Notícias Certificado
Produtor deve emitir CCIR a partir de 19 de julho
Prazo para recolher a contribuição anual foi adiantada em relação a anos anteriores

Em 2021, a emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) começa na próxima segunda-feira, dia 19 de julho, cerca de um mês mais cedo do que costuma ocorrer anualmente. O procedimento é obrigatório e deve ser feito via internet, pelo site do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) ou via aplicativos para celulares Android ou iPhone (confira como fazer abaixo).
No Paraná os produtores rurais têm a opção de ir até o sindicato rural local para que a guia seja emitida. “Os funcionários dos sindicatos estão preparados para prestar todo o apoio necessário. Basta procurar as entidades espalhadas por todas as regiões do Estado para contar com esse apoio”, recomenda João Lázaro Pires, coordenador do Departamento Sindical do Sistema FAEP/SENAR-PR.
O CCIR é uma contribuição anual obrigatória que os proprietários rurais devem recolher junto ao Incra, como se fosse um imposto. Na prática, o CCIR comprova o cadastro do imóvel no chamado Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), uma plataforma que reúne as informações cadastrais de todas as terras do Brasil.
Sem o certificado, os proprietários de imóveis rurais não conseguem fazer nenhuma movimentação em relação aos seus imóveis. Isso vale para operações como desmembrar, arrendar, hipotecar, vender ou prometer em venda sua área, utilizar como garantia para tomada de crédito rural e/ou para homologação de partilha amigável ou judicial em espólios (sucessão por causa mortis).
Serviço
Para emitir o novo CCIR, proprietários e possuidores a qualquer título de imóvel rural podem acessar o seguinte endereço eletrônico: https://sncr.serpro.gov.br/ccir/emissao
Se você tiver alguma dúvida na hora de emitir o certificado, procure o sindicato rural do seu município.

Notícias
Asgav celebra 60 anos com “Jantar do Galo, edição especial”
Evento reconhece personalidades, municípios e ex-presidentes que contribuíram e contribuem com o desenvolvimento do setor no Rio Grande do Sul.

A Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) realiza nesta sexta-feira (28), no Plaza Hotel & Boulevard Convention, em Bento Gonçalves, na serra gaúcha, o Jantar do Galo – Especial 60 Anos. A edição comemorativa celebra seis décadas de atuação da entidade na defesa e no fortalecimento da cadeia avícola, reunindo lideranças, autoridades e representantes do setor em uma noite de integração e reconhecimento. A programação terá início às 19 horas, com um coquetel receptivo aos convidados, seguido pela cerimônia oficial, que está prevista para começar às 20 horas.
Nesta edição histórica, a Asgav presta homenagem aos ex-presidentes Aristides Inácio Vogt, Luiz Fernando de Pinedo Roman Ross e Nelson Franken, além de distinguir o presidente do Conselho Diretivo Asgav/Sipargs, Nestor Freiberger, por sua contribuição institucional.
Na categoria Avicultura Regional, o destaque vai para o secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, Ernani Polo, que é agricultor, advogado e deputado estadual no quarto mandato, sempre defendendo o agronegócio na vida pública. O diretor comercial da Naturovos/Solar, Anderson Herbert, receberá a distinção pelo desempenho estratégico e consolidado no mercado externo. Os municípios gaúchos de Marau (frango de corte) e Farroupilha (produção de ovos) completam a lista de homenageados.
Para o presidente executivo da Asgav, José Eduardo dos Santos, o evento simboliza a força e a continuidade do setor. “Chegar aos 60 anos celebrando a nossa história ao lado de quem constrói diariamente a avicultura gaúcha é muito significativo. Este jantar é uma forma de reconhecer lideranças, municípios e personalidades que, com dedicação e visão, impulsionam o crescimento do setor e fortalecem toda a nossa cadeia produtiva”, afirma.
A noite também contará com atrações especiais, incluindo covers de artistas famosos e show da Banda Dublê, atração principal da celebração que será o entretenimento de confraternização final da noite especial.
O “Jantar do Galo” consolida-se como um dos principais encontros de confraternização e homenagens da avicultura no Estado, sendo esta edição especial alusiva aos 60 anos da Asgav.
Confira a lista completa de homenageados:
Homenagem aos ex-presidentes:
Aristides Inácio Vogt
Luiz Fernando de Pinedo Roman Ross
Nelson Franken
Homenagem ao presidente do Conselho Diretivo Asgav/Sipargs:
Nestor Freiberger
Categoria Personalidades – Destaques da Avicultura Regional:
Ernani Polo – Secretário de Desenvolvimento Econômico do RS
Categoria Personalidades – Destaques da Avicultura no Mercado Externo:
Anderson Herbert – Diretor Comercial da Naturovos / Solar
Município Destaque da Avicultura – Categoria Frango de corte:
Marau/RS
Município Destaque da Avicultura – Categoria Produção de ovos:
Farroupilha/RS
Notícias
Capal homenageia 126 colaboradores em programa que celebra até 35 anos na cooperativa
Evento “Nossa Gente, Nossa História” reconhece trajetórias em 13 cidades e destaca dedicação que sustenta o crescimento da empresa.

