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Quatá se associa a hub de tecnologia e leva soluções em crédito, sanidade e bem-estar animal para produtores de leite

Desenvolvidas pela Rúmina, as diferentes ferramentas digitais proporcionam desde crédito em 24h, até o monitoramento da sanidade animal e qualidade da produção

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Leonardo Araújo, Head B2B da Rúmina - Foto: Assessoria

Uma fintech que disponibiliza linhas de crédito e antecipações de pagamento de leite e uma tecnologia para o diagnóstico da mastite em campo. Essas são duas das soluções da Rúmina, empresa que tem o objetivo de democratizar e simplificar a adoção de tecnologias pelos produtores, oferecidas aos fornecedores da Quatá, empresa brasileira de produtos lácteos.

A OnFarm é uma tecnologia exclusiva e digital que promove o controle de mastite em vacas leiteiras. “Como 50% dos casos de mastite clínica não precisam ser tratados com antibióticos, o produtor reduz gastos com medicamentos, minimiza o descarte de leite podendo, assim, comercializá-lo, além de contribuir para o conceito de sustentabilidade ao evitar o uso indiscriminado de fármacos”, detalha o Head B2B da Rúmina, Leonardo Araújo.

Com a identificação do agente causador da mastite, na própria fazenda, por meio da cultura microbiológica, esse processo se tornou fácil, entregando respostas valiosas aos produtores em 24 horas, sem sair da propriedade. “Desta forma, é possível agir rapidamente, tomar decisões mais certeiras para cada caso e controlar a doença”, diz Araújo.

O gerente Corporativo de Suprimento de Leite da Quatá Alimentos, Elimar Moreira Sousa, ressalta que com a utilização da OnFarm, a empresa conseguiu melhorar a qualidade do leite. “A ferramenta ajuda muito na redução da CCS (contagem de células somáticas), na menor incidência de antibióticos no leite e, consequentemente na diminuição do descarte, o que representa redução de custos para a indústria e para o produtor, além de menor agressão ao meio ambiente, com a redução do descarte do leite inapropriado ao consumo humano. Ou seja, para o setor traz ganhos fantásticos entre todos os elos: produtor, Quatá, Rúmina e sociedade”, afirma.

 

Crédito aos fornecedores do laticínio

A outra solução da Rúmina utilizada pela Quatá é a RúmiCash, uma fintech voltada à cadeia do leite que disponibiliza linhas de crédito e antecipações de pagamentos a produtores pelos laticínios parceiros. “RúmiCash oferece a possibilidade de realizar investimentos e aproveitar oportunidades no momento ideal, com adiantamento de recebíveis do leite, crédito direto ao produtor e estruturado para insumos”, explica Leonardo Araújo, lembrando que o laticínio não é uma instituição financeira. “Por isso, a Rúmina disponibiliza algumas opções para facilitar o contato entre os produtores e os próprios laticínios, em momentos muito importantes para a produção, com uma ferramenta de fomento à política leiteira”, diz.

Para o gerente da Quatá, essa opção de crédito possui inúmeras vantagens, principalmente o acesso rápido e sem burocracia. “RúmiCash possibilita ao produtor fazer compras de insumos, como milho, soja, polpa cítrica, entre outros em momentos de baixa nos preços, além do parcelamento ao produtor para equacionar seus gastos de forma planejada e consciente, reduzindo seus custos de produção”, enumera.

Sousa ainda reforça que as vantagens oferecidas agregam principalmente para a rotina do produtor de leite, que em sua maioria está distante dos centros econômicos, onde ficam os bancos. “Pela distância, eles encontram dificuldade em deixar seus afazeres diários. RúmiCash proporciona o acesso sem sair de casa e a opção de receber todas as informações pelo WhatsApp”, salienta.

“Aqui na Quatá buscamos parcerias ganha – ganha e no caso a Rúmina e o RúmiCash nos atendem de forma complementar. Ganha o produtor com acesso rápido, sem burocracia e sem sair da fazenda e a Quatá em oferecer um serviço diferenciado aos seus produtores podendo aumentar a sua fidelização”, destaca.

“No futuro, creio ser possível aumentar ainda mais as operações com a Rúmina visto os grandes ganhos para todos os elos da cadeia. O setor está cada vez mais agressivo e concorrido e isso requer das empresas inovações que visualizem boas parcerias, que ofereçam não somente preço, mas soluções para os desafios do seu negócio”, pontua o gerente da Quatá.

Elimar Souza acredita que, nos próximos anos, a empresa e a Rúmina terão grandes avanços no setor. “Nem todo custo requer diminuição nos lucros, ou seja, mesmo buscando capital com custo alto, se bem estudado e planejado, é possível aumentar seus lucros”, afirma.

