Empresas
Reprodução avícola e a sustentabilidade social: a missão de prover o abastecimento seguro para alimentar o mundo
Aviagen reforça seu compromisso de proteger a cadeia global garantindo a segurança no processo de produção

A ênfase do pilar “social” em sustentabilidade reside no bem-estar das pessoas: colaboradores, clientes, profissionais do setor avícola de hoje, do futuro e — claro —, das comunidades em todo o mundo. De acordo com o International Poultry Council (IPC), a estratégia central para concretizar os objetivos desse pilar é a produção sustentável de proteína animal, juntamente com a segurança alimentar, a proteção de alimentos, a saúde animal e humana. A meta de nosso setor é prover o abastecimento seguro e adequado de carne de frango para alimentar a crescente população mundial e, dessa forma, promover a sociedade atual e as próximas gerações.
Neste artigo, abordaremos os mecanismos através dos quais buscamos promover a sustentabilidade social.
Comprometidos com o #FoodOnEveryTable
A Aviagen tem o compromisso de proteger a cadeia global de abastecimento, possibilitando que nossos clientes coloquem #FoodOnEveryTable (comida em cada mesa) em comunidades de todo o mundo. Adotamos diversas estratégias para isso, e cada uma delas contribui para a segurança alimentar e a proteção dos alimentos. A saúde e o bem-estar das aves são nossa maior prioridade e fundamentam nosso programa de reprodução. Como resultado de nossa abordagem contínua e abrangente para a reprodução de características relacionadas à saúde das aves, nos orgulhamos em saber que nossas aves são geralmente os produtos preferenciais para a produção sem antibióticos. Em nosso suporte a campo em manejo, oferecemos orientações para a condução responsável de aves com o uso da menor quantidade possível de medicamentos, apenas nos níveis necessários.
A nossa rigorosa biossegurança é um aspecto essencial da segurança no abastecimento de alimentos. A Aviagen se dedica ao máximo para manter patógenos prejudiciais fora da cadeia alimentar por meio de um programa de biossegurança eficaz, que protege a saúde animal e a segurança alimentar por meio do cumprimento de regras rígidas de saúde e higiene. Também mantemos unidades de produção em vários continentes, o que possibilita a comercialização de aves desde diferentes pontos, para que o abastecimento possa ser mantido diante da ocorrência de doenças ou outras circunstâncias imprevistas.
A vitalidade em números
É importante para todas as partes interessadas da comunidade mundial de produção de aves trabalhar conjuntamente em nome da melhoria contínua da saúde e do bem-estar das aves, e também da segurança alimentar e da proteção dos alimentos, o que acaba por gerar benefícios para os consumidores. Como um dos principais criadores mundiais de aves, reconhecemos que representamos apenas uma parte do mercado. Sendo assim, a transparência e a comunicação aberta com formuladores de políticas, partes interessadas, clientes, associações setoriais e a sociedade como um todo são aspectos prioritários em todas as nossas atividades. Trabalhamos constantemente com associações avícolas em diversos países do mundo, para assegurar que a opinião do setor de produção de aves seja considerada em decisões regulatórias, com o grande objetivo de reconhecer e promover a sustentabilidade desse mercado.
Capacitando nosso futuro
O futuro do setor depende do conhecimento e de nossa capacidade de atrair profissionais jovens, talentosos, visionários e apaixonados pelo que fazem. Profissionais da avicultura já experientes e aqueles com um futuro promissor se beneficiam com percepções e informações que os preparam para uma vida de sucesso em suas carreiras. Uma forma de nos conectarmos com esses profissionais do futuro é organizar grupos em nossas unidades do mundo todo e garantir a nossa constante presença em eventos relacionados a oportunidades de carreira e workshops. Também contratamos estagiários das mais diversas instituições educacionais para trabalharem em nossos incubatórios, laboratórios, granjas e escritórios, proporcionando-lhes valiosas experiências e a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho com conhecimentos práticos e reais para iniciar uma carreira que demonstre genuína preocupação com nosso planeta e seus habitantes. Além disso, a Aviagen se dedica a compartilhar os conhecimentos mais recentes com os clientes e contatos do setor, para promover o sucesso com a realização de cursos, workshops, seminários e outros eventos que unem teoria com o aprendizado prático em nossas unidades. A filosofia por trás de cada oportunidade de aprendizado é “capacitar o instrutor”. Dessa forma, o aprendizado tem continuidade por muito tempo depois da conclusão das aulas, e os conceitos nelas abordados são multiplicados à medida que cada estudante transmita os conhecimentos e as habilidades adquiridas com colegas em suas próprias operações. Devido à situação global gerada pela COVID-19, modernas tecnologias vêm sendo utilizadas na forma de webinars e apoio remoto.
Preocupação com as nossas comunidades
A Aviagen se preocupa com as pessoas das comunidades onde atua e busca sempre encontrar maneiras de retribuir. Contribuímos regularmente com iniciativas beneficentes e comunitárias, além de empregarmos o nosso tempo em trabalhos voluntários visando ajudar as pessoas mais vulneráveis da sociedade. Algumas de nossas iniciativas envolvem esforços beneficentes a nível nacional e internacional — hospitais locais, projetos sociais e culturais, causas médicas e muitas outros —, seja por meio de doações diretas ou das mais diversas atividades de arrecadação de recursos com a participação de nossos colaboradores. Sabemos que as atividades que nós e nossos clientes realizamos são importantes para a viabilidade de suas comunidades locais.
Cuidar das pessoas
Em poucas palavras, sustentabilidade social significa cuidar das necessidades de nossas comunidades. A missão da Aviagen é fazer nossa parte para ajudar os produtores a colocarem de forma nutritiva e acessível a #FoodOnEveryTable, contribuindo também de outras formas para o bem-estar de pessoas em comunidades do mundo todo. A sustentabilidade social se une aos pilares ambiental e econômico em uma abordagem holística de “reprodução sustentável” para as pessoas, o planeta e produtores de alimentos em todo o mundo. Ao trabalharmos dia após dia para fortalecer simultaneamente esses três pilares, nós demonstramos nosso compromisso com o planeta e todos os seus habitantes.

