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Rio Grande do Sul intensifica combate a fraudes em pescados com treinamento de fiscais estaduais

Capacitação promovida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária reforça fiscalização após o estado ampliar o escopo do SIE para incluir pescados no Sistema Brasileiro de Inspeção.

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Foto: Divulgação/Seapi

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) do Rio Grande do Sul está reforçando o controle sanitário e a fiscalização de pescados no estado. Nesta semana, 20 fiscais estaduais agropecuários participam de um treinamento especializado em identificação de fraudes, promovido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A capacitação ocorre até esta sexta-feira (05), no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA/RS), em Porto Alegre.

O grupo é formado por 15 médicos veterinários das Supervisões Regionais e outros cinco lotados na capital. Segundo o chefe da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Seapi, Henrique Bueno, a formação aprimora o trabalho dos profissionais que atuam diretamente na fiscalização, especialmente após a recente ampliação das competências do Estado no setor.

Durante a 48ª Expointer, o Serviço de Inspeção Estadual (SIE-RS) recebeu certificação para incluir pescados no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA).

Com esse reconhecimento, o Rio Grande do Sul ganha autonomia para indicar estabelecimentos ao sistema federal, permitindo que produtos inspecionados no Estado circulem em todo o país. “Hoje temos duas empresas de pescado registradas no SIE-RS, localizadas em Santo Ângelo e Chapada, que já foram indicadas ao Sisbi-POA”, destaca Bueno.

Segundo ele, o treinamento amplia a segurança e a qualidade dos produtos ofertados no mercado, fortalecendo a cadeia produtiva e garantindo maior proteção ao consumidor.

Fonte: O Presente Rural com Seapi

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Aquicultura amazônica cresce em meio a desafios regulatórios e climáticos

Estudo da Embrapa identifica três fases de desenvolvimento entre 1988 e 2023 e aponta que avanços futuros dependem de políticas coordenadas entre União e estados e da adoção de práticas sustentáveis.

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Foto: Shutterstock

Estudo recente feito pela Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO) financiado como políticas públicas externas à aquicultura continental na Amazônia Legal impactaram o setor entre 1988 e 2023. Baseando-se em dados de produção e em legislações em diferentes níveis, os autores identificaram que esse período de 35 anos pode ser dividido em três estágios.

O artigo “Incentivando pecuárias alternativas: políticas públicas e o crescimento da aquicultura continental na Amazônia Legal (1988-2023)” foi publicado na revista Desenvolvimento e Meio Ambiente, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Thiago José Arruda de Oliveira é bolsista da Embrapa Pesca e Aquicultura e primeiro autor do artigo. Segundo ele, “em linhas gerais, no primeiro momento (1988-2002), a aquicultura na Amazônia Legal está distante de qualquer entendimento como prioridade nacional. Salvo iniciativas dispersas em Mato Grosso e em Rondônia, a atenção do governo federal se dirige a temas amplos, como estabilização econômica e aquisições democráticas.

Evolução da produção aquicola nos nove estados da Amazônia Legal entre 2001 e 2022 – Foto: Figura elaborada pelos autores

Na sequência, de 2003 a 2013, “após o estabelecimento das bases para um Estado de direito mais estável, abriu-se espaço para políticas que buscavam, de fato, estruturar a cadeia aquícola. As criações do Ministério da Pesca e Aquicultura e da Embrapa Pesca e Aquicultura representaram movimentos decisivos nesse sentido. O resultado se traduziu em salto produtivo expressivo, com destaque para Rondônia, que poderia aproveitar o momento e aumentar incentivos diretos à produção, como a isenção do ICMS”, emenda.

A analista de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) da Embrapa Pesca e Aquicultura Marta Eichemberger Ummus também atuou no trabalho. Para ela, “no período final (2014-2023), as crises políticas, hídricas, econômicas e a pandemia do coronavírus reduziram significativamente o protagonismo federal, transferindo aos estados da Amazônia Legal a tarefa de sustentar o desenvolvimento do setor”. Cenário complementado por Thiago: “pesar de esforços e expectativas, os efeitos tímidos. Limitações orçamentárias, pouca capacidade de suporte institucional e um ambiente favorecem as atividades mais consolidadas, inclusive com impactos ambientais elevados, frearam avanços e limitaram a competitividade regional”.