“Quando o laticínio dispõe de ferramentas como as da Rúmina, consegue utilizá-las dentro da sua política leiteira, se colocando em vantagem no mercado. O exemplo mais clássico é quando ele chega ao pecuarista e diz ‘eu tenho uma ferramenta de crédito’. Ele vai conseguir captar mais fornecedores de leite. Outro exemplo é ofertar a OnFarm. Tem muito laticínio que atualmente já financia essa tecnologia para o produtor como forma de fomento”, finaliza Leonardo Araújo.

Fonte: Assessoria

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Boehringer levará suas soluções para saúde avícola durante o XXI Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos 2024

Durante a 21ª edição do congresso, a Boehringer Ingelheim estenderá seu compromisso com a inovação e o bem-estar animal na avicultura

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Filipe Fernando, Gerente de Marketing de Aves e Suínos da Boehringer Ingelheim - Crédito: Divulgação

A Boehringer Ingelheim, empresa especializada em saúde animal, confirma sua participação no XXI Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos 2024, que será realizado de 11 a 14 de março no Centro de Convenções de Ribeirão Preto (SP), um dos eventos mais importantes do setor avícola de postura do Brasil, organizado pela Associação Paulista de Avicultura (APA) e com o apoio da Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo (CDA), órgão ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo.

Durante a 21ª edição do congresso, a Boehringer Ingelheim estenderá seu compromisso com a inovação e o bem-estar animal na avicultura, apresentando seu portfólio de vacinas, entre elas, a Vaxxitek® HVT+ND, Vaxxitek® HVT+IBD+ND, Prevexxion® RN e Newxxitek® HVT+ND, . Além disso, a empresa prepara o anúncio de uma grande novidade para o setor, que promete trazer ainda mais tecnologia e inovação para o combate cruzado de três enfermidades recorrentes na avicultura.

Segundo Filipe Fernando, Gerente de Marketing de Aves e Suínos da Boehringer Ingelheim, o Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovo é um evento crucial para reencontros com colegas da cadeia produtiva de ovos, entre eles clientes e parceiros, além de considerar o evento essencial para atualização e prospecção de negócios. “O congresso tem um papel fundamental para o setor produtivo dada a qualidade da programação que aborda as últimas tendências, inovações tecnológicas e conjunturas de mercado, essenciais para projetar o futuro da produção de uma atividade essencial para a economia nacional”, destaca.

As tecnologias e serviços que serão apresentadas, segundo Filipe, reforçarão o compromisso da multinacional com o setor de ovos por meio de uma linha abrangente de vacinas e sistemas de administração para garantir a saúde e o bem-estar das aves de postura, esforços que visam assegurar ovos seguros, acessíveis, abundantes e sustentáveis.

A expectativa da Boehringer Ingelheim para a edição 2024 é altamente positiva, pois representa uma oportunidade valiosa para troca de conhecimentos, estabelecimento de novas parcerias e fortalecimento de redes profissionais. “Estaremos ansiosos para contribuir com o setor de ovos, compartilhar nossas inovações e fortalecer parcerias. Estamos comprometidos em desempenhar um papel ativo no avanço do setor e esperamos que este evento seja um passo importante nesta jornada”, completa Filipe Fernando.

 

Serviço:

XXI Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos 2024

DATA: 11, 12, 13 e 14 de março de 2024

LOCAL: Centro de Convenções de Ribeirão Preto (Ribeirão Preto/SP)

Organização: Associação Paulista de Avicultura (APA)

Apoio: Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo (CDA)

Acesse: www.congressodeovos.com.br

Fonte: Assessoria
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Tecnologia Dry® é fundamental para manter a qualidade dos suplementos nutricionais no período das águas

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As chuvas são essenciais para atividade agropecuária, no entanto, a interação da água com os suplementos minerais linha branca pode causar perda da qualidade destes produtos: causar o empedramento no cocho, reduzir o consumo e afetar a produtividade dos animais.

O período de chuvas é o momento ideal para potencializar o ganho de peso dos bovinos, devido à combinação de pasto de qualidade e suplementação adequada. Contudo, neste período ocorre maior exposição do suplemento mineral à água. Esta situação pode causar um desbalanceamento da mistura mineral, uma vez que alguns componentes do suplemento como o Sódio e Zinco, por exemplo, podem ser lixiviados com a ação da água, além dos problemas com o empedramento do mineral no cocho. “Além de comprometer o desempenho dos bovinos, a deficiência de minerais pode acarretar redução da imunidade e aparecimento de problemas reprodutivos. Atender aos requerimentos dos bovinos é fundamental”, alerta Felipe Landim, consultor técnico beef da Trouw Nutrition.