Empresas
Aurora Coop inaugura indústria de frango griller em Tapejara
Unidade recebeu investimentos totais de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação.

Foi oficialmente inaugurada na terça-feira (18) a ampliação e modernização do Frigorífico Aurora Coop Tapejara I (FATA I), localizado na Linha São Silvestre, município de Tapejara (RS). A unidade recebeu investimentos totais de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação.
A modernização do FATA I representa um marco para a economia regional. A reforma ampliou a área construída para 18,5 mil metros quadrados e revitalizou 74% da estrutura, o frigorífico retorna praticamente como uma nova indústria. A capacidade de abate aumenta em 80%, chegando a 10 mil aves/hora, abastecidas por produtores rurais integrados da região, fortalecendo a cadeia produtiva local. A diversificação do mix, que prioriza frango Griller e cortes temperados, amplia oportunidades de mercado e valor agregado. Com certificação SIF e Halal, a unidade passa a exportar para o Oriente Médio e outros mercados, projetando faturamento anual de R$ 238 milhões.

A indústria recebeu investimentos totais da ordem de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação – Fotos: Sara Bellaver/MB Comunicação
O impacto social é expressivo: a unidade inicia com 520 empregos diretos, podendo chegar a 980 com o segundo turno. Considerando os indiretos, serão mais de 1.500 novos postos de trabalho, todos com recrutamento regional. Os municípios do entorno também serão beneficiados com R$ 2,95 milhões anuais em ICMS, impulsionando serviços, comércio e renda.
Aurora Coop em crescimento
Em seu pronunciamento, o presidente Neivor Canton realçou que a Aurora Coop está presente no Rio Grande do Sul desde 2001, mantendo uma base produtiva, no campo, formada por 9.585 produtores rurais. Em relação a Tapejara declarou que “a Aurora Coop, cumprindo com o seu dever, após ter feito a aquisição das unidades industriais da empresa Agro Danielli, de imediato cuidou de fazer uma ampliação, recuperando em muito a capacidade produtiva da unidade de São Silvestre. Esta unidade passa a produzir o frango griller voltado mais especificamente para o mercado árabe de consumo, aos países do Oriente Médio, para o qual estamos completando o nosso portfólio de produto de preferência daquele consumidor”.
O diretor industrial Christian Klauck apresentou todas as informações sobre os investimentos realizados na unidade, destacou a aplicação

Em seu pronunciamento, o presidente Neivor Canton realçou que a Cooperativa Central está presente no Rio Grande do Sul desde 2001, mantendo uma base produtiva, no campo, formada por 9.585 produtores rurais
de R$ 60 milhões em sistemas ambientais que garante operação sustentável, com tecnologia avançada, eficiência energética e tratamento moderno de efluentes. A gerente do Frigorífico Aurora Tapejara I (FATA I) Keli Delazeri discorreu sobre o início da operação, a geração de empregos e as características do funcionamento da unidade.
Participaram da cerimônia a diretoria da Aurora Coop e os dirigentes das cooperativas filiadas. Também prestigiaram o ato o representante do governador Eduardo Leite, secretário do de trabalho e desenvolvimento profissional do Rio Grande do Sul, Gilmar Sossella; o senador Luis Carlos Heinze, o prefeito de Tapejara, Evanir Wolff e o vice-prefeito Rodinei Bruel, o presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Eduardo de Oliveira, a diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) do Ministério da Agricultura Juliana Satie, o secretário de Turismo Ronaldo Santini e o Secretário de Agricultura Eduardo Bortolotto, entre outras autoridades.
O novo FATA I consolida Tapejara e o noroeste gaúcho como polos estratégicos da produção avícola, combinando desenvolvimento econômico, inovação industrial e responsabilidade ambiental.
Empresas
Aniversário de 36 anos da Credicoamo é marcado por lançamentos
Dia de celebrar uma história de cooperação, solidez e compromisso com o desenvolvimento financeiro dos associados.

