Empresas Avicultura
Qualidade de ovos com suplementação de minerais orgânicos em poedeiras comerciais

O setor de produção de ovos para consumo tem uma perda considerável do produto ao longo de todo o processo, desde a coleta dos ovos nos galpões até a entrega nos estabelecimentos de vendas, esse problema está relacionado a quebras e trincas da casca. Quanto mais velha a ave pior é a absorção e aproveitamento de nutrientes pelo trato gastrointestinal, além disto, o peso do ovo aumenta, porém, a deposição de cálcio não, ou seja, há produção de ovos maiores com cascas mais finas, e assim a qualidade do mesmo tanto interna quanto externa é menor.
A nutrição adequada ao longo do desenvolvimento e ciclo de postura é essencial para que se atenda todas as exigências de acordo com a fase de vida da ave, sendo que, a suplementação de microminerais tem ganhado especial atenção entre pesquisadores e produtores. Os microminerais são elementos essenciais em vários processos bioquímicos fundamentais ao crescimento, desenvolvimento, formação óssea e produção e, portanto, relacionam-se de forma direta ou indireta com a formação e qualidade de ovos.
O manganês e o zinco são cofatores de metaloenzimas envolvidas na síntese de mucopolissacarídeos e carbonato que compõem a matriz orgânica da casca, sendo fundamentais para a formação da mesma. O cobre está envolvido no metabolismo do ferro e oxigênio, síntese de colágeno e elastina, é integrante de proteínas do sangue, importante na formação de ossos, desenvolvimento e coloração de penas. Apesar de seu papel na formação da casca ainda não estar completamente definido, a deficiência de cobre resulta em alterações no tamanho, forma e textura da casca e alta incidência de ovos de casca fina. O ferro é constituinte de hemoglobina e mioglobina envolvidas na oxidação, redução e transporte de elétrons, indispensável aos processos vitais do organismo.
Para melhorar sua disponibilidade biológica, os microminerais têm sido associados a compostos orgânicos como aminoácidos (metionina, glicina) que dão maior estabilidade e solubilidade à molécula facilitando, assim, sua absorção pelo organismo e proporcionando melhorias na vida útil da ave.
Junqueira (2008) relatou que os microminerais orgânicos podem alcançar taxas de absorção acima de 90% enquanto microminerais inorgânicos possuem taxa de absorção em média de 10 a 18 % nos animais.
Carvalho et al. (2016) observou aumento no percentual de matéria mineral em albúmen, gema e casca, indicando que a inclusão de microminerais de fonte orgânica as dietas das poedeiras favoreceu a deposição mineral nesses componentes dos ovos, mesmo quando o nível de inclusão foi de 70% de micromineral orgânico e nada de micromineral inorgânico, o que aponta para maior biodisponibilidade dos microminerais de fonte orgânica em relação à fonte inorgânica. Isso possivelmente ocorreu porque os microminerais orgânicos se utilizam de vias de absorção das moléculas orgânicas às quais estão ligados, favorecendo sua absorção por evitar a competição dos microminerais pelo mesmo transportador, tornando-os mais prontamente transportáveis e absorvíveis para utilização pelo organismo mesmo em níveis de suplementação inferiores aos comumente praticados em granjas comerciais.
Citado por Saldanha (2008), Lundeen (2001) demonstraram melhora da qualidade da casca com dietas suplementadas com manganês e zinco quelatados, comparadas com dietas suplementadas com a forma inorgânica.
Uma vez que a suplementação com minerais orgânicos na nutrição de poedeiras é cada dia mais evidenciada para melhora da qualidade do ovo, com destaque a casca, foi que a VLN Feed desenvolveu uma mistura com glicinatos (minerais quelatados com glicina), com zinco, manganês e cobre, chamado VLN MINER. Um produto que contem em sua composição minerais orgânicos de alta biodisponibilidade permitindo o melhor equilíbrio da dieta, rentabilidade da atividade por meio de ovos mais uniformes e casca mais resistente, sem desgaste da ave.
Jane Gonçalves – Gerente técnica da VLN Feed
Literatura consultada
Carvalho, L.S.S. et al. Qualidade de ovos e desempenho produtivo de poedeira em segundo ciclo de postura alimentada com microminerais quelatados e aminoácidos. Ciência Animal Brasileira (GO), v.17 (4), p.491-500 (out-dez), 2016.
Junqueira, O.M. Nutrição animal – Quelatos na alimentação animal – Boletim técnico, 2008. Capturado em 11 fev. 2014. Online. Disponível em: http://www.pedrovet.com.br/trabalhosC/QuelatosnaAlimentacao
Saldanha, E.S.P.B. Efeito de minerais orgânicos no desempenho, qualidade de ovos e qualidade óssea de poedeiras semi-pesadas no segundo ciclo de produção. 20080. 90 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, UNESP, Botucatu, 2008.

