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Suínos / Peixes Saúde Animal

Soluções integradas atendem novas exigências do consumidor de proteína animal

Desafios da produção animal são atualizados constantemente e os consumidores finais estão cada vez mais próximos de todos os elos da cadeia

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Arquivo/OP Rural

São várias as tendências do mercado atual às quais os produtores de proteína animal têm se guiado para obter êxito em suas operações. As exigências surgem por todos os lados, incluindo órgãos regulamentadores, relações comerciais internacionais, a indústria de alimentos e o mais importante de todos, o próprio consumidor final.

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) lançou no início dos anos 2000 o programa “One Health”, que em poucas palavras ressalta a interdependência da saúde animal e humana e a sua relação com a saudabilidade do ambiente onde se encontram. A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) agarraram a bandeira do programa “One Health” e também focam esforços para que essas exigências sejam cumpridas global e regionalmente.

Além das regulamentações globais e das políticas comerciais entre diferentes países, a indústria da alimentação e o consumidor final estão cada vez mais exigentes e proativos na busca por alimentos que atendam a esse tipo de programa e a todas as políticas globais de produção. Preocupações com a utilização indiscriminada de antibióticos na produção animal é um dos temas que mais chamam a atenção e que já faz com que as empresas produtoras comecem a se movimentar no sentido da adequação de seus produtos às novas exigências.

A “AGP Free Production” – produção livre de antimicrobianos promotores de crescimento é um dos temas mais discutidos em eventos e veículos do setor. A redução do uso ou até a substituição total desses antimicrobianos já vem sendo aplicada na produção de países por toda a América Latina e já é possível encontrar produtos livres da utilização desses medicamentos nos supermercados de todo o país. Mas se por um lado as empresas produtoras atendem as demandas do mercado consumidor, por outro precisam encontrar soluções que protejam seus animais, agora “desprotegidos” de diversas patogenias que hora afetarão o desempenho do próprio animal e hora serão questões de saúde pública.

Alinhada com a sua visão de ajudar a alimentar o mundo com alimentos saudáveis a acessíveis, proporcionando melhor qualidade de vida, as empresas estão buscando trazer em seus portfólios soluções integradas que suportam a produção de proteína animal e ajudam os produtores a atender as atuais demandas, sem perder a rentabilidade de suas operações.

Plataformas

Hoje existe no mercado empresas que oferecem uma plataforma completa de Eubióticos que garantem o bem-estar e o desempenho animal – sem perder a rentabilidade da produção, através da qualidade do ambiente GI dos animais.

Ácidos orgânicos especiais e blends únicos de óleos essenciais desempenham papéis fundamentais na redução e/ou substituição de fármacos da produção animal, garantindo altos níveis de produtividade.

Segundo o gerente de produtos da Novus, Gustavo Carneiro, “existe no mercado hoje amplo portfólio de produtos envolvendo diversos conceitos. São soluções focadas na melhora do status sanitários dos animais e no incremento de desempenho”. Ainda segundo Carneiro, estas plataformas atendem com muita eficiência a tendência de mercado na redução de utilização dos APCs, atuando no conceito de soluções integradas. Estes produtos podem ser misturas de ácidos orgânicos + HMTBa, ácidos orgânicos protegidos e na linha de óleos essenciais.

Gustavo destaca ainda que “a utilização de óleos essenciais é sólida no mercado de monogástricos e também de ruminantes. É possível, por exemplo, aplicar conceitos de CNI (Componentes naturais idênticos), com elevadíssima porcentagem de Princípio Ativo (50%) com atuação positiva em relação a resposta imune dos animais, desempenho e resultados nas granjas”.

Estima-se que, em 2018, aproximadamente 30% da ração produzida (16,5 milhões de toneladas, segundo dados do Sindirações) no Brasil incluiu algum aditivo nutricional com objetivo de auxiliar na qualidade intestinal dos animais. Isso mostra a crescente preocupação dos produtores em atender as novas regulamentações e ao atual mercado consumidor.

Os desafios da produção animal são atualizados constantemente e os consumidores finais estão cada vez mais próximos de todos os elos da cadeia. As empresas precisam estar ao lado dos produtores e da indústria para suportar uma produção que atenda o mercado atual de maneira sustentável, mantendo a rentabilidade das operações.

Outras notícias você encontra na edição de Suínos e Peixes de julho/agosto de 2019.

Fonte: O Presente Rural

Suínos / Peixes

Minas Gerais celebra Dia da Carne de Porco em 30 de abril

Na mesma data é comemorado o aniversário da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg), que neste ano comemora 52 anos de atividade. 

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Você sabia que no dia 30 de abril é celebrado o Dia da Carne Suína Mineira? A data foi instituída pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) através da LEI 21125, de 03/01/2014, com o objetivo de valorizar a cadeia produtiva da carne suína e sua representatividade econômica, social e cultural no Estado. Na mesma data é comemorado o aniversário da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg), que neste ano comemora 52 anos de atividade.

Em Minas, esta é uma proteína que está presente no dia a dia e nos momentos de confraternização, ela faz parte da vida e da cultura alimentar local, não por acaso, estrelam entre os nossos pratos tradicionais e mundialmente reconhecidos: torresmo, leitão à pururuca, costelinha com canjiquinha, lombo com tutu, barriga à pururuca entre tantos outros mais e todo este cenário nos leva ao primeiro lugar no ranking de consumo da carne suína no Brasil. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2023, a estimativa é que cada mineiro consuma 27,1 kg per capita.

Minas Gerais não é referência apenas no consumo, mas também na produção da carne de porco. Segundo o IBGE somos o quarto maior produtor de suínos do Brasil, com destaque para as regiões do Triângulo Mineiro, Vale do Piranga, Centro-Oeste Mineiro e Sul de Minas.

