Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias

Presidente da ABCZ faz balanço do início da ExpoZebu 80 anos

Publicado em

em

Depois de receber e homenagear com todas as honras os criadores profissionais, autoridades e representantes dos pioneiros que contribuíram com a magnífica trajetória da ABCZ, que se confunde com o desenvolvimento da pecuária brasileira, a ABCZ segue com uma intensa programação para a 80ª ExpoZebu.

Luiz Cláudio Paranhos, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), organizadora da exposição, em um dos poucos momentos em que a programação do evento o permitiu sentar em sua sala no Parque Fernando Costa, avaliou os primeiros dias, a vinda da presidenta Dilma Rousseff, acompanhada de diversos ministros e autoridades, da reunião dos produtores com o pré-candidato à Presidência da República, senador Aécio Neves, bem como da vinda programada ainda para esta semana de outro pré-candidato, o ex-governador Eduardo Campos. Tudo isto sem perder de vista a intensa programação técnica e a adesão popular à 80ª edição da ExpoZebu.

Pergunta: Com dois movimentados dias de evento, como você definira o andamento da ExpoZebu 80 anos?

LCP: “A ExpoZebu 80 anos é uma grande homenagem aos nossos pioneiros e a todos aqueles que contribuíram com a pecuária brasileira, uma festa carinhosa, na qual pudemos receber com todo o respeito e conforto os criadores e famílias para homenageá-los. E tivemos dois momentos marcantes com essas pessoas. O primeiro, um coquetel de boas vindas, no qual as pessoas puderam conversar, encontrar amigos no coração da ABCZ, que é a pista de julgamento. E no dia seguinte, a pista estava formatada com uma outra configuração para poderem ouvir as propostas dos governantes para o setor. Tivemos a oportunidade de ouvir a mensagem da senhora presidenta da república, Dilma Rousseff, do governador Alberto Pinto Coelho e do ministro Neri Geller, além do companheiro Paulo Piau, prefeito de Uberaba. Eles também foram homenageados, juntamente com o ministro Aldo Rebelo e o deputado Ronaldo Caiado.”

Pergunta: A ExpoZebu recebeu, nos dias 02 e 03, dois dos principais pré-candidatos à Presidência da República, Aécio Neves e Dilma Rousseff, e ainda receberá no próximo dia 08 Eduardo Campos. Defina como a ABCZ vê a importância de seu principal evento tendo em vista a relevância política atingida nesta edição.

LCP: “Acho que o setor está cada vez mais sendo descoberto pela sociedade do País, que começa a cobrar da classe política atenção à pecuária. É um setor que emprega pessoas, que gera renda, que inova, alimenta a população e é referência mundial, é líder de exportações. E precisa ser respeitado por tudo isso que gera de bom pro país. Parece-me que, às vezes, a sociedade urbana vê a pecuária como uma coisa ruim. Muito pelo contrário. É o que garante boa parte da estabilidade econômica do País.

O Brasil precisa conhecer melhor o potencial da pecuária. A vinda destas lideranças, e de muitas outras que não foram citadas, mostra a força dos produtores. Acho que isso fortalece muito o setor junto ao governo, ficou muito clara a preocupação de eles virem falar com a gente. E nossa função, que foi exercida, é levar para eles os posicionamentos dos produtores. Por isto reunimos antes os nossos conselheiros de todos os estados do Brasil, para alinhar os pontos a serem cobrados e também as soluções nas quais acreditamos.

E é importante ressaltar que a presidenta Dilma Rousseff utilizou o palanque da ExpoZebu para anunciar uma série de medidas interessantes ao setor. E que ficamos muito honrados e agradecidos à senhora presidenta pela visita, pela consideração e pelas ações que ela anunciou.”

Pergunta: Entrando neste assunto, realmente foram diversos anúncios ao setor feitos por Dilma Rousseff, entre eles o destravamento do CAR, confecção do Plano Agrícola 2014/2015 e a assinatura do decreto da lei 4.761. Foram realmente bons anúncios para o setor?

