores que a cada ano participam e fazem o evento acontecer e ficar tão bonito.
O diretor executivo da Castrolanda, Seung Hyun Lee, destacou que a cadeia leiteira da Castrolanda, em parceria com as cooperativas Frísia e Capal, é motivo de orgulho e simboliza a forca da cooperação. “Desde a fundação da primeira unidade de beneficiamento de leite em 2006 a nossa cadeia vem crescendo consistentemente. Mesmo nesse ano em que a captação de leite caiu 10%, na Castrolanda, se compararmos o primeiro semestre desse ano com o primeiro semestre do ano passado, nós crescemos 10%. Isso mostra a força que essa cadeia tem”, evidenciou em sua fala.
O troféu foi concedido em 15 categorias distintas: Genética, Nutrição, Saúde Animal, Bem-Estar, Sementes, Ordenha e Refrigeração, Máquinas e Equipamentos, Produtor de Leite, Agente Financeiro, Laticínio, Embalagem, Associação de Produtor, Pesquisa e Desenvolvimento, Personalidade do Ano e Mídia. Foram vencedores, respectivamente: Semex, Cargill, Ouro Fino, Allflex, Pioneer, DeLaval, New Holland, Fazenda Colorado, Sicredi, Xandô, Tetra Pak, Associação dos Criadores de Gado Jersey do Brasil, Rodrigo de Almeida, Geraldo Borges e Revista Balde Branco.

Presidente da Castrolanda, Willem Bouwman, entrega o Troféu Agroleite Honorário ao senhor Frans Borg, em reconhecimento ao seu esforço e contribuição para a cadeia leiteira nos 24 anos em que esteve na presidência da Cooperativa Castrolanda
Além desses, o Comitê Organizador também entregou o Troféu Agroleite Honorário ao senhor Frans Borg, em reconhecimento ao seu esforço e contribuição para a cadeia leiteira nos 24 anos em que esteve na presidência da Cooperativa Castrolanda. “De coração agradeço esse troféu. O Agroleite não foi desenvolvido por mim, ajudei com algumas ideias, algumas sonhadoras, mas as coisas foram se concretizando. Muita gente se dedicou a esse projeto, a cooperativa é apenas a coordenadora, as empresas ajudaram a investir nessa ideia e ela foi coroada. Gostaria muito de poder compartilhar esse troféu com a Leila, que na verdade faz acontecer o Agroleite”, disse Frans após receber a homenagem.
Em 2022 o Troféu Agroleite completou 20 edições. As empresas indicadas ao prêmio são apontadas através de votação prévia na internet e o resultado comunicado para os três finalistas. O anúncio dos vencedores é realizado durante a programação do Agroleite em evento especial.
Homenageados
Premiado na categoria Genética, o presidente da Semex Brasil, Nelson Eduardo Zielsdorff, disse ser uma satisfação retornar ao Agroleite em Castro após dois anos sem evento. “Nada melhor do que recomeçar o Troféu Agroleite que comemora 20 anos, recebendo nosso décimo troféu. Gostaria de agradecer toda equipe, principalmente nossos clientes dessa região maravilhosa dos Campos Gerais, parceiros, amigos, e a toda equipe de colaboradores da Semex. Um troféu extremamente especial para uma noite tão especial”, declarou.
A Cargill foi homenageada na categoria Nutrição. “Nosso agradecimento aos clientes e parceiros, especialmente a nossa equipe que faz acontecer no dia a dia. É o vigésimo troféu, cada ano aumenta nossa responsabilidade”, frisou o líder de produto da Cargill, Marcos Aurélio Nicoluzzi.
A Ourofino foi agraciada com o troféu da categoria Saúde Animal. “Para nós da Ouro Fino é uma grande honra receber esse troféu, mas nos sentimos mais honrados em sermos parceiros relevantes de vocês. Na Ouro Fino acordamos todos os dias muito cedo, como os produtores, e trabalhamos muito sério. Em nome de todo o time quero agradecer a confiança no dia a dia”, salientou o CEO da Ourofino Saúde Animal, Kleber Gomes.
