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Empresas Incríveis esforços

Superando limites: Premiação de Resultados de Matrizes Ross no Brasil

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Os produtores do Ross® 308 AP continuam a inovar no desempenho das matrizes. Em Novembro e Dezembro, a equipe da Aviagen® América Latina reconheceu os incríveis esforços de seus clientes, entregando prêmios a 16 empresas em suas unidades em todo o Brasil. Os resultados dos lotes fechados em 2021 referem-se às seguintes categorias:

  • Ovos totais por fêmeas alojadas às 66 semanas de idade
  • Pintos totais por fêmeas alojadas às 66 semanas de idade

A Aviagen presenteou os clientes com placas, brindes e galos nas cores ouro, prata e bronze, respectivamente, para os primeiros, segundos e terceiros colocados em cada uma das categorias. Foram considerados empates técnicos os resultados com diferença máxima de 0,5, tanto em ovos totais quanto pintos totais por fêmeas alojadas. A premiação foi realizada a nível Nacional e também em três Regionais (Sul, Sudeste e Centro-Oeste/Norte/Nordeste).

E os vencedores são…

Ovos totais por fêmeas alojadas

Região Colocação Empresa Resultado
Nacional Ouro – 1º Nutrifrango 223,5
Prata – 2° Natto Alimentos 215,5
Prata – 2° Grupo Alvorada 215,3
Bronze – 3º Granja Pinheiros 214,3
Bronze – 3º Guaraves 214,1

 

Sul Ouro – 1º Nutrifrango 223,5
Prata – 2° Granja Pinheiros 214,3
Bronze – 3º Lar Cooperativa 212,9
Bronze – 3º Aurora Coop 212,7
Bronze – 3º Aurora Coop 212,6
Bronze – 3º Nutrifrango 212,6
Bronze – 3º CVale 212,5
Sudeste Ouro – 1º Grupo Alvorada 215,3

 

Prata – 2° Granja São José 211,6
Bronze – 3º Pole Alimentos/Regina 210,8
Bronze – 3º Rivelli Alimentos 210,5
Bronze – 3º Avivar 210,5

 

Centro-Oeste/Norte/Nordeste Ouro – 1º Natto Alimentos 215,5
Prata – 2° Guaraves 214,1
Bronze – 3º Pluma Agroavícola 211,4
Bronze – 3º Natto Alimentos 211,0

Pintos totais por fêmeas alojadas

Região Colocação Empresa Resultado
Nacional Ouro – 1º Aurora Coop 176,4
Prata – 2° Lar Cooperativa 175,6
Bronze – 3º Guaraves 173,5
Bronze – 3º Rivelli Alimentos 173,2

 

Sul Ouro –1º Aurora Coop 176,4
Prata – 2° Lar Cooperativa 175,6
Bronze – 3º Nutrifrango 172,7
Sudeste Ouro – 1º Rivelli Alimentos 173,2
Prata – 2° Pif Paf Alimentos 170,4
Prata – 2° Rivelli Alimentos 170,2
Bronze – 3º Grupo Neto 169,9
Bronze – 3º Pif Paf Alimentos 169,5
Bronze – 3º Grupo Neto 169,4

 

Centro-Oeste/Norte/Nordeste Ouro – 1º Guaraves 173,5
Prata – 2° Mauricéa Alimentos 167,5
Bronze – 3º Natto Alimentos 166,4

“Parabenizamos os vencedores da Premiação de Resultados de Matrizes Ross no Brasil deste ano. O nível demonstrado pelos vencedores é possível por meio do manejo adequado, trabalho em equipe e atenção aos detalhes, permitindo que o potencial genético do Ross 308 AP se expresse. Todos os anos, nossos clientes esperam ansiosamente pela Premiação, que já se tornou uma tradição no Brasil”, comentou Fábio Carnevale, gerente de Marketing da Aviagen América Latina.

“Estamos orgulhosos de nossos clientes, que trabalham duro todos os dias para alimentar as comunidades locais com uma fonte de proteína saudável, acessível e sustentável. Seus excepcionais resultados são um exemplo para os produtores no Brasil e em outros países, com o potencial genético do Ross 308 AP”, compartilhou o gerente Comercial da Aviagen no Brasil, Luiz Mansano.