Empresas
MOVING FLOOR traz ao Brasil tecnologia inovadora de baias autolimpante, sem uso de água e sem antibióticos para suínos
Para marcar este feito, a MOVING FLOOR realizará a Mesa Redonda da Liderança da Suinocultura Brasileira em 9 de março de 2026, na PUC – Paraná, reunindo os líderes mais influentes da cadeia suinícola nacional.

A MOVING FLOOR, empresa sueca reconhecida mundialmente por seus sistemas patenteados de pisos autolimpantes para suinocultura, anuncia sua entrada oficial no mercado brasileiro. A tecnologia, que elimina a necessidade de água na limpeza e reduz significativamente o uso de antibióticos, representa um grande avanço em bem-estar animal, sustentabilidade e biossegurança para a indústria suinícola.
Para marcar este feito, a MOVING FLOOR realizará a Mesa Redonda da Liderança da Suinocultura Brasileira em 9 de março de 2026, na PUC – Paraná, reunindo os líderes mais influentes da cadeia suinícola nacional.
O evento contará com a participação de presidentes e diretores das principais cooperativas do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso, executivos de grandes empresas, líderes de opinião da Embrapa Suínos e Aves, UFV, Iowa State University e de associações do setor e mídias especializada.
Um Novo Padrão Tecnológico para a Produção de Suínos
O sistema da MOVING FLOOR automatiza a limpeza das baias de suínos por meio de um piso mecânico patenteado que remove os dejetos continuamente, sem o uso de água, reduzindo as emissões de amônia, melhorando a higiene e criando um ambiente mais saudável para os animais e trabalhadores.
“O Brasil é um dos maiores produtores de carne suína do mundo, e acreditamos que esta tecnologia pode contribuir significativamente para as metas de sustentabilidade do setor”, disse Antonio Lot, representante da MOVING FLOOR.
Uma Parceria Estratégica com a PUC – Paraná
O primeiro showroom brasileiro foi instalado na PUC – PR, onde produtores, pesquisadores e líderes da indústria poderão ver o sistema em operação e avaliar seu potencial de adoção em granjas comerciais.
Empresas Ambiente estratégico
Vaxxinova marca presença na Abraves PR e reforça compromisso com a evolução da suinocultura
Participação no evento destaca proximidade com o setor, troca técnica e soluções recentes voltadas à sanidade dos plantéis

