Empresas
Suplementação continuada é opção para reduzir custos na pecuária
Principal preocupação entre os produtores, redução de custo pode ser equilibrada no longo prazo com manejo adequado e uso de soluções de forma constante na dieta dos rebanhos
O segundo semestre de 2016 contribuiu para um equilíbrio nos custos e abastecimento dos insumos, e os produtores gradativamente recuperam a rentabilidade das propriedades. No caso dos pecuaristas, o foco para controle da rentabilidade tem sido a utilização de soluções que favorecem a eficiência alimentar dos rebanhos, como a inclusão de aditivos proteicos, leveduras e minerais orgânicos na dieta, que favorecem a disponibilidade de nutrientes, a digestibilidade e a imunidade dos animais. Acompanhando o desenvolvimento de animais em mais de 30 fazendas nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso e Tocantins, o zootecnista Antonio Lucio Gomes, diz que a tendência, inclusive, é atuar na suplementação de forma continuada para garantir estabilidade no desenvolvimento dos aninais. “Essa estratégia ajuda a maximizar o uso de forragem tanto na época da seca, quanto na época das águas, possibilitando explorar ao máximo o potencial nutritivo da dieta, representado um ganho maior por hectare durante o ano todo”, explica.
Por meio da combinação de compostos como proteínas, leveduras e mineiras orgânicos na alimentação, o produtor tem condições de padronizar o desenvolvimento dos animais, e no caso do gado de corte beneficiar o ganho de peso independente do período do ano. “O pecuarista sempre está buscando melhorar o peso, rendimento e acabamento da carcaça, e para isso a suplementação vem com uma ferramenta de retorno mais imediato, ao favorecer maior aproveitamento dos nutrientes presentes na alimentação”, destaca Gomes. Em termos de custo, a indicação é estabelecer um protocolo personalizado pra cada situação a fim de otimizar a propriedade de acordo com as características específicas de cada uma e dos animais.
Na avaliação do gerente de vendas da Alltech para gado de corte, Carlos Zilioti, a suplementação é uma oportunidade que facilita o controle constante do produtor de forma avançada e eficiente. “O diferencial é que dessa forma o produtor estará agregando mais tecnologia ao manejo do rebanho para extrair o máximo de nutrientes presentes no pasto, já que a oscilação do clima dificulta o controle da qualidade e oferta do capim. Então a suplementação auxilia no estímulo para que o animal tenha um desempenho positivo o ano todo”, indica.
Rebanho leiteiro
Com uma propriedade localizada no estado de Minas Gerais com 60 vacas e um retorno diário de 19 litros a 20 litros, o produtor Vanildo da Silva há três anos suplementa os animais de forma constante. Segundo ele, houve diminuição de problemas anteriormente recorrentes. Diante disso, Vanildo acredita que a estratégia possibilitou o equilíbrio das contas nos últimos tempos. “Eu resolvi apostar nessa alternativa de incluir a suplementação na alimentação do meu rebanho e durante o período que venho utilizando esse recurso tive menos perdas, além de um ganho significativo na parte reprodutiva. Antes as vacas demoravam ou nem chegavam a ficar prenhas, tínhamos muito trabalho”, relata.
Em acordo ao relato de Vanildo, o gerente de vendas da Alltech para gado leite, Rodrigo Maronezzi, tem observado que o uso acessório dessas tecnologias para eficiência alimentar ganhou espaço porque favorece o sistema digestivo do animal, que passou a ter um consumo otimizado. “Como o preço dos grãos subiu para o produtor, a eficiência alimentar se tornou fundamental. Ele precisa buscar uma dieta que tenha um retorno mais produtivo, para que a vaca se alimente do pasto e aproveite todos os nutrientes possíveis, sendo o pasto um recurso mais econômico do que da ração. Para isso, a aplicação de aditivos é considerada uma ferramenta auxiliar, ao favorecer a digestão do animal que, consequentemente, vai aproveitar melhor o alimento e ampliará a produção, e além disso, ainda ajudará o meio ambiente emitindo menos gás metano com a redução das fezes”, destaca.