Na manhã desta segunda-feira (17), as comemorações pelos 36 anos da Credicoamo movimentaram a Administração Central e as agências no Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Dia de celebrar uma história de cooperação, solidez e compromisso com o desenvolvimento financeiro dos associados. A Credicoamo nasceu do propósito de oferecer mais do que crédito, nasceu para formar uma cultura de prosperidade e gestão eficiente de recursos.
Gestão eficiente de recursos, inclusive, foi o tema abordado na palestra deste ano, que contou com o professor Reinaldo Domingos, referência nacional em educação financeira. “Esse ecossistema entre empresa do agronegócio e empresa-família precisa ter conexões suficientes para poder gerir recursos com sustentabilidade, resultados positivos e sonhos realizados”.
Antes da palestra, o presidente Executivo da Credicoamo, Alcir José Goldoni, deixou sua mensagem, evidenciando o dia de gratidão e emoção. Convidou os presentes a acompanharem um vídeo, que fez o público voltar ao ano de 1989, em que, o Diretor Administrativo-Financeiro da Coamo, Antonio Sérgio Gabriel, fazia a leitura da criação da Credicoamo. Goldoni aproveitou o momento festivo para reconhecer e homenagear o diretor pelo empenho e seriedade na constituição da cooperativa.
O idealizador e presidente do Conselho de Administração da Coamo e da Credicoamo, José Aroldo Gallassini, relembrou momentos da fundação da cooperativa de crédito, contando que ela surgiu para propiciar uma vida financeira segura e próspera aos associados.
Estiveram presentes no aniversário, em Campo Mourão (PR), associados, conselheiros, diretores e convidados.
Atos que constituíram o aniversário

Educação Financeira: Após a palestra, o diretor Financeiro e Riscos, Elton Alexandre Scramocin, lançou o Programa de Educação Financeira da Credicoamo, reforçando o propósito de formar uma cultura financeira sólida, consciente e sustentável entre os associados e suas famílias. O assunto já faz parte do dia a dia da cooperativa de crédito e agora ganha o reforço de uma plataforma (acesse aqui). “Contamos com o apoio e utilização da plataforma para desenvolvermos uma vida financeira sustentável”, destacou o diretor.
Divulgação da 3ª edição do Aniversário Automotivo: Feita pelo diretor de Negócios Dilmar Antônio Peri, o qual reforçou as condições especiais de financiamento de veículos, prazos ampliados e taxas diferenciadas, sendo uma oportunidade exclusiva aos associados.
Lançamento do consórcio: Dilmar falou do novo produto, que representa uma forma inteligente de conquistar patrimônio, sem custo financeiro adicional, fortalecendo o planejamento e o uso eficiente dos recursos. “Nós queremos realizar os sonhos dos associados, com condições muito especiais”, afirmou Dilmar.
Lançamento do programa de relacionamento Bônus de Seguro: Na renovação do seguro contratado em 2025, será conferido um bônus que será concedido no mês seguinte ao pagamento, como forma de valorização da parceria e confiança depositada na Credicoamo Seguros, explicou o presidente Executivo Alcir José Goldoni. “As boas notícias apresentadas nesta manhã cooperam por um mundo próspero, sendo gratificante poder divulgar produtos e serviços benéficos ao associado”, finalizou o presidente.
No canal do Youtube da Coamo, confira a palestra e mais detalhes do aniversário:
https://www.youtube.com/watch?v=HZo4slCC39M
Empresas
Vetanco Brasil anuncia a contratação de Ana Luiza Lora como Coordenadora Técnica de Biológicos
Com trajetória iniciada no setor de avicultura, ela assumiu a função em agosto e traz experiência adquirida em uma empresa do Paraná, reconhecida pela forte atuação na exportação de proteína de frango e por sua cadeia de produção integrada e controlada, do campo ao varejo.

A médica-veterinária Ana Luiza Lora é a nova Coordenadora Técnica de Biológicos da Vetanco do Brasil. Com trajetória iniciada no setor de avicultura, ela assumiu a função em agosto e traz experiência adquirida em uma empresa do Paraná, reconhecida pela forte atuação na exportação de proteína de frango e por sua cadeia de produção integrada e controlada, do campo ao varejo.
Ao longo de sua carreira, acumulou sólidos conhecimentos atuando como extensionista e sanitarista de frango de corte. Na Vetanco, seu foco será a plataforma Biotech Vac, uma das grandes inovações da companhia. Entre seus avanços mais recentes, destaca-se a Biotech Vac Salmonella, considerada a vacina mais inovadora do mercado no controle das salmonelas paratíficas.
Ana Lora é graduada em Medicina Veterinária pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e possui pós-graduação em Sanidade Avícola pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), formação que complementa sua experiência prática e reforça sua qualificação para atuar na linha de biológicos da empresa.
Com sua chegada, a Vetanco reafirma o compromisso de seguir inovando no desenvolvimento de soluções para a saúde animal, fortalecendo sua equipe técnica e ampliando sua atuação junto ao setor avícola brasileiro.



