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Qualidade de vacinação: Uma ferramenta estratégica para a indústria avícola

Desenvolvido pela Ceva Saúde Animal, CHICK Program assegura padronização da imunização das aves no incubatório

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O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de frango. De acordo com o United States Department of Agricultura (USDA), a produção do país crescerá 2,6% neste ano, chegando aos 13,5 milhões de toneladas. Em um cenário de crescente avanço, os investimentos em medidas de biosseguridade são os principais pilares a serem seguidos para garantir o sucesso do plantel.

Entre eles, a gestão da qualidade da vacinação, um dos pontos mais importantes dentro do sistema produtivo. É através de um programa eficaz de imunização que a granja garante a segurança da cadeia produtiva, mantendo a confiança dos clientes e consumidores. “A garantia da qualidade é imprescindível para a agroindústria e o setor de alimentos, por isso deve ser vista pelos produtores como uma ferramenta estratégica para o negócio”, afirma o Gerente de Marketing da Unidade de Aves de Ceva Saúde Animal, Tharley Carvalho.

Por isso, dentro da produção avícola o processo de vacinação no incubatório exerce um papel fundamental, garantir que as vacinas sejam bem administradas e atinjam seu potencial máximo. Visando a implementação das melhores práticas de manejo, as empresas produtoras têm investido na imunização das aves dentro desse ambiente controlado.

Em busca de uma solução para maximizar os resultados dentro do incubatório, a Ceva Saúde Animal, líder brasileira em vacinas aviárias, desenvolveu o CHICK Program (Programa de Controle de Pontos Chaves de Imunização), um projeto global presente em mais de 40 países, que consiste na visita de equipes especializadas aos incubatórios clientes com o objetivo de garantir a mais alta qualidade de vacinação para todas as aves antes da transferência para as granjas.

 “Um dos principais problemas enfrentados pelos produtores é a falta de padronização da vacinação em campo, pois o processo pode falhar em vários pontos que vão desde a aplicação até o armazenamento da vacina. Nosso objetivo ao criar o CHICK Program é assegurar que 100% das aves sejam bem vacinadas, para que desempenhem todo o seu potencial produtivo e gerem os resultados esperados”, explica Carvalho.

Para padronizar os processos de vacinação dentro do incubatório, o CHICK Program segue cinco pilares: Vacinação, observado desde os cuidados no armazenamento, preparo, até a administração; Técnicas de vacinação; Manutenção e verificação dos equipamentos; Monitoramento constante dos processos, e Treinamento contínuo das equipes.

Criado em 2009, o CHICK Program conta com um sistema integrado de gestão, que monitora e compila dados sobre a preparação de vacinas mundialmente, e dispõem de uma equipe de 175 profissionais treinados e totalmente dedicados ao programa.
Apenas em 2017, a área realizou mais de sete mil auditórias. Atualmente 60% dos incubatórios do mundo são monitorados pela Ceva.

 

Qualidade reconhecida

Para oferecer ainda mais segurança para os clientes, a Ceva submeteu o CHICK Program a um processo de avaliação que resultou na conquista do atestado de qualidade do programa homologado por um órgão de controle independente, líder global em Testes, Inspeções e Certificações, o Bureau Veritas.

Para obter o reconhecimento a Unidade de Aves realizou uma auditória que analisou a qualidade e a conformidade dos Procedimentos Operacionais Padrão (POP), que fazem parte do código de práticas do CHICK Program, definido pela matriz na França e seguido por todas as unidades que oferecem o serviço ao redor do mundo.

O atestado do Bureau Veritas assegura que os profissionais à frente do programa seguem o código de qualidade do projeto, que se baseia em quatro pontos chaves: equipes especializadas, acesso a treinamento contínuo, visitas regulares aos incubatórios dos clientes e gestão dos equipamentos.

Fonte: Ass. de Imprensa

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GenoMar lança linha genética premium no Brasil

Essa genética tem sido desenvolvida há mais de 30 anos e até agora estava presente apenas na Ásia.

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Foto: Divulgação/GenoMar Genetics

O Grupo GenoMar Genetics, reconhecido mundialmente por fornecer genética de tilápia através de marcas como GenoMar, Aquabel e AquaAmerica, apresenta a linha GenoMar ao mercado brasileiro. Esta genética de tilápia premium tem sido desenvolvida há mais de 30 anos e até agora estava presente apenas na Ásia.

Este marco segue anos de planejamento e investimentos substanciais, incluindo a construção de um centro de reprodução de referência em tecnologia e biosseguridade no estado Tocantins, seguido da importação desta nova genética ao Brasil.

A empresa agora passa a gerenciar o programa de melhoramento genético GenoMar também a partir da Américas, dando mais segurança de abastecimento à indústria global.

