Suínos / Peixes
Presidente da C. Vale avalia possibilidades e desafios para a produção e consumo de peixes no Brasil
Os 207 produtores integrados à cooperativa são responsáveis por produzir em torno de 115 mil tilápias abatidas por dia no frigorífico, com sede em Palotina (PR).
Uma das potências da piscicultura no Brasil é a C. Vale. Os 207 produtores integrados são responsáveis por produzir em torno de 115 mil tilápias abatidas por dia no frigorífico, com sede em Palotina (PR). O presidente da cooperativa, Alfredo Lang, em entrevista exclusiva para o jornal O Presente Rural, destaca as possibilidades que o setor tem para os próximos anos. Confira.
O Presente Rural – Quando e porque a C.Vale decidiu entrar para o ramo da piscicultura?
Alfredo Lang – Começamos em 2017, mas já vínhamos nos preparando para entrar nesse segmento fazia oito anos. Optamos por investir na piscicultura para aproveitar a vocação da região Oeste do Paraná, que é o principal polo de produção de peixes do Estado. A região já tinha muitos produtores, muitos tanques em produção, só que esses produtores atuavam no mercado livre em que os riscos e dificuldades são maiores.
O Presente Rural – Qual a produção atual? Para onde é destinada essa produção?
Alfredo Lang – Nosso frigorífico está processando 115 mil tilápias por dia. Estamos vendendo a maior parte para o mercado interno. Exportamos carne e derivados para os Estados Unidos, Japão e outros países asiáticos. Entre os produtos estão filé, escamas e pele.
O Presente Rural – Como é o modelo de integração? Quais os deveres de produtores e da cooperativa?
Alfredo Lang – A C. Vale fornece os alevinos, ração, assistência técnica, faz a despesca, ou seja, a retirada dos peixes, a industrialização e a comercialização. O produtor entra com os tanques e o manejo. O compromisso é de parte a parte. O produtor fornece para a cooperativa e a cooperativa se compromete em adquirir a produção.
O Presente Rural – Como a cooperativa vem administrando os custos de produção que estão em alta?
Alfredo Lang – O custo do aumento da soja e do milho fica com a cooperativa. Evidentemente que não dá para absorver integralmente essa alta. Parte do aumento precisa ser repassado ao consumidor.
O Presente Rural – O consumo de peixe está aumentando, mas ainda é baixo no Brasil. Como a C. Vale analisa as possibilidades de mercado?
Alfredo Lang – Sim. O consumo é baixo por dois motivos. Boa parte da população não tem o hábito de comer muita carne de peixes, mas isso é uma cultura que está mudando na medida em que as pessoas procuram carnes mais saudáveis. Outro motivo é que a carne de peixe não é tão acessível quanto o frango, por exemplo. Um aumento mais significativo do consumo passa, necessariamente, pela recuperação econômica do país, mais emprego e mais renda.
O Presente Rural – Quais são as tendências de mercado em relação a consumo, exportação, produção, preços e custos?
Alfredo Lang – A demanda por carne de tilápia deve aumentar nesse final de ano porque no verão o consumidor dá preferência a alimentos mais leves e, principalmente, porque o varejo começa a fazer estoques para a quaresma. A exportação está aumentando, mesmo que lentamente e a produção também. Estamos abatendo 115 mil tilápias/dia. Os custos de produção vão depender, em grande parte, dos preços dos grãos. Eles acompanham a variação dos preços da soja e do milho que são usados para a fabricação de rações.
O Presente Rural – Quais são as tendências nos modelos de produção nas propriedades rurais?
Alfredo Lang – A integração entre produtor e indústrias é o caminho que o segmento está tomando para a produção em larga escala. É a fórmula que tem mostrado maior eficiência porque favorece a ambos. O produtor tem assegurado a ração, assistência, alevinos e a compra enquanto que a indústria tem garantia de fornecimento dos peixes. Na produção independente, o produtor tem que se virar com recursos próprios para comprar a ração, para conseguir assistência técnica e ainda não tem garantia de compra.
O Presente Rural – Que estratégias o Brasil precisa usar para ampliar a produção, consumo e exportação de peixes?
Alfredo Lang – O aumento da produção depende, em grande parte, da disponibilidade de recursos para os produtores investirem na construção de tanques (açudes) e equipamentos. No caso do consumo, precisamos de campanhas ao consumidor destacando os benefícios da carne de peixe à saúde. Para exportar, precisamos regulamentar as exportações para podermos entrar nos mercados do Reino Unido, União Europeia e Israel.