Na categoria Bem-Estar Animal, a Allflex recebeu o “Oscar do Leite”. “É uma honra muito grande. Quero agradecer todos os produtores, todos os clientes e parceiros que confiam na nossa marca e nossa solução. Participamos aqui com duas marcas, a MSD e Allflex, e estamos muito honrados de ter esse reconhecimento, graças ao trabalho de toda a nossa equipe que acorda cedo todos os dias para agregar ao negócio de vocês”, enalteceu o gerente de Soluções Estratégicas, Denis Antônio.
A Pioneer foi homenageada na categoria Sementes. “Parabéns a todo o Agroleite, seguimos fortes no nosso compromisso de continuar investindo muito na cadeia do leite através da nossa pesquisa e desenvolvimento de milhos de alta tecnologia. Gratidão forte aos produtores que abrem a porteira de suas propriedades para que possamos fazer nosso trabalho”, ressaltou o líder área Sul da Pioneer Sementes, Rafael Seleme.
Na categoria Ordenha e Refrigeração recebeu o “Oscar do Leite” a empresa DeLaval. ““Parabenizo a Castrolanda pela organização do Agroleite e do Troféu. Agradeço aos produtores e parceiros que confiaram e votaram na gente. Esse troféu não é meu, não é da DeLaval, esse troféu é de cada técnico, cada vendedor, que está acordado de madrugada, no meio da noite, pronto para estar ao lado de vocês na hora que precisar”, relatou o gerente comercial da DeLaval, André Lima.
A New Holland levou o troféu da categoria Máquinas e Equipamentos. “Quero dar os parabéns para a equipe da Tratornew concessionária há 25 anos. A New Holland tem 47 anos no Brasil e a Tratornew está 25 anos com a gente, concessionário com excelência. Agradeço todos os cooperados e clientes que votaram e tem confiança na marca, esse é o nono troféu consecutivo que ganhamos e esperamos estar aqui representando novamente no próximo ano”, disse o gerente de Marketing da New Holland, Paulo Máximo.
Na categoria Produtor de Leite a homenageada foi a Fazenda Colorado. “Muito prazer reencontrar cada amigo aqui. Essa é uma noite especial, para quem é do agronegócio, sabe o que é estar aqui depois de 2/3 anos difíceis. Parabenizo a equipe da Colorado que está lá trabalhando. Com muito prazer e muito orgulho dedico esse prêmio à família Passeti de Souza que não pode estar aqui hoje, mas que festeja com vocês cada conquista do agronegócio e da cadeia do leite. Vitoriosos são todos vocês que fazem isso ser prazeroso para cada um. Obrigado em nome da Fazenda Colorado”, destacou o gestor Sérgio Soriano.
A Cooperativa Sicredi recebeu o troféu da categoria Agente Financeiro. “Muito orgulho de ser indicado pela Sicredi Campos Gerais para receber esse prêmio. Dentro da central Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, a Sicredi Campos Gerais está no top five. Fazem um trabalho extraordinário, com mais de 110 mil associados, mais de 40 agências, e os prêmios são compartilhados com os mais de 800 colaboradores. Parabéns a Castrolanda, parabéns pelos sonhos que estão acontecendo”, evidenciou o presidente da Central Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro do Sicredi, Manfred Alfonso Dasenbrock.
A Xandô ganhou o reconhecimento na categoria Laticínios. “Eu agradeço muito e estou muito emocionado com esse troféu, é o segundo que a Fazenda Colorado recebe. Muito obrigado a todos, esse pequeno laticínio está produzindo e está conseguindo bastante qualidade e crescendo. É um pequeno laticínio da Fazenda Colorado”, mencionou o diretor da Fazenda Colorado, Antônio Carlos Sobreira.
Na categoria Embalagem, a Tetra Pak foi a premiada. “Estava com saudade de estar nesse evento, evento que nós esperamos sempre com muita ansiedade. Nos últimos dois anos ficamos distantes e é muito bom rever os amigos. Em nome da Tetra Pak agradeço a todos os cooperados, todos os funcionários, clientes, que tem confiança em manter nossa empresa como seu fornecedor de embalagens, de equipamentos e serviços, ainda mais num ano tão especial. Neste ano a Tetra Pak completa 65 anos de Brasil mantendo o compromisso de proteger os alimentos, como o leite, as pessoas e o planeta”, frisou o diretor de Vendas Região Sul, Gustavo Minasi.