“Estamos entusiasmados em parabenizar esses grandes empreendedores, muitos dos quais foram também vencedores da Premiação em outros anos. A popularidade do Ross 308 AP continua crescente no Brasil e na América Latina, pois é um produto que atende as demandas do mercado e prospera em nossas condições locais”, concluiu Marco Aurélio Romagnole de Araújo, gerente de Serviços Técnicos da Aviagen no Brasil.

Palavras dos vencedores

A Premiação de Resultados de Matrizes Ross 2021 foi recebida com entusiasmo pelas empresas vencedoras (em ordem alfabética):

Aurora Coop

“Essa premiação da Aviagen é muito importante para a Aurora Coop, pois coroa um trabalho feito durante todo o ano e que envolve todas as áreas da empresa. Para os produtores é, também, uma motivação, pois mostra que o trabalho segue no caminho certo. Para atingir um recorde como esse, tudo precisa dar certo e, graças ao empenho também da equipe da Aviagen, conseguimos atingir resultados como esses. Agradecemos e esperamos que venham mais” (Marcos Lopes, gerente de matrizes e incubatórios, Aurora Coop).

Avivar

“Para nós da Avivar é motivo de muito orgulho receber esta premiação da Aviagen. Ela representa o esforço de um time que tem paixão pelo que faz e se dedica muito. É um momento especial que engrandece nossa marca e nos motiva na busca de resultados ainda melhores. Aproveito para agradecer a todos que ajudaram nesse resultado. Muito obrigado!” (Leonardo Ruiz, gerente de Matrizes e Incubatório, Avivar). 

C.Vale

“Receber o prêmio de um dos melhores resultados em produção de ovos por matriz alojada no ano de 2021 foi extremamente gratificante e de grande importância, tanto para a CVale quanto para nossos colaboradores que conquistaram esse resultado: para o reconhecimento de todos e como motivação, para que continuemos a crescer, melhorando ainda mais os resultados e atendendo as expectativas da cooperativa e da linhagem” (Charles Grokorriski – gestor da área de matrizeiros e incubatórios, CVale).

Granja Pinheiros

“Graças ao comprometimento de toda equipe chegamos a um alto nível na produção destes lotes. É uma grande satisfação ganhar esses prêmios e buscaremos melhorar cada vez mais” (Antoninho Migliavacca, diretor, Granja Pinheiros).

Granja São José 

“No desenvolvimento de um produto existe os dois lados: o lado de quem desenvolveu e o lado de quem utiliza. No caso da Aviagen, o ganho é mútuo, pois recebemos uma ave altamente desenvolvida e, com ela, crescemos na utilização de técnicas e conhecimento. Há crescimento humano e social” (André de Araujo Cunha, proprietário, Granja São José).

Grupo Alvorada

“Receber esses prêmios da Aviagen, uma parceira do Grupo Alvorada com uma genética que proporciona o retorno aos nossos investimentos, é resultado de uma equipe muito preparada e focada em resultados, em manejo. Equipe e material genético unidos construíram esses números extraordinários, motivo a comemorar. Os prêmios são das pessoas que aqui trabalham, com empenho e dedicação – e temos um desafio: se conseguirmos esses números, vamos buscar ainda mais para obter melhores resultados com o Ross 308 AP” (André Pessamilio, diretor de Produção, Grupo Alvorada).

Grupo Neto

“Ficamos muito felizes pelos nossos lotes serem premiados pelo quarto ano consecutivo, comprovando que nossa equipe está no caminho certo. Todo pessoal de campo merece nossos parabéns, uma equipe que atua de forma presente no dia a dia para a produção de ovos e pintos. Quero agradecer a equipe da Aviagen e todo suporte técnico oferecido na condução dos lotes” (João Marcelo Alves, gerente de matrizes, Grupo Neto).

Guaraves

“A premiação dos lotes para a Guaraves é fruto do trabalho da equipe e representa para todos nós um ganho de eficiência em todo o processo. A Guaraves é uma empresa que busca a excelência desde a matriz até o frango de corte, com inovação e resultados. Porque acreditamos que somente assim conseguiremos ser competitivos em um mercado exigente. Buscamos a eficiência na matriz, no incubatório e no campo e, nesse sentido, o produto da Aviagen tem nos auxiliado na obtenção desses resultados” (Angelo Rios, diretor de ativos biológicos, Guaraves).