O Presente Rural – Quais os desafios e ações que precisam ser feitas para melhorar a competitividade?
Alfredo Lang – Quando você aumenta a produção, tem um ganho de escala e reduz seus custos fixos, o que melhora a competitividade. Para isso, agora no curto prazo o setor tem um problema conjuntural que é o alto custo da soja e do milho. É uma questão de oferta e demanda, e de cotação do dólar sobre as quais não se tem muito o que fazer no curto prazo.
O Presente Rural – A C. Vale pretende expandir sua produção?
Alfredo Lang – Estamos ampliando a produção gradualmente. A velocidade desse aumento vai depender do interesse do produtor em ampliar a atividade e também do consumidor. Acredito que é possível ampliar as vendas ao exterior. É um negócio recente que tem possibilidade de crescer à medida em que o consumidor perceber a qualidade da carne que está recebendo.
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Marcos Sipp celebra 30 anos dedicados à suinocultura
Atual gerente das UPLs da Coopavel conquistou recentemente o 1º lugar na categoria Sustentabilidade no Programa Open Farm AWARDS.
Em uma trajetória marcada por dedicação e paixão pelo campo, Marcos Jovani Sipp, atual gerente das Unidades de Produção de Leitões (UPLs) da Coopavel Cooperativa Agroindustrial, reflete sobre suas três décadas de contribuição para o setor. “Parece que foi ontem, mas já se passaram 30 anos”, recorda.
Técnico em Agropecuária e Administrador, Sipp iniciou sua carreira profissional em 28 de março de 1994 como extensionista na suinocultura da BRF. Esses anos foram repletos de aprendizado e conquistas para Marcos, que destaca: “Como extensionista tive a oportunidade de conhecer, aprender e levar muita informação para a tomada de decisão dos produtores por onde passei, sempre com muita dedicação, competência, inconformismo e resiliência”, enfatiza.
Ao longo de sua carreira, o profissional acumulou diversos prêmios, sendo o mais recente o 1º lugar na categoria Sustentabilidade em um projeto da Estação de Tratamento de Efluente (ETE) no Programa Open Farm AWARDS, no qual a Coopavel concorreu com outros cinco projetos.
O técnico em Agropecuária ressalta a importância da gratidão e da reflexão sobre os erros e acertos que moldaram sua trajetória. “Carrego na bagagem muita história boa para contar. De acertos e erros que nos fazem corrigir rapidamente o rumo que deve ser seguido, com muita gratidão a Deus, que sempre me acompanha a cada passo. Sei que ainda tem muito a ser feito”, pontua.
Entre os desafios da atual função que exerce na Coopavel, Sipp diz que estão planejar, executar e desenvolver novos talentos, destacando a importância de profissionais com capacidade de organização, planejamento e entrega de resultados superiores. “Sinto-me realizado, vitorioso e muito feliz com as conquistas alcançadas e com as vitórias que ainda estão por vir. Aprendi que sozinho vou mais rápido, mas que juntos vamos mais longe. Com essa reflexão, gostaria de deixar registrado o meu agradecimento a cada um que fez parte dessa história, sejam produtores, empresas parceiras, amigos e, em especial, ao presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, pela confiança. Agradeço também à minha família e aos meus colegas de trabalho e parceiros da cadeia produtiva”, ressalta.
Suínos / Peixes
Peixes têm quantidade limitada para captura em 2024
Cotas foram limitadas por dois ministérios
Quatro espécies de peixes muito consumidos na culinária brasileira tiveram cotas de pesca estabelecidas para este ano de 2024. Os limites de captura valem para as espécies albacora-branca (Thunnus alalunga), albacora-bandolim (Thunnus obesus), espadarte (Xiphias gladius) e tubarão-azul (Prionace glauca), tanto em águas nacionais, quanto internacionais, inclusive na Zona Econômica Exclusiva (ZEE), que é a região de responsabilidade ambiental do Brasil e que vai até 200 milhas além da costa, onde embarcações brasileiras têm direito prioritário para pesca.
Para a espécie albacora-branca, também conhecida como atum branco ou voador, o limite é de 3.040 toneladas e para o albacora-bandolim, também conhecido por atum-cachorro ou patudo, é permitida a captura de até 5.639 toneladas.
