Empresas Suinocultura
Suinocultura: identificação traz mais eficiência na gestão da atividade
Iniciativa auxilia suinocultores a medir o desempenho dos animais, consumo de ração, ganho de peso diário e taxa de conversão alimentar
A identificação visual e eletrônica podem ser importantes aliadas para criadores de suínos. Ao adotar estas medidas, os produtores podem melhorar a eficiência da atividade e aprimorar a gestão dos seus negócios, pois, ao identificar individualmente os animais é possível ter informações precisas sobre o desempenho de cada um, consumo de ração, ganho de peso diário, além da taxa de conversão alimentar.
Como forma de aprimorar os seus processos e com granjas em todo o território nacional, a DB Genética Suína, que é parceira da Allflex, empresa líder mundial em identificação e monitoramento de animais, investe na identificação desde o nascimento dos leitões. Por participar ativamente da cadeia de carne suína, o melhoramento genético é uma das suas principais preocupações do setor de produção.
De acordo com o gerente de Produção da DB Genética Suína, Robert Gurnet, para a empresa que faz uma seleção genética apurada, a identificação visual e eletrônica são ferramentas fundamentais de precisão, além de auxiliar na gestão como um todo.
“A partir do momento em que o animal nasce, ele recebe a identificação visual que é preservada até a seleção. Quando eles atingem entre 23 e 30 quilos fazemos um trabalho direcionado ao melhoramento genético com a identificação eletrônica. Eles são alojados em grupos, em baias com comedouros automatizados. Com a identificação eletrônica, aliada a um software de gestão, é possível fazer a contabilidade de todo o consumo de ração e o peso diário do animal. Toda vez que o suíno visita o prato, o sistema faz a leitura da identificação eletrônica e associa à quantidade de alimento ingerido e quantas vezes ao dia ele está comendo. Com isso, o sistema nos gera dados importantes como a curva do ganho de peso e também a conversão alimentar”, explica Gurnet.
“Após esse período de observação, quando o animal atinge 110 quilos é feita uma avaliação e mensuramos o ganho de peso diário (GPD) de cada animal. Toda essa informação vai para o banco de dados do melhoramento genético, que gera o índice daquele animal para sabermos se ele está acima da média ou não”, completa.
A identificação animal está presente em todas as etapas da produção da DB Genética Suína. Nas baias de gestação coletiva, o sistema é também automatizado. “Temos a identificação precisa das fêmeas e a partir daí temos a curva de arraçoamento deste animal e a quantidade que ele deve comer diariamente. Com o relatório, podemos saber se a fêmea ingeriu quantidade suficiente ou não de alimento”, aponta.
A necessidade de se adequar à automatização das granjas de suínos surgiu em consonância com as normativas que visam o bem-estar animal – em vigor na maioria dos países produtores de suínos – que limita em até cinco semanas o alojamento das matrizes gestantes em gaiolas individuais. Ou seja, se faz necessário alojar as matrizes em baias coletivas por um período mínimo de dez semanas e durante este período de alojamento em baias coletivas, as matrizes precisam se alimentar individualmente respeitando a condição corpórea (score).
Tecnologia em parceria
A plataforma SowTek5000, desenvolvida pela Fairtek, é uma das soluções que dá suporte aos identificadores eletrônicos da Allflex. Para o diretor de operações da empresa, José Machado, a escolha pela Allflex é pela segurança e qualidade de seus produtos. “A robustez é um fator pré-determinante, já que o ambiente das granjas é desafiador devido ao nível alto de umidade e gases corrosivos. A Fairtek tem como compromisso desenvolver tecnologias inovadoras, práticas e intuitivas; dessa forma, a utilização de produtos de fornecedores idôneos é fundamental, que é o caso da Allflex”, salienta Machado.
Segundo ele, a importância da identificação eletrônica em suínos se faz necessária para o controle dos animais sem a necessidade de registro em papéis, que podem causar perda de dados e ainda fornecer informações diferentes da realidade. “Com a identificação animal é possível ter informações em tempo real sem a necessidade direta de pessoas para fazer registros de dados”, enfatiza.
