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Qualyagro e o Agronegócio em Foco

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*Guilherme Augusto Vieira[1]                             

Prezado Leitor, primeiramente gostaria de agradecer as várias manifestações de apoio e questionamento manifestados pelos amigos e leitores do Jornal Presente Rural, nas quais serve de estímulo para tocar este grande projeto, apesar do stress.

O tema a ser abordado nesta semana será o varejo agropecuário e a sua nova realidade, no qual tentarei fazer uma reflexão sobre a sua evolução e as prováveis causas da expansão deste mercado.

O varejo agropecuário apresentou uma evolução fantástica nos últimos vinte anos evoluindo de uma loja de produtos agropecuários, de aspecto disforme, onde comercializava todos os tipos de produtos ( desde botas a ração de cães) dividindo-se em revenda agropecuária (destinada a comercialização de produtos direcionados a produtores agrícolas e pecuários) e os Pet Shops , segmento direcionado ao comércio de produtos para animais de estimação.

Comecei a interessar-me pelo tema quando lecionava na Faculdade de Agronegócios e o Coordenador da Extensão apresentou-me os representantes da Associação de Atacadistas de Produtos Agropecuários da Bahia que nos solicitaram a elaboração de um treinamento na área de gestão para o segmento. Durante a reunião, o coordenador de extensão ponderou vários aspectos enfatizando que eu iria coordenar este projeto.

A princípio refutei a idéia solicitando um prazo para estudo do segmento e do mercado. Após um breve estudo, aceitei o desafio e elaboramos o Programa de Treinamento direcionado as revendas agropecuárias e pet shops. Fizemos uma palestra motivacional junto aos interessados e para nossa surpresa vieram mais de 40 (quarenta) pessoas, foi um sucesso. Infelizmente o projeto  não foi adiante porque o Coordenador foi aprovado em concurso público e deixou a coordenação de extensão.

Entretanto o projeto não “morreu”. Visitei o maior evento do segmento de Revendas promovido pela Revista Agro Revenda[2] e também a Feira de Pet Shops em São Paulo.

Quanto a realização dos cursos, já estava em curso o desenvolvimento da parceria entre a nossa Empresa a Qualyagro e o conceituado Instituto Qualittas, e no fechamento da parceria foi colocado o Projeto Revenda Agropecuária e Pet Shop. Imediatamente a idéia foi aceita e desenvolvemos o programa na plataforma de ensino a distância. Foram realizadas diversas parcerias com grandes empresas de insumos agropecuários e já treinamos mais de 100 (cem) estabelecimentos do segmento, principalmente na modalidade EAD.Para o ano de 2013 reformulamos o projeto e iremos oferecer na modalidade presencial para vários locais.   

Quais foram os motivos pelos quais me encantei pelo segmento?

Primeiro: sempre achei interessante a antiga loja de produtos agropecuários, com todo o seu aparato e também o pet shop, um interessante modelo de varejo.

Segundo e definitivo motivo: o econômico, a se destacar:

Quanto a importância econômica do segmento de revendas agropecuárias, conforme dados da Revista Agro Revenda (2010)[3], estima-se a existência de cerca de 8,5 mil pontos de venda rurais (Revendas Agropecuárias) que movimentam em torno de R$ 30 bilhões na comercialização dos insumos agropecuários e produtos que abastecem as propriedades brasileiras.

De acordo com a Anfalpet [4], há no Brasil 31 milhões de cães, 15 milhões de gatos e um volume de produção de 1,8 milhões de toneladas de alimentos, com faturamento de US$ 3,07 bilhões. O setor pet movimenta cerca de 18 bilhões de dólares em produtos e serviços.

Estudos realizados em 2005 pelo Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (SEBRAE-SP) – demonstrou que só no Estado de São Paulo existem aproximadamente mais de cinco mil lojas e oito mil em todo o país. Atualmente, estimativas das indústrias apontam que o Brasil possui aproximadamente 30 mil pontos de vendas comercializando produtos pets (incluindo revendas agropecuárias, clínicas, consultórios veterinários, supermercados).

Como se nota, os números evidenciam a sua importância no contexto do agronegócio.

Estes dois estabelecimentos do varejo agropecuário apresentam públicos distintos, principalmente nos médios e grandes centros urbanos, a saber:

Revendas Agropecuárias: A grande maioria dos produtores rurais compra os medicamentos veterinários e insumo (sal mineral, sementes, vacinas) baseado no preço.

Os fazendeiros também obedecem a outros ‘critérios’ para a compra de seus insumos:

– Quando o peão avisa que o insumo está acabando ou acabou;

-Por impulso quando o balconista da loja agropecuária lhe informa que chegou um produto novo e que ‘é um tiro’ para acabar com as doenças dos animais; 

-Propaganda em rádios, jornais, TVs e palestras técnicas;

-Pela marca que está familiarizado ou indicado por um amigo.