Espadarte
A cota para pesca do espadarte foi limitada em 2.839 toneladas no Atlântico Sul (abaixo do paralelo 5ºN) e em 45 toneladas no Atlântico Norte (acima do paralelo 5ºN). Já o tubarão-azul, conhecido popularmente como cação, teve a captura autorizada este ano em até 3.481 toneladas.
As cotas foram determinadas por portaria conjunta dos Ministérios da Pesca e Aquicultura e Meio Ambiente e Mudança Climática, publicada nesta quarta-feira (27), no Diário Oficial da União. A medida tem como objetivo a sustentabilidade no uso dos recursos pesqueiros e atende à Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura e da Pesca.
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Semana Nacional da Carne Suína 2024 na era da personalização: tem para todo mundo, tem para você!
De 4 a 19 de junho a 12ª edição da SNCS levará a diversidade da carne suína para as maiores e melhores redes de varejo do Brasil
De 4 a 19 de junho, prepare-se para mais uma edição da Semana Nacional da Carne Suína (SNCS), a maior vitrine e case de sucesso da proteína no varejo brasileiro. Em um mundo onde a diversidade crescente apresenta um mar de escolhas individuais cada dia maior, a décima segunda edição da SNCS emerge nas maiores e melhores redes de varejo do país não apenas como uma data comercial, mas como uma celebração da diversidade e da personalização. Reconhecendo cada preferência, cada necessidade e cada desejo dos consumidores, sem esquecer que as diferenças não mais afastam, mas sim agregam.
A SNCS é a maior estratégia de incentivo às vendas e ao consumo de carne suína no Brasil, uma iniciativa premiada com resultados comprovados que agrega valor à proteína suína e traz ganhos financeiros para toda a suinocultura brasileira, com o apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS). Desde sua primeira edição, a campanha vem arrecadando crescimento e foi essencial para a conquista dos 20,68 kg per capita de 2023, totalizando um crescimento de mais de 50% no período de 12 anos.
É por isso que a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) se inspira em um insight verdadeiro para o tema deste ano: existe diversidade no prato, mas também união na mesa. “Reconhecemos que cada um de nós tem suas próprias preferências e restrições. E seja você um mestre do churrasco buscando a peça perfeita, alguém procurando opções saudáveis e econômicas, ou um chef de cozinha inovador à procura de ingredientes para aquela receita especial, a carne suína tem uma opção para você”, explica o presidente da ABCS, Marcelo Lopes.
Saudabilidade, Sabor e Economia: esses são os pilares que sustentam a paixão pela carne suína. Mais do que uma escolha econômica, ela é uma fonte de nutrição saborosa adaptável a um estilo de vida saudável, a um cotidiano prático e a momentos inesquecíveis. A carne suína incorpora tecnologia e consciência ambiental, refletindo o compromisso da suinocultura brasileira em promover melhorias contínuas para garantir mais saúde, menos desperdício e práticas sustentáveis.
Este ano, é hora de redescobrir a carne suína. Porque sabemos que, independentemente da preferência, ela tem algo para todos. Para Maria e João. Para o churrasqueiro e para o chef premiado. Para todas as receitas e necessidades. Para cada geração, à sua maneira. Afinal, a carne suína é para todos. Há opções para quem tem pouco tempo, para o forno e para a airfryer, para todas as necessidades. Para quem busca economia, para quem procura uma opção mais saudável, para aquela receita especial. Para o churrasco, para os conectados e, é claro, para você! Por isso, nada mais claro do que dizer este ano: Semana Nacional da Carne Suína. Tem para todo mundo. Tem para você.
A diretora de marketing da ABCS, Lívia Machado, e também especialista em comportamento do consumidor aponta que a SNCS deste ano está ainda mais conectada com o conceito do consumidor ao centro e da necessidade de propor, a cada interação, uma experiência única que retrate os benefícios da carne suína para todas as gerações. “Estamos cada vez mais dentro da era do “e”, deixando o conceito do “ou” para trás. Lidamos constantemente com as mudanças e os conflitos de interesse geracionais e dentro deste contexto, temos o desafio de promover a carne suína de forma interessante e que cative a atenção das pessoas. A SNCS de 2024 está em consonância com tudo isso”.
O compromisso da ABCS é garantir que a carne suína não apenas satisfaça paladares diversos, mas também contribua para um mundo melhor. Isso inclui uma comunicação mais personalizada, sem perder o senso de comunidade. Varejo, produtores e consumidores unidos para celebrar tradições e criar novas memórias em torno da mesa, onde a carne suína é a grande anfitriã.