Lar Cooperativa

“Essa premiação tem um papel muito importante no que diz respeito às realizações de metas, planejamentos e sonhos, pois é fruto de um trabalho de muitas famílias e colaboradores. Representa o sucesso nos investimentos da empresa e nas equipes e esse resultado nos traz um desafio: buscarmos resultados ainda melhores, para que tenhamos ganhos zootécnicos com redução de custos – para podermos entregar ao campo uma genética com potencial de alta performance. Esse é o nosso papel e, com esse reconhecimento, estamos no caminho certo para melhorar ainda mais” (Sergio Lenz, gerente de produção avicultura, Lar Cooperativa).

Mauricéa Alimentos

“Parabéns a Aviagen pela iniciativa e criação deste projeto, de reconhecimento ao trabalho realizado pela equipe e empresa. Recebemos com muito orgulho o reconhecimento de nosso trabalho, por parte da casa genética Aviagen. Este tipo de projeto nos faz sentir orgulhosos, em saber que estamos contribuindo para evolução e avanço do produto. Para equipe é motivo de muito orgulho, ver que seus esforços diários são importantes e mais ainda, reconhecidos” (Luciano Simões, diretor de produção, Mauricéa Alimentos).

Natto Alimentos 

“Essa premiação da Aviagen é um reconhecimento não somente para a empresa, mas para toda equipe envolvida no dia a dia. Nossa atividade de avicultura demanda uma dedicação de todos para a obtenção de resultados – e buscamos além disso, também a qualidade. Quero agradecer pela parceria de anos com a Aviagen!” (Eduardo Brasileiro – gerente agropecuário, Natto Alimentos).

Nutrifrango

“Tivemos um ano excelente e a equipe Nutrifrango celebra os resultados obtidos com alegria. Queremos agradecer a Aviagen por todo apoio, pois com uma boa genética conseguimos resultados cada vez melhores. Somos uma equipe preparada para desafios, cuidamos das pessoas, damos oportunidades e seguimos as recomendações da equipe técnica da Aviagen. Só temos a agradecer, pois a avicultura começa pela escolha da genética” (Pedro Luis Utzig, proprietário, Nutrifrango).

Pif Paf Alimentos

“Agradecemos à Aviagen pela premiação, que representa a vontade, a dedicação e toda a excelência da equipe Pif Paf Alimentos. Teremos oportunidades de trabalhar e conquistar resultados ainda melhores, para seguirmos surpreendendo nossos clientes e criando uma vida mais saborosa para milhares de famílias” (Rodrigo Diniz, produção de campo – aves Minas Gerais, Pif Paf Alimentos).

Pluma Agroavícola

“A premiação significa, para a empresa, o reconhecimento de um trabalho árduo. Como a produção de ovos e pintos de um dia é um trabalho diário, essa conquista nos confirma que, ao longo de 12 meses, estamos no caminho correto. E ficamos extremamente felizes e agradecidos com a premiação da Aviagen, além de orgulhosos por figurarmos entre as melhores do país, ou seja, parte das empresas que extraem o máximo potencial genético do produto que a Aviagen oferece” (Diogo Garcia, gerente unidade, Pluma Cassilândia).

Pole Alimentos/Regina

“Recebemos essa premiação da Aviagen com muita honra, o que revela o trabalho bem feito da nossa equipe e a busca por resultados de ponta e mais competitividade” (Victor Lima, diretor, Pole Alimentos/Granja Regina). 

Rivelli Alimentos

“A premiação representa o reconhecimento do trabalho de toda equipe da Rivelli Alimentos e a parceria com a Aviagen, que é muito importante e de muitos anos. Estamos colhendo os resultados de muito esforço e dedicação de todos” (Carlos Rivelli, proprietário, Rivelli Alimentos).

