Conectado com
VOZ DO COOP

Empresas

Suplementação continuada é opção para reduzir custos na pecuária

Principal preocupação entre os produtores, redução de custo pode ser equilibrada no longo prazo com manejo adequado e uso de soluções de forma constante na dieta dos rebanhos

Publicado em

em

O segundo semestre de 2016 contribuiu para um equilíbrio nos custos e abastecimento dos insumos, e os produtores gradativamente recuperam a rentabilidade das propriedades. No caso dos pecuaristas, o foco para controle da rentabilidade tem sido a utilização de soluções que favorecem a eficiência alimentar dos rebanhos, como a inclusão de aditivos proteicos, leveduras e minerais orgânicos na dieta, que favorecem a disponibilidade de nutrientes, a digestibilidade e a imunidade dos animais. Acompanhando o desenvolvimento de animais em mais de 30 fazendas nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso e Tocantins, o zootecnista Antonio Lucio Gomes, diz que a tendência, inclusive, é atuar na suplementação de forma continuada para garantir estabilidade no desenvolvimento dos aninais. “Essa estratégia ajuda a maximizar o uso de forragem tanto na época da seca, quanto na época das águas, possibilitando explorar ao máximo o potencial nutritivo da dieta, representado um ganho maior por hectare durante o ano todo”, explica.

Por meio da combinação de compostos como proteínas, leveduras e mineiras orgânicos na alimentação, o produtor tem condições de padronizar o desenvolvimento dos animais, e no caso do gado de corte beneficiar o ganho de peso independente do período do ano. “O pecuarista sempre está buscando melhorar o peso, rendimento e acabamento da carcaça, e para isso a suplementação vem com uma ferramenta de retorno mais imediato, ao favorecer maior aproveitamento dos nutrientes presentes na alimentação”, destaca Gomes. Em termos de custo, a indicação é estabelecer um protocolo personalizado pra cada situação a fim de otimizar a propriedade de acordo com as características específicas de cada uma e dos animais.

Na avaliação do gerente de vendas da Alltech para gado de corte, Carlos Zilioti, a suplementação é uma oportunidade que facilita o controle constante do produtor de forma avançada e eficiente. “O diferencial é que dessa forma o produtor estará agregando mais tecnologia ao manejo do rebanho para extrair o máximo de nutrientes presentes no pasto, já que a oscilação do clima dificulta o controle da qualidade e oferta do capim. Então a suplementação auxilia no estímulo para que o animal tenha um desempenho positivo o ano todo”, indica. 

Rebanho leiteiro

Com uma propriedade localizada no estado de Minas Gerais com 60 vacas e um retorno diário de 19 litros a 20 litros, o produtor Vanildo da Silva há três anos suplementa os animais de forma constante. Segundo ele, houve diminuição de problemas anteriormente recorrentes. Diante disso, Vanildo acredita que a estratégia possibilitou o equilíbrio das contas nos últimos tempos. “Eu resolvi apostar nessa alternativa de incluir a suplementação na alimentação do meu rebanho e durante o período que venho utilizando esse recurso tive menos perdas, além de um ganho significativo na parte reprodutiva. Antes as vacas demoravam ou nem chegavam a ficar prenhas, tínhamos muito trabalho”, relata.

Em acordo ao relato de Vanildo, o gerente de vendas da Alltech para gado leite, Rodrigo Maronezzi, tem observado que o uso acessório dessas tecnologias para eficiência alimentar ganhou espaço porque favorece o sistema digestivo do animal, que passou a ter um consumo otimizado. “Como o preço dos grãos subiu para o produtor, a eficiência alimentar se tornou fundamental. Ele precisa buscar uma dieta que tenha um retorno mais produtivo, para que a vaca se alimente do pasto e aproveite todos os nutrientes possíveis, sendo o pasto um recurso mais econômico do que da ração. Para isso, a aplicação de aditivos é considerada uma ferramenta auxiliar, ao favorecer a digestão do animal que, consequentemente, vai aproveitar melhor o alimento e ampliará a produção, e além disso, ainda ajudará o meio ambiente emitindo menos gás metano com a redução das fezes”, destaca.

