Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias Paraná

Sinditrigo promove em abril Workshop Moatrigo 2023

Evento traz o tema Gestão 5.0 e é voltado para executivos, gestores, colaboradores e fornecedores do setor moageiro.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Moatrigo

O Sindicato da Indústria do Trigo do Paraná (Sinditrigo), anuncia a realização do workshop Moatrigo 2023, que já tem data marcada para 17 de abril, em Curitiba.

A proposta é contribuir para o desenvolvimento sustentável da indústria moageira por meio da capacitação e do aprimoramento profissional de seus representantes.

O tema central do Moatrigo será “Gestão 5.0”, assunto que vai permear uma série de palestras e debates. A programação do evento oferece conteúdo direcionado e é organizada de modo a atender executivos, gestores, colaboradores e também fornecedores do setor moageiro.

A vice-presidente do Sinditrigo-Paraná, Paloma Venturelli, reforça a relevância do tema Gestão 5.0. Segundo ela, as últimas edições do Moatrigo foram mais focadas nas tecnologias para ganho industrial e, agora, estará em pauta uma gestão mais estratégica dos moinhos, voltada para a rentabilidade, considerando-se as estreitas margens do setor.

“É fundamental ter uma excelente gestão do negócio para que a indústria moageira possa se manter competitiva no mercado e com rentabilidade. A Gestão 5.0 envolve, por exemplo, administração, projetos, gestão de pessoas. Vamos abordar o que há de novo no nosso setor nessas áreas e também os desafios em geral e como enfrenta-los”, resume Venturelli.

Sobre o atual panorama, a vice-presidente do Sinditrigo – Paraná analisa que o setor moageiro, de modo geral, encerrou o ano de 2022 com bons resultados, diante do crescimento do consumo de farinha de trigo. “A pandemia resgatou o prazer de cozinhar em casa e isso impulsionou o consumo. Importante considerar também que a farinha de trigo é um alimento que corresponde em média a 20% da base da alimentação humana”, completa.

Inscrições abertas

As inscrições para o workshop já estão abertas no site www.moatrigo.com

Em comemoração aos 70 anos do Sinditrigo-PR o evento será encerrado com um jantar festivo e os interessados em participar podem confirmar sua adesão na própria página de inscrições do workshop.

Fonte: Assessoria de Imprensa Moatrigo

Notícias

Falta de chuva preocupa; cotações da soja têm novos aumentos

Paridade de exportação indica, ainda, valores maiores para o próximo mês, o que reforça a resistência dos sojicultores em negociar grandes quantidades no curto prazo. 

Publicado em

em

Foto: Geraldo Bubniak

A falta de chuva nas principais regiões produtoras de soja no Brasil vem deixando agentes em alerta, visto que esse cenário pode atrasar o início da semeadura na temporada 2024/25.

Segundo pesquisas do Cepea, nesse cenário, vendedores restringem o volume ofertado no spot nacional, ao passo que consumidores domésticos e internacionais disputam a aquisição de novos lotes.

Com a demanda superando a oferta, os prêmios de exportação e os preços domésticos seguem em alta, também conforme levantamentos do Cepea.

A paridade de exportação indica, ainda, valores maiores para o próximo mês, o que reforça a resistência dos sojicultores em negociar grandes quantidades no curto prazo.

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo

Notícias

Exportação de ovos cai 42% em um ano e processados têm menor participação desde dezembro de 2022

De acordo com dados da Secex, o Brasil exportou 1,239 mil toneladas de ovos in natura e processados em agosto, quantidade 4,7% menor que a de julho e 42% inferior à de agosto de 2023. 

Publicado em

em

Foto: Rodrigo Félix Leal

As exportações brasileiras de ovos comerciais recuaram pelo segundo mês consecutivo, refletindo a diminuição nos embarques de produtos processados, como ovalbumina e ovos secos/cozidos.

De acordo com dados da Secex, compilados e analisados pelo Cepea, o Brasil exportou 1,239 mil toneladas de ovos in natura e processados em agosto, quantidade 4,7% menor que a de julho e 42% inferior à de agosto de 2023.

Das vendas externas registradas no último mês, apenas 24,6% (o equivalente a 305 toneladas) corresponderam a produtos processados, a menor participação dessa categoria desde dezembro de 2022, também conforme a Secex.

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo

Notícias

Preços do milho seguem em alta no Brasil

Atentos às recentes valorizações externa e interna e preocupados com o clima nas principais regiões produtoras da safra de verão do Brasil, vendedores vêm limitando o volume ofertado.

Publicado em

em

Foto: Gilson Abreu

Levantamentos do Cepea mostram que os preços do milho seguem em alta no mercado doméstico.

Segundo pesquisadores deste Centro, atentos às recentes valorizações externa e interna e preocupados com o clima nas principais regiões produtoras da safra de verão do Brasil, vendedores vêm limitando o volume ofertado.

Do lado da demanda, pesquisadores do Cepea explicam que a procura internacional pelo milho brasileiro tem se aquecido, sustentada pela maior paridade de exportação.

Compradores internos também têm retomado as negociações, seja para recompor estoques e/ou por temerem novas valorizações nos próximos dias.

Quanto aos embarques, em agosto, somaram 6,06 milhões de toneladas do cereal, praticamente o dobro das 3,55 milhões escoadas em julho, mas ainda 35% inferiores aos de agosto de 2023, conforme dados Secex.

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo
IFC

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.