Conectado com

Notícias Custos de produção

Suinocultura discute custos de produção e medidas para combater a crise no setor

Produtores integrados estão reivindicando revisão no percentual aplicado aos itens que compõem planilhas de custos, principalmente no que diz respeito aos encargos trabalhistas

Publicado em

em

Fotos: OP Rural e Divulgação

A expressiva elevação nos custos de produção, especialmente em razão das constantes altas nas cotações de soja e milho, principais componentes da ração animal, e de outros insumos consumidos diariamente nas granjas, que chegaram a dobrar de preço no último período, bem como o aumento das despesas com mão-de-obra, são fatores que têm agravado o novo quadro de crise que se instalou na suinocultura comercial brasileira.

Enquanto isso, o preço pago pelo suíno vivo para produtores do mercado independente também está bem abaixo dos custos da produção dessa proteína animal, mesmo que as exportações de carne suína brasileira sigam aquecidas, com forte participação da China como a principal compradora da produção brasileira. No varejo, o preço dos cortes de carne suína se mantém no mesmo patamar, sem redução, e o mercado interno não tem absorvido essa alta dos custos nas granjas e mantém o preço do suíno vivo bem aquém do necessário a ser pago ao produtor, que hoje amarga um prejuízo em torno de R$ 280,00 por animal comercializado.

A crise que novamente atinge a suinocultura não se resume apenas ao sistema independente de suínos, mas também preocupa o produtor integrado, que hoje representa quase 90% da produção de suínos no caso do Paraná, que é o segundo maior produtor nacional.

Integração

Os produtores integrados, ligados às grandes agroindústrias que processam a produção de aves e suínos pelo sistema de integração, estão reivindicando uma revisão urgente no percentual aplicado aos itens que compõem suas planilhas de custos, principalmente no que diz respeito aos encargos trabalhistas. Segundo eles, há divergências entre a planilha dos produtores e a planilha adotada pela integradora, o que levou membros das chamadas Cadecs a se reunirem em Toledo, no Oeste do Paraná, nesta quinta-feira, 12, com representes da indústria, para uma análise mais detalhada dessas planilhas, e que se estude a possibilidade de se adotar uma planilha única pela empresa e produtores, que evite prejuízos ao integrado como vem ocorrendo nos últimos tempos, e que se agravou agora com a crise atual.

Mercado independente

Já no mercado spot, se tornou evidente a necessidade de uma melhor organização da classe dos produtores que atuam de forma independente, e isso é reconhecido pelas lideranças do setor, que também estiveram reunidas esta semana, em Toledo, onde debateram a crise da atividade. Um dos pontos analisados e apontado como uma das principais medidas para aliviar um pouco o quadro, além da tentativa de controlar a oferta de carne ao mercado, é a imediata redução da pauta de ICMS para vendas interestaduais de suínos do Paraná, que atualmente é de 12%.

Na reunião dos produtores independentes, realizada na manhã da última quarta-feira, 11, ficou decidida a criação de uma comissão que irá tratar da redução do ICMS, no Paraná, junto ao Governo do Estado, além da adoção de medidas que busquem elevar o consumo per capta, ainda muito baixo no Brasil, se comparado a outros países. Nesse sentido, sugeriu-se a realização de uma campanha de incentivo ao consumo, e a inclusão da carne suína no cardápio das escolas estaduais e do sistema carcerário no Paraná, que segundo dados recentes, tem uma população acima de 28 mil detentos.

Encaminhamentos

As reuniões de produtores de suínos, independentes e integrados, realizadas esta semana, em Toledo, foram organizadas pela Associação Paranaense de Suinocultores (APS), e no caso das questões relacionados ao sistema de integração, contaram com o suporte técnico da Federação da Agricultura do Paraná (FAEP) e de consultores dos sistemas suinícolas estadual e nacional, que procuraram dar encaminhamento às questões na busca por medidas saneadoras, com ações mediatas e imediatas, para serem empregadas a curto, médio e longo prazo, sendo que no caso dos integrados, a indústria integradora pediu um prazo até o dia 1º de setembro para confrontar as planilhas da empresa com a dos produtores, afim de se eliminar divergências relacionadas ao conceito da matriz de custos com mão-de-obra. Decorrido esse prazo, ficou acertado que membros da Cadec das unidades produtoras de leitões, as chamadas SPLs e SPDs, voltarão a se sentar com representantes da empresa, na tentativa de se chegar a um acordo sobre o percentual que deve ser observado como despesas com pessoal nas granjas integradas, além de outros pontos que preocupam o produtor.

Fonte: Assessoria/APS

Notícias

Dilvo Grolli recebe Menção Honrosa da ABCA por sua contribuição à agronomia brasileira

Reconhecimento destaca seu papel no avanço científico, na inovação cooperativista e na consolidação do Show Rural como vitrine tecnológica do agro.