Machado também aponta que nos últimos anos a produtividade individual das matrizes tem aumentado significativamente. Com isso, a participação individual de uma matriz passa ser cada vez mais importante no resultado final. A diferença de custo entre uma matriz que consegue expressar todo o seu potencial produtivo comparando a outra que tem baixa produtividade é muito próxima, levando em consideração o espaço ocupado, vacinações e alimentação.
“Por isso é necessário ter o controle individual da alimentação e fazer o acompanhamento periodicamente de cada matriz para que os colaboradores da granja tenham na palma da mão todo o histórico de cada animal, permitindo uma tomada de decisão mais assertiva. Importante salientar que na fase de gestação o mais efetivo não é economizar na quantidade de ração, mas utilizar de forma adequada nos momentos em que é necessária uma quantidade menor. Da mesma forma quando a demanda por alimento for maior, para não haver desperdício ou mesmo que uma matriz se alimente mais do que é necessário, segundo a recomendação do nutricionista”, finaliza.
Para o gerente nacional de vendas da Allflex, Welton Oliveira, a demanda por produtos seguros está em amplo crescimento no mercado mundial e a implementação da identificação eletrônica em suínos poderá trazer benefícios para produtores, indústrias e consumidores. “Os produtores sabem, há muito tempo, que identificar genética, medir o desempenho, rastrear inventário de animais são razões importantes e valiosas para se usar a identificação eletrônica. À medida que os alimentadores eletrônicos se tornam mais proeminentes em nosso mercado, os identificadores se tornarão norma em granjas, auxiliando e trazendo os benefícios para toda a cadeia, como rastreabilidade e segurança alimentar”, acredita.
A Allflex, uma empresa da Antelliq, é líder mundial em design, desenvolvimento, fabricação e entrega de soluções de identificação e monitoramento de animais. A empresa desenvolve aplicações práticas de ponta de identificação visual e eletrônica de animais, amostragem de tecidos, rastreabilidade e tecnologias de monitoramento para as indústrias de criação de gado do mundo. Com cerca de 1.900 colaboradores em todo o mundo, a Allflex conta com uma rede global de especialistas e expertise construída em mais de 60 anos de história. A Allflex possui subsidiárias de fabricação e tecnologia na América do Norte, Europa, Israel, América do Sul, China, Austrália e Nova Zelândia, com produtos distribuídos em mais de 100 países.
A fábrica da Allflex no Brasil está instalada em Joinville (SC) desde 2002. Considerada uma das mais modernas fábricas do Grupo no mundo, foi dimensionada para atender a todo continente americano.
Empresas
Parcerias estratégicas, inovação e bem-estar animal: Bases do crescimento sustentável da Granja Antunes no setor de produção de ovos
Empresa tem superado os desafios de um mercado competitivo e em constante transformação, destacando-se pela busca contínua por melhorias e eficiência.
A Granja Antunes, localizada em Avaré, São Paulo, construiu uma trajetória marcada pela dedicação à qualidade e à inovação no setor de produção de ovos. Desde sua fundação, em 2009, a empresa tem superado os desafios de um mercado competitivo e em constante transformação, destacando-se pela busca contínua por melhorias e eficiência. Atualmente, com uma produção diária de cerca de 2.500 caixas de ovos destinadas a atacadistas e varejistas de todo o Brasil, a Granja Antunes reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a modernização.
Essa história de crescimento e adaptação foi moldada pela superação de desafios significativos. Nos primeiros anos, a empresa enfrentou a volatilidade econômica e as dificuldades do setor avícola, como a alta nos custos de insumos e as exigências crescentes do mercado. Segundo Norberto Lemos, porta-voz da Granja Antunes, essas adversidades impulsionaram mudanças estratégicas e investimentos em tecnologia. “Superamos muitos desafios ao modernizar nossas operações e focar na sustentabilidade. Hoje, esses esforços resultam em processos mais eficientes e produtos de melhor qualidade”, afirma.