Legislação

Ao todo, o estudo localizou 138 leis federais ou estaduais nos estados da Amazônia Legal referente à aquicultura no período. Todo esse arcabouço jurídico foi separado por origem, ano de promulgação, número de registro e outras informações importantes. Categorizadas, as leis se dividem em cinco eixos temáticos: incentivos diretos; regulamentos; meio ambiente; espécies exóticas; e outros assuntos.

No meio desse regramento legal todo e num cenário de conflitos entre diferentes instâncias governamentais, como a aquicultura continental na Amazônia Legal pode ter uma evolução consistente e principalmente justa, socialmente falando? “O cenário político brasileiro atual segue marcado por divergências e pela ausência de alinhamento mínimo entre os entes federativos. Essa configuração difere do período de maior desenvolvimento institucional vívido entre 2003 e 2013, o que reduz a perspectiva de um avanço acelerado no curto prazo”, entende Thiago.

Ele apresenta uma visão positiva: “nas próximas décadas, porém, a tendência indica movimento diferente. A pauta climática assume centralidade nas decisões globais e durante a COP30, em Belém-PA, reforçando-se a cobrança por modelos produtivos com menor pressão ambiental. Nesse contexto, a aquicultura se destaca como alternativa capaz de ampliar a segurança alimentar em sintonia com a realidade amazônica, os jurídicos sólidos e desapareçam as inseguranças regulatórias, fortalecendo assim uma evolução justa e socialmente legítima”.

Marta contextualiza o cenário: “no artigo observamos que, sempre que há ações coordenadas entre a União e os estados, a aquicultura tende a avançar. Um exemplo claro é a segunda fase (2003–2013), quando praticamente todos os estados da Amazônia Legal ampliaram sua produção. Esse crescimento coincidiu com um aumento expressivo de legislações estaduais, desencadeado por marcos federais como a criação da SEAP/PR, o Decreto Federal nº 4.895/03, a posterior criação do MPA e a CONAMA 413/09. Essas normas aplicaram programas de incentivo, concessões e políticas específicas que refletiram diretamente no aumento da produção regional”.

“Na minha avaliação, o que limita o desenvolvimento no ambiente institucional é a ausência de normativas estaduais mais aprovadas entre si e adaptadas às realidades locais, mas sem perder a coerência nacional. Esse é um desafio que não se restringe à aquicultura, mas afeta diversos setores produtivos. Para a aquicultura amazônica, vejo dois caminhos importantes: fortalecer o diálogo entre instituições federais e estaduais e, igualmente, promover mais interação entre os próprios estados”, afirma Marta.

Marta considera estratégico o papel que a Embrapa, dentro de sua competência técnico-científica, pode ter com relação à formulação e ao monitoramento de políticas públicas para o setor. “Entendo que a nossa função como empresa pública pode envolver a definição de indicadores ambientais, produtivos e socioeconômicos que permitem que as políticas sejam construídas a partir de evidências, e não apenas de orientações políticas”, explica.

“Também cabe à Embrapa recomendar sistemas de produção e manejo adequados às especificações e às características regionais, contribuir para a capacitação de gestores, formuladores de políticas, técnicos e analistas ambientais, além de monitorar os impactos das políticas renovadas. Outro papel fundamental é produzir e manter bases de dados confiáveis, como por exemplo os mapeamentos de viveiros escavados e mapas de adequabilidade que apoiem o planejamento territorial”.

Ainda como papel da empresa, Marta acredita que ela “pode desenvolver soluções tecnológicas que integrem a bioeconomia, a sustentabilidade e a inclusão social de produtores, bem como atuar em câmaras técnicas e emitir notas técnicas sobre legislações específicas, quando exigida. Em síntese, a Embrapa pode contribuir para aumentar a assertividade das políticas ao produzir diagnósticos técnicos, manter bases de dados atualizadas e garantir a supervisão institucional para políticas públicas mais consistentes”.

Fonte: Assessoria Embrapa Pesca e Aquicultura
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Setor reage à proposta do governo de classificar tilápia como espécie exótica invasora

Entidades do agronegócio articulam mudança no prazo e pressionam Congresso para barrar efeitos da lista. Tarifaço dos EUA agrava perdas nas exportações paranaenses.

