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“Ser otimista é o dever de toda liderança”, afirma Neivor Canton
Presidente da Aurora Coop relata sua trajetória, fala sobre desafios e expõe algumas perspectivas futuras.
Eleito Empresário do Ano 2022, Neivor Canton chegou em Chapecó (SC) há 16 anos, integrando movimento cooperativo no setor do agronegócio. Cooperativista, filho de um casal de pequenos produtores rurais, desde cedo se dedicou ao agronegócio.
Ao agradecer o reconhecimento na noite de eleição, disse que receber o Troféu Nelson Galina é uma honra. “Receber esse reconhecimento da sociedade empresarial de Chapecó é uma honra, especialmente por poder compartilhar esse momento com dois ilustres e renomados empresários. Divido por três essa honraria”.
A lista dos três empresários mais votados foi composta por Canton, pelo empresário do ramo das comunicações e do setor hoteleiro, Alfredo Lang, que dirige o Grupo Condá de Comunicação, e pelo proprietário do Grupo Eko’7 Brasil, Paulo de Souza. A honraria é entregue anualmente pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC).
Nesta entrevista, Canton relata sua trajetória, fala sobre desafios e expõe algumas perspectivas futuras.
O que representou para o senhor a eleição de empresário do ano?
Sem dúvida, foi uma honra muito grande receber essa distinção da comunidade empresarial de Chapecó, ao lado de outros dois exitosos empresários que compuseram conosco a lista tríplice, Alfredo Lang e Paulo de Souza. É preciso destacar, contudo, que se trata verdadeiramente de um reconhecimento ao sistema cooperativista ancorado na Aurora Coop e aos seus benfazejos efeitos sociais e econômicos.
Sua atuação no municipalismo, no cooperativismo, no agronegócio e nas entidades empresariais e comunitárias foi determinante na sua eleição?
A vida é como a matemática: em nossa trajetória algumas ações se somam, outras se subtraem, mas o importante é o sinal de igualdade que deve presidir nossas ações. Acredito que, além da generosidade dos empresários que votaram em nós, nossa trajetória em importantes instituições públicas possivelmente foi levada em consideração. Refiro-me à administração municipal, Fecam, Ocesc, Fecoagro etc.
Um breve relato de sua trajetória: como o Senhor iniciou sua vida empresarial?
Sou natural de Ipumirim, tenho 68 anos de idade, sou casado com Rosane Marina de Marco Canton e tenho três filhos: Cândida, Joseane e Neivor Augusto. Comecei a trabalhar muito cedo e sempre tive participação social e associativista. Meu primeiro emprego foi de office-boy de um escritório de contabilidade, em Ipumirim, onde tive meus primeiros contatos com o mundo empresarial. Tive uma passagem pela vida pública (fui vice-prefeito e prefeito de Ipumirim/SC) e depois ingressei no universo do cooperativismo. Presidi a Cooperativa de Produção e Consumo Concórdia (Copérdia), a Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro) e a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc). Quando era prefeito, comandei a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e a Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (Amauc). Concluí graduação em Direito e especialização em Direito Tributário e em Direito Administrativo. Sucedi o saudoso Mário Lanznaster na presidência da Cooperativa Central Aurora Alimentos (Aurora Coop) em 2020.
Quais eram os principais desafios, na época e quais são os principais desafios hoje?
O oeste catarinense era uma região muito isolada, carente de infraestrutura e distante dos centros de poder. Era necessária muita tenacidade para viabilizar empreendimentos em qualquer área da economia, seja na agropecuária, na indústria ou no setor de serviços. Nesse cenário, as cooperativas foram as grandes âncoras do desenvolvimento econômico da região. Hoje, com a globalização da economia, os desafios não mudaram muito em essência, mas as exigências são muitas. Precisamos produzir com eficiência e sustentabilidade para atingir os mercados mundiais. Apesar dos recursos tecnológicos que dispomos, continuamos penalizados pelas deficiências de infraestrutura das regiões produtoras.