A Associação dos Criadores de Gado Jersey do Brasil foi a homenageada da categoria Associação de Produtor. “Desculpem a emoção. Há mais ou menos 20 anos atrás, estávamos numa feira em Francisco Beltrão e criamos o slogan “Jersey a raça que faz amigos”. Quero dizer que esse troféu é daqueles que estavam junto comigo naquele momento, alguns não estão mais presentes aqui, estão lá em cima, é um troféu dos amigos do Jersey, da raça Jersey, dos nossos associados, nossos colaboradores e todos aqueles que estão conosco”, evidenciou o presidente Associação dos Criadores de Gado Jersey do Brasil, Nelci José Pedrozo Mainardes.
Na categoria Pesquisa e Desenvolvimento, o doutor em Ciência Animal e Pastagens, Rodrigo de Almeida, recebeu o “Oscar do Leite”. “Agradeço a minha instituição de origem, a Universidade Federal do Paraná, tenho 24 anos de docência e sem dúvida esse é um dos momentos mais prazerosos. Todo o reconhecimento a essa instituição pública e gratuita, tudo que tenho devo a essa instituição. Gostaria de enaltecer o Grupo do Leite da UFPR, tenho muita sorte de ter um grupo de orientados e ex- orientados brilhantes que fazem o trabalho duro, e hoje esse prêmio é de todos eles”, enalteceu.
Na categoria Personalidade do Ano, o homenageado foi o presidente Associação Brasileira dos Produtores de Leite, Geraldo Borges. “Agradecer a todos que votaram não só em mim, mas também na Abraleite que foi finalista em outra categoria. É uma honra para nós, produtores de leite, porque estou aqui falando por uma classe, saber que a Abraleite, em um evento tão importante foi finalista e eu, que nem esperava, também fui finalista. Esse troféu é de todos nós que acreditamos e lutamos pela cadeia produtiva do leite e pelo nosso agro nacional”, ressaltou.
E na categoria Mídia, a premiada foi a Revista Balde Branco. “Neste tempo de reencontro, tenho a grande honra e orgulho de agradecer em nome da equipe da Balde Branco, neste fabuloso evento, todo o apoio de anunciantes e leitores nesses 58 anos da revista. Vamos em frente”, declarou o editor chefe João Antônio dos Santos.
Feira
O Agroleite 2022 iniciou na terça-feira (16) e encerra no sábado (20). O evento é realizado na Cidade do Leite, recinto de exposições da Castrolanda, e Parque de Exposições Dario Macedo. O expediente dos expositores inicia às 08 e encerra às 18 horas diariamente e os portões de acesso fecham às 19 horas. A entrada é gratuita.

Notícias
Dilvo Grolli recebe Menção Honrosa da ABCA por sua contribuição à agronomia brasileira
Reconhecimento destaca seu papel no avanço científico, na inovação cooperativista e na consolidação do Show Rural como vitrine tecnológica do agro.

A Academia Brasileira de Ciência Agronômica (ABCA) prestou, dias atrás, homenagem especial ao presidente da Coopavel, Dilvo Grolli. Ele recebeu o título de Menção Honrosa pela relevante contribuição ao fortalecimento da Engenharia Agronômica no Paraná e no Brasil. O reconhecimento é concedido a personalidades que, além de estimular avanços científicos e tecnológicos no agro, destacam-se como empreendedores que impulsionam o crescimento de suas regiões e do País.

Fotos: Divulgação/Coopavel
Dilvo Grolli tem trajetória reconhecida no cooperativismo paranaense e nacional. Sua visão de futuro e capacidade de liderança contribuíram para transformar a Coopavel em uma das cooperativas mais respeitadas do País, referência em gestão, inovação e apoio ao produtor rural. Ele também é um dos idealizadores do Show Rural Coopavel, criado ao lado do agrônomo Rogério Rizzardi, evento que se tornou um dos maiores centros difusores de tecnologia agrícola do mundo e que impacta diretamente a evolução do agronegócio paranaense e de estados vizinhos.
Exemplo
O presidente da ABCA, professor-doutor Evaldo Vilela, destacou a grandeza dessa contribuição ao afirmar que Dilvo Grolli é um exemplo de liderança que transforma. “Sua dedicação ao cooperativismo, ao conhecimento agronômico e à inovação, traduzida na criação do Show Rural, tem impacto direto no desenvolvimento sustentável do agro brasileiro”.