Já o público que freqüenta os Pet Shops tem necessidades a satisfazer com relação a saúde e ao bem-estar dos seus animais. E, por extensão, tem necessidades pessoais relacionadas à convivência com seus animais  e apresentam as seguintes características:

-Pessoas idosas: busca nos seus animais uma companhia;

– Pessoas solitárias, homens e mulheres separadas. Geralmente são pessoas bem sucedidas, capitalizadas e tem nos animais “pets” um companheiro.

– Casais jovens e que não tem filhos;

-Casais que possuem um único filho e tem o “amigão” como segundo filho.

Várias são as causas que podem explicar a expansão deste fabuloso mercado. Irei destacar em separado visando um melhor entendimento do leitor:

Revendas Agropecuárias: 

A sua ampliação mercadológica deveu-se a grande evolução do agronegócio brasileiro, principalmente evidenciado nos números das produções agrícolas e pecuárias. Com o advento do aumento da produção e produtividade agropecuária, o mercado passou a demandar produtos diferenciados e conseqüentemente as Revendas tiveram que acompanhar esta tendência.

Outro fator interessante é a crescente onda de profissionalização do produtor rural brasileiro que exige um melhor tratamento por parte das empresas fornecedoras de produtos, entre elas as Revendas.

Pet Shops :

São muitos os fatores que podem explicar o avanço do mercado pet no Brasil. Entretanto vale destacar a “ humanização dos cães e gatos”, onde os animais deixaram a condição de animais de companhia passando a se caracterizarem como animais de estimação.

Os animais “pets” passaram a fazer parte da família e de olho neste segmento de mercado, as empresas passaram oferecer diversos tipos de produtos e serviços não só para satisfazerem os animais e sim dos donos de animais.

Ao verificar os números e o desenvolvimento do varejo agropecuário, observa-se que o mercado pet e a Revenda Agropecuária tem se mostrado muito promissor no Brasil. O crescimento desse mercado tem proporcionado o desenvolvimento de empresas nacionais fornecedoras dos mais diversos produtos e também atraído empresas multinacionais, que tem interesse na profissionalização desse mercado, com destaque nas áreas de nutrição animal e produtos veterinários. 

Este assunto é tão estimulante que merecerá uma segunda parte.

Até uma próxima oportunidade.

[1] Médico Veterinário, Doutorando em História das Ciências Agrárias UFBA/UEFS, Secretário Executivo da Associação Baiana de Avicultura, Professor do Curso de Veterinária da UNIME/Professor do Instituto Qualittas & Qualyagro.Contato:guilherme@farmacianafazenda.com.br

[2]   Revista Agrorevenda editada atualmente pelo Grupo Publique. Maiores detalhes, sugiro visitar o Portal: http://agrorevenda.com.br/

[3]Sugiro ao aluno visitar o site : www.agrorevenda.com.br 

[4]Associação Nacional dos Fabricantes de Alimentos para Pequen

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Notícias Dia do Churrasco

ABPA inicia campanha por mais carnes de aves e de suínos na grelha

Em parceria com a Asgav e o SIPS, entidade realizou uma ação durante a ExpoChurrasco, em que foram servidos mais de 200 quilos de cortes assados, incluindo pratos especiais preparados pelo chef Marcelo Bortolon. A iniciativa continuará com a divulgação de vídeos nas redes sociais da ABPA, destacando a variedade e o potencial dessas carnes para grelha.

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Foto: Shutterstock

Às vésperas do Dia Nacional do Churrasco, comemorado em 24 de abril, a ABPA deu início a uma mobilização para estimular a adoção de mais cortes de carne de frango e de carne suína no cardápio das confraternizações que envolvam preparos na churrasqueira.

No último fim de semana, a ABPA promoveu, em parceria com a Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) e o Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Rio Grande do Sul (SIPS) uma grande ação em meio à ExpoChurrasco, em Porto Alegre (RS).

Foram mais de 200 quilos de cortes de aves e de suínos assados e servidos ao longo das seis horas de evento, incluindo o preparo de pratos especiais sob a batuta do chef Marcelo Bortolon – um verdadeiro convite à degustação de cortes diferenciados para a grelha.

E a promoção dos cortes para churrasco não terminou no evento gaúcho. A partir das imagens capturadas na ação, uma série de vídeos ilustrativos e informativos sobre cortes diferenciados para o churrasco será difundida nas redes sociais institucionais e de consumo da ABPA.  O primeiro deles chegou às redes da ABPA hoje, e pode ser conferido no link https://www.instagram.com/reel/C6Hdy_wxgw-/?igsh=MWg1aDQwbTh4Z3E5dw%3D%3D.