O senhor dirige a Aurora Coop, uma empresa de alma cooperativista. O que a distingue, na essência, das empresas mercantis?
As empresas cooperativistas – como a Aurora Coop e suas 11 cooperativas filiadas – estão enraizadas nas regiões onde atuam e ali permanecem fieis aos seus cooperados, gerando desenvolvimento econômico e qualidade de vida. Os resultados obtidos são integralmente investidos nas comunidades locais. Essa realidade é uma expressão dos princípios do cooperativismo universal que a Aurora Coop defende e põem em prática desde a sua fundação. São diferenciais que a comunidade regional envolvente e o mercado reconhecem e valorizam. Atuamos para manter a sustentabilidade e a rentabilidade de toda a imensa cadeia produtiva na qual atuamos para que todos os atores envolvidos nesse encadeamento produtivo tenham, igualmente, continuidade e prosperidade.
Em qual fator reside o sucesso da Aurora Coop?
Um deles é a coesão que caracteriza o sistema Aurora Coop, que reúne as cooperativas agropecuárias, as famílias rurais no campo e os milhares de trabalhadores nas indústrias. Outro fator é a combinação de arrojo e responsabilidade empresarial associada com eficiência gerencial, tendo como alguns balizadores o interesse pela comunidade, o respeito e a proteção dos recursos naturais na busca permanente da sustentabilidade.
Quais são seus planos empresariais para os próximos anos?
A Aurora Coop desenvolve um programa de investimentos em várias frentes, sendo a principal a ampliação e a modernização de suas fábricas e a construção de novas unidades o que envolve – no horizonte de 10 anos – alguns bilhões de reais e a geração de milhares de empregos.
Que conselho o senhor daria para um empresário que está iniciando seu negócio?
Não importa o tamanho do seu negócio ou da sua empresa, foque no objetivo principal, forme uma boa equipe e a lidere com paixão. Tome todas as “vacinas” que o empreendedorismo requer. Tenha coragem para ousar, mas procure conhecer o mercado onde você quer atuar. Inspire-se nas lideranças que mudaram o Mundo com atitudes inovadoras e ideias disruptivas.
O senhor é um empresário otimista com o futuro do Brasil? O ambiente empresarial está mais hostil hoje?
Ser otimista é o dever de toda liderança. Todo ambiente econômico, em face da competição, é naturalmente hostil. O problema não é esse. O Brasil é um país extraordinário, mas precisa melhorar seu ambiente de negócios, criando incentivos concretos ao empresário e ao empreendedor. Como fazer isso? Reduzindo a carga tributária, diminuindo o excesso de regulamentação, eliminando a burocracia, simplificando a necessidade de controles. Fator essencial é a implementação de uma política econômica – fiscal, monetária e cambial – responsável e confiável, com a adoção de âncora fiscal compatível. Dessa forma ampliaremos a confiança dos investidores do Brasil e do exterior.
Qual sua avaliação sobre o ano de 2022 que chega ao fim?
Superamos a pandemia que assolou o Brasil e o Mundo, mas foi um ano difícil em razão da conjugação, no ambiente global, das crises climática, econômica e política – aqui incluído o conflito Rússia/Ucrânia. A volta do processo inflacionário e o aumento geral nos custos de produção impactaram as empresas de um modo geral e, as famílias, em particular. O agronegócio perseverou, manteve ou ampliou a produção de alimentos e assegurou superávit superior a R$ 140 bilhões na balança comercial.
Quais suas previsões para a economia em 2023 no Brasil e no Mundo?
No plano interno, esperamos que o novo governo conduza com responsabilidade a gestão macroeconômica, proponha e defenda as reformas que o País precisa e encoraje os empresários e o setor produtivo com políticas de incentivo. O agronegócio continuará sendo a locomotiva da economia brasileira, mas é imprescindível manter as políticas de apoio à agropecuária e à agroindústria. No plano externo, tudo indica que será um ano de imensos desafios. Há previsão de recessão na Europa e na América do Norte. China terá um crescimento menor.