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Fotos: Shutterstock

A proposta da Comissão Nacional de Biodiversidade (Conabio), vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em classificar algumas culturas como ‘espécie exótica invasora’ tem mobilizado diversas entidades do agronegócio, como o Sistema Faep. O tema deve ser deliberado ainda em dezembro deste ano, com a possibilidade de incluir a tilápia na lista. Essa foi a principal pauta da reunião da Comissão Técnica de Aquicultura do Sistema Faep, na terça-feira (02).

Na ocasião, o coordenador de Sustentabilidade da CNA, Nelson Ananias Filho, pontuou como estão as negociações para a não inclusão de culturas como a tilápia nessa lista. Para que isso ocorra, entidades do setor têm questionado tecnicamente a inclusão dessas culturas na listagem.

Foto: Jaelson Lucas

Dessa forma, tem sido negociado com o MMA um prazo maior para essa determinação. “A tilápia é uma espécie domesticada há décadas no Brasil e uma importante atividade para a economia do Paraná e do Brasil. As políticas públicas precisam considerar os benefícios econômicos e sociais”, destaca o presidente interino do Sistema Faep, Ágide Eduardo Meneguette. “Nosso foco também é combater algumas resoluções aplicadas nessa lista, como os licenciamentos ambientais. Precisamos levar essa discussão para onde temos mais força, que é o Congresso Nacional. Trabalharemos dentro do Legislativo para discutir essas questões e buscar soluções para evitar o controle que inviabilize qualquer atividade agropecuária”, avalia o coordenador de Sustentabilidade da CNA.

O representante da CNA ainda destacou que a lista de espécies exóticas e invasoras deve contém alguns animais que ameaçam o desenvolvimento da agropecuária no país. “Essa ação, em determinada maneira, é interessante quando, por exemplo, coloca a erradicação do javali, do mexilhão dourado, do lebrão e do búfalo”, destaca.

Tarifaço

Outro tema debatido na da Comissão Técnica de Aquicultura do Sistema Faep envolve o impacto das tarifas impostas pelos Estados Unidos às exportações brasileiras de tilápia. Dados do Agrostat Brasil, plataforma do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), apontam quedas em receitas e volumes nos embarques paranaenses dessa cultura em 2025.

Na comparação com 2024, as receitas caíram 14%, saindo de US$ 29,2 milhões para R$ 25,2 milhões. Já o volume de exportações teve baixa de 5%, de 6,1 mil toneladas para 5,8 mil toneladas. “Mesmo que nacionalmente as exportações de tilápia tenham conseguido maior estabilização, o Paraná, por ter como principal destino os Estados Unidos, apresentou perdas por conta do tarifaço. Por isso, reforçamos a importância de maior celeridade para a retirada total desses embargos, que tanto prejudica o produtor paranaense”, enfatiza Meneguette.

Fonte: Assessoria Sistema Faep
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Tilápia registra alta em todas as regiões na última semana de novembro

Valorização foi registrada em todos os polos produtivos, com altas que variaram conforme a dinâmica local de oferta e demanda.

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Os preços da tilápia apresentaram variações positivas na semana de 24 a 28 de novembro, conforme levantamento do Cepea. Todas as regiões monitoradas registraram valorização, ainda que em ritmos distintos.

Nos Grandes Lagos, a tilápia foi comercializada a R$ 9,10/kg, alta semanal de 0,20%. Em Morada Nova de Minas, o avanço foi um pouco maior, de 0,35%, com o preço atingindo R$ 9,14/kg.

O Norte do Paraná, uma das principais regiões produtoras do país, registrou a cotação mais elevada do período, R$ 10,02/kg, embora com a menor variação semanal entre as áreas pesquisadas: 0,09%.

No Oeste do Paraná, o preço ficou em R$ 8,82/kg, aumento de 0,24%. Já o Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba apresentou a maior alta da semana, de 0,47%, com o quilo da tilápia chegando a R$ 9,38.

Os dados refletem um mercado em leve tendência de valorização, apoiado pela demanda firme e por ajustes pontuais na oferta.

Fonte: O Presente Rural com informações Cepea
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