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Safeeds marca ciclo de investimentos com inauguração de complexo

Dois projetos foram desenvolvidos para atender com excelência e tecnologia um novo tempo no agronegócio mundial

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Divulgação/Safeeds

A entrega nesta quarta-feira (27), às 9h, do novo centro administrativo e do complexo industrial da Safeeds Aditivos para Nutrição Animal, em Sede Alvorada, no Paraná, marca um ciclo de investimento da empresa, iniciado em 2014.  Os dois projetos foram cuidadosamente desenvolvidos para atender com excelência e tecnologia um novo tempo no agronegócio mundial, que busca alimentos mais saudáveis. Os empreendimentos, que incluem investimentos em área física e outros processos internos para a implementação de novas tecnologias e busca de novos mercados, integram o projeto Inova Agro, do Ministério da Indústria, Comércio e Desenvolvimento, que incentiva a criação de parques tecnológicos para aditivos de produção animal. Com o apoio do BNDES, o projeto foi concebido e aprovado numa visão de inovação e ampliação de mercados, o que permitiu acesso a uma linha de crédito para montagem do parque tecnológico, que será entregue nesta quarta-feira, com a inauguração do complexo de estruturas físicas.

“Quando tivemos acesso ao projeto do Ministério da Indústria, Comércio e Desenvolvimento já tínhamos uma fábrica. Nos adequamos à proposta do Inova Agro e aproveitamos esta oportunidade para criar um projeto especial de desenvolvimento de diversos aditivos nutricionais”,  afirma o presidente da Safeeds, Ricardo Castilho, que relata as transformações que acompanharam o projeto.  “Fomentamos a elaboração de processos internos, que reúnem desde a pesquisa, desenvolvimento, marketing, busca de fornecedores, novas tecnologias, novos consultores, registro e patentes de marcas, embalagens, linhas comerciais de marketing, nova fábrica de aditivos e ampliação do quadro de funcionários, gerando emprego e renda.  As fábricas de líquidos e sólidos e o centro administrativo, estruturas físicas que estão sendo oficialmente entregues, são apenas uma parte deste processo de inovação e de tecnologia da empresa”, destaca o presidente da Safeeds. Toda a estrutura já está funcionando e adequada às exigências do mercado. “É um cabedal de informações e processos que não cabem em uma construção civil, que são marcas, registros, ciência, pesquisa, tecnologia, segredos industriais, desenvolvimento de fornecedores, embalagens , registro de marcas, uma série de processos que possibilitaram a construção desta estrutura. Além disso, conta com uma equipe qualificada para a produção de produtos de abrangência nacional e internacional”, complementa o presidente da Safeeds sobre a nova planta industrial.

Segundo o diretor Comercial, Paulo Guerra, a Safeeds está presente em cinco países, atendendo especialmente a América Latina, e com produtos registrados em mais outros oito países. A proposta da empresa, de produzir alimentos seguros, com inovação, alta tecnologia e voltados para o futuro, vem ao encontro da proposta de incentivo do Ministério da Indústria, Desenvolvimento e Comércio. A empresa inova para a produção de produtos seguros, que substituem os importados, fabricados com desenvolvimento, inovação e tecnologia em meio à maior zona produtiva do agronegócio do Paraná. Com uma equipe altamente qualificada e uma parceria com institutos de pesquisa e universidades, a empresa produz produtos de abrangência nacional e internacional.

Complexo industrial

A unidade fabril é composta por duas fábricas, uma para mistura de aditivos sólidos e outra para aditivos líquidos. A fábrica de aditivos sólidos produz mais de 70 produtos não antibióticos, como Adsorventes, Edulcorantes, Hidratantes, Blends Enzimáticos, Aromas e Palatabilizantes. Tem capacidade para a produção de 1.600 toneladas por mês, o que equivale a 72 toneladas de aditivos por dia.

A fábrica de aditivos líquidos faz parte de um complexo de instalações modernas e seguras para a produção de Antisalmonellas, Antioxidantes, Antifúngicos, Acidificantes e Palatabilizantes. Possui um sistema para coleta e armazenagem de água da chuva no subsolo, cobertura térmica para minimizar a amplitude de temperatura da região e divisórias solares que reduzem a necessidade de lâmpadas internas, o que torna este projeto referência em sustentabilidade. São cinco linhas de produção independentes sem contaminação cruzada entre elas.

