Empresas Eficiência sustentável
Relatório Integrado destaca avanços da BRF em 2022
Companhia investiu no ano passado R$ 231,8 milhões em ações socioambientais.

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, apresenta seu Relatório Integrado 2022. O documento destaca os resultados do negócio nas frentes de mercados nacional e internacional, o fortalecimento de suas marcas nos pontos de venda e os avanços do Plano BRF de Sustentabilidade. Desde 2019, o relatório é publicado no modelo integrado, de acordo com as melhores práticas de reporte e em sintonia com as diretrizes da Global Repoting Initiative (GRI) e da IFRS Foundation, além de seguir os indicadores do Sustainability Accounting Standards Board (SASB) e Task Force on Climate-Related Financial Disclosures (TCFD).
“O processo de transformação, iniciado em 2022, foi essencial para que as bases de evolução da BRF possam sustentar com solidez todo o potencial da nossa empresa. Continuaremos empenhados em maximizar os resultados de maneira consistente ao longo do tempo”, afirma Miguel Gularte, CEO Global da BRF. “Estamos evoluindo de forma consistente, sempre norteados pelos nossos três compromissos inegociáveis de Segurança, Qualidade e Integridade”, completa.
O plano de eficiência vem somar à estratégia de desenvolver um negócio cada vez mais sustentável. No ano passado, a BRF investiu R$ 231,8 milhões em ações socioambientais, direcionadas às frentes de mudanças climáticas, água e resíduos, bem-estar animal, e projetos sociais nas comunidades onde a BRF está presente.
“Acreditamos que os avanços na agenda EESG somente serão viabilizados com resultados econômicos. Por isso, além de acrescentar mais um “E” à sigla, em 2023 realizamos pela primeira vez o processo de dupla materialidade para guiar nosso reporte. Levamos em conta, além dos riscos e impactos não financeiros para os stakeholders, a ótica financeira com igual importância em nossa matriz. Estamos incorporando a sustentabilidade cada vez mais às decisões e estratégias da Companhia”, explica Alessandro Bonorino, vice-presidente de Gente, Sustentabilidade e Digital da BRF.
A Companhia encerrou 2022 com uma redução de 4,3% no consumo de água por tonelada produzida em comparação ao ano base (2020). Avançou também no plano Net Zero 2040, reduzindo 26% de suas emissões absolutas de gases de efeito estufa nos escopos 1 e 2 em comparação ao ano-base (2019). Entre os avanços na cadeia de valor, 1500 produtores integrados instalaram os painéis solares em suas granjas. Em linha com seu pioneirismo em bem-estar animal, cumpriu seu compromisso de pôr fim à castração cirúrgica no plantel de suínos, e pelo 16° ano integrou a carteira do ISE, da B3, reforçando suas práticas pelo mercado. Destaque também para o marco de 100% de rastreabilidade dos fornecedores diretos de grãos provenientes da Amazônia e Cerrado e 45% dos fornecedores indiretos desses mesmos biomas em prol de uma cadeia livre de desmatamento. No primeiro trimestre deste ano, a BRF já evoluiu de 45% no fim de 2022 para 75% dos fornecedores indiretos.
Na frente social, por meio do Programa Voluntários BRF, a Companhia mobilizou mais de 3 mil colaboradores para a realização de 416 ações voluntárias lideradas pelo Instituto BRF, em 49 municípios, tendo impactado cerca de 50 mil pessoas diretamente. O Programa ‘Alimento que Transforma’, o destaque é o resultado da primeira edição do programa Ecco Comunidades, que distribuiu mais de 3,26 toneladas de alimentos e reduziu em mais de 65% o desperdício em pratos das crianças em escolas públicas.
Para incrementar resultados, a Companhia simplificou seu portfólio, aprimorou a execução comercial e aumentou a exposição de seus produtos nos pontos de venda. No mercado nacional, as marcas Sadia e Perdigão seguem com a preferência de 43,2% dos consumidores e, no segmento de margarinas, o percentual chega a 60,2%. No segmento Halal, a Sadia e a Banvit, já líderes eu seus mercados, cresceram ainda mais em market share e na participação de itens de valor agregado.
Já no mercado internacional, a BRF habilitou 35 plantas brasileiras para exportar a países como Canadá, México, Japão e África do Sul, refletindo a confiança das autoridades locais quanto à segurança e confiabilidade de sua cadeia de produção. Destaque também para a inauguração da fábrica de Dammam, na Arábia Saudita, que conta com uma capacidade de produção de 1.200 toneladas de alimentos por mês. Com investimento de US$ 18 milhões, a empresa fortalece sua presença no Oriente Médio.
Com foco na execução do plano de eficiência, a Companhia segue com o objetivo de maximizar seus resultados de maneira consistente, trabalhando de forma simples, ágil e assertiva.

