Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias Pesquisa

Publicação reúne mais de 700 termos relevantes para manejo de resíduos da produção animal

Livro traz conceitos, práticas e tecnologias ligadas à área, cada uma apresentada em inglês, espanhol e português

Publicado em

em

Divulgação

Pesquisadores, profissionais, agentes públicos e privados, produtores e estudantes ganharam uma publicação que vai facilitar o entendimento dos principais termos relacionados ao manejo dos resíduos da produção animal. O livro “Glossário de termos associados ao manejo de resíduos da produção animal” traz mais de 700 conceitos, práticas e tecnologias ligadas à área, cada uma apresentada em inglês, espanhol e português.

A organização do glossário foi realizada por especialistas de instituições de pesquisa do Brasil (Embrapa), Argentina (Universidad de Buenos Aires-UBA e Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria-INTA), Chile (Instituto de Investigaciones Agropecuarias-INIA e Comisión Nacional de Investigación Científica y Tecnológica-Conicyt) e Uruguai (Instituto Nacional de Investigación Agropecuaria-INIA). Da Embrapa Suínos e Aves, participaram os pesquisadores Airton Kunz e Rodrigo Nicoloso e o analista Ricardo Steinmetz. A iniciativa da publicação foi da Sbera e da Rede ManureSouth.

O pesquisador Airton Kunz destaca que o glossário vai facilitar a comunicação e ações de pesquisa, “uma vez que várias expressões usadas para descrever as práticas e manejos de resíduos na produção animal estão na língua inglesa e, muitas vezes, são traduzidas livremente, sem uma padronização, dificultando a interpretação de legislações e de publicações técnicas.”

Em formato pdf, a publicação pode ser baixada gratuitamente no site da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera), no endereço sbera.org.br/pt/glossario-2019.

Fonte: Embrapa Suínos e Aves

Notícias

Perspectivas do cenário macroeconômico serão tratadas pelo embaixador do cooperativismo na Expofrísia

Roberto Rodrigues vai tratar sobre perspectivas do cenário macroeconômico no fim tarde desta quinta-feira (25), trazendo informações a cadeia produtiva, seus impactos anteriores e o que pode se esperar dos próximos anos.

Publicado em

em

Roberto Rodrigues é um dos maiores nomes do agro no Brasil e embaixador do cooperativismo da Organização das Nações Unidas - Foto: Jaqueline Galvão/OP Rural

A safra 2023/2024 foi desafiadora para os produtores, com queda dos preços, oscilação climática e aumento do custo de produção. Esse conjunto de fatores obrigou os produtores a trabalharem com várias frentes, muitas vezes de forma simultânea. Para auxiliar na busca por uma previsibilidade na próxima safra, a Expofrísia, traz a palestra de Roberto Rodrigues, um dos maiores nomes do agro no Brasil e embaixador do cooperativismo da Organização das Nações Unidas (ONU). A entrada da feira é gratuita e a inscrição pode ser feita clicando aqui.

Na tarde desta quinta-feira (25), a feira realiza a sexta edição do Fórum Comercial, para tratar dos mercados de grãos, leite e proteína animal. No evento, o público terá acesso a informações mercadológicas relevantes e atualizadas para o agricultor e o pecuarista tomarem as melhores decisões.

Em seguida, no fim da tarde, haverá a palestra principal de Roberto Rodrigues com o tema: perspectivas do cenário macroeconômico. A apresentação tratará da cadeia produtiva, seus impactos anteriores e o que pode esperar dos próximos anos.

Rodrigues é coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (FGV), é engenheiro agrônomo pela USP e professor do Departamento de Economia Rural da Unesp, em Jaboticabal (SP). Foi secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, além de ter sido presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) e da Sociedade Rural Brasileira (SRB).

Expofrísia

Pelo segundo ano consecutivo, a Expofrísia e o Digital Agro acontecem de forma simultânea em Carambeí, município localizado na região dos Campos Gerais do Paraná.

Os eventos levam ao público exposição de gado leiteiro e soluções para o agronegócio que atendam a dinâmica do campo com sustentabilidade, inovações e tendências para a agricultura digital e a pecuária.

A feira é realizada pela Cooperativa Frísia com apoio técnico da Fundação ABC.

Fonte: Assessoria Expofrísia
Continue Lendo

Notícias Nesta quinta-feira (25)

Coopavel recebe evento técnico do Rally da Safra

Coordenador da expedição técnica, André Debastiani vai tratar sobre a safra brasileira e o mercado de grãos nesta quinta-feira (25), a partir das 18 horas, na Coopavel.

Publicado em

em

Foto: Eduardo Monteiro/Rally da Safra

O Rally da Safra realiza em Cascavel nesta quinta-feira (25), às 18 horas, o evento técnico “Condições da safra brasileira e o mercado de grãos”. O evento acontece na Coopavel, na BR-467, Km 106 – saída para Toledo, com o coordenador da expedição, André Debastiani. Inscrições gratuitas podem ser feitas clicando aqui.

Realizado pela Agroconsult, o Rally da Safra percorreu 15 estados – Mato Grosso, Rondônia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul, Maranhão, Piauí, Tocantins, Bahia, Pará e Distrito Federal – durante as fases de desenvolvimento das lavouras e de colheita de soja, entre janeiro e março. A expedição prosseguirá em maio e junho, com seis equipes avaliando as lavouras de milho segunda safra. As áreas visitadas respondem por 97% da área de produção de soja e 72% da área de milho.

