Notícias
Programação da Expointer 2023 celebra 60 anos da Associação Brasileira de Angus e 20 anos do Programa Carne Angus Certificada
Feira será realizada entre os dias 26 de agosto a 03 de setembro, em Esteio (RS). A expectativa é de público recorde e promete ser um cenário de inovação, networking e muita comemoração.

Workshop, julgamentos, vitrines da carne e muito mais está na programação dos 60 anos da Associação Brasileira de Angus e 20 anos do Programa Carne Angus Certificada durante a Expointer 2023, entre os dias 26 de agosto a 03 de setembro, em Esteio (RS). A expectativa é de público recorde e promete ser um cenário de inovação, networking e muita comemoração.
“Chegando mais uma Expointer, e a Angus está de portas abertas, muito feliz em poder receber todos os nossos associados, admiradores da raça, da nossa carne. São 60 anos de uma trajetória da Associação Brasileira de Angus e 20 anos do Programa Carne Angus Certificada com muitas conquistas. É uma honra receber nossos sócios, e criadores, que fazem um trabalho excepcional de melhoramento genético para que a nossa raça possa evoluir cada dia mais, e poder mostrar o que temos de melhor nas pistas de um evento ímpar como é a Expointer. Uma pista seletiva e que eleva o patamar de genética do Brasil, mostrando as novas linhagens e traçando o futuro da raça e carne Angus”, comemora a presidente da Angus, Mariana Tellechea.
Julgamentos Angus e Ultrablack
No domingo (27), a partir das 08 horas da manhã será feita a entrada dos animais rústicos e admissão dos animais de argola, na segunda-feira (28) vai ocorrer a admissão dos rústicos.
Os animais rústicos Angus e Ultrablack irão para a pista de julgamento, sob a avaliação do especialista Uruguaio, Juan Marcos Berrutti, a partir das 10h da manhã da terça-feira, dia 29 de agosto, já os de argola Angus e Ultrablack vão para a pista na quarta-feira, dia 30 de agosto, a partir das 10 horas. “Estamos com animais cada vez mais precoces, com mais carne, um melhor acabamento de carcaça. É um momento único de encontrar os amigos, trocar experiências e celebrar a grande Expointer que será este ano de 2023”, celebra a presidente.
Programação da Carne Angus Certificada
A programação da Carne Angus Certificada começa no sábado, com o início da Vitrine da Carne Gaúcha, com o Bassi Angus da Marfrig servindo aos apreciadores da carne de qualidade uma Saltimboca de Alcatra com Carne Angus Certificada. Ao todo os frigoríficos parceiros vão servir cinco pratos distintos durante a semana, sempre com Carne Angus Certificada.
O projeto faz parte da Vitrine da Carne Gaúcha, uma iniciativa da Farsul, para conectar todos os elos da cadeia produtiva da carne: do pecuarista ao consumidor. Estreou na Expointer 2009 e até hoje leva para o público da Expointer informações sobre a carne gaúcha, sua qualidade, seus diferenciais e possibilidades de preparo, além da interação com o público presente e as associações de raças. Desde então, percorre feiras, eventos e espaços de debates. Tem como seu principal apoiador o Programa Juntos para Competir, ação integrada de Farsul, Senar-RS e Sebrae-RS.
Na segunda-feira, dia 28 de agosto, no auditório da Federacite será realizado o Workshop Ciclo Pecuário: Oportunidades em Tempos Desafiadores, com a participação de Lygia Pimentel, da Agrifatto Consultoria, o economista Chef da Farsul, Antônio da Luz e o diretor do Frigorífico Coqueiro, Luiz Roberto Saalfeld, a partir das 17hl. O evento tem apoio do Instituto Desenvolve Peucária, e do Centro de Treinamento Pecuário (CTPEC), que oferece cursos, treinamentos e assessoria pecuária.
A programação da Expointer conta com a parceria da Genex e os patrocinadores Ulbra, Exolt, Datamares, Livestock, Neogen e ISSEI e apoio Efeito Fosfosal.
Programação da Expointer
Sábado (26 de agosto)
Vitrine da Carne da Carne Gaúcha: Saltimboca de Alcatra | Bassi Angus – Marfrig
Domingo (27 de agosto)
Vitrine da Carne da Carne Gaúcha: Contrafilé na cerveja preta e aligot | Zimmer Angus – Frigorífico Zimmer
08h – Entrada rústicos e admissão de argola
Segunda-feira (28 de agosto)
08h – admissão de rústicos
17h – Workshop Programa Carne Angus Certificada: Ciclo Pecuário – Oportunidades em Tempos Desafiadores
Palestrantes + Mesa Redonda
Lygia Pimentel – Agrifatto Consultoria
Antônio da Luz – Economista Chef da Farsul
Luiz Roberto Saalfeld – Frigorífico Coqueiro
Terça-feira (29 de agosto)
10h – Julgamento Rústicos Angus e Ultrablack
18h – Transmissão ao vivo do Programa Pretinho Básico, da Rádio Atlântida
Quarta-feira (30 de agosto)
Vitrine da Carne da Carne Gaúcha: Entrecot Chimichurri e Quibebe | Coqueiro Angus – Frigorífico Coqueiro
10h – Julgamento Argola Angus e Ultrablack
18h – Happy Hour
Quinta-feira (31 de agosto)
Vitrine da Carne da Carne Gaúcha: Strogonoff de patinho com chips de batata doce e arroz | Angus Supreme – Cotripal
20h30min – Festa de 60 anos – Associação Leopoldina Juvenil
Sábado (02 de setembro)
Vitrine da Carne da Carne Gaúcha: Entranha a caprese ao molho campenere | Best Beef Angus – Frigorífico Silva