Empresas
Aurora Coop inaugura indústria de frango griller em Tapejara
Unidade recebeu investimentos totais de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação.

Foi oficialmente inaugurada na terça-feira (18) a ampliação e modernização do Frigorífico Aurora Coop Tapejara I (FATA I), localizado na Linha São Silvestre, município de Tapejara (RS). A unidade recebeu investimentos totais de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação.
A modernização do FATA I representa um marco para a economia regional. A reforma ampliou a área construída para 18,5 mil metros quadrados e revitalizou 74% da estrutura, o frigorífico retorna praticamente como uma nova indústria. A capacidade de abate aumenta em 80%, chegando a 10 mil aves/hora, abastecidas por produtores rurais integrados da região, fortalecendo a cadeia produtiva local. A diversificação do mix, que prioriza frango Griller e cortes temperados, amplia oportunidades de mercado e valor agregado. Com certificação SIF e Halal, a unidade passa a exportar para o Oriente Médio e outros mercados, projetando faturamento anual de R$ 238 milhões.

A indústria recebeu investimentos totais da ordem de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação – Fotos: Sara Bellaver/MB Comunicação
O impacto social é expressivo: a unidade inicia com 520 empregos diretos, podendo chegar a 980 com o segundo turno. Considerando os indiretos, serão mais de 1.500 novos postos de trabalho, todos com recrutamento regional. Os municípios do entorno também serão beneficiados com R$ 2,95 milhões anuais em ICMS, impulsionando serviços, comércio e renda.
Aurora Coop em crescimento
Em seu pronunciamento, o presidente Neivor Canton realçou que a Aurora Coop está presente no Rio Grande do Sul desde 2001, mantendo uma base produtiva, no campo, formada por 9.585 produtores rurais. Em relação a Tapejara declarou que “a Aurora Coop, cumprindo com o seu dever, após ter feito a aquisição das unidades industriais da empresa Agro Danielli, de imediato cuidou de fazer uma ampliação, recuperando em muito a capacidade produtiva da unidade de São Silvestre. Esta unidade passa a produzir o frango griller voltado mais especificamente para o mercado árabe de consumo, aos países do Oriente Médio, para o qual estamos completando o nosso portfólio de produto de preferência daquele consumidor”.
O diretor industrial Christian Klauck apresentou todas as informações sobre os investimentos realizados na unidade, destacou a aplicação

Em seu pronunciamento, o presidente Neivor Canton realçou que a Cooperativa Central está presente no Rio Grande do Sul desde 2001, mantendo uma base produtiva, no campo, formada por 9.585 produtores rurais
de R$ 60 milhões em sistemas ambientais que garante operação sustentável, com tecnologia avançada, eficiência energética e tratamento moderno de efluentes. A gerente do Frigorífico Aurora Tapejara I (FATA I) Keli Delazeri discorreu sobre o início da operação, a geração de empregos e as características do funcionamento da unidade.
Participaram da cerimônia a diretoria da Aurora Coop e os dirigentes das cooperativas filiadas. Também prestigiaram o ato o representante do governador Eduardo Leite, secretário do de trabalho e desenvolvimento profissional do Rio Grande do Sul, Gilmar Sossella; o senador Luis Carlos Heinze, o prefeito de Tapejara, Evanir Wolff e o vice-prefeito Rodinei Bruel, o presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Eduardo de Oliveira, a diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) do Ministério da Agricultura Juliana Satie, o secretário de Turismo Ronaldo Santini e o Secretário de Agricultura Eduardo Bortolotto, entre outras autoridades.
O novo FATA I consolida Tapejara e o noroeste gaúcho como polos estratégicos da produção avícola, combinando desenvolvimento econômico, inovação industrial e responsabilidade ambiental.
Empresas
Aniversário de 36 anos da Credicoamo é marcado por lançamentos
Dia de celebrar uma história de cooperação, solidez e compromisso com o desenvolvimento financeiro dos associados.