Empresas

Transição águas-seca: uso estratégico da suplementação proteica para potencializar o desempenho animal

Para otimizar a utilização dos nutrientes ingeridos e manter o desenvolvimento do animal, é desejável aumentar a ingestão e a digestão da forragem através de estratégias nutricionais suplementares

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Keuven dos Santos Nascimento - Consultor Técnico Ruminantes da Trouw Nutrition - Foto : Assessoria

Por Keuven dos Santos Nascimento – Consultor Técnico Ruminantes da Trouw Nutrition

A criação de bovinos de corte a pasto tem seu ápice produtivo no período chuvoso; momento em que é possível reduzir os custos com o aumento da produtividade baseando-se na quantidade e qualidade da forragem disponível. Com o avanço das estações, o fim do período chuvoso é marcado pelo amadurecimento do capim e pelo declínio considerável da quantidade e qualidade nutricional das pastagens – fato que pode resultar em deficiências dietéticas, prejudicando o desempenho animal.

Um dos principais fatores que afetam o ganho de peso é a redução da ingestão de matéria seca (MS) em decorrência da diminuição da oferta de forragem. De acordo com o NRC (National Research Council), principal base de informações para a formulação de dietas de bovinos, as pastagens com oferta menor que 2.000 kg de MS oferecem menor consumo de pasto e aumento do tempo de pastejo. Ou seja, o animal tem de caminhar e gastar mais horas do dia em busca de alimentos que atendam à sua exigência, muitas vezes sem sucesso, devido às limitações físicas e climáticas.

Além disso, o consumo também pode ser reduzido quando a forragem ingerida tem porcentagem de proteína bruta inferior a 6 a 8%, o que ocorre devido ao menor suprimento de nitrogênio no rúmen. Sendo necessário para o crescimento microbiano e a digestibilidade adequada do alimento ingerido.

Para otimizar a utilização dos nutrientes ingeridos e manter o desenvolvimento do animal, é desejável aumentar a ingestão e a digestão da forragem através de estratégias nutricionais suplementares. A suplementação ajuda a atender às exigências nutricionais dos animais em pastejo, desde que a disponibilidade de forragem não seja limitante. O fornecimento de suplementos proteicos permite ajustar o teor de nitrogênio na dieta total dos animais, maximizando o consumo de forragem que antes era limitado pela baixa digestibilidade.

Nesse sentido, é essencial oferecer suplementos que atendam a demanda proteica dos animais a pasto nos diferentes momentos de desenvolvimento da forragem. Como é o caso de Lambisk VS, suplemento proteico idealizado para animais a pasto no período de transição. Além de minerais e aditivos, o Lambisk VS possui em sua composição 40% de PB decorrente de um ajuste das diferentes fontes de proteína e nitrogênio ruminal (proteína verdadeira e NNP), que permitem corrigir o teor proteico da dieta a níveis que maximizem a ingestão e digestão de MS (i.e. retornando a dieta para valores entre 6 e 8% de proteína).

Por exemplo, animais de recria (300 kg) em pasto de transição com teor proteico 5%, ao serem suplementados, têm ingestão proteica de 120 g via suplemento. Esse ajuste nutricional tem o potencial de elevar o teor proteico da dieta em 1,7 pontos percentuais, ou seja, corrigindo a dieta para valores entre 6 e 8% de PB. Fato que melhora a utilização da forragem ingerida e o desempenho animal, com ganhos adicionais esperados de 150 a 200 g/cabeça/dia em relação ao sal mineral.

Além de uma ótima estratégia para maximizar a utilização de forragem no período seco, o Lambisk VS atua na melhoria dos processos digestivos e metabólicos do animal nesses períodos tão desafiadores do ponto de vista nutricional.

Referencias bibliográficas com o autor – via email: thiago@textoassessoria.com.br

Fonte: Assessoria
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Empresas Palestrante convidado

CEO da Agrifim LATAM levou experiências e visões sobre oportunidades e desafios para alunos da USP

Como palestrante convidado da 41ª Semana Acadêmica de Zootecnia, Rodrigo Miguel, ex-aluno, contribuiu apresentando uma visão holística sobre as mudanças do consumidor e projeções sobre produção de proteína animal

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Rodrigo Miguel, CEO da Agrifirm LATAM, durante sua palestra sobre oportunidades e desafios na produção de proteína animal

A Agrifirm marcou sua presença na 41ª Semana Acadêmica de Zootecnia da USP, um evento organizado pelas agremiações acadêmicas Zotti Junior e Zooforte associadas à Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da Universidade de São Paulo (USP), que aconteceu entre os dias 15 e 18 de maio, no prédio principal do Campus.