Com capacidade de produção de até 9 mil toneladas de aditivos por mês, a planta foi planejada com um conceito de qualidade total, que contempla desde o cuidado com os projetos de estrutura e fluxos produtivos até a utilização de equipamentos modernos e qualificação rigorosa de matérias primas.

O complexo industrial conta com tanques protegidos que permitem o armazenamento de 600 toneladas de produtos a granel e duas amplas áreas de estoque, uma para matérias primas e outra para produtos acabados, totalmente separadas, com capacidade para até 6250 toneladas paletizadas.

Instalada em uma área total de 110 mil metros quadrados junto à BR-467, cuja pista dupla interliga Toledo e Cascavel, a empresa detém os mais altos padrões de qualidade e realiza o mesmo controle de sanidade e equipamentos de uma indústria farmacêutica humana. Detentora das mais importantes certificações de qualidade e produzindo produtos registrados pelo Ministério da Agricultura, a indústria conta com linhas independentes, sem contaminação cruzada e capazes de produzir produtos fracionados. Altamente automatizada, a empresa conta com um sistema moderno de tecnologia da informação (SAP), utilizada por grandes empresas multinacionais.

Todos os investimentos, que nesta etapa totalizaram R$ 45 milhões, asseguram os empresários, visam a produção no Brasil, com custos brasileiros, logística ágil e produção de qualidade, com uma oferta ampla de produtos em nível regional. Segundo Castilho, a Safeeds atende um nicho de mercado, que busca a substituição de antibióticos promotores de crescimento por produtos naturais seguros, sem contaminantes e sem perigo para a nutrição animal.

Centro administrativo reúne arrojo, inovação e tecnologia

O centro administrativo da Safeeds, esclarece o presidente, Ricardo Castilho, espelha a proposta de arrojo, inovação e tecnologia da empresa, além de atender à necessidade atual e perspectivas de crescimento da unidade, que iniciou com fabricação própria em 2013. “Temos uma taxa de crescimento de 32 por cento ao ano. Isso significa que a cada três anos dobramos o tamanho da nossa empresa e precisamos nos adequar a esta necessidade. Temos um design  inovador, moderno e arrojado, de acordo com o que a Safeeds prega em relação aos seus produtos e ao posicionamento no mercado e primamos pelo conforto dos nossos colaboradores e clientes e pela sustentabilidade”.

Elaborado pelo arquiteto Mário Costenaro, o  projeto do complexo administrativo está dividido em três pisos. É totalmente envidraçado, com vidros duplos, o que garante conforto térmico, sonoro e economia de energia, além de permitir em qualquer parte do prédio uma visão privilegiada das áreas de produção de alimentos no seu entorno. Com espaços amplos, possui salas divididas por setores de atendimento, com espaços individuais para cada um dos funcionários. Em cada piso foram pensadas áreas de convivência e café para interação e troca de experiências entre os colaboradores dos diversos departamentos.

Ainda pensando na qualidade de vida e sustentabilidade, o prédio conta com cobertura de laje para minimizar o calor com a incidência de raios solares, mesmo com ambiente climatizado, rampas de acesso e elevador, além de escadas confortáveis e amplas, estimulando o seu uso para evitar o sedentarismo. Completam a estrutura salas de reuniões e um auditório com capacidade para 160 pessoas. Na parte externa, o ajardinamento é um convite para um passeio nos horários de intervalo e descanso, com fonte de água, pergolado e áreas de convivência.

Fonte: Assessoria

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Aurora Coop inaugura indústria de frango griller em Tapejara

Unidade recebeu investimentos totais de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação.

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Investimentos totais de R$ 210 milhões foram assim alocados: os investimentos em máquinas e equipamentos da planta industrial totalizaram R$ 52 milhões - Foto: Divulgação/Aurora Coop

Foi oficialmente inaugurada na terça-feira (18) a ampliação e modernização do Frigorífico Aurora Coop Tapejara I (FATA I), localizado na Linha São Silvestre, município de Tapejara (RS). A unidade recebeu investimentos totais de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação.

