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Empresas Conservação e restauração

Solidaridad, Agrifirm e Embaixada dos Países Baixos se unem em prol da agricultura sustentável na Amazônia

Parceria promove a regularização ambiental de agricultores familiares, possibilitando a conservação da paisagem em propriedades rurais da Transamazônica paraense

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Divulgação / Crédito: Fundação Solidaridad

Com o intuito de fomentar uma produção agropecuária sustentável, a Fundação Solidaridad, a Agrifirm e a Embaixada do Reino dos Países Baixos estabeleceram uma parceria para promover a conservação e restauração da paisagem na região da Transamazônica, no Pará. O projeto, que tem parceria com a Plataforma Territórios Sustentáveis (TS), visa estruturar um arranjo para acelerar a regularização de 40 pequenas propriedades nos municípios de Novo Repartimento, Anapu e Pacajá até o final do primeiro semestre de 2023, com potencial para alcançar até 3 mil agricultores. O objetivo é contribuir para a criação de uma área de originação sustentável de cacau e pecuária, permitindo um ambiente favorável para a atração de novos investimentos nas cadeias produtivas.

De acordo com estudo da Climate Policy Initiative, um dos principais gargalos para a regularização ambiental é a finalização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que ganhou destaque no novo Código Florestal e cujos dados permitem o monitoramento e o planejamento ambiental nas fazendas. A análise das informações declaradas tem avançado nos estados, mas a validação dos dados continua sendo um desafio. Em função do seu caráter obrigatório, os produtores que não tiverem o CAR estarão impossibilitados de acessar crédito, ser fornecedores diretos de seu produto agrícola ou receber pagamentos por serviços ambientais.

Nesse sentido, a iniciativa conjunta das três instituições visa dar celeridade à regularização ambiental nas 40 propriedades. A Fundação Solidaridad implementará as ações no território, já que oferecerá aceleradores para o processo de regularização, que contempla a seleção das famílias com CAR, a retificação do CAR e a elaboração do Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas e Alteradas (PRADA).

Em articulação com a Plataforma TS – espaço de governança entre atores dos setores público, privado e da sociedade civil para dar escala e efetividade às iniciativas de desenvolvimento socioeconômico de baixo carbono no Pará –, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (SEMAS-PA) agilizará as etapas de análise e validação do CAR, bem como de aprovação do PRADA e monitoramento da regularização.

As famílias produtoras selecionadas participam do Programa Amazônia da Fundação Solidaridad, que desde 2015 leva sustentabilidade e inclusão socioeconômica para a região da Transamazônica. Com foco no trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), o programa une Sistemas Agroflorestais (SAFs) de cacau, pecuária sustentável de cria e a preservação das áreas de floresta.

A partir de 2021, a iniciativa ganhou escala com o projeto RestaurAmazônia, que tem o apoio do Fundo JBS pela Amazônia e da Elanco Foundation. A meta é atender 1,5 mil produtores familiares dos municípios de Novo Repartimento, Anapu e Pacajá e preservar mais de 20 mil hectares de floresta nativa.

O avanço da regularização ambiental e a implementação dos PRADAs orientarão os compromissos no combate ao desmatamento e na proteção da floresta e da biodiversidade. Considerando a área das primeiras 40 propriedades, haveria a conservação de até 900 hectares de florestas e restauração de até 200 hectares. A partir do entendimento dos entraves, etapas e custos do processo, o projeto criará um modelo com potencial de escala para até 3 mil famílias produtoras, o que significaria de 60 mil a 67,5 mil hectares protegidos e de 3 mil a 4,5 mil hectares restaurados.

Agricultores resilientes

“Este projeto viabiliza o processo completo da regularização ambiental no âmbito da agricultura familiar, com o intuito de alcançar uma produção sem desmatamento e promotora de restauração da biodiversidade. Queremos que produtores e produtoras rurais incrementem a produtividade e a renda e que suas atividades emitam menos carbono, tornando-os mais resilientes e sustentáveis”, afirma o Diretor da Fundação Solidaridad, Rodrigo Castro.

“Estamos muito felizes em apoiar a Solidaridad e ver a colaboração com a Agrifirm nesta iniciativa inovadora de agricultura sustentável na Amazônia, combinando produção comercial, preservação da natureza e inclusão social com um toque holandês”, afirma o Conselheiro Agrícola da Embaixada do Reino dos Países Baixos, Paul van de Logt.

Produção sustentável

De acordo com Ruud Tijssens, Diretor de Assuntos Públicos e Cooperativas do Grupo Royal Agrifirm, a parceria aproxima ainda mais a organização de suas metas globais de melhorar a eficiência e promover a renda por meio da produção agrícola sustentável. “O que nos faz acreditar no sucesso desse projeto é que ele vai possibilitar a criação de uma cadeia produtiva sustentável e vai gerar um grande impacto na biodiversidade e na economia local”, diz.

