Conectado com
FACE

Notícias

Presidente da Copagril avalia positivamente a reunião com o ministro Blairo Maggi

Chapla participou do encontro e o avaliou de forma muita positiva, já que ficou evidenciado o alinhamento entre a visão do ministro e a das lideranças do setor

Publicado em

em

O agronegócio é considerado o principal setor para favorecer o Brasil a superar a crise econômica atual. Essa visão foi compartilhada entre o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, e lideranças de entidades e cooperativas do mesmo setor.

O assunto foi abordado durante reunião realizada na sede da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), em Curitiba, na sexta-feira (08).

O diretor-presidente da Copagril, Ricardo Sílvio Chapla, participou do encontro e o avaliou de forma muita positiva, já que ficou evidenciado o alinhamento entre a visão do ministro e a das lideranças do setor. “Foi uma reunião muito importante, até mesmo tendo em vista que Maggi é novo no cargo de ministro. Sendo assim, pudemos reiterar nosso apoio a ele e contribuir com sugestões e informações que podem subsidiar o Ministério para aperfeiçoar as políticas públicas voltadas ao agronegócio”, explanou.

No mesmo dia, foi entregue a Blairo Maggi um documento com 10 propostas dos paranaenses relacionadas a várias questões, como seguro rural, taxas de juros de longo prazo, sanidade, comércio internacional, entre outros itens.

Dentre os apontamentos realizados estiveram alguns relacionados ao Plano Safra, que já está em vigor, desde 1º de julho. “Sugerimos que possa haver uma revisão das taxas de juros, mesmo que seja no próximo plano”, afirma Chapla.

Expectativas

De acordo com Ricardo Chapla, as cooperativas agroindustriais do Paraná e demais lideranças de entidades desejam apoiar e contribuir com o Ministério. “Na reunião, nos colocamos à disposição para discutir conjuntamente as questões que envolvem o agronegócio”, pontuou.

Segundo o diretor-presidente da Copagril, as lideranças do agronegócio paranaense presentes ao encontro ficaram muito satisfeitas com o encontro. “O ministro Blairo Maggi foi muito receptivo às sugestões que apresentamos e a visão dele é justamente o que esperamos do governo brasileiro. Por isso, temos expectativas muito positivas em relação ao trabalho que será realizado no governo provisório do presidente Michel Temer”, enfatiza Chapla.

Estiveram presentes ao encontro em Curitiba, além do ministro, os secretários de Defesa Agropecuária do Ministério, Luis Eduardo Rangel e de Política Agrícola, Neri Gueller; o governador Beto Richa; o secretário de Estado, Norberto Ortigara; o presidente da Federação da Agricultura do Paraná, Ágide Meneguette; o presidente da Fecomércio, Darci Piana; o presidente da Ocepar, José Roberto Ricken, membros da diretoria da entidade, dentre eles o diretor-presidente da Copagril, Ricardo Sílvio Chapla; e o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel Sobrinho.

“Acreditamos que o Brasil pode encontrar o caminho para superar a crise. E o grande instrumento para isso é o agronegócio”, conclui o diretor-presidente da Copagril.

O evento foi realizado por meio de parceria entre o Sistema Ocepar, Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Instituto Emater e Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Fonte: Assessoria

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − 3 =

Notícias Mercado

Quedas externa e cambial limitam negócio da soja no Brasil

Quedas nos preços externos, a desvalorização do dólar e restrições de cotas para exportar soja limitaram negociações internas

Publicado em

em

Divulgação/MAPA

As quedas nos preços externos, a desvalorização do dólar e as restrições de cotas para exportar soja limitaram as negociações internas envolvendo a oleaginosa na semana passada. Pesquisadores do Cepea ressaltam que, além disso, com cerca de 70% da safra 2020/21 já comercializada, produtores não mostram interesse em negociar grandes lotes a curto prazo.

Compradores domésticos, por sua vez, estão cautelosos nas aquisições, atentos às expectativas de safra recorde no Brasil. Em relatório divulgado no último dia 8, a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) indicou produção nacional de soja pode somar 135,54 milhões de toneladas, 8,2% superior à safra anterior.

Fonte: Cepea
Continue Lendo

Notícias Segundo Cepea

Valores do milho seguem renovando recordes em muitas regiões

Em importantes praças produtoras, valor do cereal nesta parcial de abril já representa o dobro da média verificada no mesmo mês de 2020

Publicado em

em

Renata Silva/Embrapa

Os preços do milho seguem renovando os patamares recordes na maior parte das regiões acompanhadas pelo Cepea. Em importantes praças produtoras, o valor do cereal nesta parcial de abril já representa o dobro da média verificada no mesmo mês de 2020. Pesquisadores do Cepea indicam que as contínuas altas estão atreladas à baixa oferta do milho no spot nacional.

Preocupados com os possíveis impactos do clima sobre a produção da segunda safra, produtores limitam as vendas. Consumidores, por sua vez, estão preocupados com os atuais patamares – que extrapolam os custos de produção em muitos casos. Os compradores que precisam recompor estoques têm tido dificuldades em encontrar novos lotes e os que conseguem se esbarram nos elevados preços negociados.

Fonte: Cepea
Continue Lendo

Notícias Mercado Interno

Preços dos ovos iniciam abril em alta

Cotações foram impulsionadas pelo aquecimento na demanda

Publicado em

em

Divulgação/AENPr

Os preços dos ovos iniciaram o mês de abril em alta. Segundo pesquisadores do Cepea, as cotações foram impulsionadas pelo aquecimento na demanda, diante do recebimento dos salários, e também pelo repasse dos consecutivos aumentos nos custos de produção.

O movimento de avanço no valor do ovo, inclusive, superou o observado para os principais insumos da avicultura de postura, milho e farelo de soja, o que resultou em certa recuperação no poder de compra dos produtores frente a esses insumos em relação ao observado no encerramento de março.

Fonte: Cepea
Continue Lendo
Dia Estadual do Porco – ACSURS

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.