“Queremos despertar a criatividade do público para mais cortes de carnes suínas e de aves nos churrascos. Além da praticidade e do sabor que casam muito bem com as grelhas, são produtos acessíveis e que tem todo o potencial para ganhar ainda mais protagonismo. Vamos focar nossa campanha nessas características, que são diferenciais nestas proteínas”, ressalta o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

Fonte: Assessoria ABPA
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Quarenta empresas de nutrição animal participam do SIAVS 2024

Maior feira dos setores no Brasil reunirá diversas soluções para a cadeia produtiva

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Foto O Presente Rural

Cerca de quarenta empresas fornecedoras em diversos segmentos da área de nutrição animal já confirmaram participação na exposição do Salão Internacional de Proteína Animal (SIAVS), maior evento dos setores no Brasil, que acontecerá entre os dias 06 e 08 de agosto, no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP).

De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) – entidade organizadora do evento – empresas com variados perfis estarão no espaço de exposição do evento, de empresas brasileiras a grandes multinacionais, com focos variados dentro da nutrição animal.

As empresas se somam às outras centenas de marcas presentes no SIAVS, de agroindústrias produtoras e exportadoras de carne de frango, carne suína, carne bovina, ovos e peixes de cultivo, além de fornecedores de equipamentos, genética, insumos farmacêuticos e outros elos da cadeia produtiva que estarão nos mais de 22 mil metros quadrados destinados apenas à área de exposição.

“Temos presença massiva de segmentos inteiros dentro da exposição do SIAVS, que cresceu já 50% em relação à edição passada. Esta forte expansão é um marco importante do que se espera para a edição deste ano, com novos recordes registrados”, avalia o diretor da feira do SIAVS, José Perboyre.


Informações sobre expositores, credenciamento e detalhes da programação estão disponíveis no site do evento.

Fonte: ABPA
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Porto de Paranaguá bate recorde de movimentação em 24 horas: 146 mil toneladas

Foram mais de 146 mil toneladas movimentadas no corredor de exportação em três navios com destino à China e Espanha. O número representa um aumento de 5% em relação à marca anterior, registrada entre os dias 29 e 30 de agosto de 2019 (138.988,98 toneladas).

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Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Mais de 146 mil toneladas de soja foram movimentadas no Corredor de Exportação Leste do Porto de Paranaguá entre os dias 20 e 21 de abril, o que significa um recorde operacional em 24 horas (entre todos os produtos). O número também representa um aumento de 5% em relação à marca anterior, registrada entre os dias 29 e 30 de agosto de 2019 (138.988,98 toneladas).

“Três berços movimentaram mais de 146 mil toneladas de grãos e farelos de soja com destino à China e Espanha. A movimentação com excelência na operação de três navios permitiu mais um recorde histórico para a Portos do Paraná”, disse o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia. “Estes números são resultados dos investimentos em gestão portuária dos portos paranaenses”. Três embarcações receberam o produto: Nikolas D, Guo Yuan 32 e Guo Yuan 82.

Ele cita como fatores responsáveis pelo recorde a manutenção de equipamentos e estratégias logísticas para melhor aproveitamento dos berços e das equipes da operação, além da demanda mundial pela commodity. “A movimentação total também trouxe resultados importantes para as empresas envolvidas. Oito terminais embarcaram mais de mil toneladas/hora por equipamento. É um número impressionante alcançado devido às manutenções anuais e à inteligência logística portuária”, enfatizou Garcia.

Este trabalho de planejamento operacional e de engenharia rendeu aos portos paranaenses quatro prêmios de gestão portuária pelo governo federal. Atualmente os portos paranaenses são reconhecidos pela melhor administração do Brasil. Os portos de Paranaguá e Antonina alcançaram a nota máxima no Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP) na principal categoria entre os portos públicos brasileiros.

Recordes

Além dos números expressivos em movimentação diária, os portos de Paranaguá e Antonina registraram oito recordes seguidos de produtividade mensal, desde agosto de 2023. O mais recente foi em março deste ano, com 5.968.934 toneladas movimentadas, 11% a mais que em 2023 (5.357.799 toneladas).

Além dos oito meses de recordes seguidos, os números gerais revelam um crescimento significativo em 2024. No primeiro trimestre houve aumento de 16% em comparação ao ano passado. Foram mais de 16 milhões de toneladas movimentadas só este ano. Na exportação, os destaques vão para as commodities de soja e açúcar, já na importação o fertilizante é o produto mais movimentado.

Fonte: AEN-PR
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SIAVS 2024 E

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