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Raças puras aceleram o crescimento da suinocultura moderna

Com mais de 35 anos de seleção e potencial para atender um plantel de 220 mil animais por ano, a Topgen se renova para disponibilizar ao mercado as melhores matrizes, proporcionando diferenciais competitivos para o produtor, consumidor e frigorífico

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Segundo o relatório anual da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em 2021 o valor bruto da produção suína no Brasil foi de R$ 31,3 bilhões, saltando de 3,2 milhões de toneladas em 2010 para 4,7 mi/ton em 2021. O consumo per capita da proteína suína também avançou no mesmo período, saindo de 14,1 kg/hab/ano para 16,7 kg/hab/ano. Essa evolução se atribui à grande revolução que a suinocultura vem passando ao longo das últimas décadas.

Com um mercado consumidor mais exigente, as empresas envolvidas em todos os elos dessa cadeia tiveram que se adaptar. Isso porque, historicamente o porco tinha uma grande importância para a produção de gordura, antes das margarinas e óleos vegetais tomarem este espaço no mercado. Quanto mais gordura, pior a conversão alimentar e pior a velocidade de ganho de peso. Ao mesmo tempo, o consumidor passou a enxergar a gordura como um vilão na alimentação e foi então buscar o porco light.

Com o objetivo de se diferenciar do mercado com genética de linhagens puras, a Topgen, de Jaguariaíva/PR, desde a década de 80 optou em se dedicar exclusivamente ao melhoramento das matrizes, enquanto muitos de seus pares focaram na seleção de linhagens macho. Segundo Beate von Staa, proprietária da Topgen, os machos geralmente acabam sendo um “blend” de cruzamentos, visando redução de gordura e os principais indicadores de desempenho, a velocidade de crescimento e a conversão alimentar.

Com o foco na produção de boas matrizes, a Topgen se estruturou para ser autossustentável e vai além da criteriosa seleção genética. A marca, localizada em uma área de aproximadamente 570 hectares, conta com uma granja núcleo, que abriga as bisavós das raças puras Large White e Landrace (150 matrizes). Nela também há a central de inseminação artificial (por muitos denominada de central de genética líquida), local também onde é utilizado o sêmen congelado importado.

Já a granja multiplicadora conta com 650 matrizes que multiplicam a genética da granja núcleo e entrega ao cliente o seu carro chefe, a Afrodite. A linhagem se destaca como a matriz comercial de melhor equilíbrio nas qualidades, por ser um animal rústico, com aparelho locomotor robusto que contribui para maior longevidade da fêmea e ainda conta com um aparelho mamário com bastante tetas viáveis e simetricamente posicionadas para atender uma grande quantidade de leitões nascidos.

No local, há ainda a fábrica de rações que abastece as granjas e o complexo de recepção e armazenagem. Lá, há uma moega, secador, sistema de limpeza e silos para armazenar até 2.500 toneladas de grãos. A produção própria de grãos está em torno de 100% incluindo áreas parceiras. “Cultivamos cerca de 400 ha no verão e no inverno aproximadamente 600 ha, o que garante as necessidades para alimentação o ano inteiro”, diz Beate.

A Topgen conta ainda com parceria com outra granja multiplicadora (500 matrizes) – fica a cerca de 15 km de sua sede estrutura. “Esta parceria funciona da seguinte forma: nós fornecemos as matrizes avós e compramos as leitoas fêmeas Afrodites deles, e eles compram nossos leitões machos, irmãos de nossas leitoas”, detalha.

Potencial produtivo

Com essa estrutura bem consolidada, a marca tem potencial para atender um plantel de aproximadamente 220 mil animais em um ano, isso equivale a cerca de 15% do mercado brasileiro. Com linhagens 100% adaptadas ao ambiente nacional (clima, instalações), plantel estabilizado e uniforme, a Topgen proporciona os diferenciais competitivos para o produtor, consumidor e frigorífico.

