Conectado com

Empresas

Premiação reconhece o trabalho desenvolvido pelas cooperativas

Apoiadora do Prêmio Quem é Quem, De Heus demonstra forte identidade com o cooperativismo nacional

Publicado em

em

Segundo Rinus Donkers — diretor da De Heus América Latina e presidente da De Heus Brasil — durante a abertura oficial da feira AveSui EuroTier South America, em Medianeira, no Paraná, o Prêmio Quem é Quem: Maiores e Melhores Cooperativas Brasileiras de Aves e Suínos representa um reconhecimento do trabalho desenvolvido pelas cooperativas no desenvolvimento do agronegócio brasileiro. “Nos sentimos honrados em apoiar o prêmio “Quem é Quem – Maiores e Melhores Cooperativas de Aves e Suínos” que se identifica com o nosso propósito, o de ajudar a impulsionar o agronegócio, já que o cooperativismo no Brasil possui atributos semelhantes aos nossos pilares: o envolvimento, presente no progresso conjunto e o comprometimento com as parcerias construídas; o empreendedorismo, resultante do trabalho duro para enxergar as oportunidades e capitalizá-las; a melhoria contínua, que busca superar as expectativas e fazer sempre mais e melhor; a qualidade presente em todos os produtos e serviços entregues; e o foco no desempenho da atividade, entendendo a singularidade de cada sistema e buscando soluções ideais para atingir o máximo resultado em cada situação”, completa.

Segundo ele, esse reconhecimento acontece num momento em que a atenção para o agronegócio brasileiro ganha cada vez mais importância no cenário mundial da produção de alimentos. Diante das projeções de crescimento populacional mundial feitas pela ONU — até 2050, seremos quase 10 bilhões de pessoas, com crescimento expressivo na Ásia e na África. Contudo, poucos países têm capacidade para aumentar a produção de alimentos e atender à demanda futura. Nesse cenário, o Brasil é colocado em posição de destaque. De acordo com o USDA, é esperada uma expansão de 69% para a produção brasileira na próxima década. Essa atuação abundante exibida pelo agro brasileiro é alcançada com base em ciência, tecnologia, com­petência das cooperativas e também do produtor. Há de se destacar também a abundância de recursos naturais, incluindo terras aráveis e a maior reserva de água doce do planeta (o Aquífero Guarani). Isso potencializa o Brasil como um dos maiores exportadores mundiais de alimentos.

Com a preocupação para o aumento da produção, cresce também o movimento em busca da sustentabilidade, onde tudo no sistema é mantido em equilíbrio e funciona em harmonia, tanto do ponto de vista ambiental, quanto social e econômico. Nunca se falou tanto sobre segurança alimentar como agora! A resoluções normativas do MAPA têm direcionado claramente boas práticas de produção, visando a inocuidade dos alimentos de origem animal, destacando maior controle e a restrição gradativa ao uso de antibióticos e proibição dos promotores de crescimento. O consumidor está mais atento, e na cadeia do agronegócio há maior conscientização na busca por uma forma mais responsável de produzir.

Na Europa, há mais de 30 anos, as pressões sociais para a redução da utilização de antibióticos na produção animal e a proibição de uso na ração, transformaram a atividade agropecuária. “Isso impulsionou na De Heus o desenvolvimento do Responsible Feeding: um programa de longo prazo, que traduz a visão da companhia sobre sustentabilidade, envolvendo clientes, fornecedores, colaboradores e a sociedade de forma geral. O conceito é baseado em 5 ingredientes: obtenção da maior produtividade possível a partir de animais saudáveis (que chamamos de Natural Power); aquisição de matérias-primas com responsabilidade; produção de menor impacto ambiental; time de funcionários engajados e contribuições com soluções úteis para o mercado e a sociedade. Devido ao forte intercâmbio de informações com nossas unidades ao redor do mundo (em mais 75 países), estamos prontos para ajudar o agronegócio brasileiro neste novo capítulo, sendo a força motriz e impulsionando o progresso através de um profundo conhecimento em ciência e nutrição animal”, detalha Donkers.

O diretor salientou que a De Heus tem pressa, tem planos e tem vontade – tanto que mais que quintuplicou suas operações desde que chegou ao Brasil há seis anos, e vem recebendo crescente reconhecimento do mercado, com um consistente ritmo de crescimento anual: “Desde que iniciamos nossas atividades no país, nossa companhia fez sólidas parcerias! Participamos ativamente do dia a dia de importantes cooperativas, compartilhando o know-how de mais de 100 anos de experiência — objetivando o crescimento mútuo”.