 

 

Sobre a Alltech

Fundada em 1980 pelo empresário e cientista irlandês, Dr. Pearse Lyons, as soluções da Alltech melhoram a saúde e o desempenho de animais e plantas, por meio da nutrição natural e da inovação científica, utilizando leveduras, nutrigenômica e algas. Com aproximadamente 100 unidades industriais em todo mundo, a Alltech é líder na produção de leveduras e minerais orgânicos, tendo como referência a planta de produção de algas no Kentucky (EUA), modelo existente em apenas mais um lugar no mundo. A empresa segue os princípios da ACE (Animal, Consumer and the Environment) e busca desenvolver soluções seguras para os animais, consumidores e meio ambiente e, para alcançar esse objetivo, conta com uma equipe de mais de 5000 colaboradores.

 

Alltech é a única empresa de capital fechado entre as cinco maiores empresas de saúde animal no mundo, o que confere vantagem competitiva permitindo a empresa se adaptar rapidamente às necessidades emergentes dos clientes e manter o foco na inovação. A sede mundial está localizada em Lexington, Kentucky (EUA), sendo que o Brasil é o segundo maior volume de produção mundial do grupo. A Alltech do Brasil é formada por uma unidade fabril em São Pedro do Ivaí (PR) e por um centro administrativo e planta industrial em Araucária (PR) e uma unidade em Indaiatuba (SP). Mais informações: http://pt.alltech.com/.

Fonte: Ass. de Imprensa Alltech

Continue Lendo

Empresas

Agroceres PIC discute os desafios para uma suinocultura sustentável durante o Pork Pinnacle

Os executivos irão explorar o tema de forma abrangente, desde as atuais e novas exigências de sustentabilidade que estão moldando a suinocultura no Brasil, até sua aplicação prática nas unidades de produção de suínos.

Publicado em

em

Diretor da Agroceres PIC, Alexandre Furtado da Rosa:"O Pork Pinnacle é uma iniciativa interessante, que nasce com uma proposta ousada e oportuna, que é olhar para o futuro da suinocultura" - Foto: Divulgação/Agroceres

Alexandre Rosa, diretor da Agroceres PIC, será um dos debatedores do Painel Inaugural, que será coordenado por João Campos, CEO da Seara Alimentos. Realizado pela primeira vez no Brasil, Pork Pinnacle reúne executivos e lideranças da suinocultura brasileira, em Curitiba (PR).

A Agroceres PIC terá uma participação de destaque no Pork Pinnacle. Além de patrocinadora do evento, a empresa estará presente com sua equipe Comercial e Técnica e contribuirá ativamente com as discussões do Painel Inaugural.

Organizado pela suínoBrasil, da editora espanhola Agrinews, o Pork Pinnacle, será realizado no dia 25 de setembro, em Curitiba (PR), e tem como objetivo reunir os principais executivos e lideranças da suinocultura brasileira para discutir o futuro do setor.

“O Pork Pinnacle é uma iniciativa interessante, que nasce com uma proposta ousada e oportuna, que é olhar para o futuro da suinocultura, discutindo as tendências, os desafios e as oportunidades para nosso setor” afirma Alexandre Furtado da Rosa, Diretor Superintendente da Agroceres PIC. “Com um formato diferente, o evento reúne líderes e influentes especialistas para tratar tanto das questões conjunturais e econômicas, quanto das demandas técnicas importantes para o desenvolvimento da produção brasileira de suínos. Como empresa líder do segmento de genética, nós da Agroceres PIC, nos sentimos honrados em integrar essa iniciativa e contribuir ativamente com o debate”, conclui.

Projetando o futuro da suinocultura

Na abertura do congresso, o diretor Superintendente da Agroceres PIC, Alexandre Furtado da Rosa será um dos debatedores do Painel “Os Desafios para uma Suinocultura Sustentável”. Coordenado por João Campos, CEO da Seara Alimentos, o módulo contará com a participação de Rodrigo Lima, diretor do Agroícone e de Everton Krabbe, chefe geral da Embrapa Suínos e Aves.

Durante o Painel, os executivos irão explorar o tema de forma abrangente, desde as atuais e novas exigências de sustentabilidade que estão moldando a suinocultura no Brasil, até sua aplicação prática nas unidades de produção de suínos.

