Avicultura
Simpósio da ACAV celebra 30 anos com homenagens e reconhecimento aos melhores da avicultura
Evento reuniu 1,5 mil participantes, celebrou pioneiros da avicultura catarinense, premiou destaques técnicos e encerrou com o tradicional Jantar do Galo.

Após três dias intensos de partilha de conhecimento e networking, durante o 15º Simpósio Técnico da ACAV, realizado no CentroSul, em Florianópolis (SC), estudantes, especialistas, profissionais experientes e autoridades do setor de avicultura se reuniram no início da noite de quinta-feira (07), para acompanhar uma homenagem atenciosa aos 30 anos de história do simpósio, seguido do Jantar do Galo. Afinal, o primeiro evento foi realizado em 1995, na cidade de Xanxerê, Oeste de Santa Catarina, quando um grupo de lideranças decidiu criar um espaço de encontro técnico e estratégico voltado às incubadoras e matrizes. De lá para cá, o evento tornou-se um dos mais importantes do setor e que está no calendário de grandes empresas.
Para marcar a celebração destas três décadas, a organização do simpósio contou com o talento e a criatividade do artista Luciano Martins, que também assinou as ilustrações que ficaram expostas no lounge do evento, durante os três dias de simpósio. Ele produziu e entregou em mãos uma ilustração criada exclusivamente para esta edição comemorativa. As autoridades que estiveram no palco para realizar a entrega da homenagem, ao lado do artista, foram Bento Zanoni, coordenador geral do evento deste ano, Marcondes Aurélio Moser, presidente da ACAV, Ronaldo Muller e José Antônio Ribas Júnior, ambos ex-presidentes da ACAV.

Estudantes, especialistas, profissionais experientes e autoridades do setor de avicultura se reuniram para acompanhar uma homenagem atenciosa aos 30 anos de história do simpósio – Foto: Leticia Bombo/MB Comunicação
Os homenageados da noite foram escolhidos por seu papel fundamental como integrantes pioneiros da comissão organizadora do simpósio. Foram eles que idealizaram, acreditaram e deram os primeiros passos para transformar o evento na proporção que ele tem atualmente. São eles: Fábio Bittencourt, que também representou Cláudio Luis Schell a pedido da família, Marcos Téo e Celso Matiollo. A ocasião foi seguida de uma homenagem póstuma a Cláudio Luis Schell.
Encerrando o momento de homenagens, o presidente da ACAV, Marcondes Aurélio Moser, fez questão de agradecer às 1500 pessoas que fizeram o 15º Simpósio da ACAV acontecer. Ele reforçou a importância de conexão e do crescimento do setor com tanta troca de informações entre profissionais importantes para a avicultura. “Viva a avicultura catarinense”, finalizou. Matiolo, por sua vez, de forma bastante entusiasmada, agradeceu a todos e relembrou as famílias Brandalize, Fontana e Paludo que deram início à avicultura de escala, tornando Santa Catarina e o Brasil reconhecidos como uma potência mundial. Já Zanoni, após parabenizar a todos, fez questão de lembrar que a data do simpósio de 2027 está marcada e será de 10 a 12 de agosto: “muito obrigado e nos vemos no próximo simpósio”, disse.
Finalizando os discursos de agradecimento, Ribas parabenizou a todos os diretores e ex-diretores, bem como o artista Luciano Martins. “O setor engloba uma boa parte das pessoas que fazem o Brasil que dá certo. A avicultura tem muitos reconhecimentos e faz um trabalho muito sério de biosseguridade, essa talvez seja a nossa maior virtude! Que continue sendo uma história de sucesso”, concluiu.
Premiações
Após a celebração aos homenageados, foi realizada a entrega da Premiação Melhores Lotes Cobb, tendo como referência o ano de 2024. Para o entregar os troféus, subiram ao palco, o diretor de serviço técnico de vendas da Cobb-Ventress LatCan, Vitor Hugo Bradalize, o diretor-associado de serviços técnicos no Brasil, Eduardo Loewen, o gerente regional da Cobb para Santa Catarina e Rio Gramde do Sul, Elisar Camilotti e o diretor de vendas Gustavo Trtiquês.
Em Santa Catarina, os destaques foram:
– Na categoria Ovos Totais, com a marca de 192.9 ovos por fêmea no lote 27, a vencedora foi a Granja Faria, representada por João Panho e Kleber Martins;
– Na categoria Melhor Índice de Eclosão do estado, com média de 85% no lote 213/15, a vencedora foi a Aurora, representada por Luis Carlos Farias e Wendy Bresolin;
No Rio Grande do Sul, os destaques foram:
– Na categoria Ovos Totais, com 188,7 ovos por fêmea no lote 318, a vencedora foi a Granja Pinheiro, representada por Diego Migliavaca e Guilherme Marcansoni;
– Na categoria Melhor Índice de Eclosão, com média de 81,8% no lote 316, a vencedora foi a Vibra, representada por Giovani Mariani.
Encerramento
Após momentos emocionantes e de atenção com a história do simpósio e da avicultura catarinense, a jornalista Fabiana Nascimento encerrou o momento, convidando a cantora Melizza para subir ao palco e embalar a todos os presentes durante o tão esperado Jantar do Galo.
O 16º Simpósio Técnico da ACAV será realizado de 10 a 12 de agosto de 2027, no CentroSul, em Florianópolis (SC). É possível acompanhar as novidades pelo site, clique aqui e acesse, e pelas redes sociais no @acavsc.

