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Semana Nacional da Carne Suína registra crescimento de 84,4%

Resultados positivos da maior vitrine do mercado brasileiro confirmam efetividade e trazem benefícios para produtores, frigoríficos, varejo e consumidores

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A cadeia de valor da suinocultura comemora os resultados da sétima edição da Semana Nacional da Carne Suína (SNCS), que alcançou crescimento em todas as oito redes participantes, tendo como recorde 84,4%, apresentado pela rede Natural da Terra, em São Paulo. Marcada por sua multicanalidade e versatilidade na hora de comunicar, a SNCS contou com as três principais redes de varejo em faturamento do país, hortifrutis premiados em atendimento e produtos frescos e supermercados que atendem o público de A a D.

Realizada no período de 26 de setembro a 13 de outubro, a SNCS é uma iniciativa da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), com o apoio do Sebrae Nacional, e reuniu as redes Carrefour, Extra, Pão de Açúcar, Grupo Big, Hortifruti, Natural da Terra, Lopes Supermercados e Oba Hortifruti.

A análise da performance das vendas durante a SNCS avaliou o período de campanha versus o mesmo período do ano anterior e mensurou o impacto nas vendas das redes participantes. O método considera as sazonalidades semelhantes, seja hábitos de consumo ou de comportamento de determinadas categorias da loja, e isola os fatores externos que podem influenciar o resultado de determinado período.

Conheça os resultados das redes participantes

Estreante na SNCS, o Carrefour é uma das principais redes do Brasil em faturamento e levou a campanha para 140 lojas distribuídas em 15 estados, com destaque para o Sul do país e a entrada da campanha na região Norte. Durante o período da SNCS, registrou crescimento de até 44% nas vendas em São Paulo e 15% de crescimento nacional. De acordo com o diretor comercial de açougue da rede, Ernesto Dizioli, o resultado é motivo de comemoração. “A semana apresentou resultados positivos para categoria”, explica. “A equipe interna foi liderada muito bem e o apoio e trabalho da ABCS foram base para esse primeiro salto da categoria e que vem ao encontro do programa de qualidade que temos”, concluiu Dizioli.

O Extra, representado em 17 estados e distribuído nas categorias Hiper, Super, Mini e Mercado e a rede Pão de Açúcar, presente na SNCS com Super e Minuto Pão de Açúcar em 12 estados apresentaram, juntos, crescimento em suas mais de 700 lojas. Participantes desde a primeira edição, as redes que juntas formam o Multivarejo apontaram crescimento pelo sétimo ano seguido, registrando 12% em 2019. O gerente comercial de aves, suínos e peixaria do GPA, Rafael Monezi, trouxe uma visão positiva sobre o desempenho de um dos maiores grupos de varejo do país. “A categoria demonstrou mais um ano de crescimento constante, com destaque para os diversos cortes de carne suína resfriados. Com a construção do Plano de Desenvolvimento de Suínos (PDS) e o planejamento prévio, foi ampliado a mobilização e o envolvimento de todas as áreas do Multivarejo”.

O Hortifruti Natural da Terra se destaca no ramo de atuação por seu atendimento e por produtos frescos todos os dias. Com 56 lojas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, a rede registrou em seu segundo ano na SNCS um crescimento de 59,3% na bandeira Hortifruti e de 84,4% no Natural da Terra. O diretor comercial Leonardo Miyao explica que a rede está cada vez mais satisfeita com o crescimento da proteína nas lojas. “Mais um ano de excelentes resultados no incremento da venda da carne suína. São poucos os produtos que no varejo atual crescem nessa proporção e, cada vez mais, estamos apostando nessa proteína e tendo resultados excelentes por parte dos consumidores”.

