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Projeto Marca Agro Brasil objetiva tornar o agronegócio uma paixão do brasileiro

Iniciativa busca fortalecer a imagem do agronegócio nacional, construindo uma identidade de comunicação junto aos diversos setores da sociedade.

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Foto: Divulgação

Com o objetivo de posicionar e fortalecer a imagem do agronegócio nacional, construindo uma identidade de comunicação junto aos diversos setores da sociedade, o Movimento Todos a Uma Só Voz, com a curadoria e mentoria da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (Abmra), está desenvolvendo o projeto inédito “Marca Agro Brasil”. Em fase de planejamento, o início da implantação do projeto está previsto para o primeiro semestre de 2023.

A estratégia e o planejamento do projeto partem de um diagnóstico gerado pela pesquisa “Percepções Sobre o Agro. O Que Pensa o Brasileiro”, também idealizada pelo Movimento. A pesquisa envolveu uma amostra nacional com 4.215 pessoas que representam todos os estratos e perfis da sociedade brasileira. O questionário foi aplicado em 2022.

O resultado da pesquisa forneceu alguns insights. Sabe-se, por exemplo, por meio da coleta das informações obtidas, que “7 a cada 10 brasileiros têm uma atitude positiva em relação ao Agro”. Por outro lado, a pesquisa também trouxe sinais de alertas: 51% dos entrevistados, com idade entre 15 e 29 anos, são propensos a boicotarem o Agro – um universo representado por 47 milhões de pessoas.

“Os jovens de hoje serão os consumidores e líderes do amanhã. Neste sentido, é necessário um projeto consistente que posicione corretamente o Agro”, avalia o idealizador e mentor do Movimento, Ricardo Nicodemos.

Para Nicodemos, o brasileiro ainda não conhece as conquistas e o quanto o Agro torna melhor a vida de todos. “Precisamos contar essa história. É por meio desta premissa que surge a necessidade da construção da Marca Agro Brasil”, afirma.

Visão multidisciplinar de Conselhos

Além dos dados da pesquisa, as estratégias do planejamento do projeto “Marca Agro Brasil” passam por uma visão multidisciplinar de aproximadamente 95 profissionais especializados, divididos em dez Conselhos, que atuam no setor e em outros segmentos, como comunicação, pesquisa, indústrias, associações e varejo.

Nicodemos explica que a iniciativa contemplará ações e campanhas que aproximem, por intermédio do conhecimento, a população do agronegócio, a fim de despertar o reconhecimento dos brasileiros pelos produtores e pelo setor.

“É uma visão de longo prazo inspirada no próprio campo, em que há culturas, como a maçã ou a uva, por exemplo, que podem demorar até três anos para serem colhidas”, explica.

Eixos estratégicos

Para guiar as abordagens no decorrer do projeto, foram listados diversos eixos estratégicos – uma compilação de temas e frentes de trabalho considerados relevantes, que serão esmiuçados e transformados em uma “biblioteca” de conteúdos. Entre as sugestões temáticas estão a valorização do produtor rural, empregabilidade, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), sustentabilidade, defensivos agrícolas, entre outros. Nesta fase, os Conselhos estão trabalhando na definição de seis eixos estratégicos que serão as bases de todas as ações.

“Levaremos informações baseadas na ciência e em fatos, por meio de diferentes formatos, considerando os tipos de público – crianças, jovens e adultos – e os meios utilizados, como atividades escolares, redes sociais, entre outros. Mostraremos para os brasileiros que o Agro é feito de pessoas e famílias que estão no campo, trabalhando para prover tudo o que alimenta as nossas famílias, aqui na cidade grande”, finaliza Nicodemos.

Sobre o Todos a Uma Só Voz

Lançado oficialmente em fevereiro de 2021, conta com a ajuda de diversas associações, empresas e profissionais que trabalham unidos em prol de gerar e disseminar conhecimentos de boa qualidade e estimular a empatia da população urbana pelo campo e pelos produtores e produtoras.

O Movimento tem o apoio institucional da Esalq/USP, Fundação Dom Cabral, Abag, Abagrp, ABCC, Abiarroz, Abiec, Abisolo, Abitrigo, Abmra, ABPA, Abrafrutas, Abraleite, Abrasel, Agritech – Ufla, Agroligadas, Agroline, Agroreset, AIPC, Ama Brasil, Anda, Andav, Aprosoja-RO, Asbram, Capitalismo Consciente, Cecafé, CESB, Cia de Estágio, Cicarne, Congresso das Mulheres, Croplife, De olho no material escolar, Fenep, IBA, Ibrahort, Liga do Agro, Mulheres do Brasil – Comitê Agronegócios, Pecege, SAE Brasil, Sindan, Sindirações, SistemaOCB, SNA e Yami. Conta ainda com o apoio comercial das empresas Attuale Comunicação, Coelho&Morello, Companhia de Estágios, Lamarca, RCom Eventos, RV Mondel, TrahLahLah.