Ao agradecer a honraria, Dilvo ressaltou o papel indispensável da Engenharia Agronômica para o Brasil. “A agronomia é uma das bases que sustentam o agronegócio moderno. Sem esse conhecimento técnico e científico, o campo não teria alcançado o nível de produtividade e competitividade que hoje coloca o Brasil entre os maiores produtores de alimentos do mundo”, afirmou. Também destacou a importância dos agrônomos ao sucesso das cooperativas: “Profissionais da agronomia têm participação decisiva no crescimento de instituições como a Coopavel, que chega aos seus 55 anos dedicada ao desenvolvimento da agropecuária brasileira”.
A solenidade também enalteceu outros líderes locais, entre eles o empresário Assis Gurgacz, igualmente homenageado por sua atuação e pelo apoio contínuo ao desenvolvimento do setor produtivo, e a agronomia por meio da FAG. O professor Evaldo destacou que figuras como Dilvo Grolli e Assis Gurgacz ajudam a consolidar um ambiente favorável à inovação, à sustentabilidade e ao aprimoramento técnico da agropecuária brasileira, bem como da agronomia.
Notícias
Copacol reconhece desempenho dos produtores no Experts do Agro
Com participação de 120 produtores, evento premiou melhores resultados regionais e apresentou o próximo desafio: alcançar 500 sacas por alqueire somando soja e milho.

A dedicação, o conhecimento e a capacidade de inovação dos cooperados foram reconhecidos pela Copacol na cerimônia de premiação do Projeto Experts do Agro. O evento reuniu em Cafelândia agricultores, familiares, técnicos e parceiros que, ao longo nos últimos dois anos, trabalharam com foco em eficiência, sustentabilidade e melhores resultados no campo.
Divido em três regiões (Baixa, Alta e Sudoeste) o Experts do Agro teve a participação de 120 cooperados e cooperadas, que participaram de encontros e treinamentos intensos, com análises de estudos exclusivos do Centro de Pesquisa Agrícola (CPA). O conhecimento obtido por cada um dos agricultores foi aplicado em áreas de cultivo e os melhores resultados tiveram o reconhecimento da Cooperativa.

Fotos: Divulgação/Copacol
Foram premiados os três melhores de cada região. Cada um foi presenteado com uma viagem à Foz do Iguaçu, com hospedagem em resort e direito à um acompanhante. Na região baixa, regional de Nova Aurora, os premiados foram: com 4.304,5 pontos, Sidney Polato de Goioerê André Gustavo, com 4.343,15 pontos e com 4.388,5 pontos Simone Chaves Oenning, de Nova Aurora, que se destacou com o maior resultado da região, com produtividade de 208 sacas por alqueire.
Na região alta, regional de Cafelândia, os vencedores foram: com 4.177,8 pontos, Elton José Müller, de Bom Princípio, Toledo Elci Dalgalo, de Cafelândia, com 4.208,5 pontos e com 4.260 pontos, também de Cafelândia, Marcio Rogério Scartezini, que se destacou com produtividade de 221,6 sacas por alqueire.
Já no Sudoeste, os destaques foram os produtores: com 4.205,4 pontos, Willian Rafael Dallabrida, de Flor da Serra Ricardo Galon, de Salto do Lontra, com 4.630 pontos e com 4.724 pontos, Douglas dos Santos Cavalheiro, de Pérola do Oeste, que colheu 241,9 sacas por alqueire.
Proporcionar ao produtor tecnologia e conhecimento técnico para garantir uma safra com maior produtividade e rentabilidade foi a proposta do Projeto Experts do Agro. No decorrer dos anos, vários desafios foram lançados aos cooperados e superados pelos participantes: Projeto 160, Produtividade com Qualidade Soja + Milho 440 e Excelência 460.
A partir de 2026, os cooperados serão desafiados a participar do Projeto Safra 500: total de sacas de milho soja por alqueire. “Evoluímos muito no decorrer das seis décadas de atuação da Copacol e com as pesquisas realizadas avançamos de maneira rápidas. Tivemos elevadas produtividades graças a essa aplicação de tecnologias no campo. Agora, temos pela frente um novo desafio, que também será alcançado com o desenvolvimento de estudos que auxiliam os produtores”, afirma o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol.