A modernização do FATA I representa um marco para a economia regional. A reforma ampliou a área construída para 18,5 mil metros quadrados e revitalizou 74% da estrutura, o frigorífico retorna praticamente como uma nova indústria. A capacidade de abate aumenta em 80%, chegando a 10 mil aves/hora, abastecidas por produtores rurais integrados da região, fortalecendo a cadeia produtiva local. A diversificação do mix, que prioriza frango Griller e cortes temperados, amplia oportunidades de mercado e valor agregado. Com certificação SIF e Halal, a unidade passa a exportar para o Oriente Médio e outros mercados, projetando faturamento anual de R$ 238 milhões.

A indústria recebeu investimentos totais da ordem de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação – Fotos: Sara Bellaver/MB Comunicação

O impacto social é expressivo: a unidade inicia com 520 empregos diretos, podendo chegar a 980 com o segundo turno. Considerando os indiretos, serão mais de 1.500 novos postos de trabalho, todos com recrutamento regional. Os municípios do entorno também serão beneficiados com R$ 2,95 milhões anuais em ICMS, impulsionando serviços, comércio e renda.

Aurora Coop em crescimento

Em seu pronunciamento, o presidente Neivor Canton realçou que a Aurora Coop está presente no Rio Grande do Sul desde 2001, mantendo uma base produtiva, no campo, formada por 9.585 produtores rurais. Em relação a Tapejara declarou que “a Aurora Coop, cumprindo com o seu dever, após ter feito a aquisição das unidades industriais da empresa Agro Danielli, de imediato cuidou de fazer uma ampliação, recuperando em muito a capacidade produtiva da unidade de São Silvestre. Esta unidade passa a produzir o frango griller voltado mais especificamente para o mercado árabe de consumo, aos países do Oriente Médio, para o qual estamos completando o nosso portfólio de produto de preferência daquele consumidor”.

O diretor industrial Christian Klauck apresentou todas as informações sobre os investimentos realizados na unidade, destacou a aplicação

Em seu pronunciamento, o presidente Neivor Canton realçou que a Cooperativa Central está presente no Rio Grande do Sul desde 2001, mantendo uma base produtiva, no campo, formada por 9.585 produtores rurais 

de R$ 60 milhões em sistemas ambientais que garante operação sustentável, com tecnologia avançada, eficiência energética e tratamento moderno de efluentes. A gerente do Frigorífico Aurora Tapejara I (FATA I) Keli Delazeri discorreu sobre o início da operação, a geração de empregos e as características do funcionamento da unidade.

Participaram da cerimônia a diretoria da Aurora Coop e os dirigentes das cooperativas filiadas. Também prestigiaram o ato o representante do governador Eduardo Leite, secretário do de trabalho e desenvolvimento profissional do Rio Grande do Sul, Gilmar Sossella; o senador Luis Carlos Heinze, o prefeito de Tapejara, Evanir Wolff e o vice-prefeito Rodinei Bruel, o presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Eduardo de Oliveira, a diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) do Ministério da Agricultura Juliana Satie, o secretário de Turismo Ronaldo Santini e o Secretário de Agricultura Eduardo Bortolotto, entre outras autoridades.

O novo FATA I consolida Tapejara e o noroeste gaúcho como polos estratégicos da produção avícola, combinando desenvolvimento econômico, inovação industrial e responsabilidade ambiental.

Fonte: Assessoria Aurora Coop
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Aniversário de 36 anos da Credicoamo é marcado por lançamentos

Dia de celebrar uma história de cooperação, solidez e compromisso com o desenvolvimento financeiro dos associados.

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Fotos: Comunicação da Credicoamo

Na manhã desta segunda-feira (17), as comemorações pelos 36 anos da Credicoamo movimentaram a Administração Central e as agências no Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Dia de celebrar uma história de cooperação, solidez e compromisso com o desenvolvimento financeiro dos associados. A Credicoamo nasceu do propósito de oferecer mais do que crédito, nasceu para formar uma cultura de prosperidade e gestão eficiente de recursos.

Gestão eficiente de recursos, inclusive, foi o tema abordado na palestra deste ano, que contou com o professor Reinaldo Domingos, referência nacional em educação financeira. “Esse ecossistema entre empresa do agronegócio e empresa-família precisa ter conexões suficientes para poder gerir recursos com sustentabilidade, resultados positivos e sonhos realizados”.