Avicultura
Asgav encerra segunda etapa de campanha de biosseguridade com ampla mobilização no Rio Grande do Sul
Ação combinou rádio e mídias digitais para levar orientações técnicas a produtores, trabalhadores e à população, fortalecendo a cultura de prevenção sanitária na avicultura.

A Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) concluiu a segunda etapa de sua campanha de conscientização sobre biosseguridade com ampla repercussão no Rio Grande do Sul. A iniciativa combinou ações em rádio e plataformas digitais para disseminar orientações técnicas e ampliar o conhecimento sobre a importância da prevenção sanitária na avicultura, alcançando milhões de pessoas em diferentes regiões do Estado.
Ao longo da campanha, foram veiculados 12 boletins comerciais em 260 emissoras de rádio gaúchas. Segundo a entidade, cada material registrou média de 3,1 milhões de reproduções, levando informações sobre biosseguridade e sobre a relevância econômica e social da atividade avícola para dezenas de municípios.
A ação teve como principal objetivo reforçar a adoção de medidas preventivas consideradas essenciais para a proteção dos plantéis e para a manutenção do status sanitário que sustenta a competitividade da avicultura brasileira nos mercados nacional e internacional.
Além de orientar produtores e trabalhadores do setor, a campanha buscou aproximar o tema da população em geral, destacando que a prevenção de enfermidades depende do comprometimento de todos os elos da cadeia produtiva.
Como complemento às ações no rádio, a Asgav ampliou sua estratégia de comunicação digital. Em parceria com a médica-veterinária Caroline Freitas, foram produzidos nove vídeos técnicos com orientações práticas sobre procedimentos e dispositivos de biosseguridade utilizados nas granjas avícolas. Os conteúdos foram publicados semanalmente durante dois meses nas redes sociais da entidade e compartilhados por agroindústrias, instituições parceiras e grupos especializados do setor.
Para o presidente executivo da Asgav, José Eduardo dos Santos, a campanha já se consolida como uma referência para a avicultura nacional. “Esta foi a segunda edição desta campanha da Asgav