Nestes seis anos de Brasil (sete, no próximo mês), a multinacional holandesa investiu na moderna Fábrica Dedicada – que se dedica em especial a alimentos para animais jovens do país -, estrategicamente localizada em Toledo, um grande polo produtivo, e em franca expansão. “Construímos um laboratório, que é um dos mais avançados núcleos de análises nutricionais do país, totalmente integrado à rede de laboratórios De Heus ao redor do mundo, e capaz de manter o nosso mercado alinhado com as tecnologias e metodologias mais avançadas de análise laboratorial. Em apoio ao desenvolvimento científico, erguemos um Centro Experimental para Pesquisas em Nutrição de Suínos, em parceria com a Universidade Estadual de Londrina. Inauguramos, no ano passado, um Centro de Distribuição de Caruaru, estrategicamente posicionado para atender o mercado do nordeste. Como parte do nosso Master Plan e da política de investimentos contínuos da De Heus, este ano estamos em pesados investimentos para a modernização de todo o nosso parque industrial, com conclusão prevista já para 2020. E não para por aí: vocês ainda vão ouvir muito sobre a nossa expansão – incluindo a presença e proximidade às novas fronteiras agrícolas! ”,  finaliza Donkers.

 

Confira os vencedores em cada categoria do ‘Prêmio Quem é Quem: Maiores e Melhores Cooperativas Brasileiras de Aves e Suínos’:

 

Econômico-financeiro

– Frimesa

Responsabilidade social

– Languiru

Responsabilidade ambiental

– C Vale

Sustentabilidade

– C Vale

Assistência técnica

– Bruno Alves da Luz (C Vale)

Gestão operacional agroindústria

– Antonio Alexandre Wanzuit Junior (Aurora)

Melhor cooperado – Aves

– Roque Besen (Lar)

Melhor cooperado – Suínos

– Luciano Miotto (C Vale)

Mulher cooperada

– Eleane Hartmann Knaul (Copagril)

Inovação

– Lar

Varejo

– Primato

Biomassa e Bioenergia

– Lar

Fonte: Ass. de Imprensa
Continue Lendo

Empresas

Coopavel terá estande para apresentar o melhor de suas marcas e agroindústrias no Show Rural 2026

Espaço será dedicado a demonstrar soluções que atendem às diferentes realidades dos produtores rurais. Feira acontece de 09 a 13 de fevereiro.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Coopavel

A gerência de Filiais da Coopavel garante presença no 38º Show Rural, que acontece de 09 a 13 de fevereiro, levando ao público um estande voltado à apresentação de suas principais marcas de insumos, com foco em tecnologia, qualidade e resultados no campo.

Segundo o agrônomo Anderson Granville, o espaço será dedicado a demonstrar soluções que atendem às diferentes realidades dos produtores rurais. Entre os destaques está a Biocoop, marca de insumos biológicos da cooperativa, que apresentará as tecnologias empregadas na fabricação de seus produtos e os rigorosos padrões de qualidade que asseguram eficiência e segurança na aplicação dos bioinsumos.

Foto: Albari Rosa

Outra presença confirmada é a da Nutriago, marca já consolidada da Coopavel na área de nutrição foliar. No estande, serão apresentados os diferenciais dos produtos e os resultados obtidos em produtividade nas últimas safras, reforçando a confiabilidade das soluções desenvolvidas pela cooperativa.

Equipe técnica destacará também a importância do uso de matéria-prima de alta qualidade na produção de fertilizantes sólidos, com boa solubilidade e micronutrientes quelatizados, características que proporcionam melhor absorção e respostas mais eficientes pelas plantas. Complementando o portfólio, ainda serão apresentadas sementes de alta qualidade, com foco na qualidade fisiológica, nos processos de produção e nas cultivares multiplicadas, todas com alto teto produtivo e adaptadas à região de atuação da Coopavel.

Durante todo o evento, a equipe técnica da cooperativa estará à disposição para receber associados e clientes, esclarecer dúvidas e orientar sobre as melhores soluções para cada sistema de produção, destaca Anderson. Além disso, o estande contará com uma campanha especial de vendas de insumos, voltada às próximas safras.

Fonte: Assessoria Coopavel
Continue Lendo

Empresas Crédito rural

Sicoob traz o Invest Feira para o Show Rural

Crédito rural orientado a investimento ganha protagonismo no agro em 2026

Publicado em

em

Divulgação / Foto: Sicoob

Em um ambiente de custos elevados, juros ainda pressionados e maior exigência por eficiência produtiva, o crédito rural vem sendo reposicionado como instrumento estratégico para a competitividade do agronegócio brasileiro. Em 2026, a lógica financeira do campo avança além do custeio da safra e passa a incorporar decisões estruturantes de investimento, modernização e expansão dos negócios rurais.