O Lopes Supermercados pelo segundo ano consecutivo alavancou as vendas de carne suína nas 30 lojas localizadas na região metropolitana de São Paulo. Em 2019, as vendas atingiram patamares de dois dígitos, chegando a aumentos em loja de até 70%, e crescimento total de 43,5%. Segundo a rede, os clientes demonstram um bom reconhecimento da proteína, que foi fruto do incentivo da SNCS com a comunicação e o foco da equipe durante a campanha. Carlos Arraiz, Diretor Comercial do Lopes, ressaltou que a Semana Nacional foi bem executada e ajudou a fortalecer ainda mais o trabalho da rede. “A carne suína está ganhando cada vez mais espaço, é o nosso segundo ano de aumento consecutivo nas vendas. Registramos aumento tanto no volume comprado, quanto no faturamento”.

Com 48 lojas e presença em Goiás, Distrito Federal e São Paulo, o Oba Hortifruti acredita que o desafio de vender mais carne suína também foi cumprido. Com aumento de até 19% em lojas de São Paulo, a rede registrou crescimento total de 10% nesta edição. De acordo com o supervisor de produto, Ederson Lisboa Silva, a rede fidelizou clientes e busca manter o padrão de crescimento das vendas. “Um trabalho de alta intensidade com o apoio da ABCS para fortalecer os produtores, o varejo e o consumidor, traz sempre um resultado positivo. O trabalho executado em loja foi feito de maneira bem assertiva. O desafio é manter a participação da categoria dentro do açougue durante todo ano”.

O Grupo BIG, ex-Walmart Brasil, integrou o time de redes da SNCS 2019 com 216 lojas em 19 estados e penetração significativa no Sul e Nordeste do país. A rede relatou crescimento nas vendas de carne suína e informou que se beneficiou da parceria com a ABCS. Entretanto, no momento atual da Companhia, não há permissão para divulgação de mais informações sobre números.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, falou sobre a importância da SNCS para toda a cadeia de valor e sobre como os resultados positivos refletem também na produção e na indústria frigorífica de suínos, trazendo novas perspectivas de negócios e parcerias que impulsionam o desenvolvimento de toda a atividade, assim como o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS). “A ABCS acredita no seu papel estratégico de transformar a oportunidade que a carne suína tem no varejo brasileiro. O relevante crescimento de todas as redes participantes em vendas e rentabilidade comprova que a carne suína é um bom negócio para toda a cadeia quando trabalhamos de forma integrada e, assim, todos ganham”, afirmou.

Lopes ainda frisou que a cada edição o setor fortalece esse movimento com iniciativas concretas para levar o que há de melhor da carne suína ao alcance de todos. “Agradecemos ao Sebrae Nacional pelo apoio e as redes de varejo participantes pelo engajamento e efetividade ao fazer acontecer essa campanha que propagou por meio de vários formatos e canais a qualidade, a segurança socioambiental, o prazer e a saúde que a carne suína pode oferecer aos consumidores do nosso país”, finalizou.

Fonte: Assessoria
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Notícias Mercado

JBS inaugura unidade de biodiesel em Mafra (SC)

Unidade de biodiesel receberá investimentos de R$ 180 milhões e irá gerar 520 empregos

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Em evento (live) realizado na manhã desta quarta-feira (08) em Mafra (SC), a JBS anunciou o lançamento oficial das obras da nova unidade da JBS Biodiesel no município. Por meio da Seara, a empresa irá investir R$ 180 milhões na unidade. A previsão de inauguração é junho de 2021.

Segundo o governador Carlos Moisés, a nova fábrica trará benefícios ao Estado. “O governo de Santa Catarina segue trabalhando para trazer investimentos e criar mais oportunidades aos catarinenses. Desejo muito sucesso a JBS, tenho convicção que esse empreendimento irá gerar muitos frutos positivos ao nosso Estado e a cidade de Mafra”, conclui o governador do estado, Carlos Moisés.