Nos últimos anos, a Granja Antunes passou por uma transformação tecnológica significativa, incorporando sistemas de automação e climatização que tornaram as operações mais eficientes e sustentáveis. A automação reduziu a dependência de trabalho manual e aumentou a precisão dos processos produtivos, enquanto a climatização proporcionou condições ideais para as aves, reduzindo doenças e elevando a produtividade. “Estamos investindo em tecnologia porque sabemos que é essencial para o futuro da avicultura. Esses sistemas garantem eficiência, qualidade e sustentabilidade, tanto para nós quanto para os clientes”, destaca Lemos.
Além disso, a modernização está alinhada a parcerias estratégicas que desempenham um papel fundamental no avanço das operações e na promoção do bem-estar animal. “A parceria com a Ceva Saúde Animal, por exemplo, reforça nosso compromisso com a proteção e saúde das aves. O uso de tecnologias inovadoras em vacinas não apenas maximiza a performance dos animais, mas também facilita as operações de vacinação e traz resultados econômicos expressivos para a empresa”, acrescenta Lemos. Esses esforços têm sido cruciais para garantir uma cadeia produtiva robusta e sustentável, refletindo diretamente na qualidade dos ovos.
Com esse foco, os avanços tecnológicos também têm preparado a Granja Antunes para expandir sua atuação e consolidar sua presença no mercado interno. Atualmente, grande parte da produção é destinada aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, mas a empresa planeja continuar investindo em modernização para atender à crescente demanda. Um exemplo dessa visão de futuro são os projetos voltados para a implantação de novas granjas, projetadas para serem ainda mais modernas e sustentáveis. “Essas unidades serão equipadas com tecnologia de ponta, desde sistemas automatizados de monitoramento até práticas inovadoras de manejo, reforçando nosso compromisso com a eficiência produtiva e o bem-estar animal”, explica o porta-voz.
“Olhamos para o futuro com a convicção de que a modernização é essencial para o setor avícola. As novas granjas serão uma extensão dessa visão, unindo tecnologia, sustentabilidade e qualidade em todas as etapas de produção”, afirma Lemos. Ele prevê que as novas unidades não apenas aumentarão a capacidade produtiva da empresa, mas também servirão como modelo de inovação e responsabilidade no setor.
Com a combinação de tradição e modernidade, a Granja Antunes reforça seu compromisso de continuar evoluindo e se destacando no mercado de ovos no Brasil. Os investimentos em tecnologia e as novas granjas refletem a determinação da empresa em se adaptar às transformações do setor e atender às demandas do mercado de forma responsável, garantindo produtos de alta qualidade para milhares de mesas.
Empresas Criando o sucesso juntos
Aviagen América Latina compartilha conhecimento técnico no OVUM 2024
A Aviagen se reuniu com seus clientes para discutir como a linhagem Ross® 308 AP pode ajudar a atender à crescente demanda da região por proteína nutritiva e sustentável
As equipes de vendas e atendimento ao cliente da Aviagen® América Latina, provenientes da Argentina, Brasil, América Central, México e Caribe (CAME), Colômbia, Peru e outros países da América do Sul, se reuniram no 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura (OVUM) para compartilhar conhecimentos e fortalecer conexões. O evento, realizado bienalmente, ocorreu em Punta del Este, Uruguai, entre os dias 12 e 15 de novembro.
Com o compromisso “Criando o sucesso juntos”, a Aviagen se reuniu com seus clientes para discutir como a linhagem Ross® 308 AP pode ajudar a atender à crescente demanda da região por proteína nutritiva e sustentável. Especialistas da empresa compartilharam insights sobre áreas vitais da produção avícola, visando capacitar os produtores latino-americanos.
Disponibilidade de grãos em um ambiente em transformação
O consultor Paul Aho apresentou uma visão sobre a disponibilidade global de grãos, destacando as condições favoráveis previstas para os próximos 6 a 12 meses, enfatizando que mudanças no mercado podem ocorrer devido a fatores como tarifas, mudanças climáticas e questões geopolíticas.
Manejo inicial de frangos de corte
O gerente de Serviços Técnicos da Aviagen para a América do Sul excluindo o Brasil (SAEB), Santiago Lovera, enfatizou a importância do manejo eficaz na primeira semana de vida dos frangos de corte para o crescimento a longo prazo e o desempenho geral do plantel. “Dar o melhor começo aos pintinhos otimiza o crescimento, a conversão alimentar e a qualidade da carne”, afirmou.