Sobre a Alltech
Fundada em 1980 pelo empresário e cientista irlandês, Dr. Pearse Lyons, as soluções da Alltech melhoram a saúde e o desempenho de animais e plantas, por meio da nutrição natural e da inovação científica, utilizando leveduras, nutrigenômica e algas. Com aproximadamente 100 unidades industriais em todo mundo, a Alltech é líder na produção de leveduras e minerais orgânicos, tendo como referência a planta de produção de algas no Kentucky (EUA), modelo existente em apenas mais um lugar no mundo. A empresa segue os princípios da ACE (Animal, Consumer and the Environment) e busca desenvolver soluções seguras para os animais, consumidores e meio ambiente e, para alcançar esse objetivo, conta com uma equipe de mais de 5000 colaboradores.
Alltech é a única empresa de capital fechado entre as cinco maiores empresas de saúde animal no mundo, o que confere vantagem competitiva permitindo a empresa se adaptar rapidamente às necessidades emergentes dos clientes e manter o foco na inovação. A sede mundial está localizada em Lexington, Kentucky (EUA), sendo que o Brasil é o segundo maior volume de produção mundial do grupo. A Alltech do Brasil é formada por uma unidade fabril em São Pedro do Ivaí (PR) e por um centro administrativo e planta industrial em Araucária (PR) e uma unidade em Indaiatuba (SP). Mais informações: http://pt.alltech.com/.
Fonte: Ass. de Imprensa Alltech

Empresas
PolySell anuncia Marcelo Fernandes Faria como novo Diretor Executivo de Negócios
A PolySell, referência no Brasil e na América Latina em soluções para limpeza, desinfecção, nutrição animal, ambiência e higiene pessoal, anuncia a chegada de Marcelo Fernandes Faria como seu novo Diretor Executivo de Negócios.

Marcelo é médico veterinário, com aproximadamente 28 anos de experiência profissional, atuando de forma integrada nas áreas de saúde e nutrição animal, biotecnologia, produção, suporte técnico comercial, internacionalização, M&A e gestão de negócios. Ao longo de sua trajetória, construiu uma carreira sólida tanto no mercado brasileiro quanto internacional, com atuação direta em diferentes países, múltiplos segmentos animais de produção, animais de companhia, canais de distribuição e ambientes altamente competitivos.
Além da formação em Medicina Veterinária, o executivo possui três pós-graduações em gestão de negócios, reforçando sua capacidade de unir conhecimento técnico profundo à visão estratégica, organização empresarial e crescimento sustentável. Essa combinação tem sido determinante em sua atuação ao longo dos anos, sempre com foco em estruturação de negócios, desenvolvimento de equipes e geração consistente de resultados.
Ao longo de sua carreira, Marcelo esteve envolvido em projetos fora do Brasil, com relacionamento próximo a clientes industriais, benchmarking internacional e construção de estratégias de posicionamento e expansão de marcas.
“Além de sua capacidade na estruturação e desenvolvimento de negócios, a experiência internacional de Marcelo foi um dos fatores chave para sua contratação”, comenta Vanderson Camilo, CEO da PolySell.
Na PolySell, Marcelo assume a responsabilidade pelas áreas comercial, técnica e de marketing, com o objetivo de organizar e fortalecer a estrutura do negócio, ampliar oportunidades comerciais, avaliar e potencializar o portfólio atual, desenvolver novas soluções, além de liderar iniciativas de crescimento e expansão da companhia.
Embora a PolySell tenha uma atuação historicamente muito forte nos segmentos de aves e suínos, a empresa já conta com um portfólio robusto e tecnicamente validado, aplicável a diversas espécies e sistemas de produção animal.
“Um dos focos estratégicos desta nova fase será ampliar a presença da PolySell em outros segmentos e regiões, aproveitando soluções que já estão dentro de casa e expandindo sua aplicação e alcance, sem depender exclusivamente do desenvolvimento de novos produtos”, destaca Faria.