Quais as reformas que o senhor considera urgente na República brasileira: a tributária, a administrativa, a trabalhista, a eleitoral?
A verdadeira reforma que precisamos é a reforma moral para o restabelecimento de valores e princípios éticos e morais de todos aqueles que ocupam cargos públicos. A nação brasileira não aceita desonestidade, irresponsabilidade, incompetência e omissão. A par disso, acredito que a mais importante – e também a mais difícil de avançar – é a reforma administrativa. Precisamos dar racionalidade ao Estado brasileiro, esse paquiderme enorme, lento, perdulário, que consome os recursos da Nação e devolve pouco. É imperioso reduzir o tamanho do Estado para que sobrem recursos para investimentos. Em termos relativos ou absolutos a máquina administrativa brasileira (em relação ao PIB) é a mais cara do Mundo. As reformas estruturantes são todas necessárias, mas dependerão de um grande pacto nacional.
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Feicorte: São Paulo impulsiona mudanças no manejo pecuário com opção de marcação sem fogo
Estado promove alternativa pioneira para o bem-estar animal e a sustentabilidade na pecuária. Assunto foi tema de painel durante a Feicorte 2024
No painel “Uma nova marca do agro de São Paulo”, realizado na Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne – Feicorte, em Presidente Prudente (SP), que segue até o dia 23 de novembro, a especialista em bem-estar animal, Carmen Perez, ressaltou a importância de evitar a marcação a fogo em bovinos.
Segundo ela, a questão está diretamente ligada ao bem-estar animal, especialmente no que diz respeito ao local onde é realizada a marcação da brucelose, que ocorre na face do animal, uma região com maior concentração de terminações nervosas, um ponto mais sensível. Essa ação representa um grande desafio, pois, embora seja uma exigência legal nacional, os impactos para os animais precisam ser cuidadosamente avaliados.
“O estado de São Paulo tem se destacado de forma pioneira ao oferecer aos produtores rurais a opção de decidir se desejam ou não realizar a marcação a fogo. Isso é um grande avanço”, destacou Carmen. Ela também mencionou que os animais possuem uma excelente memória, lembrando-se tanto dos manejos bem executados quanto dos malfeitos, o que pode afetar sua condição e bem-estar a longo prazo.
Além disso, a imagem da pecuária é um ponto crucial, especialmente considerando o poder da comunicação atualmente. “Organizações de proteção animal frequentemente utilizam práticas como a marcação a fogo, castração sem anestesia e mochação para criticar a cadeia produtiva. Essas questões podem impactar negativamente a percepção do setor”, alertou. Para enfrentar esses desafios, Carmen enfatizou a importância de melhorar os manejos e de considerar os riscos de acidentes nas fazendas, que muitas vezes são subestimados quando as práticas de manejo não são adequadas.
“Nos próximos anos, imagino um setor mais consciente, em que as pessoas reconheçam que os animais são seres sencientes. As equipes serão cada vez mais participativas, e a capacitação constante será essencial”, afirmou. Ela finalizou dizendo que, para promover o bem-estar animal, é fundamental investir em treinamento contínuo das equipes. “Vejo a pecuária brasileira se tornando disruptiva, com o potencial de se tornar um modelo mundial de boas práticas”, concluiu.
Fica estabelecido o botton amarelo para a identificação dos animais vacinados com a vacina B19 e o botton azul passa a identificar as fêmeas vacinadas com a vacina RB 51. Anteriormente, a identificação era feita com marcação à fogo indicando o ano corrente ou a marca em “V”, a depender da vacina utilizada.
As medidas foram publicadas no Diário Oficial do Estado, por meio da Resolução SAA nº 78/24 e das Portarias 33/24 e 34/24.
Mudanças estabelecidas
Prazos
Agora, fica estabelecido que o calendário para a vacinação será dividido em dois períodos, sendo o primeiro do dia 1º de janeiro a 30 de junho do ano corrente, enquanto o segundo período tem início no dia 1º de julho e vai até o dia 31 de dezembro.
