Empresas
Primato realiza Dia de Campo Milho Safrinha com otimismo diante da maior safra da história
Parceiros comerciais e técnicos da cooperativa estiveram à disposição dos produtores para tirar dúvidas e apresentar soluções integradas aos desafios da lavoura

A Primato Cooperativa Agroindustrial realizou na última quarta-feira (11), o tradicional Dia de Campo Milho Safrinha, no qual reuniu cooperados e técnicos para troca de conhecimentos, apresentação de cultivares e tecnologias voltadas à segunda safra do milho. O evento aconteceu na área demonstrativa da cooperativa, junto à sede administrativa, em Toledo (PR), e demonstrou o empenho da Primato no desenvolvimento sustentável da produção agrícola da região.
Em um momento decisivo para o setor, o Dia de Campo ganhou ainda mais relevância diante do cenário promissor apontado para a safra 2024/25. Segundo o gerente agrícola da unidade cerealista de Toledo, Richard Kloh, o evento é uma oportunidade essencial para fortalecer a conexão entre o produtor rural e as inovações do mercado. “O Dia de Campo é mais que uma vitrine de tecnologias. É onde podemos, de maneira próxima ao produtor, mostrar nossos produtos, máquinas e implementos, bem como o trabalho dos nossos parceiros. Além disso, é um espaço de troca, onde o conhecimento se multiplica e o cooperado se sente mais preparado para enfrentar os desafios do campo”, destaca Kloh.
O gerente agrícola também enfatiza o momento positivo vivido pelo setor. “Mesmo com os efeitos climáticos que sempre desafiam a agricultura, estamos vivendo uma safra histórica. Isso mostra a resiliência do produtor paranaense e a importância do trabalho técnico e da assistência no campo. A Primato está ao lado do cooperado em cada etapa, desde o planejamento até a colheita”, complementa.
Cooperado da Primato há aproximadamente dois anos, Nelson Cerutti ressalta a importância do evento promovido pela cooperativa: “É muito interessante participar, pois todo ano chegam novidades e assim podemos acompanhar essas mudanças. Consigo fazer bom proveito das informações que recebo no Dia de Campo para melhorar minha produção”.
Safra histórica no Paraná
De acordo com dados divulgados recentemente pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), a segunda safra de milho no Paraná está estimada em 16,15 milhões de toneladas, o que representa um marco histórico. A previsão, mesmo considerando possíveis perdas climáticas, aponta para a maior safra de milho já registrada no estado, quando consideradas ambas as safras (verão e safrinha), superando o recorde de 18,1 milhões de toneladas da safra 2016/17.
Conforme informado pelo Seab, a área plantada com milho safrinha chegou a 2,72 milhões de hectares, um aumento de 7,4% em relação ao ciclo anterior. Já a primeira safra de milho, que teve sua colheita finalizada recentemente, atingiu produtividade média recorde, com cerca de 10,8 mil quilos por hectare.
Para Sergio Serafini, comprador de grãos da Primato Cooperativa, esse cenário reforça a confiança no futuro do setor. “Estamos otimistas. O produtor tem feito a lição de casa, investindo em manejo, tecnologia e buscando informações como as que compartilhamos aqui hoje. Esses números são reflexo desse esforço conjunto. E nós, como cooperativa, temos o papel de ser ponte entre o conhecimento e a prática no campo”, afirma.

Empresas
Vetanco anuncia Michael Kogut como Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento em Defesas dos Hospedeiros e Imunidade
Referência global no segmento, ele é mestre em medicina veterinária pela Universidade Estadual da Pensilvânia e doutor pela Universidade da Geórgia – ambas nos Estados Unidos, país de origem do pesquisador.

A Vetanco, laboratório internacional de referência em saúde animal, anuncia Michael Kogut como seu novo diretor global de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em defesas dos hospedeiros e imunidade. Referência global no segmento, ele é mestre em medicina veterinária pela Universidade Estadual da Pensilvânia e doutor pela Universidade da Geórgia – ambas nos Estados Unidos, país de origem do pesquisador.
Kogut passa a integrar – ao lado de Sherry Layton, Mariano Fernández Miyakawa, Andrés Wigdorovitz e suas respectivas equipes – um ecossistema científico de excelência, focado em acelerar o desenvolvimento de tecnologias disruptivas para os desafios da produção animal em nível mundial.
Com mais de 30 anos de experiência no Serviço de Pesquisa Agrícola do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA-ARS, na sigla em inglês) e contribuições fundamentais para a imunologia, o Kogut chega à Vetanco para somar seu vasto conhecimento na modulação da resposta imune e na integridade intestinal. Ele já está trabalhando no desenvolvimento de projetos inovadores que levarão produtos únicos ao mercado de proteína animal.
A chegada do novo diretor marca uma nova fase na estratégia de inovação da companhia, focada em alternativas sustentáveis e de alto desempenho para a produção animal global. “A incorporação do dr. Kogut reforça nosso compromisso de transformar a ciência de ponta em ferramentas práticas para o produtor”, afirma Jorge Winokur, presidente da Vetanco.
Empresas
Com base em uma década de pesquisa, a NOVUS dá as boas-vindas a Julien Kanarek para liderar o crescimento em enzimas
Kanarek chega à empresa em um momento de crescimento e inovação para o portfólio de enzimas.