GenoMar 1000: uma tilápia de rápido crescimento

O programa genético GenoMar consiste em um portfólio de linhagens e produtos adaptados às diferentes necessidades da indústria global de Tilápia. Com base nas características do mercado brasileiro, a empresa está lançando seu primeiro produto chamado GenoMar 1000 e ainda conta com mais 1 a 2 novos produtos a serem lançados nos próximos anos.

GenoMar 1000 é uma linhagem selecionada para um rápido crescimento que reduz o ciclo produtivo com consequente aumento de produtividade. O produto também combina robustez, resistência a patógenos específicos e rendimento de filé.

Testes de campo no Brasil

Nos testes pré-lançamento realizados em condições de cultivo comercial em águas brasileiras, os animais GenoMar 1000 cresceram de aproximadamente 20 para 1.000 gramas em 114 dias em tanques-rede e 121 dias em tanques escavados. O desempenho dos animais foi comparado em condições de cultivo idênticas frente a uma genética local e de referência no Brasil e apresentaram um crescimento 30 % superior.

Além do crescimento superior, os grupos de peixes GenoMar 1000 também apresentaram uniformidade significativamente melhores e as taxas de sobrevivência em tanques-rede foram superiores. Durante o experimento em tanques-rede foi diagnosticado a presença e o desafio pelo patógeno Streptocccus agalactiae. Esta maior sobrevivência associa-se a elevada tolerância a esta infecção e está associada à seleção para resistência as Estreptococoses feita ao longo de gerações nos peixes GenoMar.

Distribuição inicialmente limitada

“As primeiras vendas estão sendo feitas para um grupo seleto de clientes-chave e grandes produtores de Tilápia no Brasil. Essas empresas são verticalizadas e orientadas ao atendimento do mercado interno assim como as exportações. Juntamente com a GenoMar, querem aumentar sua produtividade e lucratividade por meio da absorção de uma genética líder mundial”, afirma Rodrigo Zanolo, Diretor Comercial do Grupo GenoMar Genetics.

Grande potencial de crescimento da indústria brasileira de tilápia

O Brasil é o quarto maior produtor de tilápias do mundo e está preparado para um forte crescimento futuro devido aos seus recursos naturais, forte consumo interno e ao apetite pela absorção de novas tecnologias.

Devido a essas características, a GenoMar tem investido estrategicamente no mercado brasileiro, incluindo a construção de seu segundo núcleo genético no estado do Tocantins e o estabelecimento de um robusto time de Pesquisa e Desenvolvimento para apoiar o desenvolvimento genético e os altos níveis de biossegurança em seus programas de melhoramento.

“Estamos muito orgulhosos do lançamento comercial da GenoMar no Brasil. A chegada dessa genética premium ao mercado brasileiro representa o cumprimento do nosso compromisso com a indústria e só foi possível devido à competência e paixão da nossa equipe”, afirma Alejandro Tola, CEO do Grupo GenoMar Genetics.

Grupo GenoMar Genetics

O Grupo GenoMar Genetics é uma empresa internacional de produção e distribuição de genética em aquicultura com foco nos mercados globais de Tilápia. A partir de centros de produção na Noruega, Ásia e América Latina, a empresa gerencia programas de inovação e tecnologia para algumas das marcas independentes mais reconhecidas do setor, como GenoMar e Aquabel.

Uma infraestrutura de produção desenvolvida e em expansão permite disseminar o progresso genético e o fornecimento de estoques de alta qualidade durante todo o ano aos aquicultores de todo o mundo, contribuindo para uma indústria de Tilápia sustentável e rentável.

Fonte: Assessoria Grupo GenoMar Genetics
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MSD Saúde Animal adquire área de aquacultura da Elanco

Investimento reforça a posição da companhia no mercado para garantir a saúde, o bem-estar e a sustentabilidade dos peixes, além de complementar o amplo portfólio de produtos, vacinas e soluções tecnológicas

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Divulgação MSD

A MSD Saúde Animal assinou um acordo para adquirir a área de aquacultura da Elanco Saúde Animal por US$ 1,3 bilhão. A aquisição contempla um portfólio inovador de medicamentos e vacinas, produtos nutricionais e suplementos para o setor de peixes, além de duas instalações fabris para aquacultura no Canadá e no Vietnã e um centro de pesquisa no Chile. Espera-se que a aquisição seja concluída até meados de 2024, sujeita a aprovações das autoridades regulatórias e demais condições do acordo.

A aquisição ampliará o portfólio de aquicultura da companhia com produtos como CLYNAV®, uma vacina de nova geração baseada em DNA e que protege o salmão do Atlântico contra a doença do pâncreas, e IMVIXA®, um tratamento antiparasitário para piolhos do mar. O investimento também contempla produtos de tratamento de água para a produção em águas quentes, complementando o portfólio antes exclusivo de vacinas da MSD Saúde Animal. Além das soluções, a tecnologia de vacinas baseada em DNA tem o potencial de acelerar o desenvolvimento de novas vacinas para atender às necessidades da indústria de aquicultura.