Presidente executivo da Organização Avícola do Estado do Rio Grande do Sul (Asgav/Sipargs), José Eduardo dos Santos: “Esta foi a segunda edição desta campanha da Asgav sobre biosseguridade, que além de muito importante e necessária, é modelo, motivadora e fonte inspiradora para a realização de outras atividades” – Foto: Divulgação/Asgav
sobre biosseguridade, que além de muito importante e necessária, é modelo, motivadora e fonte inspiradora para a realização de outras atividades nesta mesma linha que ajudam muito o setor”, afirma.
Segundo Santos, o encerramento desta etapa não representa o fim das ações de conscientização. A entidade pretende manter o tema em evidência por meio de palestras, eventos, reuniões técnicas e iniciativas de mobilização junto a agroindústrias e produtores.
A Asgav também deverá atuar em conjunto com outras iniciativas voltadas à promoção da biosseguridade, entre elas a campanha lançada recentemente pela Associação Brasileira de Proteína Animal e pelo projeto Vida de Granja. As ações têm como foco ampliar a adoção de procedimentos preventivos nas propriedades avícolas por meio de uma comunicação acessível e direcionada ao público do campo.
Em um contexto de vigilância permanente sobre a sanidade animal, a entidade avalia que o investimento contínuo em informação e conscientização permanece entre as principais ferramentas para reduzir riscos sanitários, preservar mercados e fortalecer uma cadeia produtiva estratégica para a economia gaúcha. A avicultura está entre as atividades agropecuárias de maior relevância no Estado, gerando empregos, renda e movimentando diferentes segmentos econômicos ligados à produção de proteína animal.
Avicultura
Programa Ovos RS certifica 16 empresas e reforça foco em biosseguridade após caso de Influenza aviária
Encontro da cadeia produtiva gaúcha debateu mercado, auditorias técnicas, desafios de competitividade e estratégias para fortalecer a produção de ovos no Estado.

A cadeia produtiva de ovos do Rio Grande do Sul reuniu-se no último dia 28 de maio, em Garibaldi (RS), para avaliar os resultados do Programa Ovos RS, discutir os desafios do mercado e reforçar medidas de biosseguridade em um momento de atenção redobrada para a sanidade avícola.

Foto: Divulgação/Asgav
Promovido pela Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), o encontro anual ocorreu no Vale dos Vinhedos e reuniu representantes de granjas, empresas apoiadoras, órgãos de fiscalização e autoridades sanitárias estaduais e federais.
Entre os principais temas debatidos estiveram o desempenho do setor em 2025, os resultados das auditorias realizadas nas propriedades participantes, o cenário econômico da atividade e as ações de prevenção sanitária após o registro de casos de influenza aviária no país neste ano.
Auditorias apontam evolução das granjas
Durante o encontro, o presidente executivo da Organização Avícola do Rio Grande do Sul (Asgav/Sipargs) e coordenador do Programa Ovos RS, José Eduardo dos Santos, apresentou um panorama do mercado de ovos no Estado e no Brasil, além do balanço das atividades desenvolvidas pelo programa ao longo do último ciclo.
A coordenadora técnica do Programa Ovos RS, Caroline Freitas, detalhou os resultados das auditorias realizadas nas

Coordenadora técnica do Programa Ovos RS, Caroline Freitas – Foto: Divulgação/Asgav
granjas participantes em 2025. Segundo ela, as avaliações permitiram acompanhar a evolução dos estabelecimentos e monitorar indicadores técnicos relacionados às boas práticas de produção.
Criado há mais de uma década, o Programa Ovos RS atua na orientação técnica das empresas, no incentivo à adoção de protocolos de qualidade e no fortalecimento da conformidade sanitária das granjas gaúchas.
Biosseguridade ganha protagonismo
A biosseguridade foi um dos temas centrais da programação. O assunto ganhou relevância diante do cenário sanitário enfrentado pela avicultura brasileira em 2025 e das medidas adotadas para preservar a condição sanitária do plantel nacional. “Este encontro é fundamental para alinharmos estratégias, prestarmos contas, apresentarmos relatório de atividades e reforçarmos o compromisso do setor com a qualidade, a biosseguridade e a evolução contínua da indústria e produção de ovos no Rio Grande do Sul”, afirmou Santos.
Representando o Ministério da Agricultura e Pecuária, Marcos Paulo Damaren Borges, chefe do 10º Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sipoa), destacou o papel do Programa Ovos RS no fortalecimento da cadeia produtiva e ressaltou a importância das atividades de fiscalização e inspeção para garantir a segurança dos alimentos de origem animal.