Para os produtores, o trabalho desenvolvido ao longo desses últimos anos pode garantir alta rentabilidade da granja (animais dóceis, rusticidade e longevidade, produtividade, e eficiência da progênie). Já o mercado consumidor tem a garantia de carne saborosa e gordura intramuscular em níveis ótimos (2%). Por sua vez, os frigoríficos têm a certeza de rendimento de carcaça e uniformidade. “A atualização genética através de importações, viemos fazendo ao longo dos anos, de países como Canadá, USA, Alemanha e mais recentemente Suíça”, cita Beate.

Para ficar ainda mais próximos dos seus clientes, a Topgen agora passa por um momento de modernização. Além de toda sua comunicação, site e redes sociais, também terão mais informações sobre o trabalho desenvolvido e ainda destacará todo o potencial da suinocultura brasileira. “O mercado muda constantemente e nós temos que acompanhar essa evolução, acessibilizando nossa genética para os clientes, ajudando tornar o nosso setor cada vez mais eficiente, sustentável e produtivo”, finaliza a proprietária da Topgen.

Fonte: Ass. de imprensa
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Alltech leva biotecnologias à Agroleite

A empresa apresentará soluções que aumentam a produtividade e imunidade de vacas leiteiras com segurança e saúde

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Foto: Divulgação/Alltech

Mesmo sendo um dos maiores produtores de leite do mundo, contabilizando, segundo a Embrapa, quase 35 bilhões de litros por ano, o Brasil ainda enfrenta alguns desafios, como qualidade e custos de produção.  Pensando nisso, a Alltech apresentará durante a Agroleite, que acontece entre os dias 16 e 22 de agosto, em Castro (PR), duas soluções tecnológicas que potencializam o aproveitamento alimentar de bovinos e proporcionam mais segurança aos animais, aumentando a rentabilidade e a produtividade do setor.

Sendo a eficiência alimentar um fator capaz de reduzir custos e equilibrar o desempenho do rebanho, o Milk Sacc + é um dos destaques da empresa líder em nutrição animal. O blend de aditivos naturais, à base de leveduras, auxilia no melhor desempenho metabólico de vacas leiteiras e ameniza estresses ambientais.

De acordo com o gerente de vendas para ruminantes da Alltech, Thomer Durman, a estratégia nutricional otimiza a digestibilidade dos alimentos ingeridos. “Por meio do Milk Sacc +, equilibramos a microbiota ruminal e intestinal, favorecendo a absorção de vitaminas e minerais. Também permitimos um maior consumo de matéria seca e aumentamos a produção de leite e a quantidade de sólidos presentes na bebida”. O aditivo ainda colabora para o fortalecimento da imunidade e da resistência às micotoxinas, resultando em um rebanho mais saudável e produtivo. “Isso tudo com a segurança de eficácia na recomendação de doses com uma grande avaliação na USP e publicação na Journal of Dairy Science em 2021, mostrando eficácia até em condições de estresse térmico”, afirma o especialista.

A segunda solução a ser apresentada no evento é um potente adsorvente de micotoxinas de amplo espectro, desenvolvido para proteger o desempenho, a imunidade e a saúde intestinal dos animais. “As micotoxinas são substâncias que afetam índices zootécnicos, como ganho de peso, consumo e eficiência alimentar, reprodução e saúde. Com o Mycosorb A+, tecnologia elaborada a partir de leveduras e carboidratos funcionais, evitamos contaminação do rebanho, danos à produção, reprodução e sanidade”, afirma Durman.

Fonte: Ascom
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Vaccinar lança produtos no Simpósio Brasil Sul de Suinocultura

Linha de aditivos Bio Enzima será o destaque do estande da empresa de nutrição animal no evento.

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Foto: Divulgação/Vaccinar

Colocando em prática o seu mote da comunicação deste ano: “Juntos no Campo”, a Vaccinar tem marcado presença nos principais eventos do agronegócio do país com o intuito de estar ainda mais próxima do produtor rural. A mais recente participação será no 14º Simpósio Brasil Sul de Suinocultura (SBSS), que acontece entre os dias 16 e 18 de agosto.  Promovido pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet), o encontro acontece no Pavilhão IV, do Parque de Exposições Tancredo Neves, de Chapecó (SC).