LCP: “Sem dúvidas, foram bons anúncios. Mas vamos acompanhar de perto para que não pare por aí e para que as medidas anunciadas sejam postas em prática. Sobre o destravamento de toda a engrenagem do Código Florestal, que é o CAR. A presidente foi clara, e o ministro Neri Geller também, no empenho para fazer funcionar um Código que foi amplamente debatido por toda a sociedade em várias audiências no País inteiro. E entre os grandes homenageados da festa estavam os dois principais personagens do Código, que são o prefeito de Uberaba, Paulo Piau, e o ministro Aldo Rebelo, os dois relatores.

A assinatura do projeto de lei que regulamenta o registro genealógico também foi outra importante medida para aperfeiçoar todo o sistema de melhoramento genético da pecuária nacional, valorizando os animais qualificados, certificados e com alto potencial. As linhas de crédito que ela anunciou sinalizam que o governo começa a respeitar mais o setor e a ver que para cada real investido, muitos outros benefícios poderão vir, pois não adianta ter o recurso com difícil acesso.”

Pergunta: Para finalizar, faça um balanço deste início de exposição. Quem esteve no Parque Fernando Costa pôde perceber uma grande movimentação de visitantes, principalmente famílias.

LCP: “A feira nesses dois dias voltou a ter um caráter de muita movimentação popular. Ela voltou a ter várias atrações para as famílias e a população passou a interagir muito bem com isso.

Não é necessário trazer mega atrações quando você pode ter ações culturais bem pensadas, fazer interagir muito melhor a sociedade com o setor. As pessoas vêm ver os animais, escutar um bom jazz, vão à praça de alimentação e passam um bom momento aqui. Apesar de a ExpoZebu ter um caráter técnico excepcional e ter um posicionamento político importantíssimo, continua a ser uma atração popular, que abraça a população de Uberaba e região com vários eventos culturais, um programa de família, para todos, para mostrar a importância da pecuária brasileira. Uma pecuária moderna, competitiva e sustentável. Por isto estamos promovendo também a ExpoZebu Dinâmica, que é uma forma de mostrar, na prática, as principais tecnologias que impulsionam a produtividade e a competitividade de nossa pecuária.”

A ExpoZebu 80 anos segue com sua programação até o próximo dia 10

Fonte: Ass. Imprensa da ExpoZebu

Continue Lendo

Notícias

Preços do suíno vivo sobem na segunda quinzena, mas médias mensais têm comportamentos distintos

Nas primeiras semanas de março, a disponibilidade de animais acima da demanda pressionou os valores tanto do vivo como da proteína. Já na segunda parte do mês, com a oferta mais “ajustada” em relação à procura, os preços subiram um pouco.

Publicado em

em

Foto: Julio Cavalheiro

Após caírem na primeira metade de março, os preços do suíno vivo e da carne suína avançam nesta segunda quinzena.

Ainda assim, segundo pesquisadores do Cepea, enquanto em algumas regiões o recente movimento de alta garante aumento na média de março frente à de fevereiro, em outras, a desvalorização mais intensa na primeira quinzena resulta em baixa na média mensal.

Nas primeiras semanas de março, a disponibilidade de animais acima da demanda pressionou os valores tanto do vivo como da proteína.

Já na segunda parte do mês, com a oferta mais “ajustada” em relação à procura, os preços subiram um pouco.

No entanto, nos últimos dias, compradores estiveram mais afastados das aquisições de novos lotes de animais. Segundo agentes consultados pela Equipe de Proteína Animal/Cepea, esse movimento está atrelado ao período da Quaresma, quando a demanda por carne de peixe cresce em detrimento da de carnes vermelhas.

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo

Notícias

Fraca demanda pressiona cotações do frango em março

Queda se deve principalmente à demanda enfraquecida pela carne e à consequente baixa liquidez observada ao longo do mês.

Publicado em

em

Foto: Jonathan Campos

Os preços médios da maioria dos produtos de origem avícola estão encerrando março abaixo dos registrados em fevereiro.

Segundo pesquisadores do Cepea, a queda se deve principalmente à demanda enfraquecida pela carne e à consequente baixa liquidez observada ao longo do mês.

Já no mercado de pintainho de corte, a procura aquecida pelo animal tem impulsionado os valores.

De acordo com agentes consultados pelo Cepea, o movimento altista pode estar ligado ao interesse da indústria em aumentar o alojamento de frango, sobretudo para atender à demanda externa pela proteína brasileira – vale lembrar que as exportações de carne de frango estão em forte ritmo.

