Conectado com
VOZ DO COOP

Empresas

Reproduz + 2023 reúne mais de 100 veterinários especialistas em reprodução bovina de todo o Brasil

Evento promovido pela Biogénesis Bagó proporcionou atualização técnica e troca de experiências entre profissionais focados em reprodução

Publicado em

em

Participantes da edição de 2023 do Reproduz+ - Fotos: Assessoria

Mais de 100 veterinários especializados em reprodução bovina se reuniram em Campinas (SP), no início de julho, para a edição de 2023 do Reproduz +, evento voltado para networking e atualizações técnicas com as últimas pesquisas, tendências e inovações na área.

Diversos palestrantes compartilharam seus conhecimentos e percepções sobre temas como sanidade, reprodução, genética, nutrição, gestão, sustentabilidade e bem-estar animal, considerados os pilares para a produção do chamado “Boi Azul”, conceito preconizado pela Biogénesis Bagó para a nova pecuária em detrimento do tripé que vinha sustentando a atividade até então – genética, nutrição e sanidade.

Pesquisadora Roberta Saran

O Country Manager Brasil e Diretor Comercial LATAM Norte, Marcelo Bulman abriu a programação do evento com um panorama da pecuária no Brasil, América Latina e no mundo e os investimentos da companhia em especial no mercado de reprodução. Na sequência, as atualizações nos programas de IATF – Inseminação Artificial em Tempo Fixo foram feitas por Roberta Saran, da Repro Saran Consultoria, pesquisadora referência e premiada na área. Em seguida, o diretor executivo de Marketing Estratégico da Biogénesis Bagó, Gustave Decuadro abordou a importância da escolha de um bom DIV – Dispositivo Intravaginal e o gerente de Produtos & Trade da empresa, Caio Borges ofereceu uma visão sobre a BVD – Diarreia Viral Bovina para além da vacinação, destacando a importância de se realizar um programa vacinal correto, identificar os animais P.I. – Persistentemente Infectados e da implementação de medidas de biosseguridade. O consultor Neimar Correa Severo, da NCSevero, aprofundou a importância da avaliação da qualidade do sêmen, enquanto o gerente de Negócios Pecuária de Corte da Rehagro, Paulo Eugênio de Carvalho Camara discorreu sobre o que realmente impacta na lucratividade do sistema de cria.

Angelo Favaro Junior, da Fazenda Santa Nice e Caio Borges, da Biogénesis Bagó

O médico-veterinário Angelo Favaro Junior, gerente administrativo e operacional da Fazenda Santa Nice, localizada em Amaporã (PR), compartilhou com os participantes do Reproduz + 2023 os benefícios que o sistema ultradenso traz para a produtividade das fazendas.

Na conclusão do evento foram apresentados dados de benchmarking dos participantes do Reproduz + e os profissionais premiados como destaques da estação de monta 2022, considerando número de animais na categoria (nulíparas precoces, nulíparas, primíparas e multíparas), constância de resultados dos lotes nesta categoria e uso de pacote tecnológico.

Avaliações positivas

O diretor executivo de Marketing Estratégico da Biogénesis Bagó, Gustave Decuadro

“O Reproduz +, realizado uma vez ao ano, reúne especialistas em reprodução bovina, permitindo o intercâmbio de ideias, dados e protocolos com os colegas da área. O evento no Brasil é tão bem-sucedido que será replicado em outros países, como Paraguai, Bolívia e México”, afirma o diretor executivo de Marketing Estratégico da Biogénesis Bagó, Gustave Decuadro.

“É de grande importância a Biogénesis Bagó promover um evento como esse, com qualidade de informação e de profissionais. Tivemos a contribuição de palestrantes que compartilharam conteúdo qualificado e pudemos trocar experiências com profissionais de outras realidades”, avalia o veterinário João Paulo Spezia, da Spezia Consultoria, de Mato Grosso, que foi um dos premiados do Reproduz+.

