SIAVS
Santin avalia Siavs: “crescimento de 64%”
Quem participou, se impressionou. O tamanho e o prestígio que o Salão Internacional de Proteína Animal (Siavs) apresentou neste ano despertou um forte senso de empoderamento para a agroindústria. No evento, que aconteceu de 06 a 08 de agosto, em São Paulo (SP), O Presente Rural entrevistou cerca de 20 lideranças do setor e profissionais da cadeia de insumos, que foram unânimes ao falar sobre o sucesso e a grandiosidade do evento.
A reportagem também entrevistou Ricardo Santin, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), realizadora do Siavs. Santin revela que o evento foi ampliado em mais de 60% em relação ao ano anterior e que novas empresas, que não participaram este ano, já solicitaram espaço para participar em 2026. “Foi uma surpresa muito positiva e agradável ver a feira lotada, com um crescimento de 64%. Ainda não contabilizamos, mas esperamos público de 30 mil pessoas no Siavs, autoridades, como ministros e governadores, palestras técnicas cheias, abrimos palestras de maneira gratuita para universidades à distância. O Siavs se transformou no grande ponto de encontro da proteína animal no mundo”, comemora o presidente da ABPA.
Santin frisa que o espaço se tornou um hub de negócios, com toda a cadeia de proteína animal do mundo envolvida. “Tivemos importadores ou formadores de opinião de diversos países, como Somália, China, Japão, países da Europa, e toda a América Latina”, mencionou.
Para 2026, a expectativa é refinar ainda mais o evento. “O Siavs vem crescendo, estamos melhorando, vemos as pessoas satisfeitas, vamos fazer uma avaliação, mas já temos novas empresas pedindo espaço para participar em 2026”, menciona o presidente da ABPA.
SIAVS
Qual será a inovação que a Ceva está criando?
Qual será a inovação que a Ceva está criando? O vice-presidente da Ceva Saúde Animal Brasil, Giankleber Diniz, revela que a empresa está trabalhando com inovação aberta, em parceria com 16 startups para criar, em suas palavras, “soluções totalmente inovadoras “. Confira o que a Ceva pensa sobre as tendências na produção de proteína animal. A entrevista está imperdível.
SIAVS
MCassab revela novidades e otimismo no agro
Thiago Nascimento, gerente de Suprimentos da MCassab destaca o bom momento da proteína animal. “O ano começou desacelerado, um primeiro semestre desafiador, mas estamos otimistas para o fechamento de 2024”.
Destaca que ABPA trouxe bastante otimismo durante o Siavs. “Nosso pensamento está em linha com isso. Vemos um segundo semestre com alta das exportações, que refletem em nosso mercado que fornece nutrição e tecnologias para a nutrição animal. Temos um cenário muito positivo, tanto para empresas de nutrição quanto para os produtores”.
Nascimento também falou sobre relançamentos da MCassab, sobre os serviços técnicos em várias áreas do setor de proteína animal, como bovinos, aves e suínos, além do lançamento de um Centro de Pesquisa. “Todo investimento para montar um pacote de serviços mais robusto para nosso cliente”.
SIAVS
BRF aposta em inovação sustentável com as pessoas no centro da revolução
No cenário atual da produção animal, em que os desafios ambientais e a necessidade de inovação caminham lado a lado, as empresas do setor agropecuário buscam novas formas de integrar sustentabilidade e tecnologia em seus processos. A BRF, uma das maiores empresas globais de alimentos, tem se destacado por suas iniciativas inovadoras à sustentabilidade e à valorização das pessoas, pilares essenciais para garantir a longevidade e o sucesso da cadeia produtiva.
Rafael Castro, gerente executivo de Produção Animal da BRF, explicou em entrevista ao jornal O Presente Rural como a empresa tem se posicionado como protagonista em sustentabilidade. “Sustentabilidade é um valor para nós. Temos trabalhado em várias frentes para reforçar nosso papel de liderança nesse tema. Usinas fotovoltaicas, eficiência energética em nossos processos, iniciativas relacionadas ao bem-estar animal”, destacou Castro, evidenciando o compromisso da BRF com práticas que respeitam o meio ambiente e promovem o uso responsável dos recursos.
Além do foco em sustentabilidade, a BRF também tem investido fortemente em inovações tecnológicas externas para as pessoas e na eficiência dos processos produtivos. Automação, sensoriamento de granjas, acesso remoto a informações e algoritmos preditivos são algumas das ferramentas que a BRF tem implementado para melhorar suas operações e gerar valor tanto para o negócio quanto para seus parceiros. “Nosso principal objetivo com essas inovações é gerar valor aos negócios e aos parceiros”, comentou Castro.
No entanto, a BRF sabe que, para alcançar um futuro sustentável e inovador, é essencial investir nas pessoas. A formação contínua e o cuidado com os colaboradores são prioridades para a empresa. “A gente acredita que as pessoas são a chave para continuar nessa trajetória de eficiência, responsabilidade e sustentabilidade. Nosso principal desafio é cuidar das pessoas”, afirmou Rafael Castro, reforçando que, sem o desenvolvimento humano, a tecnologia e a sustentabilidade perdem seu verdadeiro potencial.