Notícias
Produtores do Paraná poderão ampliar subvenção ao seguro rural com boas práticas de manejo do solo
Projeto-piloto do governo federal oferece descontos maiores no prêmio do seguro para áreas enquadradas em níveis superiores de manejo agrícola.

Os produtores rurais paranaenses podem obter subvenção federal maior, com base em critérios de manejo e conservação do solo nas culturas da soja e milho safrinha. Para isso, as áreas agrícolas a serem seguradas devem ser enquadradas em Níveis de Manejo (NM) estipulados pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático Níveis de Manejo (ZarcNM). O projeto-piloto conta com recursos específicos para execução (R$ 1 milhão para cada cultura) e beneficia produtores rurais com percentual maior de desconto nos valores do seguro pelo Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR).

Foto: Divulgação
A ferramenta considera critérios de qualidade do manejo de solo como redutor do risco climático de áreas agrícolas com maior capacidade de infiltração e retenção de água. O NM1 é a condição de risco base e o NM4, a melhor condição de cultivo que garante benefício maior.
“Em tempos de queda nas contratações de seguro rural, toda proposta que venha melhorar a subvenção ao prêmio é bem-vinda”, afirma o presidente do Sistema Faep, Ágide Eduardo Meneguette. “Nossos técnicos estão à disposição para auxiliar os produtores rurais neste processo”, complementa.
Lançado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), com metodologia da Embrapa, o ZarcNM teve o projeto-piloto iniciado na safra 2025/26, somente no Paraná, quando 28 áreas de produção foram classificadas em níveis de subvenção diferenciada. Na temporada 2026/27, o projeto iniciará a fase II, com possibilidade de participação dos produtores de soja do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, e milho safrinha no Paraná e Mato Grosso do Sul.
Como acessar
O primeiro passo para ter acesso à subvenção diferenciada é buscar a análise de solo em um laboratório credenciado no Estado. A metodologia das análises não difere das normalmente utilizadas, mas os laboratórios participantes conseguem registrar os dados da área diretamente no sistema (SiNM) da Embrapa.
“Antes mesmo de contratar o seguro, o produtor deve realizar a coleta da amostra de solo, seguindo as orientações do item 7, da Instrução Normativa 2/2025, do Mapa, e encaminhá-la a um laboratório credenciado, solicitando a análise Níveis de Manejo”, orienta Ana Paula Kowalski, coordenadora do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema Faep.
Na sequência, o produtor deve procurar um operador de contrato para providenciar a análise de sensoriamento remoto e incluir as informações no sistema da Embrapa. Então, a plataforma calcula o nível de manejo do talhão e as informações são repassadas pelo operador ao governo federal para que seja definida a subvenção conforme os seis indicadores avaliados para a definição do nível de manejo: tempo sem revolvimento do solo; cobertura do solo com palhada; saturação por bases (V%); teor de cálcio; saturação por alumínio; e histórico de diversidade de cultivos. Três são verificados pela análise de solo e os demais por ferramentas de sensoriamento remoto utilizadas pelos operadores especializados. Para os níveis 2, 3 ou 4, segundo a Embrapa, “áreas com declividade superior a 3% devem, obrigatoriamente, adotar semeadura em nível ou contorno em pelo menos 75% da gleba”.