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo

Notícias

Em reunião com diretorias da Aiba e Abapa, presidente da Coelba anuncia intenções para solucionar déficit de energia elétrica no Oeste baiano

O déficit de energia elétrica é um problema constante e uma realidade que contribui para travar o progresso na região, e a união dos produtores e associações de classe, mostra o empenho do setor em se mobilizar e buscar soluções.

Publicado em

em

Em atendimento às solicitações apresentadas por agricultores em reunião prévia ocorrida em (06) de fevereiro, quando esteve no Oeste da Bahia e ouviu as demandas de energia elétrica, o diretor presidente da Coelba Neoenergia, Thiago Freire Guth, retornou à região, e na última terça-feira (26), reuniu-se com as diretorias da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), na sede da Coelba em Barreiras.

Como ficou acordado, ainda no final de fevereiro, uma comitiva de consultores da Coelba realizou visitas técnicas a propriedades rurais do Oeste baiano para diagnosticar as principais carências energéticas da região, a partir do qual foram realizados estudos de viabilidade com emissão de parecer técnico.

Fotos: Divulgação/Aiba

Durante a reunião, o diretor presidente da Coelba, juntamente com os superintendentes, de Área Técnica, Tiago Martins, e de Expansão de Obras, Anapaula Nobre, fizeram a apresentação do novo plano de investimentos da Coelba para o Oeste da Bahia nos próximos quatro anos. “Temos demandas que não foram atendidas no decorrer dos anos, mas a atual gestão da Coelba vem sendo mais participativa aqui na região. Um momento importante para debater e atualizar os próximos passos da companhia, em termos de investimento, aqui no oeste baiano, e tenho certeza, que daqui para frente, com mais transparência e participação da Coelba. O que ouvimos hoje é que as coisas realmente vão começar a sair do papel para prática, e que as demandas da região e do agronegócio serão atendidas”, avalia o vice-presidente da Aiba, Moisés Schmidt.

O déficit de energia elétrica é um problema constante e uma realidade que contribui para travar o progresso na região, e a união dos produtores e associações de classe, mostra o empenho do setor em se mobilizar e buscar soluções. “É a segunda vez que o presidente da Coelba vem ao oeste, trazendo respostas e anunciando esses investimentos, e nós esperamos que isso venha atender ao produtor, tanto na quantidade necessária, e também na qualidade, que é fundamental”, complementa o presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi.

O diretor presidente, Thiago Freire agradeceu a oportunidade e anunciou as intenções da companhia. “É uma região pujante, e do ponto de vista de desenvolvimento do agronegócio, existe uma necessidade energética urgente. A empresa está alocando os recursos necessários para, nos próximos quatro anos, aumentar cerca de 70% da capacidade de energia elétrica da região”, pontuou Guth que ainda falou de parcerias. “É um desafio também em fazer um trabalho conjunto e trazer novas linhas de transmissão e subestações da rede básica, fora do escopo da energia Coelba, uma questão mais de infraestrutura de alta tensão. Propomos fazer esse trabalho em parceria com associações locais, e ouvirmos a necessidade dos clientes e trabalhar juntos, para resolver os problemas que são comuns, tanto para associações e para o desenvolvimento da região, quanto para a própria energia”, complementou o diretor presidente, que ainda confirmou a divulgação de um cronograma da Coelba, sugerido pelos produtores rurais, para acompanhamento das ações e investimentos da companhia na região.

O segundo vice-presidente da Aiba, Seiji Mizote, os diretores, financeiro, Helio Hopp, executivo, Alan Malinski, o gerente de Infraestrutura, Luiz Stahlke participaram do momento, que também foi prestigiado pelos ex-presidentes e conselheiros, João Carlos Jacobsen, Júlio Busato, Celestino Zanela, os produtores rurais Luiz Pradella, Ildo Rambo, Elisa Zanela, e a vice-presidente da Abapa, Alessandra Zanotto. Representando a Coelba Neoenergia ainda estiveram presentes superintendentes, supervisores e engenheiros.

Fonte: Assessofria Aiba
Continue Lendo
Imeve Suínos março

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.