Avicultura Para especialista do mercado de carnes
São nos meios digitais que as opiniões são formadas, inclusive a maneira como comemos
Segundo especialista, é preciso compreender o que pensa o consumidor e o que ele busca

Estamos imersos num mar incertezas, em que o futuro é presente. No passado, uma tecnologia ou comportamento social levava anos, até décadas, para ser adotada em larga escala. Hoje, além de não sabermos o que nos espera, as transformações podem ocorrer de um ano para outro ou até em poucos meses. A disrupções constantes ocorrem nas empresas, desafiam o futuro das profissões, das relações sociais e da economia.
Refletir sobre o mercado mundial e brasileiro de carnes foi a missão do experiente consultor Gordon Butland, diretor da G&S Agriconsultants, durante o 20o Simpósio Brasil Sul de Avicultura, realizado em Chapecó, SC. A palestra abriu o evento, que reuniu mais de dois mil profissionais de toda a América Latina.
No mercado consumidor, a transformação com novas e diferenciadas exigências virou rotina. Tradição não é mais garantia de liderança ou permanência da empresa no mercado. É preciso compreender o que pensa o consumidor e o que ele busca.
Tendências
As pessoas estão consumindo menos proteína animal, constata Butland. “São mudanças no comportamento do consumidor que têm um efeito multiplicador”. Essa e outras tendências correm como um pavio de pólvora no mercado, sendo que as mídias digitais são o elemento condutor. “Temos uma geração que não vive sem celular. Esse aparelho modificou nossa maneira de viver”. Nesse contexto, uma marca não existe se não estiver na palma da mão dos consumidores, que são influenciados pelo que veem na tela. “É nos meios digitais que as opiniões são formadas, inclusive a maneira como comemos”, constata.
O jogo mudou e as regras são outras. “As pessoas não aceitam mais a relação ‘da granja à mesa’. Agora, é o consumidor quem diz o que deve ser produzido”, define. “Eles querem saber de onde vem a comida, como foi produzida e o que realmente tem dentro da embalagem”, complementa.
A linguagem do consumidor é simples e direta. “Ele quer rótulos compreensíveis e tem horror a termos como aditivos, amplamente utilizado na indústria”. Ainda conforme Butland, as pessoas buscam alimentos com menos sódio e querem conhecer os valores nutricionais dos alimentos. Não são apenas os jovens que buscam relações de consumo melhores. “Muitas pessoas com 50 anos ou mais buscam longevidade e ajustam a dieta com esse objetivo, o que inclui comer mais disso ou menos daquilo. Isso muda a forma como produzimos e o que temos produzido”, salienta.
Bem-estar animal e meio ambiente
Bem-estar animal, cuidado com o meio ambiente, redução de antibióticos, são algumas questões que se inserem no sistema produtivo com muita força. Nesse sentido, as auditorias atuam como guardiãs dessas questões. “Sabemos que algumas coisas o consumidor tem na cabeça, não são baseados em fatos científicos. Mas, no supermercado, não podemos esquecer a opinião do público”.
Quais as consequências desses novos parâmetros nas indústrias? “Vamos ter especificações mais complexas, sujeitas a auditorias sem aviso prévio. E querem tudo isso sem pagar mais”, reflete. “Não é invenção de quem faz, mas começa com o consumidor, que está forçando mudanças”, salienta.
Credibilidade
Com informações claras sobre o que está comprando, o consumidor busca construir relações de confiança. Para isso, países, empresas e produtores precisam inspirar credibilidade. Nesse sentido, o sapato aperta de todos os lados. Uma das preocupações das multinacionais, por exemplo, é auditar seus fornecedores globalmente.
O Brasil, grande líder mundial na produção de alimentos, teve sua credibilidade arranhada nos últimos tempos. Butland acredita que ainda existe sujeira debaixo do tapete. “As questões envolvendo o ex-presidente Temer não terminaram. Tudo começou com as delações dos irmãos Batista. Então, podemos voltar às manchetes negativas novamente e ter problemas com isso”.
Restabelecer a credibilidade brasileira é fundamental, na visão de Butland. “E isso não acontece em um ano”, frisa. Ele cita o exemplo da Tailândia, que gerenciou mal a gripe aviária em 2004. “Após isso, levou oito anos para retornar ao mercado da União Europeia e dez anos para o Japão”. Para o consultor, isso não vai acontecer com o Brasil. “O mercado não consegue ficar sem a gente, mas não podemos descuidar da credibilidade”, menciona.
Neste cenário, Butland acredita que não se pode subestimar a velocidade e o impacto das comunicações. “O problema ocorre e, imediatamente, a comunicação deve ser clara”.
Importações X exportações
O Brasil exporta para 150 países, sendo que 85% dos produtos são enviados para 30 nações. Em outros sete, o Brasil é o mercado número um de compras. “Quando eu olho para o comércio mundial, não foco nos exportadores, mas para quem está importando. Se não tem importação, não tem exportação”, salienta. Nesse cenário, Butland vê que 16% do crescimento em longo prazo vêm dos menores. Isso porque países e companhias não gostam de depender apenas de um fornecedor. A China, por exemplo, compõe 82% de nossos envios, e a tendência é se manter nesse patamar. “Mesmo onde não somos número um, já temos um market share substancial”, finaliza.
Outras notícias você encontra na edição de Aves de junho/julho de 2019 ou online.