Rodrigo Miguel, CEO da Agrifirm LATAM, e ex-aluno da USP retornou à faculdade como palestrante convidado em um evento tradicional, apresentando aos graduandos o tema: “Tendências de Mercado da Proteína”. Segundo ele, “o propósito da Agrifirm é construir uma cadeia alimentar responsável e sustentável para as futuras gerações, e os profissionais que estão ingressando agora no mercado serão os protagonistas dessa realidade”.

Durante sua palestra, Rodrigo Miguel destacou a importância de eventos como a Semana da Zootecnia para o desenvolvimento dos futuros profissionais da área. Ele compartilhou sua visão sobre as mudanças no comportamento dos consumidores e as projeções para o futuro da cadeia de produção de proteína animal.

“Participar da Semana da Zootecnia foi muito importante. Eu tenho falado sobre as tendências do mercado de consumo de proteína no mundo para diversos públicos, mas o que mais me marcou aqui foi a atenção e o interesse dessa nova geração no tema. O assunto flui. As perguntas vieram de uma geração que já entendeu as mudanças de comportamento do consumidor e do perfil de consumo de proteína no mundo.”

Ele também ressaltou a relevância de eventos acadêmicos para a formação dos estudantes: “Aqui no ambiente universitário, é o local ideal para relembrar uma frase, um slogan que usamos muito: ‘esta turma está tendo acesso a mais conhecimento para se tornar à prova de futuro’, ou seja, participar ativamente e ser protagonista na construção do amanhã.”

Rodrigo Miguel expressou sua satisfação em retornar à USP como palestrante convidado: “Foi muito bom receber esse convite. Como fruto da casa, foi uma experiência gratificante. A USP segue sendo a referência em formação universitária e poder contribuir com isso nos dá a sensação de retribuição.”

A Agrifirm tem o compromisso em contribuir para o desenvolvimento do setor agropecuário, promovendo a troca de conhecimento e apoiando a formação de novos profissionais.

Fonte: Assessoria
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Empresas

Com vocação em mercado internacional, Rio Pardo Proteína Vegetal chega à sua 4ª Fenagra

Empresa bateu marca de 21 países importadores de seu concentrado proteico de soja; processo de produção é patenteado em todo o mundo

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Estande da Rio Pardo Proteína Vegetal na Fenagra 2023 (Foto: Divulgação)

A 4ª participação na Fenagra (Feira Internacional da Agroindústria) por mais um ano, confirma, novamente, a vocação da Rio Pardo Proteína Vegetal: além de abastecer o mercado interno com o concentrado proteico de soja (SPC, para utilização na composição de rações) mais digestível do Brasil (segundo estudo da Universidade Federal de Viçosa, principal especialista do país no assunto), também ser um grande exportador do setor em diversos continentes. A empresa, que estará nos próximos dias 5 e 6 de junho (quarta e quinta-feira), com estande montado no setor I 12 do Distrito Anhembi, em São Paulo (SP), pela 17ª edição do evento, já bateu a marca de 21 países para os quais exporta o seu principal produto: cinco asiáticas (Filipinas, Tailândia, Taiwan, Vietnã e Malásia), dez europeias (Alemanha, França, Inglaterra, Espanha, Dinamarca, Turquia, Lituânia, Portugal, Grécia e Holanda) e seis nas Américas (Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, Peru e Venezuela).

“Nossa ‘expansão’ continentes afora tem muito a ver com parcerias firmadas em contatos em feiras internacionais, como a Fenagra, que, neste ano, aumentou e terá presença ainda mais robusta de público e empresas multinacionais”, explica Osvaldo Neves de Aguiar, diretor da empresa.

Na França e na Alemanha, por exemplo, o SPC da Rio Pardo chegou por meio de parceria com a Barentz, gigante mundial de distribuição de insumos alimentícios. “A Barentz representa a Rio Pardo nos principais países da Europa. Hoje, estamos em 22 países, contando o Brasil, e as feiras do setor são importantes ferramentas para o desenvolvimento desse mercado global”, adiciona.

