Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias Em Chapecó

Reunião define últimos ajustes ao Integracoop 2022

Evento deve reunir mais de duas mil cooperativistas em Santa Catarina. Além disso, diversos presidentes de cooperativas já têm presença confirmada.

Publicado em

em

A 28ª edição do Integracoop vai ocorrer nos dias 11 e 12 de novembro, em Chapecó (SC) - Foto: Divulgação

Com a previsão de reunir mais de duas mil pessoas, sendo 1.600 atletas em 19 modalidades esportivas e mais 400 trabalhadores internos e contratados, a 28ª edição do Encontro do Cooperativismo Catarinense (Integracoop) vai ocorrer nos dias 11 e 12 de novembro, em Chapecó. A coordenação será da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (Sescoop/SC) e Organização da Cooperativa Agroindustrial Alfa (CooperAlfa). O evento tem como slogan Gerando Conexões, que faz referência aos 55 anos da anfitriã, a CooperAlfa, juntando a energia das 29 delegações inscritas.

Nesta quinta-feira (03) aconteceu uma reunião entre direção da Cooperalfa e a comissão organizadora do 28º Integracoop, visando verificar os últimos detalhes para o evento. Uma das mudanças é o local da entrega dos brindes e pulseiras para os participantes do evento que fizeram a inscrição no site. Os Kilts (pulseiras e ingressos para jantar/baile), não serão entregues no Pavilhão III da Efapi e, sim, no Pavilhão das Cooperativas (Alfa), logo na entrada do Portão 2 do Parque Tancredo Neves (em frente ao pavilhão III). Conforme Marizete Rodigheri, secretária executiva do 28º Integracoop, apenas um ou dois coordenadores por delegação deverão se apresentar no novo local, entre 9h e 16 horas, na sexta-feira (11), para fazer a retirada.

Os locais dos jogos estão todos lacrados e listados no site do Integracoop, informou o coordenador esportivo Roberto Lazarotto. O engenheiro de segurança Vinícius Correa afirmou que todos os documentos e aspectos legais, como licenças públicas e outras liberações de órgãos competentes, seguem os padrões orientados pela Ocesc e estão 100% em dia. Uma das novidades, citou o diretor operacional do evento, Alvacir Colet, é a implantação de sistema automatizado de controle de público, uma exigência do Corpo de Bombeiros, modelo que estreia em Chapecó, visando garantir que a capacidade de lotação do local não seja excedida.

Programação

Na sexta-feira (11), às 13h30 iniciará o show no Pavilhão IV da Efapi, com o reconhecido pianista internacional Rodrigo Sóllton, de Bento Gonçalves (RS). Depois, às 14 horas, com a contribuição do Grupo Sou Arte, iniciará o cerimonial de abertura, seguida do momento solene, juramento dos atletas, pronunciamentos e acendimento da Pira Olímpica.

O gerente de marketing da Alfa, Anderson Siqueira, salientou que os presidentes de Cooperativas e demais autoridades que irão compor o palco de honra, bem como os dois integrantes por cooperativa que desfilarão pelo corredor central do pavilhão IV durante na abertura, serão acolhidos em ambientes separados, logo na entrada, para as devidas orientações, às 13h30 da sexta-feira.

Disputas

As modalidades em disputa serão: atletismo, bocha rolada, boliche, canastra, dominó, futebol suíço, futevôlei, futsal, futebol dos presidentes, general, jogos cooperativos (Cooperativismo em Conexão), sinuca, tênis de mesa e de quadra, tiro esportivo, truco, voleibol (quadra), vôlei de areia e xadrez.

O Complexo Verdão será palco do atletismo. Na Associação dos Funcionários da Cooperativa Agroindustrial Alfa (AARA) serão disputadas a bocha feminina e masculina em trios, vôlei de quadra feminino, o futebol suíço livre, o futebol dos presidentes, vôlei de areia masculino e feminino em duplas, futevôlei em dupla masculino e os jogos cooperativos inspirados pelo tema “Cooperativismo em Conexão”. O Strike Boliche Bar será o local do boliche feminino e masculino, além da sinuca em duplas livre. A AABB abrigará os jogos do futsal feminino e também sediará o tênis de quadra individual masculino.

Os embates do tênis de mesa masculino e feminino ocorrerão no Centro Ivo Silveira. O campus da Unoesc estará aberto para os jogos de futebol suíço máster (35 anos), vôlei de quadra feminino, truco em duplas livre, xadrez individual livre, canastra em duplas livre, general caneco (individual) livre e dominó em duplas livre. O tiro esportivo será disputado no Clube Armeria e no Ginásio Marista (Toca da Coruja) serão disputadas as partidas de vôlei de quadra masculino.

Presidentes confirmados

Estão confirmadas a presença de diversos presidentes de cooperativas de todo Estado de Santa Catarina para o evento. Eles acompanharão suas delegações, durante a solenidade de abertura oficial, dia 11 de novembro, às 14 horas no Pavilhão IV da Efapi em Chapecó.