“Para subvenção maior, ou seja, além do padrão definido pelo PSR, os níveis devem ser de 2 em diante”, comenta Ana Paula. Na cultura de milho segunda safra, para Nível de Manejo (NM) 1, a subvenção será de 40%; NM2, 45%; e para NMs 3 e 4, 50%. Já para a cultura de soja, os cálculos são 20% para NM1; 30%, NM2; 35%, NM3; e 40%, NM4.
A lista de operadores credenciados está disponível no site embrapa.br/rede-zarc-embrapa/niveis-de-manejo
Notícias
Tarifas dos EUA deve impactar 21% das exportações brasileiras
Governo avalia ampliar parcerias comerciais enquanto negocia para evitar a aplicação das tarifas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quarta-feira (3), que o Brasil vai continuar buscando outros parceiros de negócios para minimizar os impactos da política comercial adotada pelos Estados Unidos. Lula coordenou reunião ministerial, no Palácio do Planalto, que ocorre em meio ao anúncio de novas taxações estadunidenses a produtos brasileiros.
“Nós vamos procurar outros parceiros. Se ele não quer comprar, a gente vai vender para quem quiser comprar. Não vamos ficar reclamando. Se não quiser investir aqui, nós vamos procurar outro. O Brasil é dono do seu nariz. Isso aqui é um país democrático e soberano”, disse o presidente aos ministros de Estado.
“Nós resolvemos não adotar mais a política do vira-lata diante das grandes potências. Nós não somos melhores do que ninguém, mas não somos piores. Vamos respeitar todo mundo, mas queremos respeito”, acrescentou.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Na segunda-feira (1º), o Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR) sugeriu, entre outras ações, a taxação de 25% sobre parte das importações brasileiras ao país. O relatório do USTR é resultado de uma investigação iniciada há um ano no governo de Donald Trump contra supostas “práticas desleais” do Brasil no comércio com os EUA.
Entre outros temas, para justificar a medida, a instituição acusa o Pix de prejudicar “injustamente” empresas estadunidenses que prestam serviços de pagamento eletrônico, como operadoras de cartões de crédito, como MasterCard e Visa, e o Whatsapp Pay.
Lula afirmou que, agora, vai participar da reunião do G7 em junho na França, o que não estava nos planos. O evento reúne os líderes da Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido. O Brasil vai como convidado do anfitrião, o presidente francês, Emmanuel Macron.
“Eu nem ia no G7, agora eu vou. É preciso alguém tentar colocar ordem na casa e parar essa coisa de desmonte do multilateralismo, da democracia e desvalorização das instituições. Se a ONU não está funcionando hoje, não é destruindo a ONU que a gente vai consertar o mundo, é reconstruindo a ONU”, disse Lula, reafirmando sua defesa de fortalecimento das Nações Unidas e da reforma do seu Conselho de Segurança.
Negociação

Foto: Divulgação/Porto de Santos
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) a decisão tarifária dos Estados Unidos ameaça diretamente 21% do total das exportações brasileiras rumo ao mercado norte-americano.
O governo brasileiro e empresas prejudicadas poderão se manifestar sobre o relatório final da USTR até o dia 15 de julho, quando os EUA poderão passar a adotar “medidas corretivas” contra o Brasil.

