Empresas
Progresso genético e consolidação marcam centenário da marca Topigs Norsvin no mundo
Com mais de 26 anos de Brasil, a empresa comemora seu desenvolvimento na suinocultura mundial
O avanço da produção de suínos no mundo nos últimos anos é notório, tendo em vista a melhor qualidade oferecida ao consumidor e o aumento de rentabilidade aos produtores. A genética é um dos fatores primordiais para essa evolução, pois por meio dela a suinocultura pode ampliar seus ganhos e também se profissionalizar, com o uso de genética adequada a cada sistema de produção.
Presente no mercado mundial há 100 anos, a Topigs Norsvin é uma das mais reconhecidas empresas de genética de suínos e ao longo destes anos colaborou para tecnificação cada vez mais intensa da atividade, inclusive no Brasil, onde atua há mais de 26 anos.
Líder mundial em utilização do estado da arte em ferramentas de pesquisa e desenvolvimento, a empresa vem se empenhando em desenvolver, produzir e comercializar a melhor genética suína do mundo, buscando excelência nos processos, produtos e serviços, entregando valor para os clientes, parceiros e colaboradores, desde o ano de 1922, data que marca o início das atividades da Topigs Norsvin, quando então os criadores holandeses de suínos estabeleceram o Centraal Bureau voor de Varkensfokkerij (CBV), focados em alcançar os melhores índices zootécnicos para suas criações e fundando a CBV, hoje conhecida globalmente como Topigs Norsvin.
Com foco em atender à crescente demanda por proteína suína e atender as exigências do mercado mundial, a empresa preserva a busca constante do seu principal objetivo, a inovação, e utilizando o que existe de mais avançado em seleção genética. “Nosso trabalho não está apenas nas metodologias para a seleção dos animais, mas também na qualidade da coleta de informações por meio de equipamentos cada vez mais modernos. Esses investimentos têm proporcionado um progresso genético constante nos nossos animais e linhagens, o que nos permite entregar aos clientes a mais avançada genética suína do mundo”, explica o Diretor Regional da América Central e do Sul, André Costa.
Para Costa, a receita de sucesso da companhia está relacionada com seu comprometimento em entregar soluções para os desafios da suinocultura. “A Topigs Norsvin está sempre em busca de entender as reais necessidades da cadeia de produção de maneira global. Nós procuramos entregar uma genética equilibrada e orientada para o futuro. Ou seja, uma suinocultura que traga os melhores índices produtivos, uma carne de alta qualidade, sem esquecer a rentabilidade e a sustentabilidade da produção”, afirma.
O Diretor de Negócios e Marketing da Topigs Norsvin, Adauto Canedo, acredita que a solidez da marca também firma seu posicionamento no mercado. “Estamos falando de uma empresa que vem trabalhando há 100 anos para entregar as melhores soluções para seu mercado de atuação. Esse comprometimento confere estabilidade e confiabilidade à marca, colocando-a como referência em genética suína”, encerra.
Conheça os principais marcos de inovação da Topigs Norsvin
Aqui você pode encontrar, em ordem cronológica, os principais feitos que marcaram os 100 anos de evolução genética da companhia. Confira.
1994 – Dados de desempenho comercial
Esta data marca o início do programa “CCPS” (Seleção Combinada de Linhagens Puras e Cruzadas). Os dados de desempenho de animais cruzados em ambientes de produção comercial são utilizados para prever os valores genéticos de animais de raça pura no núcleo genético. O resultado são suínos robustos com melhor resistência à doenças e que apresentam melhor desempenho em diferentes ambientes.
2001 – Seleção para maior sobrevivência dos leitões
Aqui a Topigs Norsvin adotou o protocolo único de pesagem de leitões, pesando-os individualmente ao nascimento e aos 21 dias de idade, incluindo ainda a coleta de dados sobre o número de tetos, qual a fêmea que criou o leitão, data e causa da mortalidade do leitão. Este programa impulsionou o conceito de seleção balanceada onde todo leitão nascido deve ser desmamado, trabalho este que permite a diferenciação dos animais Topigs Norsvin quanto às características de habilidade materna e robustez.