Avicultura
Com 33 anos de atuação, Sindiavipar reforça protagonismo do Paraná na produção de frango
Trabalho conjunto com setor produtivo e instituições públicas sustenta avanços em biosseguridade, rastreabilidade e competitividade.

O Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) celebra, nesta quarta-feira (19), 33 anos de atuação em defesa da avicultura paranaense. Desde sua fundação, em 1992, a entidade reúne e representa as principais indústrias do setor com objetivo de articular políticas, promover o desenvolvimento sustentável e fortalecer uma cadeia produtiva que alimenta milhões de pessoas dentro e fora do Brasil.

Foto: Shutterstock
Ao longo dessas mais de três décadas, o Sindiavipar consolidou seu papel como uma das entidades mais relevantes do país quando o assunto é sanidade avícola, biosseguridade e competitividade internacional. Com atuação estratégica junto ao poder público, entidades setoriais, instituições de pesquisa e organismos internacionais, o Sindiavipar contribui para que o Paraná seja reconhecido pela excelência na produção de carne de frango de qualidade, de maneira sustentável, com rastreabilidade, bem-estar-animal e rigor sanitário.
O Estado é referência para que as exportações brasileiras se destaquem no mercado global, e garantir abastecimento seguro a diversos mercados e desta forma contribui significativamente na segurança alimentar global. Esse desempenho se sustenta pelo excelente trabalho que as indústrias avícolas do estado executam quer seja através investimentos constantes ou com ações contínuas de prevenção, fiscalização, capacitação técnica e por uma avicultura integrada, inovadora, tecnológica, eficiente e moderna.

Foto: Shutterstock
Nos últimos anos, o Sindiavipar ampliou sua agenda estratégica para temas como inovação, sustentabilidade, educação sanitária e diálogo com a sociedade. A realização do Alimenta 2025, congresso multiproteína que reuniu autoridades, especialistas e os principais players da cadeia de proteína animal, reforçou a importância do debate sobre biosseguridade, bem-estar-animal, tecnologias, sustentabilidade, competitividade e mercados globais, posicionando o Paraná no centro das discussões sobre o futuro da produção de alimentos no país.
Os 33 anos do Sindiavipar representam a trajetória de um setor que cresceu com responsabilidade, pautado pela confiança e pelo compromisso de entregar alimentos de qualidade. Uma história construída pela união entre empresas, colaboradores, produtores, lideranças e parceiros que acreditam no potencial da avicultura paranaense.
O Sindiavipar segue atuando para garantir um setor forte, inovador e preparado para os desafios de um mundo que exige segurança, eficiência e sustentabilidade na produção de alimentos.
Avicultura
União Europeia reabre pre-listing e libera avanço das exportações de aves e ovos do Brasil
Com o restabelecimento do sistema de habilitação por indicação, frigoríficos que atenderem às exigências sanitárias poderão exportar de forma mais ágil, retomando um mercado fechado desde 2018.