Para Lula, a atitude dos estadunidenses é insensata já que havia uma negociação em curso entre os dois países. Ele lembrou que, em maio, acordou com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, um prazo de 30 dias para que se chegasse a um acordo sobre a questão comercial.
Os dois se reuniram na Casa Branca e, na ocasião, o presidente brasileiro entregou documentos que comprovavam a relação comercial favorável dos EUA com o Brasil. Segundo ele, nos últimos 15 anos, o superávit comercial dos Estados Unidos foi US$ 415 bilhões.“Eu saí de lá convencido de que a gente estava estabelecendo uma nova lógica no relacionamento democrático e civilizado entre Brasil e Estados Unidos. E confesso a vocês que fui pego de surpresa ontem com a decisão deles”, disse Lula hoje.
Notícias
EUA propõem tarifas a 60 países, incluindo o Brasil
Escritório de Comércio norte-americano sugere sobretaxas de até 12,5% sobre importações e abre consulta pública antes da decisão final.

O governo dos Estados Unidos deu mais um passo na ampliação de sua política comercial protecionista ao propor novas tarifas sobre produtos importados de 60 países, entre eles o Brasil. A iniciativa foi anunciada pelo Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR) e prevê uma sobretaxa de até 12,5% para produtos brasileiros que entram no mercado norte-americano.

Foto: Divulgação
A proposta está vinculada a investigações conduzidas com base na Seção 301 da Lei de Comércio dos Estados Unidos de 1974, instrumento legal que permite ao governo norte-americano apurar práticas consideradas prejudiciais aos interesses comerciais do país e, eventualmente, adotar medidas de retaliação.
Segundo o USTR, a nova rodada de tarifas está relacionada à avaliação das políticas adotadas pelos países investigados para prevenir e combater o comércio de mercadorias produzidas com trabalho forçado. Na avaliação do órgão, falhas nesses mecanismos podem criar distorções competitivas e restringir o comércio norte-americano.
Brasil entre os países com maior alíquota proposta
Enquanto parte dos países investigados foi enquadrada em uma alíquota adicional de 10%, o Brasil aparece no grupo sujeito à tarifa de 12,5%.
A proposta brasileira está inserida em um conjunto de medidas que alcança outros 44 países analisados pelo governo

Foto: Divulgação
dos Estados Unidos. Já Canadá, União Europeia, México, Indonésia, Paquistão, Argentina, Bangladesh, Camboja, Guatemala, Malásia, Taiwan, Equador e El Salvador integram o grupo que poderá ser submetido à tarifa adicional de 10%.
Caso seja implementada, a medida poderá aumentar os custos de acesso ao mercado norte-americano para diversos produtos exportados pelo Brasil, reduzindo a competitividade frente a concorrentes internacionais.
Instrumento de pressão comercial
A Seção 301 é considerada uma das principais ferramentas de política comercial dos Estados Unidos. O mecanismo ganhou destaque nos últimos anos durante disputas comerciais com diferentes parceiros internacionais e permite ao governo norte-americano impor restrições tarifárias mesmo sem a intermediação de organismos multilaterais.
A atual iniciativa também ocorre em um contexto de retomada de medidas emergenciais defendidas pelo governo Donald Trump. Parte dessas tarifas havia sido anulada anteriormente por decisão da Suprema Corte norte-americana, levando a administração federal a buscar novos caminhos regulatórios para restabelecê-las.
Consulta pública antes da decisão final
As tarifas ainda não estão em vigor. O USTR abriu período de consulta pública para receber contribuições de empresas, entidades e governos potencialmente afetados pelas medidas.
As manifestações poderão ser apresentadas até 06 de julho. No dia seguinte, 07 de julho, está prevista uma audiência pública para discussão das propostas.
Somente após a análise das contribuições o governo norte-americano decidirá se as tarifas serão implementadas e em quais condições, etapa que será acompanhada com atenção por exportadores e setores produtivos dos países envolvidos.