 

Produção diferenciada

Fábrica da Rio Pardo Proteína Vegetal, em Sidrolândia (MS) (Foto: Divulgação/ Rio Pardo)

Patenteada no Brasil, nos Estados Unidos, na União Europeia, no Japão, no Chile e no Canadá, a tecnologia desenvolvida pela Rio Pardo traz vantagens que agregam em saúde e no melhor refino do SPC. A principal diferença é a unificação de etapas no processamento dos grãos de soja. “Nos tradicionais, primeiro, separa-se o óleo do grão e faz-se um aquecimento para remover os solventes. Em seguida, uma segunda etapa extrai os carboidratos solúveis, onde estão os fatores antinutricionais. Para isso, utiliza-se álcool e, para removê-lo, o grão é aquecido novamente. Em nosso processo, tudo isso é feito de uma só vez”, detalha Leandro Baruel, gerente de exportações da Rio Pardo.

Além de ser mais sustentável, pois reduz drasticamente o consumo das energias térmica e elétrica, a qualidade do produto aumenta. “Com menos aquecimentos dos grãos, diminuímos a possibilidade de ocorrer a ‘reação de Maillard’, que é a formação de um complexo da proteína com carboidrato e açúcares que interfere na digestibilidade”, adiciona.

Segundo recente artigo científico publicado pela revista Animal Nutrition, uma das mais respeitadas no mundo sobre nutrição animal, quanto maior a digestibilidade do ingrediente proteico da ração, além de melhorar a absorção dos nutrientes, mais saúde a leitões recém desmamados: tal fator reduz a transferência de proteínas não digeridas no intestino grosso, diminuindo a produção de resíduos tóxicos do metabolismo microbiano, resultando em profunda melhora da saúde intestinal dos animais. Assim, contribui diretamente para que cresçam com melhores desempenho, desenvolvimento muscular e ganho de peso.

“Proteínas altamente digestíveis permitem aos leitões absorverem os aminoácidos essenciais (blocos de construção das proteínas) mais eficientemente. Isso resulta na melhor utilização dos nutrientes, promovendo um crescimento mais rápido e saudável. Além disso, auxilia na melhora do sistema imunológico e da saúde da mucosa intestinal, com a redução de doenças e infecções”, complementa Baruel.

Grãos de soja são a principal matéria-prima da Rio Pardo (Foto: Pixabay)

Segundo o estudo da UFV, a digestibilidade de proteína e dos aminoácidos dos RPSOY700 e RPSOY180 (Concentrados Proteicos da Rio Pardo) foi significativamente superior (veja tabela com os principais produtos do mercado).

“A melhor digestibilidade das proteínas ainda proporciona economia ao produtor com a nutrição, que representa o maior custo da produção. E o impacto ambiental também diminui, pois uma ração mais digestível resulta em menor excreção de resíduos de nitrogênio pelos animais, poluindo bem menos o meio ambiente”, conclui.

 

Fenagra 2024

A Fenagra chega à 17ª edição e é a junção de seis grandes eventos no mesmo local e horário, dentro do Distrito Anhembi: Feed&Food: Tecnologia e Processamento; Reciclagem Animal; Expo Pet Food, Expo Aqua Feed, Expo Animal Feed e Expo Óleos & Gorduras. Desta forma, é a principal feira de negócios do setor de Nutrição Animal e Nutrição Humana juntas (e a maior do setor na América Latina no mercado Feed e Food), abrangendo setores importantes da economia brasileira como: Biodiesel, Frigoríficos e Graxarias, Nutrição Animal – Pet Food, Aqua Feed e Animal Feed (aves, suínos e bovinos), Indústria de Óleos e Gorduras Vegetais, Grãos e Derivados.

Em mais de 11 mil metros quadrados de área, ao todo, quase 260 expositores, 260 marcas e 120 palestras vão compor a programação durante os dois dias de evento, que deve passar da marca de 7,1 mil visitantes de 17 países, fora o Brasil. A organização, que gerou dois mil empregos diretos e injetou R$ 7 milhões em recursos na economia local, projeta um giro de mais de R$ 500 milhões em negócios.

Fonte: Assessoria
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