SBSA Em Chapecó
Simpósio de Avicultura reúne profissionais de toda América Latina
SBSA é composto por uma programação científica com 16 palestras técnicas e feira de negócios com a participação de 80 empresas do setor

Entre terça e quinta-feira, 02 e 04 de abril, Chapecó sedia o 20º Simpósio Brasil Sul de Avicultura. Promovido pelo Nucleovet – Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas, o evento reunirá mais de dois mil participantes de toda a América Latina no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nês. O SBSA é composto por uma extensa programação científica com 16 palestras técnicas e a Poultry Fair, feira de negócios com a participação de 80 empresas do setor. O Simpósio também movimenta a economia chapecoense, com voos e hotéis lotados.
Realizado há 20 anos, o Simpósio Brasil Sul de Avicultura acompanhou o desenvolvimento do setor no Brasil. Desde o início, é palco de importantes avanços, tecnologias e descobertas. O médico veterinário Rodrigo Santana Toledo, presidente do Nucleovet, comenta a trajetória do evento que cresce em público e apoiadores a cada ano. “O objetivo do NUCLEOVET com o Simpósio Brasil Sul de Avicultura & Poultry Fair é promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável da avicultura brasileira e fomentar o empreendedorismo fortalecendo a economia. E assim o fazemos até hoje, cercados de um grupo de voluntários que a cada ano se reúne para pensar e organizar estes encontros técnicos”.
Programação científica
Esta edição histórica reunirá em Chapecó pesquisadores, especialistas, Médicos Veterinários, Zootecnistas e equipes técnicas das principais regiões produtoras de toda a América Latina. Os organizadores preparam uma edição rica em debates, com palestrantes nacionais e internacionais com a visão global de uma indústria moderna.
O presidente da Comissão Científica, médico veterinário e consultor João Batista Lancini, destaca temas centrais do evento que inicia às 14h do dia 02 de abril com o Painel Mercado. Entre as palestras, André Machado destaca a visão do consumidor no mercado de carnes. No mesmo dia, Eduardo Leffer aborda o gerenciamento de uma integração AGP Free. Os nomes dos demais palestrantes serão divulgados em breve.
A programação do dia 03 de abril inicia às 8h com a palestra “Critérios de condenação, a visão europeia” com Philip Paul Hammond; “Critérios de condenação, a visão brasileira” será o tema apresentado pelo palestrante Elci Dickel; Nathan Wideman tratará da Avaliação das melhores práticas para redução de Campylobacter e Salmonella nas plantas processadoras de aves. No mesmo dia, Eduardo Souza, Mark Cooper e Paula Riboulet falam sobre o frango de corte do futuro. A programação científica do dia encerra com a palestra “Fatores que afetam a qualidade dos pintinhos e o desempenho no abate”, com Alex Maiorka.
No terceiro dia do SBSA, Oscar Morales destaca a “Fisiopatologia e seus custos sobre a resposta do sistema digestório”. Na sequência, Doug Kover palestra sobre “Custos de energia da dieta nas infecções por coccidiose ou vacinação”. O evento apresenta ainda Fernando Rutz falando sobre doenças metabólicas e miopatias e Luiz Felipe Caron, que destaca o controle de de salmoneloses com vacinação” Palestrante: Luiz Felipe Caron.

SBSA
Caron analisa riscos da Influenza aviária e aponta estratégias de proteção para as granjas brasileiras

SBSA
Tiago Mores analisa os 25 anos do SBSA e projeta o futuro do evento

O Simpósio Brasil Sul de Avicultura (SBSA), promovido pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet), foi realizado de 08 a 10 de abril, em Chapecó (SC), e reuniu mais de 2,2 mil participantes em sua edição comemorativa de 25 anos. Em entrevista à jornalista do Jornal O Presente Rural, Jaqueline Galvão, o presidente do Nucleovet, Tiago Mores, destacou a trajetória e a relevância do SBSA para o Nucleovet, bem a ascensão do evento junto com o crescimento da avicultura brasileira.
Ele também falou da grande participação do público, que superou as expectativas, com representantes de diversos estados brasileiros e também do exterior, citou os principais temas que nortearam as discussões da programação técnica, e enfatizou a movimentação da 16ª Brasil Sul Poultry Fair, que contou com mais de 70 empresas nacionais e multinacionais reunidas em um espaço de networking, tecnologia e negócios voltados para a avicultura.
E ainda fez algumas projeções para o futuro do SBSA, com planos de expansão, novos formatos e ainda mais integração entre os participantes, além de anunciar a data da edição 2026.
Acompanhe a entrevista completa e confira os destaques desse encontro que movimenta o setor avícola da América Latina.
SBSA
Da fábrica ao campo: tecnologia e probióticos para nutrição de precisão e saúde intestinal

A busca por desempenho na produção animal vai muito além da formulação da ração. Com ferramentas como o AminoNIR, a Evonik revoluciona o controle de qualidade e promove uma nutrição de precisão desde a análise das matérias-primas até o ajuste das matrizes nutricionais, otimizando custos e desempenho. Para garantir que essa nutrição funcione na prática, entra o Ecobiol, probiótico de alta eficiência, que modula a microbiota intestinal, inibindo patógenos e promovendo saúde mesmo sem uso de antibióticos. Uma combinação poderosa de tecnologia e biociência, da fábrica à granja.