Chefe do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul, Rosane Collares – Foto: Divulgação/Asgav
Já Rosane Collares, chefe do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul, abordou a atuação da pasta durante o enfrentamento do foco de influenza aviária registrado no Estado neste ano e ressaltou a importância das ações preventivas adotadas pelo setor.
Mercado e competitividade
O encontro também abriu espaço para a discussão sobre o ambiente econômico da atividade. Representando o setor produtivo, Ivandro Pianegonda, gerente comercial da Granja Faria/Stragliotto, apresentou uma análise sobre o atual momento do mercado de ovos, abordando questões relacionadas à competitividade, custos de produção, consumo e perspectivas para as empresas.
Segundo ele, a coordenação entre os diferentes elos da cadeia será determinante para enfrentar os desafios do setor nos próximos anos.
Selo reconhece boas práticas
Ao final da programação, 16 estabelecimentos receberam certificação para utilizar o selo Ovos RS, reconhecimento concedido às empresas que atingiram índice superior a 80% de conformidade no checklist técnico de avaliação do programa.
Também foram homenageadas empresas apoiadoras que contribuem para a manutenção das atividades

Foto: Divulgação/Asgav
desenvolvidas pela iniciativa.
Com mais de dez anos de atuação, o Programa Ovos RS tornou-se uma das principais ferramentas de qualificação da cadeia produtiva de ovos do Estado, reunindo ações de assistência técnica, capacitação, promoção institucional e incentivo à adoção de boas práticas de produção.
Durante o encontro, a Asgav também informou que a capacitação técnica anual do Programa Ovos RS deverá ser incorporada à programação da Conbrasfran 2026, movimento que pode resultar, futuramente, na unificação dos dois eventos.
Avicultura
Ovos registram novas valorizações e alcançam até R$ 183,97 por caixa
Grande Belo Horizonte apresenta o maior preço entre as praças acompanhadas pelo Cepea.

Os preços dos ovos encerraram o mês de maio em alta na maior parte das regiões acompanhadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). O movimento foi mais intenso nas principais praças produtoras e consumidoras do país, com destaque para São Paulo, onde as cotações registraram os maiores avanços do período.
Em Bastos (SP), uma das principais referências da avicultura de postura nacional, o ovo branco foi comercializado a R$ 154,29 por caixa, alta diária de 4,95%. O ovo vermelho alcançou R$ 174,29 por caixa, com valorização de 2,99%.

Na Grande São Paulo, os preços também avançaram de forma expressiva. O ovo branco foi negociado a R$ 162,14 por caixa, aumento de 3,07%, enquanto o vermelho chegou a R$ 182,62 por caixa, com alta de 4,09%.
Em Minas Gerais, a região da Grande Belo Horizonte registrou valorização de 1,44% para o ovo branco, cotado a R$ 164,84 por caixa. O ovo vermelho teve aumento ainda maior, de 1,94%, alcançando R$ 183,97 por caixa, o maior valor entre as regiões monitoradas pelo Cepea.
No Espírito Santo, em Santa Maria de Jetibá, outro importante polo de produção, os preços também subiram. O ovo branco foi negociado a R$ 150,96 por caixa, avanço de 0,67%, enquanto o vermelho atingiu R$ 180,28 por caixa, alta de 1,58%.
A única exceção entre as praças analisadas foi Recife (PE). Na capital pernambucana, o ovo branco apresentou retração de 1,30%, sendo comercializado a R$ 151,72 por caixa. O ovo vermelho foi cotado a R$ 169,68 por caixa.
Os dados do Cepea mostram um cenário de valorização predominante no mercado de ovos ao final de maio, especialmente nas regiões do Sudeste, onde se concentram importantes polos de produção e consumo do produto.