Dentre eles estão Adriano dos Santos (Cooper Vale), Francisco Greselle (Sicoob Credicanoinhas), Neivor Canton (Aurora Coop), Celso Marques Menezes (Unicred Desbravadora), José Pegoraro Foresti (Unimed Chapecó), José Samuel Thiesen (Ceraçá Energia), José Samuel Thiesen (Ceraça Infraestrutura), Moacir Krambeck (Central Ailos), Paulo Renato Camillo (Sicoob Crediauc), Arno Pandolfo (Fecoagro), Arno Pandolfo (Cooperitaipu), Edemar Fronchetti (Sicoob São Miguel), Vanduir Luis Martini (Copérdia), João Carlos Di Domenico (Coocam), Francisco Niehues Neto (Cegero), Walmir João Rampinelli (Coopera), Arlindo Manenti (Coopersulca), Luis Carlos Chiocca (Copercampos), Simplício Meurer (Sicoob Creditapiranga SC/RS), Rui Schneider da Silva (Sicoob Central SC/RS), Elio Casarin (Cooper A1), Vanir Zanatta (Cooperja), Ivair Luiz Filippi Chiella (Sicoob Maxicredito), Claudio Post (Auriverde), Lauri Inacio Slomski (Sicoob Oestecredi), Hercilio Schmitt (Cooper), Carlos Alberto Utzig (Sicoob Creditaipu) e Sergio Cadore (Viacredi).

Integracoop

Além da histórica tradição de fomento ao cooperativismo e de reunir importantes cooperativas catarinenses, a escolha de Chapecó levou em conta a estrutura do município para sediar grandes eventos. A cidade conta com uma ampla rede hoteleira formada por 37 estabelecimentos que oferecem 2.400 unidades de hospedagem e 4.500 leitos.

Além disso, estão em obras mais três grandes hotéis que, quando concluídos, representarão um acréscimo de mais 600 unidades com mil  novos leitos. Soma-se a isso a estrutura de restaurantes, bares, centro comercial e a vasta rede de prestadores de serviços especializados.

Chapecó é um polo educacional (mais de 30 instituições de ensino superior) e de serviços médicos de alta e média complexidade, além de se constituir no segundo maior centro de comunicação social em território barriga-verde.

Presidente da CooperAlfa, Romeo Bet: “Vamos nos reunir para reforçar amizades e gerar novas e conexões ainda mais fortes” – Foto: Divulgação/CooperAlfa

Essas qualificações garantem segurança, praticidade e conforto para recepção de milhares de convidados em grandes eventos, observa o presidente da CooperAlfa, Romeo Bet. Ele antecipou ainda que a direção da Cooperalfa decidiu que a anfitriã não participará dos jogos este ano, objetivando priorizar o atendimento aos convidados. “Estamos organizando um encontro para atender com atenção e carinho quem vier a Chapecó. A meta é proporcionar as melhores condições e, especialmente, aproximar ao máximo as pessoas. E, qualquer ajuste ou contratempo, devem ser clareados com harmonia e humanismo, afinal, vamos nos reunir para reforçar amizades e gerar novas e conexões ainda mais fortes”, comentou.

O presidente do Sistema Ocesc/Sescoop-SC, Luiz Vicente Suzin, está convicto de que o Integracoop será um grandioso e bem-sucedido evento. “A equipe da Alfa é conhecida pelo seu engajamento, comprometimento e eficiência, garantia de sucesso”, ressaltou.

Fonte: Ascom

Notícias

Sindiavipar critica decisão do STF sobre desoneração da folha de pagamento

Sindicato faz um apelo aos membros do Congresso para que intervenham e revertam essa decisão, visando preservar as condições já estabelecidas para os setores empresariais afetados.

Publicado em

em

Foto: Jonas Oliveira

O Sindicato das Indústrias Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) manifestou, nesta sexta-feira (26), sua preocupação diante da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, de suspender a desoneração de impostos da folha de pagamentos dos setores empresariais que mais empregam no país.

Anteriormente, esta medida havia sido aprovada pelo Congresso Nacional com ampla maioria de votos.

De acordo com o Sindiavipar, a decisão do STF responde a um pedido do governo federal e pode impactar negativamente o emprego, elevar os custos de produção, agravar a inflação e acentuar a insegurança jurídica no país.

Diante disso, o sindicato faz um apelo aos membros do Congresso para que intervenham e revertam essa decisão, visando preservar as condições já estabelecidas para os setores empresariais afetados.

Confira a nota na íntegra: 

É com extrema preocupação e profunda decepção que o Sindicato das Indústrias Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) recebe a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Cristiano Zanin, de suspender a desoneração de impostos da folha de pagamentos dos setores empresariais que mais empregam no país, que havia sido duplamente referendada pelo Congresso Nacional por esmagadora maioria de votos dentro do mais transparente processo democrático.

Além de ferir o princípio constitucional da equidade dos três poderes, a lamentável medida, que atende inoportuno pedido do governo federal, expõe mais uma intromissão indevida do STF em atribuições que são exclusivas do legislativo, com potencial para levar à demissão milhões de trabalhadores, restringir novas contratações, elevar os custos de produção com forte impacto inflacionário e aumentar a insegurança jurídica do Brasil, fator que já vem desestimulando novos investimentos na economia e travando o crescimento nacional.