Publicado em

em

A Academia Brasileira de Ciência Agronômica (ABCA) prestou, dias atrás, homenagem especial ao presidente da Coopavel, Dilvo Grolli. Ele recebeu o título de Menção Honrosa pela relevante contribuição ao fortalecimento da Engenharia Agronômica no Paraná e no Brasil. O reconhecimento é concedido a personalidades que, além de estimular avanços científicos e tecnológicos no agro, destacam-se como empreendedores que impulsionam o crescimento de suas regiões e do País.

Fotos: Divulgação/Coopavel

Dilvo Grolli tem trajetória reconhecida no cooperativismo paranaense e nacional. Sua visão de futuro e capacidade de liderança contribuíram para transformar a Coopavel em uma das cooperativas mais respeitadas do País, referência em gestão, inovação e apoio ao produtor rural. Ele também é um dos idealizadores do Show Rural Coopavel, criado ao lado do agrônomo Rogério Rizzardi, evento que se tornou um dos maiores centros difusores de tecnologia agrícola do mundo e que impacta diretamente a evolução do agronegócio paranaense e de estados vizinhos.

Exemplo

O presidente da ABCA, professor-doutor Evaldo Vilela, destacou a grandeza dessa contribuição ao afirmar que Dilvo Grolli é um exemplo de liderança que transforma. “Sua dedicação ao cooperativismo, ao conhecimento agronômico e à inovação, traduzida na criação do Show Rural, tem impacto direto no desenvolvimento sustentável do agro brasileiro”.

Ao agradecer a honraria, Dilvo ressaltou o papel indispensável da Engenharia Agronômica para o Brasil. “A agronomia é uma das bases que sustentam o agronegócio moderno. Sem esse conhecimento técnico e científico, o campo não teria alcançado o nível de produtividade e competitividade que hoje coloca o Brasil entre os maiores produtores de alimentos do mundo”, afirmou. Também destacou a importância dos agrônomos ao sucesso das cooperativas: “Profissionais da agronomia têm participação decisiva no crescimento de instituições como a Coopavel, que chega aos seus 55 anos dedicada ao desenvolvimento da agropecuária brasileira”.

A solenidade também enalteceu outros líderes locais, entre eles o empresário Assis Gurgacz, igualmente homenageado por sua atuação e pelo apoio contínuo ao desenvolvimento do setor produtivo, e a agronomia por meio da FAG. O professor Evaldo destacou que figuras como Dilvo Grolli e Assis Gurgacz ajudam a consolidar um ambiente favorável à inovação, à sustentabilidade e ao aprimoramento técnico da agropecuária brasileira, bem como da agronomia.

 

Fonte: Assessoria Coopavel
Continue Lendo

Notícias

Copacol reconhece desempenho dos produtores no Experts do Agro

Com participação de 120 produtores, evento premiou melhores resultados regionais e apresentou o próximo desafio: alcançar 500 sacas por alqueire somando soja e milho.

Publicado em

em

A dedicação, o conhecimento e a capacidade de inovação dos cooperados foram reconhecidos pela Copacol na cerimônia de premiação do Projeto Experts do Agro. O evento reuniu em Cafelândia agricultores, familiares, técnicos e parceiros que, ao longo nos últimos dois anos, trabalharam com foco em eficiência, sustentabilidade e melhores resultados no campo.

Divido em três regiões (Baixa, Alta e Sudoeste) o Experts do Agro teve a participação de 120 cooperados e cooperadas, que participaram de encontros e treinamentos intensos, com análises de estudos exclusivos do Centro de Pesquisa Agrícola (CPA). O conhecimento obtido por cada um dos agricultores foi aplicado em áreas de cultivo e os melhores resultados tiveram o reconhecimento da Cooperativa.

Fotos: Divulgação/Copacol

Foram premiados os três melhores de cada região. Cada um foi presenteado com uma viagem à Foz do Iguaçu, com hospedagem em resort e direito à um acompanhante. Na região baixa, regional de Nova Aurora, os premiados foram: com 4.304,5 pontos, Sidney Polato de Goioerê André Gustavo, com 4.343,15 pontos e com 4.388,5 pontos Simone Chaves Oenning, de Nova Aurora, que se destacou com o maior resultado da região, com produtividade de 208 sacas por alqueire.

Na região alta, regional de Cafelândia, os vencedores foram: com 4.177,8 pontos, Elton José Müller, de Bom Princípio, Toledo Elci Dalgalo, de Cafelândia, com 4.208,5 pontos e com 4.260 pontos, também de Cafelândia, Marcio Rogério Scartezini, que se destacou com produtividade de 221,6 sacas por alqueire.

Já no Sudoeste, os destaques foram os produtores: com 4.205,4 pontos, Willian Rafael Dallabrida, de Flor da Serra Ricardo Galon, de Salto do Lontra, com 4.630 pontos e com 4.724 pontos, Douglas dos Santos Cavalheiro, de Pérola do Oeste, que colheu 241,9 sacas por alqueire.

Proporcionar ao produtor tecnologia e conhecimento técnico para garantir uma safra com maior produtividade e rentabilidade foi a proposta do Projeto Experts do Agro. No decorrer dos anos, vários desafios foram lançados aos cooperados e superados pelos participantes: Projeto 160, Produtividade com Qualidade Soja + Milho 440 e Excelência 460.