Destaque

Diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol: “Evoluímos muito no decorrer das seis décadas de atuação da Copacol e com as pesquisas realizadas avançamos de maneira rápidas. Tivemos elevadas produtividades graças a essa aplicação de tecnologias no campo”
Com a maior produtividade entre todos os participantes do Projeto Experts do Agro, Douglas Cavalheiro aplicou na propriedade todo o conhecimento obtido nos treinamentos. O resultado superou as expectativas do cooperado do Sudoeste paranaense, onde a Copacol está expandindo a atuação nos últimos anos.
“A Copacol tem feito a diferença em nossas vidas. No Sudoeste não tínhamos oportunidades de nos capacitar, de buscar crescimento. Com a chegada da Cooperativa, estamos evoluindo a cada ano em produtividade, em conhecimento técnico e inovação, e por meio do CPA temos à disposição o que há de mais avançado para produzir. Estou feliz não só pelo prêmio, mas pela presença da Cooperativa em nossa região”, comemora o campeão de produtividade.
Atrações
Além da premiação dos cooperados, o encerramento do Experts do Agro contou um panorama amplo do mercado atual de grãos, com Ismael Menezes, especialista em economia e mercado agrícola, com mais de 20 anos de experiência no setor do agro. Duante a cerimônia, o gerente técnico, João Maurício Roy, e o supervisor do CPA, Vanei Tonini, apresentaram um resumo da safra, o desempenho elevado da Cooperativa na comparação com as demais áreas agrícolas e os avanços alcançados pelos participantes do Experts do Agro ao longo dos últimos dois anos.
“Conseguimos traduzir os resultados de pesquisas do CPA em informações que chegam lá no campo. Foram dois anos de troca de experiências com êxito. Encerramos em grande estilo reconhecendo os produtores que mais se destacaram nos manejos e na aplicação das tecnologias. Com produtividade 30% maior que a média geral da Cooperativa, finalizamos com sucesso o Experts do Agro”, exalta João.
Critérios de avaliação
Além da boa produtividade no Experts do Agro, os produtores premiados se destacaram também na boa condução dos manejos, como: Incremento de produtividade em relação à média da unidade em sacas por alqueire qualidade estrutural do solo cobertura do solo com consórcio milho + braquiária, cobertura pré-trigo cobertura após o milho segunda safra manejo de buva e participação nos encontros dos Experts do Agro.
Notícias
Nova edição de Nutrição & Saúde Animal destaca avanços que moldam o futuro das proteínas animais
Conteúdos exclusivos abordam soluções nutricionais que ampliam índices produtivos e fortalecem a sanidade de aves, suínos, peixes e ruminantes.

A nova edição do Jornal Nutrição e Saúde Animal, produzida por O Presente Rural, já está disponível na versão digital e reúne uma ampla cobertura técnica sobre os principais desafios e avanços da produção animal no Brasil. A publicação traz análises, pesquisas, tendências e orientações práticas voltadas aos setores de aves, suínos, peixes e ruminantes.
Entre os destaques, o jornal aborda a importância da gestão de micotoxinas na nutrição animal, tema discutido no contexto da melhoria da eficiência dos rebanhos . A edição também traz conteúdos sobre o uso de enzimas e leveduras e o papel dessas tecnologias na otimização de dietas e no desempenho zootécnico .
Outro ponto central são os avanços na qualificação de técnicos e multiplicadores, essenciais para promover o bem-estar animal e disseminar práticas modernas dentro das granjas . O jornal destaca ainda o impacto estratégico dos aminoácidos na nutrição, além de trazer uma análise sobre conversão alimentar, tema fundamental para a competitividade da agroindústria .
Os leitores encontram também reportagens sobre o uso de pré-bióticos, ferramentas de prevenção contra Salmonella, estudos sobre distúrbios de termorregulação em sistemas produtivos e avaliações sobre os efeitos da crescente pressão regulatória e tributária sobre o setor de proteína animal .
A edição traz ainda artigos sobre manejo, probióticos, qualidade de ovos, doenças respiratórias em animais de produção e desafios sanitários relacionados a patógenos avícolas, temas abordados por especialistas e instituições de referência no país .
Com linguagem acessível e foco técnico, o jornal reforça seu papel como fonte de atualização para produtores, gestores, consultores, médicos-veterinários e demais profissionais da cadeia produtiva.
A versão digital já está disponível no site de O Presente Rural, com acesso gratuito para leitura completa, clique aqui.