Ele ainda comenta que se trata de uma importante iniciativa de apoio, fomento e desenvolvimento rural sustentável que também envolverá clientes, parceiros e colaboradores da Agrifirm. “Nosso investimento neste projeto vai além, pois faz parte do compromisso da nossa empresa em liderar e apoiar iniciativas que visam disseminar boas práticas e fortalecer cadeias de valor entre agricultores e comunidades locais, com foco no tripé sustentável”.

Fonte: Assessoria

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Aurora Coop inaugura indústria de frango griller em Tapejara

Unidade recebeu investimentos totais de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação.

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Investimentos totais de R$ 210 milhões foram assim alocados: os investimentos em máquinas e equipamentos da planta industrial totalizaram R$ 52 milhões - Foto: Divulgação/Aurora Coop

Foi oficialmente inaugurada na terça-feira (18) a ampliação e modernização do Frigorífico Aurora Coop Tapejara I (FATA I), localizado na Linha São Silvestre, município de Tapejara (RS). A unidade recebeu investimentos totais de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação.

A modernização do FATA I representa um marco para a economia regional. A reforma ampliou a área construída para 18,5 mil metros quadrados e revitalizou 74% da estrutura, o frigorífico retorna praticamente como uma nova indústria. A capacidade de abate aumenta em 80%, chegando a 10 mil aves/hora, abastecidas por produtores rurais integrados da região, fortalecendo a cadeia produtiva local. A diversificação do mix, que prioriza frango Griller e cortes temperados, amplia oportunidades de mercado e valor agregado. Com certificação SIF e Halal, a unidade passa a exportar para o Oriente Médio e outros mercados, projetando faturamento anual de R$ 238 milhões.

A indústria recebeu investimentos totais da ordem de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação – Fotos: Sara Bellaver/MB Comunicação

O impacto social é expressivo: a unidade inicia com 520 empregos diretos, podendo chegar a 980 com o segundo turno. Considerando os indiretos, serão mais de 1.500 novos postos de trabalho, todos com recrutamento regional. Os municípios do entorno também serão beneficiados com R$ 2,95 milhões anuais em ICMS, impulsionando serviços, comércio e renda.

Aurora Coop em crescimento

Em seu pronunciamento, o presidente Neivor Canton realçou que a Aurora Coop está presente no Rio Grande do Sul desde 2001, mantendo uma base produtiva, no campo, formada por 9.585 produtores rurais. Em relação a Tapejara declarou que “a Aurora Coop, cumprindo com o seu dever, após ter feito a aquisição das unidades industriais da empresa Agro Danielli, de imediato cuidou de fazer uma ampliação, recuperando em muito a capacidade produtiva da unidade de São Silvestre. Esta unidade passa a produzir o frango griller voltado mais especificamente para o mercado árabe de consumo, aos países do Oriente Médio, para o qual estamos completando o nosso portfólio de produto de preferência daquele consumidor”.

O diretor industrial Christian Klauck apresentou todas as informações sobre os investimentos realizados na unidade, destacou a aplicação

Em seu pronunciamento, o presidente Neivor Canton realçou que a Cooperativa Central está presente no Rio Grande do Sul desde 2001, mantendo uma base produtiva, no campo, formada por 9.585 produtores rurais 

de R$ 60 milhões em sistemas ambientais que garante operação sustentável, com tecnologia avançada, eficiência energética e tratamento moderno de efluentes. A gerente do Frigorífico Aurora Tapejara I (FATA I) Keli Delazeri discorreu sobre o início da operação, a geração de empregos e as características do funcionamento da unidade.

Participaram da cerimônia a diretoria da Aurora Coop e os dirigentes das cooperativas filiadas. Também prestigiaram o ato o representante do governador Eduardo Leite, secretário do de trabalho e desenvolvimento profissional do Rio Grande do Sul, Gilmar Sossella; o senador Luis Carlos Heinze, o prefeito de Tapejara, Evanir Wolff e o vice-prefeito Rodinei Bruel, o presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Eduardo de Oliveira, a diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) do Ministério da Agricultura Juliana Satie, o secretário de Turismo Ronaldo Santini e o Secretário de Agricultura Eduardo Bortolotto, entre outras autoridades.

O novo FATA I consolida Tapejara e o noroeste gaúcho como polos estratégicos da produção avícola, combinando desenvolvimento econômico, inovação industrial e responsabilidade ambiental.

Fonte: Assessoria Aurora Coop
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Aniversário de 36 anos da Credicoamo é marcado por lançamentos

Dia de celebrar uma história de cooperação, solidez e compromisso com o desenvolvimento financeiro dos associados.

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Fotos: Comunicação da Credicoamo

Na manhã desta segunda-feira (17), as comemorações pelos 36 anos da Credicoamo movimentaram a Administração Central e as agências no Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Dia de celebrar uma história de cooperação, solidez e compromisso com o desenvolvimento financeiro dos associados. A Credicoamo nasceu do propósito de oferecer mais do que crédito, nasceu para formar uma cultura de prosperidade e gestão eficiente de recursos.