O produtor que não vacinar seu rebanho dentro do prazo estabelecido, terá a movimentação dos bovídeos da propriedade suspensa até que a regularização seja feita junto às unidades da Defesa Agropecuária.
Desburocratização da declaração
A declaração de vacinação pelo proprietário ou responsável pelos animais não é mais necessária. A partir de agora, o médico-veterinário responsável pela imunização, ao cadastrar o atestado de vacinação no sistema informatizado de gestão de defesa animal e vegetal (GEDAVE) em um prazo máximo de quatro dias a contar da data da vacinação e dentro do período correspondente à vacinação, validará a imunização dos animais.
A exceção acontecerá quando houver casos de divergências entre o número de animais vacinados e o saldo do rebanho declarado pelo produtor no sistema GEDAVE.
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Treinamento em emergência sanitária busca proteger produção suína do estado
Ação preventiva do IMA acontecerá entre os dias 26 e 28 de novembro em Patos de Minas, um dos polos da suinocultura mineira.
Com o objetivo de proteger a produção de suínos do estado contra possíveis ameaças sanitárias, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) realizará, de 26 a 28 deste mês, em Patos de Minas, o Treinamento em Atendimento a Suspeitas de Síndrome Hemorrágica em Suínos. A iniciativa capacitará mais de 50 médicos veterinários do serviço veterinário oficial para identificar e responder prontamente a casos de doenças como a Peste Suína Clássica (PSC) e a Peste Suína Africana (PSA). A disseminação global da PSA tem preocupado autoridades devido ao impacto devastador na produção e na economia, como evidenciado na China que teve início em 2018 e se estendeu até 2023, quando o país perdeu milhões de suínos para a doença. Em 2021, surtos recentes no Haiti e na República Dominicana aumentaram o alerta no continente americano.
A escolha de Patos de Minas como sede para o treinamento presencial reforça sua importância como polo suinícola em Minas Gerais, com cerca de 280 mil animais produzidos, equivalente a 16,3% do plantel estadual, segundo dados de 2023 da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). A Coordenadoria Regional do IMA, em Patos de Minas, que atende cerca de 17 municípios na região, tem mais de 650 propriedades cadastradas para a criação de suínos, cuja sanidade é essencial para evitar prejuízos econômicos que afetariam tanto o mercado interno quanto as exportações mineiras.
Para contemplar a complexidade do tema, o treinamento foi estruturado em dois módulos: remoto e presencial. Na fase on-line, realizada nos dias 11 e 18 de novembro, especialistas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Universidade de Castilla-La Mancha, da Espanha e de empresas parceiras abordaram aspectos clínicos e epidemiológicos das doenças hemorrágicas em suínos. Já na fase presencial, em Patos de Minas, os participantes terão acesso a oficinas práticas de biossegurança, desinfecção, estudos de casos, discussões sobre cenários epidemiológicos, coleta de amostras e visitas a campo, além de simulações de ações de emergência sanitária, onde aplicarão o conhecimento adquirido.
A iniciativa do IMA conta com o apoio de cooperativas, empresas do setor suinícola, instituições de ensino, sindicato rural e a Prefeitura Municipal de Patos de Minas, além do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A defesa agropecuária em Minas Gerais depende de ações como essa, fundamentais para evitar a entrada de patógenos e manter a competitividade da produção local. Esse treinamento é parte das ações para manutenção do status de Minas Gerais como livre de febre aftosa sem vacinação.
Ameaças sanitárias e os impactos para a economia
No Brasil, a Peste Suína Clássica está sob controle nas zonas livres da doença. No entanto, nas áreas não reconhecidas como livres, a enfermidade ainda está presente, representando um risco significativo para a suinocultura brasileira. Esta enfermidade pode levar a alta mortalidade entre os animais, além de causar abortos em fêmeas gestantes. Por ser uma enfermidade sem tratamento, a prevenção constante e a vigilância da doença são fundamentais.