O Sindiavipar espera que os senadores e deputados federais, representantes legítimos dos interesses e das aspirações da população brasileira, tomem as necessárias e urgentes providências para derrubar o ato infeliz do ministro do STF e restaurar a vontade soberana do Parlamento, evitando um grave retrocesso que trará desastrosos prejuízos econômicos e sociais para o país.

Sindiavipar

Curitiba, 26 de abril de 2024

Fonte: O Presente Rural
Continue Lendo

Notícias

Com presença de autoridades, 89ª ExpoZebu será aberta oficialmente neste sábado

Expectativa é que 400 mil pessoas passem pela maior feira da pecuária zebuína do mundo até o dia 6 de maio, 35 comitivas internacionais com 700 estrangeiros.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/ABCZ

Será aberta oficialmente neste sábado (27), a 89ª ExpoZebu – Genética Além das Fronteiras. O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Gabriel Garcia Cid, fará a abertura da solenidade às 10 horas no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).

Confirmaram presença no evento o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Carlos Goulart.

A expectativa é que 400 mil pessoas passem pela maior feira da pecuária zebuína do mundo até o dia 6 de maio, 35 comitivas internacionais com 700 estrangeiros.

A ExpoZebu deste ano ressalta a força da cadeia produtiva da carne e do leite destacando avanços da genética zebuína, a relevância dos subprodutos da pecuária, trazendo ampla gama de produtos e serviços especializados.

Além disso, evidencia para criadores, investidores, profissionais do setor, estudantes e toda a comunidade as mais recentes técnicas de produção, manejo de rebanhos, nutrição animal, inovação tecnológica e oportunidades de negócios, apresentando muito mais do que uma exposição de gado.

Esta edição conta com 2.520 animais que participarão dos julgamentos entre os dias 28 e abril a 4 de maio. A programação também inclui o 2º Congresso Mundial de Criadores de Zebu (Comcebu), o 44º Torneio Leiteiro, 38 leilões, 8 shoppings de animais, palestras educativas, workshops práticos, demonstrações ao vivo voltadas ao impulsionamento da eficiência e produtividade porteira adentro.

Além disso, atrações para todos os públicos como a tradicional Feira de Gastronomia e Alimentos de Minas, a 39º Mostra do Museu do Zebu e shows, o que contribui para a movimentação da economia com geração de 4.200 empregos diretos e indiretos.

O Parque Fernando Costa estará aberto para visitação durante os dias de feira das 7h30 às 22h. Especialmente neste sábado, os visitantes poderão degustar pipoca e algodão doce gratuitamente no período da manhã.

A ‘89ª ExpoZebu – Genética Além das fronteiras’ é uma realização da ABCZ, com patrocínio de Cervejaria Petrópolis – Itaipava, Neogen, Banco do Brasil, Cachaça 51: uma boa ideia, Sistema CNA/Senar, Programa leilões, Chevrolet, SETPAR empreendimentos e Caixa – Governo Federal e apoio de Geneal, Sicoob Credileite, Prefeitura de Uberaba – Geoparque, Sindicato Rural de Uberaba e Fazu.

Fonte: Assessoria ABCZ
Continue Lendo

Notícias

ABCZ lança campanha para valorização do produtor rural e da produção de carne e leite

Vídeos educativos serão exibidos em painéis no Parque Fernando Costa, durante a 89ª ExpoZebu.

Publicado em

em

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) inicia a 89ª ExpoZebu, maior feira de pecuária zebuína do mundo, uma campanha de valorização do produtor rural e da produção de carne e leite. Trata-se de vídeos educativos com informações importantes sobre o setor.

‘Conhecer para Admirar’ é uma série de 3 episódios com histórias de personagens que tiveram as vidas transformadas pelo agronegócio. A ABCZ também divulgará dois vídeos educativos evidenciando os benefícios da carne e do leite.  “Nós precisamos ampliar o diálogo com a população para combater informações equivocadas sobre a pecuária e agronegócio. Por isso, na campanha, mostraremos exemplo de trabalho e superação na produção rural, além dos benefícios da carne e do leite: empregos gerados, produtos e subprodutos, e principalmente as qualidades nutricionais indispensáveis para a nossa saúde. Tudo isso é fruto do melhoramento genético”, destaca o presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid.

O trabalho desenvolvido pela ABCZ contribuiu para o desenvolvimento da genética no país. Entidade ligada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a ABCZ é responsável pelos registros de animais zebuínos no Brasil. Ao longo de seus 105 anos, a associação já registrou cerca de 23 milhões de animais. E esse progresso genético levou o Brasil ao topo do ranking de exportadores de carne bovina.

Os vídeos serão lançados nesta sexta-feira (26), durante reunião da Frente das Associações de Bovinos do Brasil (FABB). Em seguida, serão publicados nas redes sociais da ABCZ e serão divulgados nos telões do Parque Fernando Costa, durante a 89ª ExpoZebu, por onde passam cerca de 400 mil pessoas.

Fonte: Assessoria ABCZ
Continue Lendo
CBNA – Cong. Tec.

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.