2006 – Implantação da tecnologia NIRS para avaliação da qualidade da carne
A Espectroscopia de Refletância no Infravermelho Próximo (“NIRS”) foi implementada na avaliação da qualidade da carne, o que proporciona maior precisão para mensuração da gordura intramuscular (“IMF”). A “NIRS” também possibilitou a medição de novos atributos, como a qualidade da gordura e a composição em ácidos graxos.
2008 – Central de Avaliação de Machos Delta e tomografia computadorizada
O centro de pesquisa e testes Delta de suínos machos iniciou as suas atividades na Noruega. Um dos elementos inovadores do Delta foi a utilização da tecnologia de tomografia computadorizada na avaliação fenotípica de todos os machos. A tecnologia passou a oferecer uma precisão inigualável de mensuração para atributos de qualidade das carcaças. Além disso, novos atributos também começaram a ser explorados e selecionados, como por exemplo, tendência à osteocondrose.
2009 – Odor de macho inteiro
Neste ano, a Topigs Norsvin começou a seleção genética contra o odor de macho inteiro. Fomos os primeiros a fazer isso, usando uma combinação de informações de DNA, avaliação olfativa e análises laboratoriais de tecido adiposo.
2012 – Seleção genômica
A seleção genômica, utilizando informações de DNA para calcular as relações genéticas entre os animais, foi implementada no nosso programa de criação. A seleção genômica passou a fornecer uma precisão muito maior dos dados estimados e possibilitou aumentar o progresso genético de nossas linhas. Também possibilitou a seleção no que diz respeito a características novas ou de difícil mensuração, como por exemplo, a resistência à doenças.
2018 – Central de Avaliação de Machos Delta Canadá
A abertura deste centro de pesquisa e de testes no Canadá, com a tecnologia de identificação individual dos animais via IFIR e tomografia computadorizada, impulsionou ainda mais o progresso genético. O Delta Canadá tem o dobro do tamanho da Delta na Noruega.
Empresas
Parcerias estratégicas, inovação e bem-estar animal: Bases do crescimento sustentável da Granja Antunes no setor de produção de ovos
Empresa tem superado os desafios de um mercado competitivo e em constante transformação, destacando-se pela busca contínua por melhorias e eficiência.
A Granja Antunes, localizada em Avaré, São Paulo, construiu uma trajetória marcada pela dedicação à qualidade e à inovação no setor de produção de ovos. Desde sua fundação, em 2009, a empresa tem superado os desafios de um mercado competitivo e em constante transformação, destacando-se pela busca contínua por melhorias e eficiência. Atualmente, com uma produção diária de cerca de 2.500 caixas de ovos destinadas a atacadistas e varejistas de todo o Brasil, a Granja Antunes reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a modernização.
Essa história de crescimento e adaptação foi moldada pela superação de desafios significativos. Nos primeiros anos, a empresa enfrentou a volatilidade econômica e as dificuldades do setor avícola, como a alta nos custos de insumos e as exigências crescentes do mercado. Segundo Norberto Lemos, porta-voz da Granja Antunes, essas adversidades impulsionaram mudanças estratégicas e investimentos em tecnologia. “Superamos muitos desafios ao modernizar nossas operações e focar na sustentabilidade. Hoje, esses esforços resultam em processos mais eficientes e produtos de melhor qualidade”, afirma.
Nos últimos anos, a Granja Antunes passou por uma transformação tecnológica significativa, incorporando sistemas de automação e climatização que tornaram as operações mais eficientes e sustentáveis. A automação reduziu a dependência de trabalho manual e aumentou a precisão dos processos produtivos, enquanto a climatização proporcionou condições ideais para as aves, reduzindo doenças e elevando a produtividade. “Estamos investindo em tecnologia porque sabemos que é essencial para o futuro da avicultura. Esses sistemas garantem eficiência, qualidade e sustentabilidade, tanto para nós quanto para os clientes”, destaca Lemos.