A Vaxxinova participa, nos dias 11 e 12 de março, da Abraves PR, um dos principais encontros técnicos da suinocultura paranaense. A presença da equipe de suínos no evento reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento do setor, por meio do diálogo técnico, da proximidade com os profissionais da cadeia produtiva e do acompanhamento das principais discussões relacionadas à sanidade da atividade.
“A Abraves PR é um ambiente estratégico para troca de conhecimento e atualização técnica. Estar presente nos permite acompanhar de perto as demandas do setor e fortalecer nossa atuação como parceiros da suinocultura brasileira”, afirma Rogério Petri, gerente da área de Suínos da Vaxxinova Brasil.
Durante o evento, a equipe da Vaxxinova estará em contato direto com médicos veterinários, produtores, consultores e demais profissionais, acompanhando a programação técnica relacionadas à sanidade, manejo e produtividade dos plantéis.
“Nosso foco é entender profundamente os desafios enfrentados no campo e oferecer soluções cada vez mais alinhadas à realidade da produção. A participação em eventos regionais como a Abraves PR é fundamental para essa construção conjunta com o setor”, destaca Mayara Tamanini, coordenadora técnica e de marketing da Vaxxinova.
A presença da empresa na Abraves PR ocorre em um momento importante da sua trajetória na suinocultura, marcado por lançamentos recentes e pela ampliação do portfólio de soluções voltadas à saúde animal. Entre os avanços, destacam-se investimentos em inovação, fortalecimento do suporte técnico e a ampliação da capacidade produtiva de vacinas autógenas, iniciativas que reforçam a proposta de oferecer respostas mais rápidas, precisas e personalizadas aos desafios sanitários dos sistemas produtivos.
“Acreditamos que a evolução da suinocultura passa por informação qualificada, diagnóstico preciso e decisões estratégicas baseadas em ciência. Nossa atuação tem sido direcionada exatamente para apoiar o produtor nesse processo”, complementa Rogério Petri.
A Abraves PR reúne profissionais, pesquisadores, estudantes e lideranças do setor, consolidando-se como um espaço relevante para atualização técnica, networking e discussão de tendências que impactam o futuro da suinocultura no Paraná e no Brasil.
Empresas
Show Rural 2026 discute como atravessar períodos de crise na cadeia leiteira
Necessidade de informação, planejamento e resiliência para enfrentar os momentos de instabilidade da cadeia leiteira foi o centro de um debate.

A necessidade de informação, planejamento e resiliência para enfrentar os momentos de instabilidade da cadeia leiteira foi o centro de um debate realizado durante a 38ª edição do Show Rural Coopavel, entre os dias 9 e 13 de fevereiro de 2026, em Cascavel (PR).
Para a zootecnista Josiane Mangoni, coordenadora de Pecuária da Coopavel, o atual momento do leite exige diálogo e troca de experiências. Segundo ela, apesar do cenário delicado, o produtor está habituado a lidar com desafios.
“O leite vai muito além de uma atividade econômica. Ele é paixão, é amor pelas nossas mimosas. Somos uma cadeia acostumada à resiliência, e esse tipo de conversa é fundamental para ajudar o produtor a se manter na atividade”, afirma.

Da esquerda para a direita: Cristian Iothi, Gilson Dias, Josiane Mangoni, Lúcio Drehmer e Marcos Pereira Neves
Josiane destaca ainda que o Show Rural tem como missão levar inovação, tecnologia e ferramentas práticas ao campo. “O evento existe para que o produtor consiga produzir mais e melhor. E, mesmo em períodos de crise, já enxergamos sinais de reação do mercado, o que nos permite acreditar em um novo momento para a cadeia leiteira”, completa.
O debate reuniu diferentes visões da atividade, trazendo para a conversa produtores e especialistas com realidades distintas. Participaram Marcos Pereira Neves, professor da Universidade Federal de Lavras e produtor de leite; Cristian Iothi, engenheiro agrônomo, produtor e cooperado da Coopavel; e Lúcio Drehmer, zootecnista, consultor técnico e produtor de leite em Santa Catarina.
O debate foi conduzido por Gilson Dias, gerente Técnico de bovinos de Leite da Agroceres Multimix. A conversa foi registrada em formato de podcast e integra uma edição especial do agCast. O episódio será disponibilizado em breve nas plataformas digitais da Agroceres Multimix, que esteve presente no Show Rural 2026 com um novo estande, ampliado e voltado ao atendimento de produtores, cooperados e parceiros.