Como forma de reconhecimento à dedicação de longo prazo de sua equipe, a Capal Cooperativa Agroindustrial promoveu na última semana a 20ª edição do programa “Nossa Gente, Nossa História”. Neste ano, o evento de confraternização gratificou 126 colaboradores, de diversas funções, que alcançaram marcos de 5 a 35 anos de atuação na cooperativa.
“Atualmente, a Capal conta com mais de 1.300 colaboradores, cada um contribuindo para o crescimento da Capal com sua trajetória própria. São jornadas que se entrelaçam e constroem uma história coletiva, marcada por trabalho, superação e compromisso”, declarou a cooperativa em mensagem oficial no evento.
Colaboradores de 13 cidades participaram do jantar de homenagem que aconteceu em Arapoti (PR), e contou com o show da cantora Anadark. Cada homenageado do “Nossa Gente, Nossa História” foi agraciado com um bóton personalizado indicando seu tempo de serviço, um cartão de agradecimento e um cheque simbólico, proporcional ao tempo de trabalho.
Para valorizar o tempo de serviço, além das homenagens recebidas no dia do evento, ao longo do ano, os colaboradores também podem utilizar uma camiseta do programa, identificando-os como homenageados.
Um dos colaboradores reconhecidos no evento deste ano foi o presidente executivo da cooperativa, Adilson Roberto Fuga, homenageado por completar 30 anos de dedicação. Além dele, os outros colaboradores também foram destacados por suas contribuições em diferentes áreas.
Carolina Fogaça Bagaglia, analista administrativo, completou 10 anos de cooperativa e destaca que foi um período repleto de conquistas. “Resumo minha trajetória na Capal em uma trajetória de profunda gratidão, é claro, e de grandes avanços particulares e profissionais que a cooperativa me proporcionou. Então, nada fácil, mas com fé e sempre em busca do mesmo propósito, a gente alcança grandes conquistas na vida”, comenta.
Outro homenageado da noite foi Jean Claudio Michalowski, supervisor de Transportes, que reforça que, ao plantar dedicação e esforço, colhe recompensas e reconhecimento.
“Estou na Capal há 35 anos. Passei por vários departamentos, foram anos de muito aprendizado, convivi com muitas pessoas e foi muito gratificante. O meu maior desafio foi quando eu assumi o departamento de Transportes. Foram tempos desafiadores de aprendizado, mas atualmente é mais fácil trabalhar com a tecnologia existente. Ajuda muito, a resolver as coisas mais rapidamente”, diz Jean.
Notícias
Copacol comemora 20 anos do Escola no Campo com premiação de alunos destaques
Programa capacita estudantes e reforça mensagem de preservação e responsabilidade social.

