Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias Feira agropecuária

Show Rural Coopavel começa em Cascavel

O Show Rural Coopavel conta com uma programação repleta de novas tecnologias e soluções digitais para os produtores rurais, para que os visitantes consigam levar para casa muito mais que novos conhecimentos, soluções tecnológicas para múltiplas áreas do campo.

Publicado em

em

Fotos: Jaqueline Galvão/Giuliano De Luca/OP Rural

Abrindo o calendário anual de feiras agropecuárias do Brasil, o Show Rural Coopavel, evento que é referência mundial em tecnologia para o setor, iniciou nesta segunda-feira (07) em Cascavel, na região Oeste do Paraná. A feira segue até sexta-feira (11), no Parque Tecnológico da Coopavel, às margens da BR-277, km-577, saída para Curitiba.

O parque foi aberto para visitação da 34ª edição às 08 horas e um grande público já circula pela área de 720 mil metros quadrados, que neste ano reúne 400 expositores que mostram o melhor de novidades, inovações e tecnologias para os mais diferentes segmentos da cadeia do agronegócio. Em relação a última edição presencial, esse ano são 150 a menos em virtude da pandemia da Covid-19. Os acessos ao estacionamento e ao parque são gratuitos e a visitação estará aberta diariamente até às 17 horas.

O Show Rural Coopavel coloca o Paraná no centro do agronegócio brasileiro e reúne as principais tecnologias mundiais de inovação em um único ambiente.

Nesta edição, o evento conta com diversas novidades, como supermáquinas, com um espaço novo para avicultura, uma área maior para pecuária e fontes de energia limpa, como um gerador de energia eólica, além do Show Rural Digital, que em um espaço de 8,7 mil metros quadrados reunirá algumas das mais inovadoras empresas digitais que mudam a forma como as pessoas vivem e como as empresas e os agropecuaristas empreendem na atualidade. Além de outras atrações como experiência 5G e a realização de hackathon, Fórum de TI das Cooperativas, Boot Camp, demonstrações de drones e rovers, e ainda palestras e encontros de investidores com startups.

Ampla programação

O Show Rural Coopavel conta com uma programação repleta de novas tecnologias e soluções digitais para os produtores rurais, para que os visitantes consigam levar para casa muito mais que novos conhecimentos, soluções tecnológicas para múltiplas áreas do campo. E todas estão reunidas no Show Rural Digital, que fez sua estreia no primeiro dia do evento, nesta segunda-feira.

Os eventos do Show Rural Digital começaram às 09 horas, com o Iguassu Valley Show, que reuniu especialistas em tecnologia e startups para apresentar ideias de desenvolvimento, automatização e eficiência nas mais diversas áreas, a fim de facilitar a vida dos produtores, administrar e aumentar a produtividade.

Os convidados para o Iguassu Valley Show palestraram sobre monitoramento de produtividade e de propriedades, monitoramento climático, Inteligência Territorial, inovação e desenvolvimento de projetos, Inteligência Artificial, conexão e muito mais.

Presidente da Biopark, Luiz Donaduzzi. – Foto: Divulgação/Show Rural

Além das palestras com especialistas, o público teve espaço para retirar suas dúvidas e conversar diretamente com os palestrantes. O tema do Iguassu Valley Show é “Inovação Aberta”.

“A inovação é um processo extenso, mas que traz muitos benefícios a longo prazo. Tudo o que fazemos hoje tem um dedinho de inovação e isso tem nos impulsionado muito em direção ao futuro”, diz o presidente da Biopark e um dos palestrantes do evento, Luiz Donaduzzi. Na oportunidade, a Biopark lançou a Fazenda Smart, um campo experimental de demonstração agro.

Visitação

De acordo com a organização, a expectativa é receber por dia entre 12 a 15 mil pessoas, o que que representa menos da metade do público diário de edições anteriores. “Faremos desse um grande evento, com o melhor que há no mundo em inovações para o campo”, afirmou o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.

O restaurante com capacidade para quatro mil pessoas, vai receber apenas 1.284 ao mesmo tempo, para evitar aglomerações.

Para a segurança dos visitantes, será obrigatório o uso de máscara durante toda a visita. Haverá aferição da temperatura corporal nos portões de entrada, distribuição de álcool em gel em vários pontos estratégicos do parque e acionamento dos bebedouros com o pé.

Notícias

Baixa oferta de qualidade volta a elevar preços do trigo

Com isso muitos vendedores, capitalizados, se mostram resistentes nas negociações envolvendo grandes volumes.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Arquivo OPR

Levantamento do Cepea aponta que a baixa oferta de trigo de qualidade superior tem acirrado a disputa entre compradores por novos lotes, além de elevar os preços internos do cereal.

Com isso, segundo pesquisadores do Cepea, muitos vendedores, capitalizados, se mostram resistentes nas negociações envolvendo grandes volumes.

Neste período de entressafra, esses agentes estão atentos, também, às incertezas em relação à área, ao clima e aos custos externos, ainda conforme pesquisas do Cepea.

No campo, o Deral/Seab indica que alguns produtores do Paraná começaram a semeadura da nova safra, com destaque para os da região norte do estado.

 

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo

Notícias Edição 2024

Fenasul Expoleite é cancelada no Rio Grande do Sul; nova data será discutida

Enchentes que assolam o estado afetaram de forma drástica os produtores gaúchos de leite.