Além disso, a modernização está alinhada a parcerias estratégicas que desempenham um papel fundamental no avanço das operações e na promoção do bem-estar animal. “A parceria com a Ceva Saúde Animal, por exemplo, reforça nosso compromisso com a proteção e saúde das aves. O uso de tecnologias inovadoras em vacinas não apenas maximiza a performance dos animais, mas também facilita as operações de vacinação e traz resultados econômicos expressivos para a empresa”, acrescenta Lemos. Esses esforços têm sido cruciais para garantir uma cadeia produtiva robusta e sustentável, refletindo diretamente na qualidade dos ovos.
Com esse foco, os avanços tecnológicos também têm preparado a Granja Antunes para expandir sua atuação e consolidar sua presença no mercado interno. Atualmente, grande parte da produção é destinada aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, mas a empresa planeja continuar investindo em modernização para atender à crescente demanda. Um exemplo dessa visão de futuro são os projetos voltados para a implantação de novas granjas, projetadas para serem ainda mais modernas e sustentáveis. “Essas unidades serão equipadas com tecnologia de ponta, desde sistemas automatizados de monitoramento até práticas inovadoras de manejo, reforçando nosso compromisso com a eficiência produtiva e o bem-estar animal”, explica o porta-voz.
“Olhamos para o futuro com a convicção de que a modernização é essencial para o setor avícola. As novas granjas serão uma extensão dessa visão, unindo tecnologia, sustentabilidade e qualidade em todas as etapas de produção”, afirma Lemos. Ele prevê que as novas unidades não apenas aumentarão a capacidade produtiva da empresa, mas também servirão como modelo de inovação e responsabilidade no setor.
Com a combinação de tradição e modernidade, a Granja Antunes reforça seu compromisso de continuar evoluindo e se destacando no mercado de ovos no Brasil. Os investimentos em tecnologia e as novas granjas refletem a determinação da empresa em se adaptar às transformações do setor e atender às demandas do mercado de forma responsável, garantindo produtos de alta qualidade para milhares de mesas.
Empresas Criando o sucesso juntos
Aviagen América Latina compartilha conhecimento técnico no OVUM 2024
A Aviagen se reuniu com seus clientes para discutir como a linhagem Ross® 308 AP pode ajudar a atender à crescente demanda da região por proteína nutritiva e sustentável
As equipes de vendas e atendimento ao cliente da Aviagen® América Latina, provenientes da Argentina, Brasil, América Central, México e Caribe (CAME), Colômbia, Peru e outros países da América do Sul, se reuniram no 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura (OVUM) para compartilhar conhecimentos e fortalecer conexões. O evento, realizado bienalmente, ocorreu em Punta del Este, Uruguai, entre os dias 12 e 15 de novembro.
Com o compromisso “Criando o sucesso juntos”, a Aviagen se reuniu com seus clientes para discutir como a linhagem Ross® 308 AP pode ajudar a atender à crescente demanda da região por proteína nutritiva e sustentável. Especialistas da empresa compartilharam insights sobre áreas vitais da produção avícola, visando capacitar os produtores latino-americanos.
Disponibilidade de grãos em um ambiente em transformação
O consultor Paul Aho apresentou uma visão sobre a disponibilidade global de grãos, destacando as condições favoráveis previstas para os próximos 6 a 12 meses, enfatizando que mudanças no mercado podem ocorrer devido a fatores como tarifas, mudanças climáticas e questões geopolíticas.
Manejo inicial de frangos de corte
O gerente de Serviços Técnicos da Aviagen para a América do Sul excluindo o Brasil (SAEB), Santiago Lovera, enfatizou a importância do manejo eficaz na primeira semana de vida dos frangos de corte para o crescimento a longo prazo e o desempenho geral do plantel. “Dar o melhor começo aos pintinhos otimiza o crescimento, a conversão alimentar e a qualidade da carne”, afirmou.