Na manhã desta segunda-feira (17), as comemorações pelos 36 anos da Credicoamo movimentaram a Administração Central e as agências no Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Dia de celebrar uma história de cooperação, solidez e compromisso com o desenvolvimento financeiro dos associados. A Credicoamo nasceu do propósito de oferecer mais do que crédito, nasceu para formar uma cultura de prosperidade e gestão eficiente de recursos.
Gestão eficiente de recursos, inclusive, foi o tema abordado na palestra deste ano, que contou com o professor Reinaldo Domingos, referência nacional em educação financeira. “Esse ecossistema entre empresa do agronegócio e empresa-família precisa ter conexões suficientes para poder gerir recursos com sustentabilidade, resultados positivos e sonhos realizados”.
Antes da palestra, o presidente Executivo da Credicoamo, Alcir José Goldoni, deixou sua mensagem, evidenciando o dia de gratidão e emoção. Convidou os presentes a acompanharem um vídeo, que fez o público voltar ao ano de 1989, em que, o Diretor Administrativo-Financeiro da Coamo, Antonio Sérgio Gabriel, fazia a leitura da criação da Credicoamo. Goldoni aproveitou o momento festivo para reconhecer e homenagear o diretor pelo empenho e seriedade na constituição da cooperativa.
O idealizador e presidente do Conselho de Administração da Coamo e da Credicoamo, José Aroldo Gallassini, relembrou momentos da fundação da cooperativa de crédito, contando que ela surgiu para propiciar uma vida financeira segura e próspera aos associados.
Estiveram presentes no aniversário, em Campo Mourão (PR), associados, conselheiros, diretores e convidados.
Atos que constituíram o aniversário

Educação Financeira: Após a palestra, o diretor Financeiro e Riscos, Elton Alexandre Scramocin, lançou o Programa de Educação Financeira da Credicoamo, reforçando o propósito de formar uma cultura financeira sólida, consciente e sustentável entre os associados e suas famílias. O assunto já faz parte do dia a dia da cooperativa de crédito e agora ganha o reforço de uma plataforma (acesse aqui). “Contamos com o apoio e utilização da plataforma para desenvolvermos uma vida financeira sustentável”, destacou o diretor.
Divulgação da 3ª edição do Aniversário Automotivo: Feita pelo diretor de Negócios Dilmar Antônio Peri, o qual reforçou as condições especiais de financiamento de veículos, prazos ampliados e taxas diferenciadas, sendo uma oportunidade exclusiva aos associados.
Lançamento do consórcio: Dilmar falou do novo produto, que representa uma forma inteligente de conquistar patrimônio, sem custo financeiro adicional, fortalecendo o planejamento e o uso eficiente dos recursos. “Nós queremos realizar os sonhos dos associados, com condições muito especiais”, afirmou Dilmar.
Lançamento do programa de relacionamento Bônus de Seguro: Na renovação do seguro contratado em 2025, será conferido um bônus que será concedido no mês seguinte ao pagamento, como forma de valorização da parceria e confiança depositada na Credicoamo Seguros, explicou o presidente Executivo Alcir José Goldoni. “As boas notícias apresentadas nesta manhã cooperam por um mundo próspero, sendo gratificante poder divulgar produtos e serviços benéficos ao associado”, finalizou o presidente.
No canal do Youtube da Coamo, confira a palestra e mais detalhes do aniversário:
https://www.youtube.com/watch?v=HZo4slCC39M
Empresas
Vetanco Brasil anuncia a contratação de Ana Luiza Lora como Coordenadora Técnica de Biológicos
Com trajetória iniciada no setor de avicultura, ela assumiu a função em agosto e traz experiência adquirida em uma empresa do Paraná, reconhecida pela forte atuação na exportação de proteína de frango e por sua cadeia de produção integrada e controlada, do campo ao varejo.

A médica-veterinária Ana Luiza Lora é a nova Coordenadora Técnica de Biológicos da Vetanco do Brasil. Com trajetória iniciada no setor de avicultura, ela assumiu a função em agosto e traz experiência adquirida em uma empresa do Paraná, reconhecida pela forte atuação na exportação de proteína de frango e por sua cadeia de produção integrada e controlada, do campo ao varejo.
Ao longo de sua carreira, acumulou sólidos conhecimentos atuando como extensionista e sanitarista de frango de corte. Na Vetanco, seu foco será a plataforma Biotech Vac, uma das grandes inovações da companhia. Entre seus avanços mais recentes, destaca-se a Biotech Vac Salmonella, considerada a vacina mais inovadora do mercado no controle das salmonelas paratíficas.
Ana Lora é graduada em Medicina Veterinária pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e possui pós-graduação em Sanidade Avícola pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), formação que complementa sua experiência prática e reforça sua qualificação para atuar na linha de biológicos da empresa.
Com sua chegada, a Vetanco reafirma o compromisso de seguir inovando no desenvolvimento de soluções para a saúde animal, fortalecendo sua equipe técnica e ampliando sua atuação junto ao setor avícola brasileiro.