Ao finalizar a etapa soja, na última semana de março, a Agroconsult atualizou a área da safra 2023/24 para 46,4 milhões de hectares – 753 mil hectares acima da última projeção. A estimativa de produção foi elevada para 156,5 milhões de toneladas (ante 152,2 milhões de toneladas na última projeção), com produtividade média estimada em 56,2 sacas por hectare. “Ao longo dos últimos 20 anos do Rally da Safra, estivemos muito focados em ir a campo com rigor metodológico para trazer as melhores informações a respeito da produtividade de cada uma das regiões do Brasil. A produtividade, porém, é apenas um dos fatores de produção. Há três anos definimos o objetivo de acrescentar à metodologia do Rally a validação da área plantada por meio de imagens de satélite. Investimos então na implementação do Cropdata, uma ferramenta de análise de safra que utiliza algoritmos para analisar, processar e classificar imagens de satélite”, explica André Debastiani, coordenador do Rally da Safra.

Em sua 21ª edição, o Rally conta com o patrocínio do Santander, OCP Brasil, BASF, Credenz, Soytech, Biotrop, Serasa Experian e JDT Seguros. Entre os meses de abril e maio, técnicos da Agroconsult e das empresas e marcas patrocinadoras visitarão produtores rurais nas regiões da BR-163, no Mato Grosso, no Sudoeste de Goiás, no Planalto do Rio Grande do Sul e Oeste do Paraná. Além de Luís Eduardo Magalhães, serão realizados eventos técnicos em Não-Me-Toque (RS), Cascavel (PR) e Rio Verde (GO).

Em comparação com os números da Conab, as novas estimativas da Agroconsult para a safra 2023/24 apontam uma diferença de 707 mil hectares na área plantada da região Centro-Oeste, de 445 mil hectares na região Sudeste, de 78 mil hectares no Sul e de 59 mil hectares no Nordeste, totalizando a diferença de 1,2 milhão de hectares. Somente a região Norte sofreu um ajuste de 39 mil hectares a menos que nos dados oficiais. Já em relação à produção de soja 2023/24, os dados apontam aproximadamente 10 milhões de toneladas a mais em relação à Conab. “Com os ajustes na área plantada, conseguimos cumprir com o objetivo inicial do Rally de reduzir a assimetria de informações do mercado. Apesar dessa nova área ser um dado novo para boa parte do setor, muitos já trabalhavam com áreas e volume de produção maiores, como é o caso de várias tradings de soja que utilizam a mesma metodologia para gerar estimativas”, explica Debastiani.

Fonte: Assessoria Rally da Safra
Continue Lendo

Notícias Em Carambeí

Com uma ampla programação, Expofrísia começa no Paraná

Feira, que ocorre de forma simultânea ao Digital Agro, vai até sábado (27), em Carambeí, nos Campos Gerais. Programação atende às principais necessidades dos produtores em 2024, além da expectativa do setor para o próximo ano.

Publicado em

em

Foto: Dovulgação/BHP Produções

Teve início nesta quinta-feira (25) a Expofrísia, feira que ocorre de forma simultânea com o Digital Agro. O evento está com uma programação completa, que atende à demanda dos cooperados e demais produtores da região, visto que a última safra foi desafiadora para o setor. A feira vai até sábado (27), no Pavilhão de Exposições da Frísia, anexo ao Parque Histórico de Carambeí (PR). Com entrada gratuita, o parque ficará aberto para o público das 09 às 21 horas e no sábado das 10 às 18 horas. Para mais informações clique aqui.

Além de dezenas de expositores e tecnologias para o campo, seja na pecuária ou na agricultura, o evento contará na tarde desta quinta-feira com a sexta edição do “Fórum Comercial”, que vai tratar dos mercados de grãos, leite e proteína animal. Em seguida, às 16 horas, haverá a palestra principal do ‘Embaixador do cooperativismo’ Roberto Rodrigues com o tema: ‘Perspectivas do cenário macroeconômico’.

Na manhãs desta sexta-feira (26) será formada por uma completa imersão em inovação. Pela primeira vez na Expofrísia, o Hub Senai Paraná Cooperativo terá uma programação que destaca vários eixos que visam implementar o ecossistema inovador no setor.

Sustentabilidade

Em relação à sustentabilidade, serão tratados na edição deste ano o uso de dejetos como fertilizante orgânico no solo, aplicação de energias renováveis (a exemplo dos biodigestores), políticas públicas em carbono no agronegócio, rastreabilidade da cadeia de produção na propriedade e a importância dos procedimentos para garantir a qualidade na execução da atividade.

A Cooperativa Frísia também irá lançar, dentro do programa Fazenda Sustentável Frísia, uma trilha personalizada para a atividade de pecuária de leite, que visa implantar conhecimentos técnicos na propriedade rural, como manejo hídrico, treinamento dos colaboradores, utilização de dejetos e análise do uso da energia elétrica para o desempenho da atividade da pecuária.

Expofrísia

Pelo segundo ano consecutivo, a Expofrísia e o Digital Agro acontecem de forma simultânea em Carambeí, município localizado na região dos Campos Gerais do Paraná. Os eventos levam ao público exposição de gado leiteiro e soluções para o agronegócio que atendam a dinâmica do campo com sustentabilidade, inovações e tendências para a agricultura digital e a pecuária. A feira é realizada pela Cooperativa Frísia com apoio técnico da Fundação ABC.

Fonte: Assessoria Frísia
Continue Lendo
SIAVS 2024 E

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.