“Estamos entusiasmados com a aquisição dos produtos e soluções da Elanco, bem como a capacidade e experiência que a equipe traz para o nosso negócio”, diz Rick DeLuca, presidente global da MSD Saúde Animal. “Acreditamos que essa aquisição, juntamente com nossos esforços comerciais e científicos, proporcionará benefícios para nossos clientes de aquacultura. A adição desse portfólio inovador de produtos, que envolvem vacinas, tratamentos antiparasitários, suplementos de água e nutrição para culturas de água quente e fria nos estabelecerá como líder no setor”, completa.

O CEO da Elanco Saúde Animal, Jeff Simmons, afirma: “Após um processo robusto no último ano, a MSD Saúde Animal emergiu como o comprador estratégico certo para o negócio de aquicultura. Estou confiante de que eles continuarão a entregar valor aos clientes que dependem desses produtos e criar oportunidades para continuarem crescendo. Somos profundamente gratos à dedicação de nossa organização com nossos clientes e ao nosso propósito de enriquecer vidas com proteína animal”.

Últimas aquisições da MSD Saúde Animal no setor de aquicultura

Esta negociação comercial é a mais recente de uma série de aquisições que aumentaram o alcance e o destaque da unidade de Aquicultura da MSD Saúde Animal. Em março de 2019, a companhia adquiriu a Scan Aqua AS, uma empresa de saúde e bem-estar de peixes, com sede na Noruega, focada nos principais produtos da área. Em abril de 2019, anunciou a conclusão da aquisição da Antelliq Corporation, que incluiu a BIOMARK, uma tecnologia passiva integrada de marcação e rastreamento de transponder (PIT) para monitorar peixes de vida selvagem.

Já em dezembro de 2019, a empresa adquiriu a Vaki, líder em equipamentos de monitoramento para a conservação de peixes silvestres e tecnologia de monitoramento de vídeo em tempo real para o cuidado avançado da saúde e do bem-estar dos peixes.

Conselheiros

Goldman Sachs atuou como consultor financeiro da MSD Saúde Animal nessa transação, e a Covington & Burling LLP atuou como consultora jurídica.

Fonte: Assessoria
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Empresas Troca de conhecimento

Vaxxinova confirma participação na ABRAVES-PR

Unidade de Negócios Suinocultura da empresa cresce a cada ano e já lidera o mercado com solução para controle de Streptococcus suis

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Equipe Vaxxinova - Divulgação

Rogerio Petri, Gerente da Unidade de Negócio Suínos

Além da participação do encontro técnico regional da ABRAVES-PR, entre 13 e 14 de março, a multinacional Vaxxinova, também patrocinará o acontecimento. “O ano se inicia com este evento significativo para o setor, no qual poderemos compartilhar oportunidades e experiências com outros profissionais, discutindo temas cruciais para o crescimento da indústria”, detalha Rogério Petri, gerente da Unidade de Negócios Suinocultura.

A empresa é reconhecida no mercado devido ao portfólio inovador para a prevenção e cuidado de animais de produção, especialmente no mercado suíno. “A nossa vacina autógena Govaxx, que é uma marca global, se destaca devido aos seus excelentes resultados. Ela é mais uma de nossas soluções em que nossa equipe, altamente capacitada, trabalhou para alinhar às demandas e necessidades específicas do setor”, acrescenta o gerente.

No portfólio da companhia, além da solução para o controle de Streptococcus suis, encontram-se também vacinas autógenas direcionadas ao combate de doenças bacterianas respiratórias, incluindo Glaesserella parasuis, Pasteurella multocida, Actinobacillus suis e Actinobacillus pleuropneumoniae. Estas doenças, se não tratadas adequadamente, podem levar a taxas significativas de mortalidade. “O compromisso da Vaxxinova é apoiar os produtores com a implementação de estratégias eficazes, proporcionando soluções contra essas doenças que podem representar uma ameaça econômica considerável para a indústria suína. Essas iniciativas demonstram o compromisso da nossa empresa em fornecer um alto nível de atendimento às demandas da indústria, fortalecendo a saúde e a rentabilidade das granjas”, informa o gerente.

Este ano, a Vaxxinova é uma das patrocinadoras do encontro regional ABRAVES-PR 2024, que tem como tema “Agregando Valor da Produção à Comercialização”. Para a Rogério Petri, é um privilégio colaborar nesta edição do evento que se alinha aos objetivos fundamentais da empresa: cuidar de vidas e alimentar o mundo. “Sabemos o quão importante é o cuidado e manejo adequados dos animais de produção e é justamente este cuidado, esse manejo adequado que preserva e agrega valor ao produto final. É essa mensagem que queremos propagar. Além disso, essa parceria com a ABRAVES é uma maneira eficaz de agregar valor e estimular a troca de conhecimento entre profissionais do setor”, finaliza Petri.

Fonte: Assessoria
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