A exposição dos minerais à chuva pode comprometer a qualidade do suplemento fornecido aos bovinos. O problema resulta tanto em perdas diretas devido a perda de qualidade, desperdício do produto e perdas zootécnicas.

O emblocamento do suplemento reduz o consumo diário de mineral e, consequentemente, o desempenho. Como ilustra a pesquisa feita por Ortolani (1999), à medida que a forma de apresentação do suplemento mineral passa de farelado para parcialmente emblocado ou firmemente emblocado (empedrado), há uma redução do consumo de 60 +/- 5g para 27 +/- 15g/cabeça/dia e do ganho médio diário (0,52 para 0,455 kg/cabeça/dia) de bovinos em pastejo.

Influência da forma do suplemento mineral oferecido no consumo e ganho médio diário (GMD) dos animais:

FONTE: ADAPTADO DE ORTOLANI (1999)

Os produtores devem se atentar ainda que os cochos estejam cobertos, já que os suplementos podem ser molhados em razão das chuvas com ventos. As regiões com alta umidade relativa do ar também pode ter alteração na forma de apresentação do suplemento mineral. “Em propriedade com pouca estrutura de suplementação, arrendamentos, alta incidência de chuvas e dificuldade operacional na salga dos animais, a tecnologia Dry®, da Trouw Nutrition, é indispensável, pois mantém os suplementos sempre farelado e seco, preserva sua qualidade e aparência física após exposição à chuva ou à umidade do ambiente”, recomenda Landim.

A Trouw Nutrition oferece aos pecuaristas soluções específicas durante o período de chuvas, como os suplementos minerais não proteicos da linha Bellman. “As soluções com tecnologia Dry® são formuladas para atender às necessidades de cria, recria e engorda do gado, proporcionando uma abordagem completa e eficaz para a suplementação mineral em condições desafiadoras, como de chuvas intensas”, conclui o consultor.

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Aviagen América Latina apresenta Jorge Amado como novo Gerente Técnico Regional

Jorge Amado substituirá Mário Sérgio Assayag que, a partir de 1º de março, assumirá novas funções no time veterinário global

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Jorge Amado / Divulgação Aviagen

A Aviagen® América Latina anuncia Jorge Amado como novo gerente Técnico Regional (RTM, na sigla em inglês) da empresa, com início em 1 de março. Amado iniciou na Aviagen em 2012 como gerente de Serviços Técnicos e, desde 2018, ocupou a função de gerente sênior de Serviços Técnicos responsável pela América Central, México e Caribe (CAME), fornecendo aos clientes Ross® das regiões um trabalho de alta performance.

Amado substituirá Mário Sérgio Assayag, atualmente em transição para uma nova função a partir de março com o time Veterinário Global. Além de suas atribuições como responsável pela região CAME, Amado focará também no fortalecimento do sucesso dos clientes em toda a América Latina. Ele reportará indiretamente ao presidente da Aviagen América Latina, Ivan Lauandos, presidente da Aviagen America Latina, com referência ao desempenho das aves.

Como gerente Regional Técnico, Amado terá uma colaboração estreita com a equipe de Serviços Técnicos e Vendas nas sub-regiões da Aviagen na América Latina, incluindo Argentina, Brasil, Colômbia, Peru, CAME e SAEB (América do Sul, excluindo Brasil).

Uma carreira de sucesso e compromisso com a excelência

Amado traz uma vasta experiência e conhecimento para sua nova e expandida função. Natural da Colômbia, é formado em Medicina Veterinária pela Universidade Nacional da Colômbia, com especialização em Administração de Empresas. Com mais de 30 anos de experiência na indústria avícola, abrangendo avós, matrizes, incubação e manejo de frangos de corte, agrega um profundo conhecimento do setor para a sua nova função.

Antes de juntar-se à Aviagen, Amado trabalhou como gerente de Serviços Técnicos para um distribuidor das aves Ross, na Colômbia e Equador, aprimorando ainda mais sua experiência e conhecimento no setor.

“Jorge tem demonstrado consistentemente sua liderança e desempenho excepcionais, especialmente na função como gerente sênior de Serviços Técnicos para a região CAME. Sua nomeação como gerente Técnico Regional para a América Latina reflete nossa confiança em suas habilidades e dedicação aos nossos clientes”, comenta o presidente da Aviagen América Latina, Ivan Lauandos.

“Agradeço por assumir esse novo papel e continuarei servindo nossos clientes na América Latina. Estarei empenhado em garantir o bem-estar e o desempenho de suas aves e continuarei a contribuir para o sucesso dos seus negócios”, expressa Amado com entusiasmo para o seu novo desafio.

Fonte: Assessoria
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