A União Europeia confirmou ao governo brasileiro, por meio de carta oficial, o retorno do sistema de habilitação por indicação da autoridade sanitária nacional, o chamado pre-listing, para estabelecimentos exportadores de carne de aves e ovos do Brasil. “Uma grande notícia é a retomada do pré-listing para a União Europeia. Esse mercado espetacular, remunerador para o frango e para os ovos brasileiros estava fechado desde 2018. Portanto, sete anos com o Brasil fora”, destacou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

Foto: Freepik
Com a decisão, os estabelecimentos que atenderem aos requisitos sanitários exigidos pela União Europeia poderão ser indicados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e, uma vez comunicados ao bloco europeu, ficam aptos a exportar. No modelo de pre-listing, o Mapa atesta e encaminha a lista de plantas que cumprem as normas da UE, sem necessidade de avaliação caso a caso pelas autoridades europeias, o que torna o processo de habilitação mais ágil e previsível. “Trabalhamos três anos na reabertura e, finalmente, oficialmente, o mercado está reaberto. Todas as agroindústrias brasileiras que produzem ovos e frangos e que cumprirem os pré-requisitos sanitários podem vender para a Comunidade Europeia”, completou.
A confirmação oficial do mecanismo é resultado de uma agenda de trabalho contínua com a Comissão Europeia ao longo do ano. Em 2 de outubro, missão do Mapa a Bruxelas, liderada pelo secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luís Rua, levou à União Europeia um conjunto de pedidos prioritários, entre eles o restabelecimento do pre-listing para proteína animal, o avanço nas tratativas para o retorno dos pescados e o reconhecimento da regionalização de enfermidades.
Na sequência, em 23 de outubro, reunião de alto nível em São Paulo entre o secretário Luís Rua e o comissário europeu para Agricultura, Christophe Hansen, consolidou entendimentos na pauta sanitária bilateral e registrou o retorno do sistema de pre-listing para estabelecimentos brasileiros habilitados a exportar carne de aves, o que agora se concretiza com o recebimento da carta oficial e permite o início dos procedimentos de habilitação por parte do Mapa. O encontro também encaminhou o avanço para pre-listing para ovos e o agendamento da auditoria europeia do sistema de pescados.

Foto: Ari Dias
Na ocasião, as partes acordaram ainda a retomada de um mecanismo permanente de alto nível para tratar de temas sanitários e regulatórios, com nova reunião prevista para o primeiro trimestre de 2026. O objetivo é assegurar previsibilidade, transparência e continuidade ao diálogo, reduzindo entraves técnicos e favorecendo o fluxo de comércio de produtos agropecuários entre o Brasil e a União Europeia.
Com o pre-listing restabelecido para carne de aves e ovos, o Brasil reforça o papel de seus serviços oficiais de inspeção como referência na garantia da segurança dos alimentos e no atendimento às exigências do mercado europeu, ao mesmo tempo em que avança em uma agenda de facilitação de comércio baseada em critérios técnicos e cooperação regulatória.
Avicultura
Exportações gaúchas de aves avançam e reforçam confiança do mercado global
Desempenho positivo em outubro, expansão da receita e sinais de estabilidade sanitária fortalecem o posicionamento do estado no mercado externo.