Impacto da melhoria da sustentabilidade genética
O vice-presidente global de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Aviagen, Santiago Avendaño, natural do Uruguai, discutiu como os avanços genéticos estão tornando a produção avícola mais sustentável, com destaque para a redução de custos com ração e as emissões de carbono. Ele ressaltou que as melhorias na eficiência de conversão alimentar estão diminuindo a pegada de carbono da indústria, tanto regional quanto globalmente. Avendaño também abordou o impacto das diferentes fontes de soja na pegada de carbono e discutiu as tendências emergentes de bem-estar animal na Europa, que exigem um portfólio expandido de genótipos para atender às necessidades dos clientes. Além disso, apresentou o impacto ambiental das diversas fontes alimentares de origem animal e vegetal, no que diz respeito às exigências diárias de aminoácidos essenciais, destacando a posição vantajosa da carne de frango.
“O OVUM 2024 nos ofereceu uma valiosa oportunidade de nos conectarmos com a comunidade avícola latino-americana por meio de nossas diversas subsidiárias e equipes”, afirmou o presidente da Aviagen América Latina, Ivan Pupo Lauandos. “Na Aviagen, estamos comprometidos em compartilhar os mais recentes conhecimentos e inovações para ajudar nossa indústria a avançar no bem-estar das aves, em desempenho e sustentabilidade. Com operações locais na Argentina, Brasil, Colômbia e Peru, e uma equipe dedicada de vendas e serviços, estamos posicionados de maneira única para nos manter próximos aos nossos clientes como nenhuma outra empresa de melhoramento genético. Nosso envolvimento de longa data com o Congresso Latino-Americano de Avicultura reflete esse compromisso, e esperamos continuar essa jornada na próxima edição do OVUM, em 2026, na Guatemala”.
Empresas
Equipe Hubbard na América Latina fortalece conexões com líderes da indústria avícola no 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura
Em seu estande, a empresa apresentou o Hubbard Efficiency Plus, além de uma ampla gama de produtos voltados para o segmento de aves Premium
A equipe latino-americana da Hubbard® estreitou laços com clientes e a comunidade avícola durante o 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura (OVUM), realizado em Punta del Este, no Uruguai. Este importante encontro da avicultura mundial, que ocorre a cada dois anos, contou com a presença de mais de 3.200 participantes de 50 diferentes países, em um espaço dinâmico para a colaboração e dicas entre a comunidade avícola na América Latina.
O gerente geral da Hubbard na América Latina, exceto Brasil, Mark Barnes destacou a relevância do OVUM para a indústria avícola: “Participar de eventos como este é essencial para a troca de experiências e inovações no setor. Acreditamos que, ao estreitar laços com nossos parceiros, contribuímos para o crescimento e desenvolvimento da avicultura na região”, afirmou.
Em seu estande, a Hubbard apresentou seu produto Hubbard Efficiency Plus, além de uma ampla gama de produtos voltados para o segmento de aves Premium. A equipe manteve diálogos importantes com clientes e parceiros, reafirmando seu compromisso com a inovação e a satisfação das demandas do mercado latino-americano.
“A participação no OVUM 2024 não apenas solidificou a presença da empresa no mercado, mas também reafirmou seu papel como uma das líderes na indústria avícola na América Latina”, disse o diretor de Negócios da Hubbard no Brasil, Carlos Antonio Costa.
Celebração da aposentadoria de Dr. Arnoldo Ruiz
Durante o OVUM, a Hubbard organizou uma recepção especial para homenagear a aposentadoria do Dr. Arnoldo Ruiz, após mais de 25 anos de serviços prestados à empresa. O evento reuniu representantes do Grupo Neria, distribuidor de avós da Hubbard no México, e da Genher, distribuidora na Argentina. O Dr. Ruiz recebeu uma placa e presentes em reconhecimento ao seu profissionalismo e comprometimento com a empresa.