A situação é ainda mais crítica no caso da Peste Suína Africana, para a qual não há vacina eficiente e cuja propagação levaria a prejuízos imensos ao setor suinícola nacional, com risco de desabastecimento no mercado interno e aumento dos preços para o consumidor final. Os animais infectados apresentam sintomas como febre alta, perda de apetite, e manchas na pele.
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Faesp quer retratação do Carrefour sobre a decisão do grupo em não comprar carne de países do Mercosul
Uma das principais marcas de varejo, por meio do CEO do Carrefour França, anunciou que suspenderá vendas de carne do Mercosul: decisão gera críticas e debate sobre sustentabilidade.
O Carrefour França anunciou que suspenderá a venda de carne proveniente de países do Mercosul, incluindo o Brasil, alegando preocupações com sustentabilidade, desmatamento e respeito aos padrões ambientais europeus. A afirmação é do CEO do Carrefour na França, Alexandre Bompard, nas redes sociais do empresário, mas destinada ao presidente do sindicato nacional dos agricultores franceses, Arnaud Rousseau.
A decisão gerou repercussão negativa no Brasil, especialmente no setor agropecuário, que considera a medida protecionista e prejudicial à imagem da carne brasileira, amplamente exportada e reconhecida pela qualidade.
Essa decisão reflete tensões maiores entre a União Europeia e o Mercosul, com debates sobre padrões de produção e sustentabilidade como pontos centrais. Para a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), essa decisão é prejudicial ao comércio entre França e Brasil, com impactos negativos também aos consumidores do Carrefour.
Os argumentos da pauta ambiental alegada pelo Carrefour e pelos produtores de carne na França não se sustentam, uma vez que a produção da pecuária brasileira está entre as mais sustentáveis do planeta. Esta posição, vinda de uma importante marca de varejo, é um indício de que os investimentos do grupo Carrefour no Brasil devem ser vistos com ressalva, segundo o presidente da Faesp, Tirso Meirelles.
“A declaração do CEO do Carrefour França, Alexandre Bompard, demonstra não apenas uma atitude protecionista dos produtores franceses, mas um total desconhecimento da sustentabilidade do setor pecuário brasileiro. A Faesp se solidariza com os produtores e espera que esse fato isolado seja rechaçado e não influencie as exportações do país. Vale lembrar que a carne bovina é um dos principais itens de comercialização do Brasil”, disse Tirso Meirelles.
O coordenador da Comissão Técnica de Bovinocultura de Corte da Faesp, Cyro Ferreira Penna Junior, reforça esta tese. “A carne brasileira é a mais sustentável e competitiva do planeta, que atende aos padrões mais elevados de qualidade e exigências do consumidor final. Tais retaliações contra o nosso produto aparentam ser uma ação comercial orquestrada de produtores e empresas da União Europeia que não conseguem competir conosco no ‘fair play’”, diz Cyro.
Para o presidente da Faesp, cabe ao Carrefour reavaliar sua posição e, eventualmente, se retratar publicamente, uma vez que esta decisão, tomada unilateralmente e sem critérios técnicos, revela uma falta de compromisso do grupo com o Brasil, um importante mercado consumidor.
Várias outras instituições se posicionaram contra a decisão do Carrefour, e o Ministério da Agricultura (Mapa). “No que diz respeito ao Brasil, o rigoroso sistema de Defesa Agropecuária do Mapa garante ao país o posto de maior exportador de carne bovina e de aves do mundo”, diz o Mapa em comunicado. “Vale reiterar que o Brasil possui uma das legislações ambientais mais rigorosas do mundo e atua com transparência no setor […] O Mapa não aceitará tentativas vãs de manchar ou desmerecer a reconhecida qualidade e segurança dos produtos brasileiros e dos compromissos ambientais brasileiros”, continua a nota.
Veja aqui o vídeo do presidente.