Veterinários que foram premiados como destaques da estação de monta 2022

Quem também comemorou a premiação de destaque, foi o veterinário Bruno Bangel, proprietário da Bander Expertise Pecuária, do Rio Grande do Sul. “É um grande orgulho conquistar o prêmio com os melhores índices na categoria de ‘precocinhas’ em um ranking com profissionais excepcionais no mercado de IATF com muitos volumes pelo Brasil. A gente vem trabalhando há bastante tempo com essa categoria, trazendo resultados, entregando prenhez e mais e mais bezerros aos clientes por ano”, afirma Bangel.

“É com muita satisfação que vim da Bahia para mais uma edição do Reproduz +, do qual participo desde o começo, em 2011. O que o evento traz nos ajuda muito no campo, no desenvolvimento do nosso trabalho prestando assistência para as fazendas. Aqui encontramos todas as ferramentas e atualizações que são muito importantes e necessárias para o nosso trabalho”, destaca José Lauro Costa Junior, da + Cria, premiado em outra categoria avaliada.

“Foi um evento muito completo, de bastante importância principalmente por ser um ano de crise no setor. Pela primeira vez desde 2002 foi registrada uma queda no número de IATFs, que vinha numa crescente intensa. Tivemos o primeiro recuo no ano passado e as análises preliminares deste ano já mostram uma diminuição de 5%. Porém, os anos difíceis se apresentam como oportunidades de ajustar para continuar crescendo. Temos suporte, muita tecnologia e bastante conhecimento para continuar investindo nas tecnologias de reprodução, que trazem um retorno enorme”, analisa a pesquisadora Roberta Saran. “O bezerro que produziremos este ano será o nosso desmame, a nossa colheita em 2025, quando deve ocorrer a guinada de crescimento do setor. Então é a hora de aproveitar todo o pacote tecnológico de IATF, nutrição e genética, aplicar nas fazendas para produzir ainda mais e ter uma boa colheita no futuro. Afinal, os melhores crescem nos momentos de dificuldades”, aposta Roberta.

De acordo com o gerente de Produtos & Trade da empresa, Caio Borges, os objetivos do Reproduz+ 2023 foram plenamente cumpridos. “A oportunidade de ter mais de 100 profissionais de alta performance contribuindo entre si durante o evento é algo único e que vem totalmente ao encontro com a nossa missão: ‘Ir além da sincronização de cios’. O Reproduz+ 2023 trouxe consigo uma diversidade de temas que abordaram não só os antigos pilares de sustentação da pecuária, como genética, sanidade e nutrição, mas também os novos pilares, que incluem bem-estar animal, sustentabilidade e gestão), temas que estão totalmente ligados com a eficiência reprodutiva e produtiva das fazendas. Isso porque o que não se mede não se otimiza e o sistema que não passa por otimização não consegue obter os resultados ideais que as fazendas devem entregar em busca da verdadeira produção do ‘Boi Azul’”, analisa Borges.

Fonte: Assessoria

Empresas

Vaccinar lança probiótico Simbio+ para saúde intestinal de aves e suínos

Publicado em

em

Tiago Birro, Gerente Nacional de Aditivos da Vaccinar. - Divulgação Vaccinar

A Vaccinar Nutrição Animal anunciou o lançamento do Simbio+, a mais nova adição à sua linha Bio+. Desenvolvido a partir de um blend de probióticos Bacillus Subtilis e Bacillus Licheniformis, o Simbio+ é uma alternativa inovadora para melhorar a saúde intestinal, o desempenho e o bem-estar de aves e suínos.

Os probióticos Bacillus Subtilis e Bacillus Licheniformis foram selecionados devido à sua comprovada eficácia em promover a saúde intestinal e o equilíbrio da microbiota no trato gastrointestinal de aves e suínos. Estes microrganismos atuam de forma sinérgica para melhorar a digestão e absorção de nutrientes, fortalecer o sistema imunológico e auxiliar na prevenção de doenças gastrointestinais.

O desenvolvimento do Simbio+ responde à crescente demanda por alternativas aos antibióticos promotores de crescimento na produção animal, em meio às preocupações com a segurança alimentar e a saúde pública. Reconhecendo a eficácia dos probióticos, o departamento técnico da Vaccinar realizou um estudo abrangente para identificar as cepas mais adequadas e a concentração ideal para maximizar os benefícios do produto.