Julien Kanarek ingressou na NOVUS em janeiro como Lider Global de Enzimas para Ração da empresa. Ele traz quase 20 anos de experiência em nutrição animal, biotecnologia e estratégias de mercado de aditivos voltados à nutrição animal para a líder em Nutrição Inteligente.
Kanarek chega à empresa em um momento de crescimento e inovação para o portfólio de enzimas. Recentemente, a NOVUS adquiriu a BioResource International, Inc. (BRI), para coordenar a linha de Aditivos Enzimáticos CIBENZA® e iniciou uma parceria de desenvolvimento com a Ginkgo Bioworks. As equipes também realizaram workshops educacionais para clientes sobre o risco oculto no farelo de soja, um fator antinutricional conhecido como inibidor de tripsina. No mês passado, a empresa compartilhou um novo relatório chamado, Outsmarting Trypsin Inhibitors, disponível para download.
Kanarek afirma que a NOVUS está correta ao aumentar seu foco em enzimas. Com os custos da alimentação animal figurando entre as maiores despesas no orçamento de produtores de suínos e aves, além das mudanças econômicas contínuas e das restrições relacionadas às opções de matérias-primas, decisões estratégicas precisam ser tomadas. Segundo Kanarek, uma estratégia aplicada amplamente conhecida para extrair mais valor dos ingredientes da ração é a tecnologia enzimática.
“O que considero empolgante é que as enzimas ainda não demonstraram todo o seu potencial. O universo dos fatores antinutricionais também ainda não foi totalmente definido e explorado”, afirma. “A NOVUS estuda esses aspectos há mais de uma década, mas no último ano estamos observando uma aceleração no interesse da comunidade acadêmica. Portanto, temos 10 anos de pesquisa sobre enzimas e inibidor de tripsina que nos ajudaram a construir um sólido banco de dados de perfis de soja ao redor do mundo. Agora, também vamos aproveitar o que pesquisadores interessados nesse tema estão descobrindo e incorporar esse conhecimento ao nosso próprio entendimento.”
Kanarek afirma que a NOVUS está comprometida em integrar todas as peças para criar serviços e soluções que apoiem o cliente.
“Não existe uma única enzima capaz de resolver todos os problemas”, diz. “É necessário o coquetel adequado de biotecnologias com uma aplicação adaptada. Para isso, precisamos compreender o contexto e os desafios dos nossos clientes, a fim de desenvolver soluções robustas, confiáveis e sustentáveis para eles.”
Laura Munoz, diretora sênior de Marketing Estratégico Global da NOVUS, afirma que a liderança de Kanarek será fundamental à medida que a NOVUS continua a fortalecer seu negócio de enzimas.
“Por meio de aquisições e projetos de inovação, a NOVUS deu passos importantes para demonstrar nosso compromisso com o setor de enzimas para alimentação animal. As perspectivas globais de Julien sobre o mercado atual e seus conceitos estratégicos sobre como a indústria de produção animal utilizará enzimas no futuro nos ajudarão a construir um portfólio de soluções e serviços para hoje e amanhã.”
Antes de ingressar na NOVUS, Kanarek atuou como Gerente de Marketing – Aves e Gerente Regional de Categoria para a Europa na Adisseo; Global Business Segment Leader – Aves na Danisco Animal Nutrition and Health, parte da International Flavors & Fragrances (IFF); e Global Category Manager na Avril. Ele possui mestrado em nutrição e saúde animal pela UniLaSalle, na França, com especialização em nutrição animal comparada pela University of California-Davis, nos Estados Unidos.
Saiba mais sobre as soluções em enzimas que estão ajudando produtores de aves e suínos em todo o mundo a extrair mais valor da ração em novusint.com.
Empresas
Nova UPL da Colonias Unidas inicia operação no Paraguai com suporte técnico da Agroceres PIC
Desenvolvida para alojar 7.500 matrizes, a nova unidade reforça a estratégia de crescimento da cooperativa, uma das principais da suinocultura paraguaia. Projeto foi concebido para permitir a ampliação da capacidade em curto prazo, acompanhando demandas futuras da atividade.

A Colonias Unidas iniciou as operações de sua nova Unidade Produtora de Leitões (UPL), no Paraguai, com o alojamento das primeiras 800 matrizes.
O projeto contou com apoio técnico da Agroceres PIC desde a concepção. O trabalho incluiu definições arquitetônicas, dimensionamento produtivo, cálculo, teste e treinamento da equipe para uso do sistema de ambiência. Danilo Rocha, da equipe de Serviços Técnicos, esteve no Paraguai, para acompanhar o início das atividades da nova unidade.
Segundo Danilo, o suporte técnico em projetos como esse busca transformar as necessidades do cliente em soluções viáveis, alinhadas às exigências atuais da produção e à visão de futuro da atividade. “Mais do que acompanhar uma obra, esse tipo de assessoria traduz as necessidades do cliente em soluções técnicas alinhadas ao que há de mais moderno na produção suína, com olhar para eficiência, bem-estar e sustentabilidade operacional no longo prazo”, comenta Danilo.
Segundo ele, a entrada em operação da nova UPL é um marco importante para a Colonias Unidas e também reforça o papel da Agroceres PIC como parceira técnica em projetos de expansão e modernização da suinocultura.
Com 40 mil matrizes em produção, a suinocultura paraguaia tem boas perspectivas de expansão nos próximos anos. Com base sanitária sólida, ampla oferta de grãos e perfil exportador, o Paraguai reúne condições favoráveis para dobrar sua produção suinícola nos próximos anos. Diante dessa perspectiva, projetos estruturados para ganho de escala, eficiência e biossegurança tendem a ganhar ainda mais relevância.