Fonte: Ascom Abmra

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Santa Catarina registra avanço simultâneo nas importações e exportações de milho em 2025

Volume importado sobe 31,5% e embarques aumentam 243%, refletindo demanda das cadeias produtivas e oportunidades geradas pela proximidade dos portos.

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Foto: Cláudio Neves

As importações de milho seguem em ritmo acelerado em Santa Catarina ao longo de 2025. De janeiro a outubro, o estado comprou mais de 349,1 mil toneladas, volume 31,5% superior ao do mesmo período do ano passado, segundo dados do Boletim Agropecuário de Santa Catarina, elaborado pela Epagri/Cepa com base no Comex Stat/MDIC. Em termos de valor, o milho importado movimentou US$ 59,74 milhões, alta de 23,5% frente ao acumulado de 2024. Toda a origem é atribuída ao Paraguai, principal fornecedor externo do cereal para o mercado catarinense.

Foto: Claudio Neves

A tendência de expansão no abastecimento externo se intensificou no segundo semestre. Em outubro, Santa Catarina importou mais de 63 mil toneladas, mantendo a curva ascendente registrada desde julho, quando os volumes mensais passaram consistentemente da casa das 50 mil toneladas. A Epagri/Cepa aponta que esse movimento deve avançar até novembro, período em que a demanda das agroindústrias de aves, suínos e bovinos segue aquecida.

Os dados mensais ilustram essa escalada. De outubro de 2024 a outubro de 2025, as importações variaram de mínimas próximas a 3,4 mil toneladas (março/25) a máximas superiores a 63 mil toneladas (setembro/25). Nesse intervalo, meses como junho, julho e agosto concentraram forte entrada do cereal, acompanhados de receitas que oscilaram entre US$ 7,4 milhões e US$ 11,2 milhões.

Exportações crescem apesar do déficit interno
Em um cenário aparentemente contraditório, o estado, que possui déficit anual estimado em 6 milhões de toneladas de milho para suprir seu grande parque agroindustrial, também ampliou as exportações do grão em 2025.

Até outubro, Santa Catarina embarcou 130,1 mil toneladas, um salto de 243,9% em relação ao mesmo período de 2024. O valor exportado também chamou atenção: US$ 30,71 milhões, alta de 282,33% na comparação anual.

Foto: Claudio Neves

Segundo a Epagri/Cepa, essa movimentação ocorre majoritariamente em regiões produtoras próximas aos portos catarinenses, onde os preços de exportação tornam-se mais competitivos que os do mercado interno, especialmente quando o câmbio favorece vendas externas ou quando há descompasso logístico entre oferta e demanda regional.

Essa dinâmica reforça um traço estrutural conhecido do agro catarinense: ao mesmo tempo em que é um dos maiores consumidores de milho do país, devido ao peso das cadeias de proteína animal, Santa Catarina não alcança autossuficiência e depende do cereal de outras regiões e países para abastecimento. A exportação pontual ocorre quando há excedentes regionais temporários, oportunidades comerciais ou vantagens logísticas.

Perspectivas
Com a entrada gradual da nova safra 2025/26 no estado e no Centro-Oeste brasileiro, a tendência é que os volumes importados se acomodem a partir do fim do ano. No entanto, o comportamento do câmbio, os preços internacionais e o resultado final da produção catarinense seguirão determinando a necessidade de compras externas — e, por outro lado, a competitividade das exportações.

Para a Epagri/Cepa, o quadro de 2025 reforça tanto a importância do milho como insumo estratégico para as cadeias de proteína animal quanto a vulnerabilidade decorrente da dependência externa e interestadual do cereal. Santa Catarina continua sendo um estado que importa para abastecer seu agro e exporta quando a lógica de mercado permite, um equilíbrio dinâmico que movimenta portos, indústrias e produtores ao longo de todo o ano.

Fonte: O Presente Rural
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Brasil e Japão avançam em tratativas para ampliar comércio agro

Reunião entre Mapa e MAFF reforça pedido de auditoria japonesa para habilitar exportações de carne bovina e aprofunda cooperação técnica entre os países.