Em 2023 passado, foram comercializadas 5,3 milhões de toneladas de carne. Para o presidente da associação, João Carlos Bretas Leite, Minas é um caso à parte em consumo e qualidade da produção e somos mundialmente conhecidos por estes feitos. É muito gratificante garantir proteína saudável, a preço justo e sabor inigualável na mesa dos mineiros e saber que ela faz parte do dia a dia e da história desse povo”, disse.

Fonte: Divulgação/HB Audiovisual

Além de garantir carne de saudável e saborosa aos consumidores mineiros, a Associação que representa estes produtores pretende dar dicas das melhores e mais saborosas formas de preparo da proteína, por isso há alguns anos criou o projeto Cozinhando com a Asemg, conheça o projeto:

Cozinhando com Asemg: com porco é melhor

A Asemg lançou neste mês de abril a quarta edição do projeto “Cozinhando com a Asemg”, que traz o tema: “Com Porco é melhor”. Serão apresentadas uma série de receitas, tradicionais na cozinha do brasileiro, mas com substituições que trazem muito mais sabor aos pratos. Nelas conterão a carne de porco no lugar de outras proteínas já conhecidas tradicionalmente.  Receitas como strogonoff de carne de porco, salpicão de carne de porco e muito mais.

O presidente da Asemg João Carlos Bretas Leite conta que: “Estamos na quarta edição do projeto, que vem a cada ano trazendo novidades e surpreendendo a todos mostrando o quanto a nossa proteína é versátil. As receitas são disponibilizadas no Instagram @asemg_mg, receitas fáceis e muito saborosas.’’ comenta o presidente.

Conheça a Asemg

A Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais foi criada em 30 de abril de 1972 com o objetivo de representar a classe suinícola no estado mineiro e vem cumprindo este papel desde então.

Hoje a entidade tem como missão construir e fortalecer relacionamentos estratégicos, prover informações assertivas e fomentar soluções para a competitividade e o desenvolvimento sustentável da suinocultura, agregando valor para os associados, filiadas regionais, parceiros e comunidades.

A Asemg atua diretamente em áreas como: sanidade, bem-estar animal, política, conhecimento, marketing, meio ambiente, inovação e mercado de compra e venda de suínos.

Fonte: Assessoria Asemg
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Suínos / Peixes

Preços do suíno vivo e da carne recuam; poder de compra cai frente ao farelo

Esse cenário força frigoríficos paulistas a reajustarem negativamente o preço negociado, em busca de maior liquidez e de evitar o aumento dos estoques.

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Foto: Ari Dias

Os preços do suíno vivo e da carne caíram nos últimos dias, conforme apontam levantamentos do Cepea.

Para o animal, pesquisadores deste Centro explicam que a pressão vem da demanda interna enfraquecida e da oferta elevada.

No atacado, o movimento de baixa foi observado para a maioria dos produtos acompanhados pelo Cepea e decorre da oferta oriunda da região Sul do Brasil (maior polo produtor) a valores competitivos.

Esse cenário, segundo pesquisadores do Cepea, força frigoríficos paulistas a reajustarem negativamente o preço negociado, em busca de maior liquidez e de evitar o aumento dos estoques.

Diante da retração dos valores pagos pelo vivo no mercado independente em abril, o poder de compra do suinocultor paulista caiu frente ao farelo de soja; já em relação ao milho, cresceu, uma vez que o cereal registra desvalorização mais intensa que a verificada para o animal.

Fonte: Assessoria Cepea
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Suínos / Peixes

Brasil conquista dois novos mercados para pescados na Índia

Agronegócio brasileiro alcançou a 30ª abertura comercial internacional apenas neste ano. Nos últimos 16 meses, foram abertos 108 novos mercados em 50 países.

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Foto: Shutterstock

A missão do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, à Índia em novembro do ano passado segue gerando resultados positivos para o Brasil. Após encontros com Shri Parshottam Rupala, ministro da Pesca, Pecuária e Lácteos da Índia e Kamala V Rao, CEO da Autoridade de Segurança dos Alimentos da Índia, o Brasil obteve, na última sexta-feira (19), a confirmação da abertura de dois novos mercados: pescado de cultivo (aquacultura) e pescado de captura (pesca extrativa).

O anúncio se soma a expansões recentes da pauta agrícola do Brasil para o país asiático. Nos últimos 12 meses, o governo indiano autorizou a importação de açaí em pó e de suco de açaí brasileiros.

Em 2023, a Índia foi o 12º principal destino das exportações agrícolas brasileiras, com vendas de US$ 2,9 bilhões. Açúcar e óleo de soja estiveram entre os produtos mais comercializados.

Segundo o Agrostat (Estatísticas de Comércio Exterior do Agronegócio Brasileiro), nos três primeiros meses deste ano, o Brasil exportou mais de 12 mil toneladas de pescado para cerca de 90 países, gerando receitas de US$ 193 milhões. Esse valor mostra um aumento de mais de 160% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando as vendas foram de US$ 74 milhões.

“Seguimos comprometidos em ampliar a presença dos produtos agrícolas brasileiros nas prateleiras do mundo. Essa estratégia não apenas abre mais oportunidades internacionais para nossos produtos e demonstra a confiança no nosso sistema de controle sanitário, mas também fortalece a economia interna. Com as recentes aberturas comerciais estamos gerando mais empregos e elevando a renda dos produtores brasileiros”, ressaltou o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Roberto Perosa.

Com estes novos mercados, o agronegócio brasileiro alcançou a 30ª abertura comercial internacional apenas neste ano. Nos últimos 16 meses, foram abertos 108 novos mercados em 50 países.

Fonte: Assessoria Mapa
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