Proporcionar uma formação consciente sobre a preservação ambiental e prevenção ao trabalho infantil é o propósito que move o Projeto Escola no Campo realizado pela Copacol em escolas municipais do Oeste do Paraná.
Durante todo o ano, atividades foram desenvolvidas nos municípios de abrangência da Cooperativa proporcionando discussões sobre como cada um pode garantir a sustentabilidade ambiental e ontem foi realizada a premiação dos trabalhos que se destacaram, com entrega de bicicletas e apresentação artística do Apoio Cultural de Corbélia. “O Projeto Escola no Campo nos dá muito orgulho: incentiva as crianças a entenderem e preservarem o meio ambiente garantindo qualidade de vida e um futuro a todos. Muitas dessas crianças são filhos de cooperadores e de colaboradores, que levam adiante essa mensagem importante de preservação ambiental”, afirma o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol.
Neste ano, 28 instituições de ensino de Nova Aurora, Iracema do Oeste, Jesuítas, Tupãssi, Formosa do Oeste, Quarto Centenário, Goioerê, Rancho Alegre do Oeste e Moreira Sales participaram das atividades. Ao logo de duas décadas do Projeto Escola no Campo foram 18.220 crianças de 4° anos capacitadas. Só em 2025 já foram 944 participantes. “Estamos muito felizes por ter essa parceria com os municípios, onde podemos promover excelência no que diz respeito à questão ambiental, trazendo conteúdos importantes que falam a respeito do meio ambiente e da erradicação do trabalho infantil. Juntos fazemos a diferença na vida dessas crianças”, completa a assessora de Cooperativismo, Elizete Lunelli Dal Molin.
Dentre as atividades propostas ao longo do ano nas escolas estava o desenvolvimento de uma frase ou um desenho sobre os temas sustentabilidade ambiental e trabalho infantil. Após atividades em sala de aula, com palestras realizadas com colaboradores que atuam no setor do Meio Ambiente da Copacol, os alunos colocaram em prática todo o conhecimento adquirido.
As escolas realizaram uma pré-seleção dos trabalhos e os destaques foram definidos por uma comissão da Cooperativa. Em forma de reconhecimento aos 131 alunos selecionados, cada um recebeu uma mochila escolar. “Trabalhei com as crianças de maneira lúdica o material fornecido pela Copacol, proporcionando muitos momentos de interação entre eles e bate-papo com a família. Estar aqui hoje proporciona pra nós também um momento de valorização dos nossos alunos”, conta a professora de Tupãssi, Iris da Silva Hernandes.
Melhor desenho
Cada aluno premiado na categoria de melhor desenho recebeu uma bicicleta como reconhecimento. Confira os ganhadores: Sofia Maciel Braga (Nova Aurora), Raissa Gabriela Real da Silva (Iracema do Oeste), Ana Julia Meneses (Jesuítas), Lara Beatriz Cotoman (Tupãssi), Ana Julia dos Santos Motta (Formosa do Oeste), Sofia Vitoria Alves dos Santos (Quarto Centenário), Alicia Ribeiro de Oliveira (Goioerê), Ana Luiza Alves da Silva (Rancho Alegre do Oeste) e Bianca da Silva (Moreira Sales).
Melhor frase
Os três ganhadores da categoria também levaram uma bicicleta. Guilherme Apolinário Hermes (Tupãssi), foi premiado com a frase: “Eu sou parte da natureza, cuidar dela é cuidar de mim. O que eu planto hoje, será a esperança do amanhã”. Ana Cristina de Paula Teodoro (Moreira Sales), também se destacou com a frase: “Na escola, alunos do campo e da cidade aprendem juntos a valorizar o urbano e o rural, cuidando da natureza e transformando lixo em oportunidade para um futuro melhor”. Outra vencedora na categoria foi Isadora Valentina Neves Oliveira (Goioerê), com a frase: “Na atualidade, devemos agir com sustentabilidade, pensando no futuro de quem ainda não chegou ao mundo”.