“Este lançamento amplia nosso portfólio de aditivos e impulsiona nossa capacidade de oferecer soluções avançadas, destacando nossa dedicação em fornecer alternativas eficazes e inovadoras. Além disso, reflete nosso compromisso com o mercado de aditivos, como uma empresa que está na vanguarda da tecnologia e da excelência em nutrição animal. Esta expansão no portfólio também nos coloca no caminho para desenvolver programas 100% livres de AGP Vaccinar, atendendo às demandas crescentes por práticas sustentáveis e de bem-estar animal”, afirma Tiago Birro, Gerente Nacional de Aditivos da Vaccinar.

Diferenciais
A formulação do Simbio+ se destaca pelo blend especialmente desenvolvido com alta concentração de microrganismos benéficos. As cepas Bacillus Subtilis e Bacillus Licheniformis foram escolhidas por sua eficácia comprovada em promover a saúde intestinal e o desempenho animal. Além disso, o Simbio+ resiste às variações de pH do trato gastrointestinal e ao processo de peletização, garantindo que os microrganismos permaneçam ativos e viáveis.

Com a utilização do Simbio+, espera-se melhor digestão e absorção de nutrientes, redução do estresse intestinal, fortalecimento do sistema imunológico, aumento do desempenho e produtividade dos animais.

“Este lançamento é mais uma oportunidade para reforçarmos a confiança dos clientes em nossos produtos e serviços. Oferece aos clientes a possibilidade de adotar práticas de produção mais responsáveis e alinhadas com as demandas dos consumidores por alimentos produzidos de forma mais sustentável”, avalia Birro.

Benefícios do Simbio+
O Simbio+ promove a saúde intestinal de aves e suínos, oferecendo várias vantagens adicionais:

– Melhora na digestão e absorção de nutrientes: O Simbio+ equilibra a microbiota intestinal, promovendo uma digestão mais eficiente e uma absorção mais completa dos nutrientes, melhorando o desempenho animal.
– Desempenho aprimorado: Com melhor absorção de nutrientes e saúde intestinal, os animais apresentam maior ganho de peso e eficiência na conversão alimentar.
– Fortalecimento da imunidade: A saúde intestinal está ligada ao sistema imunológico dos animais. O Simbio+ ajuda a fortalecer as defesas naturais, tornando os animais mais resistentes a doenças.
– Bem-estar animal: Reduz o estresse intestinal e o desafio microbiológico, garantindo o bem-estar de aves e suínos.

Fonte: Ass. de Imprensa
Continue Lendo

Empresas

Rodrigo Lima assume como Especialista Global em Nutrição na Topigs Norsvin

Com a nova contratação, a Topigs Norsvin reforça seu compromisso com a excelência e inovação no setor suinícola, buscando entregar o máximo valor aos seus clientes e parceiros

Publicado em

em

Rodrigo Lima assume como Especialista Global em Nutrição na Topigs Norsvin

Especialista em nutrição animal, Rodrigo Lima é o novo contratado da Topigs Norsvin, empresa especializada em genética suína, onde assume o cargo de Especialista Global em Nutrição. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Rodrigo está pronto para enfrentar os desafios dessa nova posição, se reportando diretamente ao Diretor Técnico, Marcos Lopes.

Formado em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Rodrigo também concluiu mestrado na mesma instituição, focando em crescimento e terminação de suínos, com especialização em aditivos de saúde intestinal e ractopamina, além de um doutorado em nutrição de precisão de fêmeas suínas, finalizado no início de 2024.

Na Cargill, o zootecnista trabalhou focado com contas no Brasil, lidando com os desafios do setor suinícola nacional, especialmente no contexto de crise econômica e altos custos de produção. Agora, na Topigs Norsvin, tem a missão de alinhar a nutrição com o potencial genético dos produtos da empresa. “A genética nos dá o potencial, e a nutrição, junto com outros manejos, dita quanto desse potencial podemos alcançar”, explica Rodrigo.