Com a aposta em novas soluções nutricionais para atender às demandas do mercado, a empresa, que é 100% brasileira e com mais de 40 anos de mercado, vai aproveitar a oportunidade para anunciar a linha de aditivos Bio Enzima, direcionada para suínos. O lançamento compreende quatro produtos: Bio Enzima Fit, Bio Enzima HD, Bio Enzima Carbo e Bio Enzima Pro.

“A linha Bio Enzima é resultado de amplas pesquisas científicas que aliam tecnologia à troca de experiência com o campo, resultando na melhoria da digestibilidade dos nutrientes e na redução do custo da dieta”, destaca o Diretor de Negócios Aditivos Brasil, Cidinei Miotto.

Ainda segundo ele, o desenvolvimento de novos aditivos tem pautado a atuação da Vaccinar. “Sabemos que esses produtos são aliados para manter a sustentabilidade dos negócios dos produtores, uma vez que maximizam a eficiência e rentabilidade do plantel”, diz.

Fonte: Ascom Vaccinar
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Com stand movimentado, Lar Cooperativa participa de mais uma edição do SIAVS

Considerado o maior do Brasil voltado para a proteína animal e um dos maiores da América Latina, o evento bateu recorde de público neste ano, com 21 mil visitantes de 53 países localizados ao redor do mundo.

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Fotos: Divulgação/Lar

Centenas de pessoas, entre clientes nacionais e internacionais, passaram pelo stand da Lar Cooperativa durante os três dias de exposição no Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura – SIAVS 2022 realizado entre 09 e 11 de agosto, no Anhembi Parque, em São Paulo (SP). O evento é considerado o maior do Brasil voltado para a proteína animal e um dos maiores da América Latina, bateu recorde de público neste ano, com 21 mil visitantes de 53 países localizados ao redor do mundo.

“Essa feira atrai visitantes do mundo inteiro pois o Brasil é um dos maiores produtores de proteína animal e é natural que se tenha interesse em nossos serviços e produtos por isso esse grande fluxo de pessoas, com destaque também para o nosso stand que esteve bastante movimentado”, afirmou o diretor-presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues que acompanhado do diretor 1° vice-presidente Lauro Soethe, o diretor 2° vice-presidente Urbano Inacio Frey e o superintendente de Suprimentos e Alimentos Jair Meyer recepcionaram os clientes e parceiros da Lar.

No stand da cooperativa, os visitantes conheceram o catálogo de produtos da Lar com um time especializado na prospecção de clientes e em atender parceiros já consolidados. Além de toda a parte comercial da feira, o evento teve espaço para as últimas novidades do setor. Neste ano estreou o SIAVS Talks, uma iniciativa que reuniu incubadoras de empresas, instituições de pesquisa e acadêmicos, além de empresários do setor em um espaço exclusivo para a inovação com apresentações inspiradas no formato TED – falas curtas, com média de 30 minutos de duração.

O gerente das indústrias de rações da Lar, Carlos Eduardo Varnier e o coordenador Industrial da planta de abate de aves, em Matelândia (PR), Evandro Back representaram a Lar no SIAVS Talks compartilhando os cases de sucesso da Lar Cooperativa em inovação. Um deles consiste em um sistema para o pedido automático de rações e o outro um ábaco eletrônico para o controle da qualidade dos lotes nas indústrias. Iniciativas que despertaram interesse do público que assistiu as apresentações. Os gestores da área de pecuária e indústrias da Lar também participaram do Siavs com foco nas palestras e capacitação técnica.

Os membros do Conselho de Administração da Lar acompanharam todo o trabalho da Cooperativa durante a feira, participaram das palestras e seminários técnicos. Para o diretor-presidente, foi uma oportunidade de adquirir conhecimento sobre o momento atual e o futuro do mercado nacional e internacional do setor. “A participação do nosso Conselho de Administração é importante para que eles possam enxergar para onde está caminhando a tecnologia e o mercado de proteína animal, informações básicas para a tomada de decisões no dia a dia enquanto líderes”, encerrou Irineo avaliando a participação da Lar no SIAVS 2022.

Fonte: Ascom Lar
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