A partir de 2026, os cooperados serão desafiados a participar do Projeto Safra 500: total de sacas de milho soja por alqueire. “Evoluímos muito no decorrer das seis décadas de atuação da Copacol e com as pesquisas realizadas avançamos de maneira rápidas. Tivemos elevadas produtividades graças a essa aplicação de tecnologias no campo. Agora, temos pela frente um novo desafio, que também será alcançado com o desenvolvimento de estudos que auxiliam os produtores”, afirma o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol.

Destaque

Diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol: “Evoluímos muito no decorrer das seis décadas de atuação da Copacol e com as pesquisas realizadas avançamos de maneira rápidas. Tivemos elevadas produtividades graças a essa aplicação de tecnologias no campo”

Com a maior produtividade entre todos os participantes do Projeto Experts do Agro, Douglas Cavalheiro aplicou na propriedade todo o conhecimento obtido nos treinamentos. O resultado superou as expectativas do cooperado do Sudoeste paranaense, onde a Copacol está expandindo a atuação nos últimos anos.

“A Copacol tem feito a diferença em nossas vidas. No Sudoeste não tínhamos oportunidades de nos capacitar, de buscar crescimento. Com a chegada da Cooperativa, estamos evoluindo a cada ano em produtividade, em conhecimento técnico e inovação, e por meio do CPA temos à disposição o que há de mais avançado para produzir. Estou feliz não só pelo prêmio, mas pela presença da Cooperativa em nossa região”, comemora o campeão de produtividade.

Atrações

Além da premiação dos cooperados, o encerramento do Experts do Agro contou um panorama amplo do mercado atual de grãos, com Ismael Menezes, especialista em economia e mercado agrícola, com mais de 20 anos de experiência no setor do agro. Duante a cerimônia, o gerente técnico, João Maurício Roy, e o supervisor do CPA, Vanei Tonini, apresentaram um resumo da safra, o desempenho elevado da Cooperativa na comparação com as demais áreas agrícolas e os avanços alcançados pelos participantes do Experts do Agro ao longo dos últimos dois anos.

“Conseguimos traduzir os resultados de pesquisas do CPA em informações que chegam lá no campo. Foram dois anos de troca de experiências com êxito. Encerramos em grande estilo reconhecendo os produtores que mais se destacaram nos manejos e na aplicação das tecnologias. Com produtividade 30% maior que a média geral da Cooperativa, finalizamos com sucesso o Experts do Agro”, exalta João.

Critérios de avaliação

Além da boa produtividade no Experts do Agro, os produtores premiados se destacaram também na boa condução dos manejos, como: Incremento de produtividade em relação à média da unidade em sacas por alqueire qualidade estrutural do solo cobertura do solo com consórcio milho + braquiária, cobertura pré-trigo cobertura após o milho segunda safra manejo de buva e participação nos encontros dos Experts do Agro.

Fonte: Assessoria Copacol
Continue Lendo

Notícias

Nova edição de Nutrição & Saúde Animal destaca avanços que moldam o futuro das proteínas animais

Conteúdos exclusivos abordam soluções nutricionais que ampliam índices produtivos e fortalecem a sanidade de aves, suínos, peixes e ruminantes.

Publicado em

em

A nova edição do Jornal Nutrição e Saúde Animal, produzida por O Presente Rural, já está disponível na versão digital e reúne uma ampla cobertura técnica sobre os principais desafios e avanços da produção animal no Brasil. A publicação traz análises, pesquisas, tendências e orientações práticas voltadas aos setores de aves, suínos, peixes e ruminantes.

Entre os destaques, o jornal aborda a importância da gestão de micotoxinas na nutrição animal, tema discutido no contexto da melhoria da eficiência dos rebanhos . A edição também traz conteúdos sobre o uso de enzimas e leveduras e o papel dessas tecnologias na otimização de dietas e no desempenho zootécnico .

Outro ponto central são os avanços na qualificação de técnicos e multiplicadores, essenciais para promover o bem-estar animal e disseminar práticas modernas dentro das granjas . O jornal destaca ainda o impacto estratégico dos aminoácidos na nutrição, além de trazer uma análise sobre conversão alimentar, tema fundamental para a competitividade da agroindústria .

Os leitores encontram também reportagens sobre o uso de pré-bióticos, ferramentas de prevenção contra Salmonella, estudos sobre distúrbios de termorregulação em sistemas produtivos e avaliações sobre os efeitos da crescente pressão regulatória e tributária sobre o setor de proteína animal .

A edição traz ainda artigos sobre manejo, probióticos, qualidade de ovos, doenças respiratórias em animais de produção e desafios sanitários relacionados a patógenos avícolas, temas abordados por especialistas e instituições de referência no país .

Com linguagem acessível e foco técnico, o jornal reforça seu papel como fonte de atualização para produtores, gestores, consultores, médicos-veterinários e demais profissionais da cadeia produtiva.

A versão digital já está disponível no site de O Presente Rural, com acesso gratuito para leitura completa, clique aqui.

Fonte: O Presente Rural
Continue Lendo

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.