O especialista acredita que a sinergia entre genética e nutrição é essencial para maximizar os resultados. “Hoje, nosso desafio é alinhar toda a nutrição ao potencial do material que temos no mercado, que já é consolidado, mas podemos melhorar ainda mais os resultados”, afirma.

A importância da nutrição

Um dos principais diferenciais do Brasil no mercado internacional, segundo o especialista, é a capacidade de enfrentar grandes desafios econômicos e de custos, especialmente na suinocultura. Ele destaca que a nutrição representa cerca de 70% do custo de produção de suínos, o que torna o trabalho no Brasil ainda mais desafiador e importante para a rentabilidade dos produtores.

Com sua expertise, Rodrigo espera contribuir significativamente para a Topigs Norsvin, especialmente na área de nutrição de precisão, que estuda e identifica a quantidade exata de nutrientes para cada fase e categoria de animal. “A Topigs Norsvin é uma empresa aberta à inovação e tecnologia, e eu espero trazer cada vez mais conhecimento para alinhar a parte genética, reprodução e nutrição, visando sempre os melhores resultados possíveis”, conclui.

Fonte: Ass. de Imprensa
Continue Lendo

Empresas

Composto orgânico contribui para a melhoria da saúde intestinal de aves de postura

Publicado em

em

Divulgação Auster - Shutterstock

Em 2023, a produção de ovos no Brasil atingiu o patamar de ¹52 bilhões de unidades, ficando entre os maiores produtores mundiais. “Para manter esse elevado nível de produtividade, as aves de postura têm de estar com ótima saúde, e isso inclui a saúde intestinal. O nível de eficiência do intestino para captar nutrientes contribui decisivamente para o resultado da atividade”, explica Ariane Rodrigues Nogueira, zootecnista da Auster Nutrição Animal.

Ariane detalha que “para alcançar índices produtivos satisfatórios, é essencial uma microbiota equilibrada, para atuar eficientemente no sistema imunológico, associado a uma integridade intestinal adequada, proporcionando boa área de absorção”.

A saúde do epitélio intestinal é crucial para otimizar a absorção dos nutrientes. “O processo de absorção depende de mecanismos de transporte que ocorrem na membrana das células epiteliais da mucosa, localizadas nas vilosidades que revestem a parede intestinal. A relação vilo/cripta é um indicador importante da saúde intestinal, pois uma alta relação sugere que o epitélio está saudável, com grande área de absorção e baixa renovação celular, o que implica em menor gasto energético”, diz a zootecnista.

A digestão das aves é beneficiada pela adição de butirato de sódio à dieta, pois reduz o pH gástrico, levando a um aumento na retenção do alimento no trato digestivo e ativação do pepsinogênio, melhorando a digestão de proteínas. “O butirato de sódio inibe a formação de complexos de cálcio-fitato, aumentando os níveis séricos de cálcio, fósforo e magnésio no organismo, resultando em otimização do desempenho das aves, melhoria evidente em sua resposta imune e na qualidade dos ovos produzidos”, completa a zootecnista.

Devido aos inúmeros benefícios do butirato de sódio para manter a saúde intestinal das aves, a Auster Nutrição Animal desenvolveu o Novyrate C – aditivo composto por butirato de sódio revestido por ácidos graxos de cadeia média e curta, que são liberados de forma duradoura no intestino. A solução atua de forma importante no controle da carga microbiana e resulta em maior digestão de proteínas e aminoácidos.

O butirato tem importante função de equilíbrio da comunidade microbiana, o que fortalece a linha de defesa do hospedeiro contra micro-organismos nocivos, reduzindo a competição por nutrientes, a passagem de alimentos e o processo de descamação das células do intestino”, completa Ariane. Aves de postura suplementadas com butirato de sódio, como Novyrate C, otimizam a produtividade, lucratividade e rentabilidade do avicultor, pois têm a saúde intestinal fortalecida e convertem os nutrientes alimentares de forma eficiente.

Fonte: Ass. de Imprensa
Continue Lendo
SIAVS 2024 E

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.