O setor agroindustrial avícola do Rio Grande do Sul mantém um ritmo consistente de recuperação nas exportações de carne de frango, tanto processada quanto in natura. Em outubro, o estado registrou alta de 8,8% no volume embarcado em relação ao mesmo mês do ano passado. Foram 60,9 mil toneladas exportadas, um acréscimo de 4,9 mil toneladas frente às 56 mil toneladas enviadas em outubro de 2023.
A receita também avançou: o mês fechou com US$ 108,9 milhões, crescimento de 5% na comparação anual.
No acumulado de janeiro a outubro, entretanto, o desempenho ainda reflete os impactos do início do ano. Os volumes totais apresentam retração de 1%, enquanto a receita caiu 1,8% frente ao mesmo período de 2024, conforme quadro abaixo:

O rápido retorno das exportações de carne de aves do Rio Grande do Sul para mercados relevantes, confirma que, tanto o estado quanto o restante do país permanecem livres das doenças que geram restrições internacionais.
Inclusive, o reconhecimento por parte da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e muitos outros mercados demonstram a importância do reconhecimento da avicultura do Rio Grande do Sul por parte da China, ainda pendente. “Estamos avançando de forma consistente e, em breve, estaremos plenamente aptos a retomar nossas exportações na totalidade de mercados. Nossas indústrias, altamente capacitadas e equipadas, estão preparadas para atender às demandas de todos os mercados, considerando suas especificidades quanto a volumes e tipos de produtos avícolas”, afirmou José Eduardo dos Santos, Presidente Executivo da Organização Avícola do Rio Grande do Sul (Asgav/Sipargs).
Indústria e produção de ovos
O setor da indústria e produção de ovos ainda registra recuo nos volumes exportados de -5,9% nos dez meses de 2025 em relação ao mesmo período de 2024, ou seja, -317 toneladas. Porém, na receita acumulada o crescimento foi de 39,2%, atingindo um total de US$ 19 milhões de dólares de janeiro a outubro deste ano.
A receita aumentou 49,5% em outubro comparada a outubro de 2024, atingindo neste mês a cifra de US$ 2.9 milhões de dólares de faturamento. “A indústria e produção de ovos do Rio Grande do Sul está cada vez mais presente no mercado externo, o atendimento contínuo aos mais diversos mercados e o compromisso com qualidade, evidenciam nosso potencial de produção e exportação”, pontua Santos.

Exportações brasileiras
As exportações brasileiras de carne de frango registraram em outubro o segundo melhor resultado mensal da história do setor, de acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Ao todo, foram exportadas 501,3 mil toneladas de carne no mês, saldo que superou em 8,2% o volume embarcado no mesmo período do ano passado, com 463,5 mil toneladas.

Presidente Eeecutivo da Organização Avícola do Rio Grande do Sul, José Eduardo dos Santos: “A indústria e produção de ovos do Rio Grande do Sul está cada vez mais presente no mercado externo, o atendimento contínuo aos mais diversos mercados e o compromisso com qualidade, evidenciam nosso potencial de produção e exportação”
Com isso, as exportações de carne de frango no ano (volume acumulado entre janeiro e outubro) chegaram a 4,378 milhões de toneladas, saldo apenas 0,1% menor em relação ao total registrado no mesmo período do ano passado, com 4,380 milhões de toneladas.
A receita das exportações de outubro chegaram a US$ 865,4 milhões, volume 4,3% menor em relação ao décimo mês de 2024, com US$ 904,4 milhões. No ano (janeiro a outubro), o total chega a US$ 8,031 bilhões, resultado 1,8% menor em relação ao ano anterior, com US$ 8,177 bilhões.
Já as exportações brasileiras de ovos (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) totalizaram 2.366 toneladas em outubro, informa a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O número supera em 13,6% o total exportado no mesmo período do ano passado, com 2.083 toneladas.
Em receita, houve incremento de 43,4%, com US$ 6,051 milhões em outubro deste ano, contra US$ 4,219 milhões no mesmo período do ano passado. No ano, a alta acumulada chega a 151,2%, com 36.745 toneladas entre janeiro e outubro deste ano contra 14.626 toneladas no mesmo período do ano passado. Em receita, houve incremento de 180,2%, com US$ 86,883 milhões nos dez primeiros meses deste ano, contra US$ 31,012 milhões no mesmo período do ano passado.