Fonte: Assessoria Agroceres
Continue Lendo

Empresas

Marfrig e BRF apresentam avanços em sustentabilidade na Semana do Clima de Nova York

Monitoramento dos fornecedores diretos e indiretos de gado e grãos bem como o combate ao desmatamento nos biomas Amazônia e Cerrado são destaques entre as iniciativas

Publicado em

em

Diretor de sustentabilidade da Marfrig e da BRF, Paulo Pianez: "Produzir proteína animal de forma sustentável e em escala global, que corresponde a mais de 120 países, é um grande desafio" - Foto: Divulgação/NOVA PR

A Marfrig, uma das companhias líderes em carne bovina e maior produtora de hambúrguer no mundo, e a BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, dona das marcas Sadia, Perdigão e Qualy, participam da Semana do Clima de Nova York (Climate Week NYC) para apresentar avanços na plataforma de sustentabilidade, com destaque para gestão da cadeia de suprimentos e as metas de monitorar 100% dos fornecedores indiretos de bovinos e de grãos provenientes da Amazônia e do Cerrado.

Paulo Pianez, diretor de sustentabilidade da Marfrig e da BRF, desembarca em Nova York para uma série de eventos na cidade e deve promover boas práticas ESG na produção de alimentos. “Produzir proteína animal de forma sustentável e em escala global, que corresponde a mais de 120 países, é um grande desafio. Isso significa garantir práticas responsáveis em toda a cadeia produtiva para atender à crescente demanda por alimentos, sem comprometer o futuro do planeta”, conta o executivo.

A plataforma de sustentabilidade da BRF e da Marfrig é baseada em diferentes pilares. Um deles trata da gestão de fornecedores com destaque para compra responsável de gado e de grãos e o combate ao desmatamento. Ambas já rastreiam 100% dos fornecedores diretos de gado e de grãos e estão caminhando para rastrear 100% dos fornecedores indiretos nos biomas Cerrado e Amazônia. O rastreamento é feito com sistema de geomonitoramento, via satélite e em tempo real, que rastreia a cadeia de fornecimento 24 horas por dia. Os outros pilares incluem a utilização de energia renovável e agronegócios de baixo carbono, o uso de recursos naturais, incluindo energia limpa a partir de fontes renováveis, a economia circular e a gestão de resíduos com logística reversa e embalagens recicladas, além do apoio às comunidades em que ambas as companhias estão inseridas.

Na última sexta-feira, 20 de setembro, Paulo Pianez participou de um painel do Pacto Global e da WWF, onde tratou da importância de ações coletivas para restaurar ecossistemas degradados e a promoção da segurança hídrica. Já nesta semana, a agenda contempla participação em diferentes painéis. Confira:

Fonte: Assessoria NOVA PR
Continue Lendo

Empresas

Master inaugura espaço de descanso e lazer

Ambiente cuidadosamente planejado, projetado para promover momentos de descanso, lazer e interação aos colaboradores.

Publicado em

em

Fotos: Divulgação/Master

Pensando em proporcionar um ambiente de trabalho cada vez mais saudável e acolhedor, a Master inaugurou na última sexta-feira (20) de setembro, na unidade industrial Cetrevi, em Videira, o espaço de descanso e lazer, projetado para promover momentos , lazer e interação.

Com uma infraestrutura moderna e aconchegante, o ambiente conta com opções para atender às diferentes necessidades dos colaboradores, como sala de TV, biblioteca, área de convivência, espaço para descanso e sala de jogos.

“Criado para termos uma melhor qualidade de vida no trabalho, de todos nós, colaboradores, o espaço oferece condições para que todos possam descansar, interagir, melhor cultivar amizades, estudar e recarregar as energias.  Estamos muito satisfeitos em entregar esse ambiente que, com certeza, mais um diferencial na rotina diária da nossa unidade,” afirmou Moacir Balbinot, gerente industrial da Master.

Benefícios para a empresa e colaboradores

Cada detalhe foi cuidadosamente projetado, desde a escolha das cores até a disposição dos ambientes e o desing dos móveis, tudo foi pensado para criar uma experiência acolhedora, e promover o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional impactando positivamente a qualidade de vida das pessoas e consequentemente na qualidade do trabalho.

“Nosso maior patrimônio são as pessoas, e este espaço é mais uma prova do quanto valorizamos o bem-estar dos nossos colaboradores. Queremos que este local seja um ambiente onde cada um possa se sentir bem, relaxar e voltar ao trabalho com energia renovada. Estamos muito orgulhosos de poder oferecer este ambiente tão especial para todos.” destacou Mario, CEO da Master, durante a inauguração.

A inauguração do espaço, também faz parte das comemorações de aniversário Master, que completou em 2024, 30 anos. Com esta iniciativa, a empresa reforça  seu olhar  para o desenvolvimento humano e o bem-estar de seus colaboradores, criando um ambiente de trabalho cada vez mais acolhedor.

Fonte: Assessoria Master
Continue Lendo
IFC

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.