Impacto da melhoria da sustentabilidade genética
O vice-presidente global de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Aviagen, Santiago Avendaño, natural do Uruguai, discutiu como os avanços genéticos estão tornando a produção avícola mais sustentável, com destaque para a redução de custos com ração e as emissões de carbono. Ele ressaltou que as melhorias na eficiência de conversão alimentar estão diminuindo a pegada de carbono da indústria, tanto regional quanto globalmente. Avendaño também abordou o impacto das diferentes fontes de soja na pegada de carbono e discutiu as tendências emergentes de bem-estar animal na Europa, que exigem um portfólio expandido de genótipos para atender às necessidades dos clientes. Além disso, apresentou o impacto ambiental das diversas fontes alimentares de origem animal e vegetal, no que diz respeito às exigências diárias de aminoácidos essenciais, destacando a posição vantajosa da carne de frango.
“O OVUM 2024 nos ofereceu uma valiosa oportunidade de nos conectarmos com a comunidade avícola latino-americana por meio de nossas diversas subsidiárias e equipes”, afirmou o presidente da Aviagen América Latina, Ivan Pupo Lauandos. “Na Aviagen, estamos comprometidos em compartilhar os mais recentes conhecimentos e inovações para ajudar nossa indústria a avançar no bem-estar das aves, em desempenho e sustentabilidade. Com operações locais na Argentina, Brasil, Colômbia e Peru, e uma equipe dedicada de vendas e serviços, estamos posicionados de maneira única para nos manter próximos aos nossos clientes como nenhuma outra empresa de melhoramento genético. Nosso envolvimento de longa data com o Congresso Latino-Americano de Avicultura reflete esse compromisso, e esperamos continuar essa jornada na próxima edição do OVUM, em 2026, na Guatemala”.
Empresas
Equipe Hubbard na América Latina fortalece conexões com líderes da indústria avícola no 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura
Em seu estande, a empresa apresentou o Hubbard Efficiency Plus, além de uma ampla gama de produtos voltados para o segmento de aves Premium
A equipe latino-americana da Hubbard® estreitou laços com clientes e a comunidade avícola durante o 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura (OVUM), realizado em Punta del Este, no Uruguai. Este importante encontro da avicultura mundial, que ocorre a cada dois anos, contou com a presença de mais de 3.200 participantes de 50 diferentes países, em um espaço dinâmico para a colaboração e dicas entre a comunidade avícola na América Latina.
O gerente geral da Hubbard na América Latina, exceto Brasil, Mark Barnes destacou a relevância do OVUM para a indústria avícola: “Participar de eventos como este é essencial para a troca de experiências e inovações no setor. Acreditamos que, ao estreitar laços com nossos parceiros, contribuímos para o crescimento e desenvolvimento da avicultura na região”, afirmou.
Em seu estande, a Hubbard apresentou seu produto Hubbard Efficiency Plus, além de uma ampla gama de produtos voltados para o segmento de aves Premium. A equipe manteve diálogos importantes com clientes e parceiros, reafirmando seu compromisso com a inovação e a satisfação das demandas do mercado latino-americano.
“A participação no OVUM 2024 não apenas solidificou a presença da empresa no mercado, mas também reafirmou seu papel como uma das líderes na indústria avícola na América Latina”, disse o diretor de Negócios da Hubbard no Brasil, Carlos Antonio Costa.
Celebração da aposentadoria de Dr. Arnoldo Ruiz
Durante o OVUM, a Hubbard organizou uma recepção especial para homenagear a aposentadoria do Dr. Arnoldo Ruiz, após mais de 25 anos de serviços prestados à empresa. O evento reuniu representantes do Grupo Neria, distribuidor de avós da Hubbard no México, e da Genher, distribuidora na Argentina. O Dr. Ruiz recebeu uma placa e presentes em reconhecimento ao seu profissionalismo e comprometimento com a empresa.