“No momento em que o país mais precisa, uma empresa consolidada como a JBS, que é referência mundial, chega a Mafra atacando a pandemia do coronavírus em duas grandes frentes: a primeira, investindo na nossa economia implantando a sua nova fábrica de biodiesel – que vai gerar riquezas e empregos para Mafra e toda região – e a segunda, trazendo doações de alimentos, equipamentos e EPIs para assistir a população que mais precisa e garantir o pleno funcionamento dos serviços de saúde”, disse o prefeito do município, Wellington Roberto Bielecki.

A JBS, por meio do seu programa social Fazer o Bem Faz Bem, irá doar R$ 400 milhões para o combate ao Covid-19 em 18 estados e no Distrito Federal e em mais de 200 municípios. Em Santa Catarina, a Companhia fará a doação de R$ 28 milhões em bens como equipamentos médicos, EPIs, produtos de higiene e cestas básicas que beneficiarão quase 2 milhões de pessoas no Estado. No muncípio de Mafra, a Companhia já entregou mais de 30 mil equipamentos de proteção individual (EPIs) – máscaras cirúrgicas e máscaras N95, aventais, luvas descartáveis e toucas –, mais de mil litros de produtos de higiene e limpeza – álcool em gel, álcool líquido e sabonete líquido – e mais de 1.000 cestas básicas.

“Temos um compromisso de longo prazo com o Brasil. Dos mais de 130 mil colaboradores no país, 20 mil estão em Santa Catarina, um estado de grande relevância para JBS e onde operamos 14 fábricas em 11 municípios”, comenta Wesley Batista Filho. “Temos muito orgulho de participar da economia do estado catarinense e contribuir gerando oportunidades em várias áreas, incluindo os mais de 2 mil produtores integrados de aves e suínos com quem a JBS mantem contratos de fornecimento. Essas oportunidades se expandem ainda mais agora, com a chegada de um novo negócio e a inauguração da nossa fábrica de biodiesel em Mafra”, complementa o executivo.

A fábrica da JBS Biodiesel em Mafra terá uma área total de 76 mil metros quadrados, com uma capacidade de produção de cerca de 1 milhão de litros de biodiesel por dia. Assim que finalizada a fase de obras, o que deve acontecer em junho de 2021, a operação deve gerar mais de 500 postos de trabalho entre diretos e indiretos, contribuindo para a movimentação econômica na região.

“Com a unidade de Mafra, a JBS Biodiesel irá mais que dobrar sua capacidade produtiva – de 310 milhões de litros para de 670 milhões/ litros por ano”, explica Nelson Dalcanale, presidente da JBS Novos Negócios, unidade responsável pela JBS Biodiesel, que hoje já opera duas unidades nesse segmento, em Lins (SP) e Campo Verde (MT).

A produção de biodiesel da companhia utiliza, em sua maior parte, gorduras animais provenientes da cadeia produtiva da JBS. Ao destinar corretamente esses resíduos e transformá-los em biocombustível, a companhia agrega valor a este subproduto e promove a sustentabilidade na sua operação.

O município de Mafra está localizado em uma região estratégica para o setor de biocombustível nacional. Além de contar com uma logística eficiente de embarque e desembarque pelos modais ferroviário e rodoviário, está a 120 quilômetros de distância de Araucária (PR), onde está instalada a Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), uma das principais unidades de mistura e distribuição de diesel do país.

Fonte: Assessoria
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Notícias Avicultura

Frigorífico da Plusval entra em operação no Paraná

C.Vale e Pluma são gestoras do abatedouro que vai empregar duas mil pessoas

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Entrou em operação nesta quarta-feira (08) o frigorífico da Plusval em Umuarama, PR. O empreendimento é uma iniciativa da Cooperativa C.Vale e da Pluma Agroavícola, que investiram R$ 60 milhões na reforma e aquisição de novos equipamentos para a indústria. A planta industrial havia sido desativada em 2016 pela Averama.

O presidente da C.Vale e Plusval, Alfredo Lang, e o vice da Plusval, Lauri Paludo, recepcionaram os funcionários, respeitando as medidas de distanciamento. A inauguração do frigorífico será realizada após a pandemia do Covid-19.