Antes da palestra, o presidente Executivo da Credicoamo, Alcir José Goldoni, deixou sua mensagem, evidenciando o dia de gratidão e emoção. Convidou os presentes a acompanharem um vídeo, que fez o público voltar ao ano de 1989, em que, o Diretor Administrativo-Financeiro da Coamo, Antonio Sérgio Gabriel, fazia a leitura da criação da Credicoamo. Goldoni aproveitou o momento festivo para reconhecer e homenagear o diretor pelo empenho e seriedade na constituição da cooperativa.

O idealizador e presidente do Conselho de Administração da Coamo e da Credicoamo, José Aroldo Gallassini, relembrou momentos da fundação da cooperativa de crédito, contando que ela surgiu para propiciar uma vida financeira segura e próspera aos associados.

Estiveram presentes no aniversário, em Campo Mourão (PR), associados, conselheiros, diretores e convidados.

Atos que constituíram o aniversário

Educação Financeira: Após a palestra, o diretor Financeiro e Riscos, Elton Alexandre Scramocin, lançou o Programa de Educação Financeira da Credicoamo, reforçando o propósito de formar uma cultura financeira sólida, consciente e sustentável entre os associados e suas famílias. O assunto já faz parte do dia a dia da cooperativa de crédito e agora ganha o reforço de uma plataforma (acesse aqui). “Contamos com o apoio e utilização da plataforma para desenvolvermos uma vida financeira sustentável”, destacou o diretor.

Divulgação da 3ª edição do Aniversário Automotivo: Feita pelo diretor de Negócios Dilmar Antônio Peri, o qual reforçou as condições especiais de financiamento de veículos, prazos ampliados e taxas diferenciadas, sendo uma oportunidade exclusiva aos associados.

Lançamento do consórcio: Dilmar falou do novo produto, que representa uma forma inteligente de conquistar patrimônio, sem custo financeiro adicional, fortalecendo o planejamento e o uso eficiente dos recursos. “Nós queremos realizar os sonhos dos associados, com condições muito especiais”, afirmou Dilmar.

Lançamento do programa de relacionamento Bônus de Seguro: Na renovação do seguro contratado em 2025, será conferido um bônus que será concedido no mês seguinte ao pagamento, como forma de valorização da parceria e confiança depositada na Credicoamo Seguros, explicou o presidente Executivo Alcir José Goldoni. “As boas notícias apresentadas nesta manhã cooperam por um mundo próspero, sendo gratificante poder divulgar produtos e serviços benéficos ao associado”, finalizou o presidente.

No canal do Youtube da Coamo, confira a palestra e mais detalhes do aniversário:
https://www.youtube.com/watch?v=HZo4slCC39M

Fonte: Assessoria de Comunicação da Credicoamo
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Vetanco Brasil anuncia a contratação de Ana Luiza Lora como Coordenadora Técnica de Biológicos

Com trajetória iniciada no setor de avicultura, ela assumiu a função em agosto e traz experiência adquirida em uma empresa do Paraná, reconhecida pela forte atuação na exportação de proteína de frango e por sua cadeia de produção integrada e controlada, do campo ao varejo.

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Médica-veterinária Ana Luiza Lora - Foto: Vetanco

A médica-veterinária Ana Luiza Lora é a nova Coordenadora Técnica de Biológicos da Vetanco do Brasil. Com trajetória iniciada no setor de avicultura, ela assumiu a função em agosto e traz experiência adquirida em uma empresa do Paraná, reconhecida pela forte atuação na exportação de proteína de frango e por sua cadeia de produção integrada e controlada, do campo ao varejo.

Ao longo de sua carreira, acumulou sólidos conhecimentos atuando como extensionista e sanitarista de frango de corte. Na Vetanco, seu foco será a plataforma Biotech Vac, uma das grandes inovações da companhia. Entre seus avanços mais recentes, destaca-se a Biotech Vac Salmonella, considerada a vacina mais inovadora do mercado no controle das salmonelas paratíficas.

Ana Lora é graduada em Medicina Veterinária pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e possui pós-graduação em Sanidade Avícola pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), formação que complementa sua experiência prática e reforça sua qualificação para atuar na linha de biológicos da empresa.

Com sua chegada, a Vetanco reafirma o compromisso de seguir inovando no desenvolvimento de soluções para a saúde animal, fortalecendo sua equipe técnica e ampliando sua atuação junto ao setor avícola brasileiro.

Fonte: Assessoria Vetanco
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