Gestão eficiente de recursos, inclusive, foi o tema abordado na palestra deste ano, que contou com o professor Reinaldo Domingos, referência nacional em educação financeira. “Esse ecossistema entre empresa do agronegócio e empresa-família precisa ter conexões suficientes para poder gerir recursos com sustentabilidade, resultados positivos e sonhos realizados”.

Antes da palestra, o presidente Executivo da Credicoamo, Alcir José Goldoni, deixou sua mensagem, evidenciando o dia de gratidão e emoção. Convidou os presentes a acompanharem um vídeo, que fez o público voltar ao ano de 1989, em que, o Diretor Administrativo-Financeiro da Coamo, Antonio Sérgio Gabriel, fazia a leitura da criação da Credicoamo. Goldoni aproveitou o momento festivo para reconhecer e homenagear o diretor pelo empenho e seriedade na constituição da cooperativa.

O idealizador e presidente do Conselho de Administração da Coamo e da Credicoamo, José Aroldo Gallassini, relembrou momentos da fundação da cooperativa de crédito, contando que ela surgiu para propiciar uma vida financeira segura e próspera aos associados.

Estiveram presentes no aniversário, em Campo Mourão (PR), associados, conselheiros, diretores e convidados.

Atos que constituíram o aniversário

Educação Financeira: Após a palestra, o diretor Financeiro e Riscos, Elton Alexandre Scramocin, lançou o Programa de Educação Financeira da Credicoamo, reforçando o propósito de formar uma cultura financeira sólida, consciente e sustentável entre os associados e suas famílias. O assunto já faz parte do dia a dia da cooperativa de crédito e agora ganha o reforço de uma plataforma (acesse aqui). “Contamos com o apoio e utilização da plataforma para desenvolvermos uma vida financeira sustentável”, destacou o diretor.

Divulgação da 3ª edição do Aniversário Automotivo: Feita pelo diretor de Negócios Dilmar Antônio Peri, o qual reforçou as condições especiais de financiamento de veículos, prazos ampliados e taxas diferenciadas, sendo uma oportunidade exclusiva aos associados.

Lançamento do consórcio: Dilmar falou do novo produto, que representa uma forma inteligente de conquistar patrimônio, sem custo financeiro adicional, fortalecendo o planejamento e o uso eficiente dos recursos. “Nós queremos realizar os sonhos dos associados, com condições muito especiais”, afirmou Dilmar.

Lançamento do programa de relacionamento Bônus de Seguro: Na renovação do seguro contratado em 2025, será conferido um bônus que será concedido no mês seguinte ao pagamento, como forma de valorização da parceria e confiança depositada na Credicoamo Seguros, explicou o presidente Executivo Alcir José Goldoni. “As boas notícias apresentadas nesta manhã cooperam por um mundo próspero, sendo gratificante poder divulgar produtos e serviços benéficos ao associado”, finalizou o presidente.

No canal do Youtube da Coamo, confira a palestra e mais detalhes do aniversário:
https://www.youtube.com/watch?v=HZo4slCC39M

Fonte: Assessoria de Comunicação da Credicoamo
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Vetanco Brasil anuncia a contratação de Ana Luiza Lora como Coordenadora Técnica de Biológicos

Com trajetória iniciada no setor de avicultura, ela assumiu a função em agosto e traz experiência adquirida em uma empresa do Paraná, reconhecida pela forte atuação na exportação de proteína de frango e por sua cadeia de produção integrada e controlada, do campo ao varejo.

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Médica-veterinária Ana Luiza Lora - Foto: Vetanco

A médica-veterinária Ana Luiza Lora é a nova Coordenadora Técnica de Biológicos da Vetanco do Brasil. Com trajetória iniciada no setor de avicultura, ela assumiu a função em agosto e traz experiência adquirida em uma empresa do Paraná, reconhecida pela forte atuação na exportação de proteína de frango e por sua cadeia de produção integrada e controlada, do campo ao varejo.

Ao longo de sua carreira, acumulou sólidos conhecimentos atuando como extensionista e sanitarista de frango de corte. Na Vetanco, seu foco será a plataforma Biotech Vac, uma das grandes inovações da companhia. Entre seus avanços mais recentes, destaca-se a Biotech Vac Salmonella, considerada a vacina mais inovadora do mercado no controle das salmonelas paratíficas.

Ana Lora é graduada em Medicina Veterinária pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e possui pós-graduação em Sanidade Avícola pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), formação que complementa sua experiência prática e reforça sua qualificação para atuar na linha de biológicos da empresa.

Com sua chegada, a Vetanco reafirma o compromisso de seguir inovando no desenvolvimento de soluções para a saúde animal, fortalecendo sua equipe técnica e ampliando sua atuação junto ao setor avícola brasileiro.

Fonte: Assessoria Vetanco
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