No primeiro dia de atividades, a programação prevê o abate de cinco mil frangos, mas nos próximos meses o número deve subir para 60 mil aves/dia. Conforme Lang, a indústria começa empregando 550 funcionários, mas deve chegar a dois mil postos de trabalho e 200 mil aves/dia. O frango da Plusval será comercializado com a marca Levo.

Fonte: Assessoria Cvale
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Notícias Segundo IBGE

Estimativa de junho prevê safra recorde de 247,4 milhões de toneladas em 2020

Quantia corresponde a um aumento de 0,6% em relação à previsão de maio e de 2,5% na comparação com a colheita de 2019

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A safra nacional de grãos deve bater novo recorde e chegar a 247,4 milhões de toneladas em 2020, segundo a estimativa de junho do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgada nesta quarta-feira (08) pelo IBGE. Isso corresponde a um aumento de 0,6% em relação à previsão de maio e de 2,5% na comparação com a colheita de 2019, um aumento de 6 milhões de toneladas.

Esse crescimento na comparação anual resulta, principalmente, do aumento na projeção de 5,6% para a soja (mais 119,9 milhões de toneladas) e de 0,4% para o algodão (mais 6,9 milhões de toneladas), ambos recordes na série histórica. A estimativa de produção de trigo encontra-se 33% maior (7 milhões de toneladas) que a do ano passado.

O analista de Agropecuária do IBGE, Carlos Antônio Barradas, destaca ainda a projeção recorde para a produção de café arábica, que deve chegar a 2,6 milhões de toneladas este ano, ou 44,5 milhões de sacas de 60kg, um crescimento de 28,9% em relação à safra do ano passado, mantendo a hegemonia do país na produção mundial.

“Essa produção de café arábica se deve ao clima que beneficiou as lavouras do Centro-Sul país. Choveu bastante em Minas Gerais no início do ano. Outro fator é a bienalidade positiva da safra, característica fisiológica da planta que alterna ano de elevada produção com ano de baixa produção”, disse o analista, acrescentando que o dólar valorizado e a boa produção devem alavancar as exportações do produto, possibilitando ao país recuperar mercados internacionais importantes.

Barradas cita também a produção do milho, que deve ser 3,0% menor este ano, com produção de 97,5 milhões de toneladas. “Tivemos uma situação excepcional para o milho, principalmente o de 2ª safra, no ano passado. Houve adiantamento da colheita da soja e consequente aumento da janela de plantio do milho. Este ano, isso não ocorreu, então a janela de plantio do milho ficou mais restrita”, explicou ele.

Na comparação mensal, a variação de 0,6% da safra de grãos decorre, principalmente, do aumento na estimativa de soja (547,3 mil toneladas), do milho de 1ª safra (160,8 mil toneladas) e o de 2ª safra (647,7 mil toneladas), da cana-de-açúcar (11,9 milhões de toneladas), e do trigo (82,7 mil toneladas).

“O produtor brasileiro está sempre investindo mais em tecnologia e na ampliação de área de plantação. Com toda essa instabilidade econômica, que eleva o dólar, ele planta porque sabe que seu produto, principalmente soja e milho, são corrigidos em dólar, então o preço está sempre bom. Isso vem gerando recordes sucessivos na safra”, comentou Barradas.

Safra só não deve crescer no Sul

Em 2020, o IBGE projeta crescimento na produção de quase todas as regiões do país, com destaque para o Nordeste (14,3%), Sudeste (7,8%) e Norte (7,0%). No Centro-Oeste, maior produtor do país, a safra deve crescer 3,8%, somando 115,8 milhões de toneladas. Já no Sul, segundo maior produtor, a colheita deve recuar 4,7% (73,6 milhões de toneladas).

Entre os estados, o Mato Grosso deve continuar na liderança como maior produtor nacional de grãos, com uma participação de 28,4%, seguido pelo Paraná (16,4%).

Fonte: Agência IBGE
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