“Chego à PolySell com o desafio de estruturar, integrar e expandir um negócio que já é referência na América Latina. A empresa possui um portfólio sólido, conhecimento técnico consistente e uma base muito forte. O foco agora é organizar essa estrutura, ampliar a atuação em diferentes segmentos e conectar a PolySell de forma ainda mais próxima ao mercado global”, afirma o executivo.
A chegada de Marcelo Fernandes Faria reforça o posicionamento da PolySell como uma empresa que alia conhecimento técnico, gestão profissional e visão internacional, com foco em biosseguridade aplicada à produtividade, sustentabilidade e evolução da produção animal em múltiplos segmentos.
Empresas
Agroceres Multimix reforça parceria com Copagril durante Agroshow 2026
Mais do que uma relação comercial, a parceria se estende à consultoria técnica, com atuação em fábrica, a campo e em áreas como sanidade e manejo.

Fortalecendo uma relação construída ao longo de mais de duas décadas com a Copagril e seus associados, a Agroceres Multimix esteve presente no Agroshow 2026, nos dias 14, 15 e 16 de janeiro de 2026, na Estação Experimental Copagril em Marechal Cândido Rondon (PR).
O evento, já consolidado como um dos mais importantes do agronegócio no Oeste do Paraná, reuniu produtores, parceiros e especialistas em torno de inovação, tecnologia e conhecimento técnico.
“A Agroceres Multimix participa do Agroshow há muitos anos, e o principal objetivo sempre foi fortalecer o relacionamento com a Copagril, com sua equipe técnica e com os produtores associados, que já são nossos parceiros. É um momento de proximidade, troca e construção conjunta”, destaca Fausto Maluf, consultor técnico comercial da empresa na região Oeste do Paraná.
Atualmente, a Agroceres Multimix fornece à Copagril a linha de premixes vitamínico-minerais utilizados nas fases de lactação, crescimento e terminação na suinocultura, com produtos disponíveis tanto nas lojas agropecuárias quanto na fábrica de ração e fomento da cooperativa.
Mais do que uma relação comercial, a parceria se estende à consultoria técnica, com atuação em fábrica, a campo e em áreas como sanidade e manejo.
O Oeste do Paraná é reconhecido como um dos principais polos de produção e exportação de proteína animal do país, resultado de um histórico ligado à colonização e ao forte papel das cooperativas no fomento da atividade. Nesse contexto, o Agroshow cumpre papel estratégico ao promover encontros técnicos, atualização de temas relevantes e integração entre os elos da cadeia produtiva.
Durante os três dias de evento, a Agroceres Multimix recebeu produtores, técnicos e parceiros em seu estande, reforçando seu compromisso com a nutrição animal aliada à assistência técnica e à construção de resultados consistentes no campo.
“Parabenizamos a Copagril pela organização e pela condução de um evento que vai além da exposição de soluções, consolidando-se como um espaço de diálogo, cooperação e evolução contínua do agro regional”, conclui Fausto.
Empresas
Somave Alimentos Amplia Capacidade Produtiva com Aquisição da Sanimax Brasil
A Somave, que já atua no abate e processamento de aves, amplia sua estratégia de transformação de subprodutos, tanto de origem própria quanto provenientes das principais indústrias do setor

A Somave Alimentos concluiu a aquisição das plantas da Sanimax Brasil, após aprovação dos órgãos reguladores e cumprimento das condições precedentes. A operação eleva a capacidade produtiva do grupo, triplicando o volume de transformação de subprodutos provenientes do abate e fortalecendo a atuação no segmento de rendering.
A Somave, que já atua no abate e processamento de aves, amplia sua estratégia de transformação de subprodutos, tanto de origem própria quanto provenientes das principais indústrias do setor. A operação passa a integrar a divisão Somave Feed Ingredients, responsável pela produção de farinhas e óleo dentro de padrões técnicos, operacionais e ambientais.
A iniciativa está alinhada aos objetivos estratégicos e sustentáveis da empresa, que incluem a atuação integrada em toda a cadeia de abate de aves. Os subprodutos da indústria passam a ser tratados como ativos relevantes, transformados de forma responsável e sustentável e reinseridos de maneira eficiente na cadeia de abastecimento da avicultura.