Publicado em

em

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Por meio de nota oficial divulgada nesta terça-feira (07), a comissão organizadora da Fenasul Expoleite comunica o cancelamento da edição 2024 do evento, que estava prevista para ocorrer entre os dias 15 e 19 de maio no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

A decisão, tomada em conjunto com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), a Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), a Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Fetag) e a Prefeitura de Esteio, organizadoras da feira, foi tomada em decorrência das inundações que assolam o Rio Grande do Sul. “Diante da tragédia humanitária que assola o nosso estado, o momento agora é de união de esforços para preservar e salvar vidas”, destaca a nota.

“Nos solidarizamos com todos os que estão sofrendo e lamentamos profundamente as perdas significativas decorrentes das enchentes, que incluem os nossos produtores rurais e os setores produtivos do estado”, complementa o comunicado.

A comissão organizadora informa que a realização de um novo evento será discutida em momento oportuno, após a superação da crise e a avaliação dos impactos das enchentes.

Prioridade é o auxílio às vítimas

Neste momento, as entidades que compõem a comissão organizadora da Fenasul Expoleite estão focadas em auxiliar as vítimas das inundações. A Seapi, por exemplo, está atuando na distribuição de alimentos, água potável e outros itens de necessidade básica, além de prestar apoio técnico aos produtores rurais que tiveram suas propriedades afetadas.

As demais entidades também estão mobilizadas em ações de solidariedade, como a doação de recursos para entidades que estão atuando no auxílio às vítimas e a organização de campanhas de arrecadação de donativos.

A Fenasul Expoleite reconhece a importância do evento para o agronegócio do Rio Grande do Sul e para a economia do estado como um todo. No entanto, diante da grave situação humanitária que se apresenta, a comissão organizadora entende que o cancelamento da feira é a medida mais responsável e solidária neste momento.

A comissão agradece a compreensão de todos e se coloca à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais.

Fonte: Assessoria Seapi
Continue Lendo

Notícias Inundações no Rio Grande do Sul

Com sistema de Defesa Agropecuária fora do ar, Seapi permite emissão manual de GTAs

Emissão de Guias de Trânsito Animal está sendo realizada de forma emergencial para abate e alojamento de animais pelas supervisões regionais da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação. A partir de quarta-feira (08), um módulo de emissão emergencial de GTAs estará disponível na Plataforma de Defesa Sanitária Animal do Rio Grande do Sul.

Publicado em

em

A emissão das Guias de Trânsito Animal (GTAs) no Rio Grande do Sul está sendo realizada de forma emergencial nesta terça-feira (07), em decorrência da saída do ar do Sistema de Defesa Agropecuária (SDA). A medida, válida apenas para abate e alojamento de animais, visa minimizar os impactos da inundação no data center da Procergs.

“As GTAs serão preenchidas manualmente pelas supervisões regionais da Secretaria, em apenas dois casos: para abate e alojamento, no caso de pintos de um dia e suínos, que serão analisados caso a caso. Todas as outras formas de movimentação, seja para comércio ou eventos, não estarão autorizadas”, ressalta a diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Seapi, Rosane Collares.

A partir de quarta-feira (08), um módulo de emissão emergencial de GTAs estará disponível na Plataforma de Defesa Sanitária Animal (PDSA-RS), mantida pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). “Dessa forma, os médicos-veterinários habilitados poderão emitir nessa plataforma também”, complementa Rosane.

Para solicitar as GTAs, os produtores devem entrar em contato com as supervisões regionais, por e-mail ou WhatsApp. As GTAs serão emitidas e enviadas em formato PDF por estes canais. “Já está tudo alinhado com os estados de Santa Catarina e Paraná para a apresentação da guia neste formato”, conclui a diretora do DDA.

Contatos

Supervisão Regional Alegrete: (55) 99644-5082 / reg-alegrete@agricultura.rs.gov.br

Supervisão Regional Bagé: (53) 99967-7486 / reg-bage@agricultura.rs.gov.br

Supervisão Regional Caxias do Sul: (51) 98594-3545 / reg-caxiasdosul@agricultura.rs.gov.br

Supervisão Regional Estrela: (55) 99994-3711 / reg-estrela@agricultura.rs.gov.br

Supervisão Regional Ijuí: (55) 99132-3586 / reg-ijui@agricultura.rs.gov.br

Supervisão Regional Lagoa Vermelha: (54) 99928-1848 / reg-lagoavermelha@agricultura.rs.gov.br

Supervisão Regional Osório: (51) 99926-7027 / reg-osorio@agricultura.rs.gov.br

Supervisão Regional Palmeira das Missões: (54) 99954-6386 / reg-palmeiradasmissoes@agricultura.rs.gov.br

Supervisão Regional Passo Fundo: (54) 99914-9177 / reg-passofundo@agricultura.rs.gov.br

Supervisão Regional Pelotas: (53) 99990-7095 / reg-pelotas@agricultura.rs.gov.br

Supervisão Regional Porto Alegre: (51) 99423-8429 / reg-portoalegre@agricultura.rs.gov.br

Supervisão Regional Rio Pardo: (51) 99878-8886 / reg-riopardo@agricultura.rs.gov.br

Supervisão Regional São Luiz Gonzaga: (55) 99997-6760 / reg-saoluizgonzaga@agricultura.rs.gov.br

Supervisão Regional Santa Maria: (55) 99159-1397 / reg-santamaria@agricultura.rs.gov.br

Supervisão Regional Santa Rosa: (55) 98129-3745 / reg-santarosa@agricultura.rs.gov.br

Fonte: Assessoria Seapi
Continue Lendo
IMEVE BOVINOS EXCLUSIVO

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.