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Foto: Percio Campos/Mapa

OMinistério da Agricultura e Pecuária (Mapa), representado pelo secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luis Rua, realizou uma reunião bilateral com o vice-ministro internacional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Florestas (MAFF), Osamu Kubota, para fortalecer a agenda comercial entre os países e aprofundar o diálogo sobre temas da relação bilateral.

No encontro, a delegação brasileira apresentou as principais prioridades do Brasil, incluindo temas regulatórios e iniciativas de cooperação, e reiterou o pedido para o agendamento da auditoria japonesa necessária para a abertura do mercado para exportação de carne bovina brasileira. O Mapa também destacou avanços recentes no diálogo e reforçou os pontos considerados estratégicos para ampliar o fluxo comercial e aprimorar mecanismos de parceria.

Os representantes japoneses compartilharam seus interesses e expectativas, demonstrando disposição para intensificar o diálogo técnico e buscar convergência nas agendas de interesse mútuo.

Fonte: Assessoria Mapa
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Bioinsumos colocam agro brasileiro na liderança da transição sustentável

Soluções biológicas reposicionam o agronegócio como força estratégica na agenda climática global.

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Fotos: Koppert Brasil

A sustentabilidade como a conhecemos já não é suficiente. A nova fronteira da produção agrícola tem nome e propósito: agricultura sustentável, um modelo que revitaliza o solo, amplia a biodiversidade e aumenta a captura de carbono. Em destaque nas discussões da COP30, o tema reposiciona o agronegócio como parte da solução, consolidando-se como uma das estratégias mais promissoras para recuperação de agro-ecossistemas, captura de carbono e mitigação das mudanças climáticas.

Thiago Castro, Gerente de P&D da Koppert Brasil participa de painel na AgriZone, durante a COP30: “A agricultura sustentável é, em sua essência, sobre restaurar a vida”

Atualmente, a agricultura e o uso da terra correspondem a 23% das emissões globais de gases do efeito, aproximadamente. Ao migrar para práticas sustentáveis, lavouras deixam de ser fontes de emissão e tornam-se sumidouros de carbono, “reservatórios” naturais que filtram o dióxido de carbono da atmosfera. “A agricultura sustentável é, em sua essência, sobre restaurar a vida. E não tem como falar em vida no solo sem falar em controle biológico”, afirma o PhD em Entomologia com ênfase em Controle Biológico, Thiago Castro.

Segudo ele, ao introduzir um inimigo natural para combater uma praga, devolvemos ao ecossistema uma peça que faltava. “Isso fortalece a teia biológica, melhora a estrutura do solo, aumenta a disponibilidade de nutrientes e reduz a necessidade de intervenções agressivas. É a própria natureza trabalhando a nosso favor”, ressalta.

As soluções biológicas para a agricultura incluem produtos à base de micro e macroorganismos e extratos vegetais, sendo biodefensivos (para controle de pragas e doenças), bioativadores (que auxiliam na nutrição e saúde das plantas) e bioestimulantes (que melhoram a disponibilidade de nutrientes no solo).

Maior mercado mundial de bioinsumos

O Brasil é protagonista nesse campo: cerca de 61% dos produtores fazem uso regular de insumos biológicos agrícolas, uma taxa quatro vezes maior que a média global. Para a safra de 2025/26, o setor projeta um crescimento de 13% na adoção dessas tecnologias.

A vespa Trichogramma galloi e o fungo Beauveria bassiana (Cepa Esalq PL 63) são exemplos de macro e microrganismos amplamente utilizados nas culturas de cana-de-açúcar, soja, milho e algodão, para o controle de lagartas e mosca-branca, respectivamente. Esses agentes atuam nas pragas sem afetar polinizadores e organismos benéficos para o ecossistema.

Os impactos do manejo biológico são mensuráveis: maior porosidade do solo, retenção de água e nutrientes, menor erosão; menor dependência de fertilizantes e inseticidas sintéticos, diminuição na resistência de pragas; equilíbrio ecológico e estabilidade produtiva.

Entre as práticas sustentáveis que já fazem parte da rotina do agro brasileiro estão o uso de inoculantes e fungos benéficos, a rotação de culturas, a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) e o manejo biológico de pragas e doenças. Práticas que estimulam a vida no solo e o equilíbrio natural no campo. “Os produtores que adotam manejo biológico investem em seu maior ativo que é a terra”, salienta Castro, acrescentando: “O manejo biológico não é uma tendência, é uma necessidade do planeta, e a agricultura pode e deve ser o caminho para a regeneração ambiental, para esse equilíbrio que buscamos e precisamos”.

Fonte: Assessoria Koppert Brasil
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