Esse movimento acompanha uma tendência já observada em dados oficiais e estudos internacionais. De acordo com o relatório Agricultural Policy Monitoring and Evaluation 2025, da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), mais de 90% do suporte público ao setor agrícola no Brasil é direcionado à pesquisa, desenvolvimento e extensão tecnológica, evidenciando que inovação, modernização da produção e investimento em infraestrutura são pilares para ganhos de produtividade e competitividade no agro. O mesmo levantamento aponta que, na safra 2024–2025, o crédito agrícola no País alcançou cerca de R$ 400,6 bilhões, aproximadamente R$ 107,3 bilhões destinados a investimentos em capital fixo, como máquinas, equipamentos e tecnologias produtivas.

Segundo Michel Shoiti Tamura, gerente de Agronegócios do Sicoob Central Unicoob, o crédito rural deixou de ser apenas um meio de financiamento e passou a ser um instrumento de transformação no campo. “O produtor rural é, hoje, um gestor completo do seu negócio. Nosso papel, como instituição financeira cooperativa, é estar ao lado dele nas decisões que constroem o futuro da propriedade, oferecendo crédito que viabilize investimentos, aumente a eficiência produtiva e traga segurança para crescer com sustentabilidade”, destaca.

Durante a 38ª edição do Show Rural Coopavel, de 9 a 13 de fevereiro, em Cascavel (PR), o Sicoob estará com o Invest Feira, linha de crédito com recursos próprios da instituição, voltada ao financiamento de investimentos produtivos no agronegócio. A solução se diferencia por oferecer flexibilidade de aplicação, agilidade na liberação, ampliando a capacidade de alocação de capital por parte do produtor.

“Nos anos anteriores, a feira iniciava com recursos insuficientes para atender o produtor rural. Por isso, o Sicoob criou o Invest Feira como alternativa à escassez de recursos subsidiados pelo governo federal”, explica Tamura. Destaca ainda que, além dessa linha, o Sicoob Unicoob oferece soluções específicas para a cadeia de integração, como suínos, frango, leite, peixes e outras atividades. “Nesses casos, disponibilizamos linhas com condições equivalentes ao BNDES Inovagro, utilizando recursos livres da cooperativa, com lastro em LCA, ampliando o acesso ao crédito para investimento produtivo no campo”, completa.

Entre os itens financiáveis, estão veículos utilitários, caminhonetes cabine dupla, caminhões e motocicletas, além de máquinas, equipamentos, drones e tecnologias aplicadas à produção, como sistemas de ordenha e irrigação. A linha também contempla a aquisição de animais para cria, recria, engorda, matrizes e serviço, sistemas sustentáveis como biodigestores e placas fotovoltaicas, insumos para custeio e comercialização e outros itens essenciais à atividade agropecuária.

“O Invest Feira foi estruturado para apoiar decisões estratégicas de investimento, oferecendo previsibilidade financeira e preservando o fluxo de caixa do produtor. É uma solução que conecta oportunidade e planejamento exatamente quando as decisões acontecem durante a feira”, destaca Michel. No mesmo período, as condições especiais do Invest Feira estarão válidas também nas agências Sicoob presentes em todas as cidades de atuação das cooperativas singulares que integram o Sicoob Central Unicoob.

A participação do Sicoob no Show Rural Coopavel, evento consolidado como um dos principais ambientes de negócios e inovação do agronegócio brasileiro, reforça o posicionamento da instituição como parceira financeira do agro, com foco em investimento produtivo, modernização e gestão eficiente do capital no campo.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Empresas

Copercampos apresenta portfólio de sementes no Inova Show em Londrina

Evento acontece nos dias 22 e 23 de janeiro e reúne produtores, técnicos e parceiros do setor.

Publicado em

em

Foto: Divulgação

A Copercampos, em parceria com a Dica Seeds, participa nos dias 22 e 23 de janeiro do Inova Show, realizado em Londrina (PR), levando ao público técnico, produtores rurais e parceiros do setor um portfólio de sementes que evidencia qualidade, tecnologia e alto desempenho no campo.

Durante o evento, a equipe da cooperativa apresenta os principais materiais do portfólio de sementes, além de trabalhos técnicos voltados à demonstração de vigor e germinação, reforçando o compromisso da Copercampos com a entrega de soluções que garantam segurança e produtividade desde o plantio. Os resultados obtidos na última safra comprovam esse cuidado: as sementes apresentaram germinação média de 93% e vigor médio de 88%, em uma produção superior a 1,8 milhão de sacos/40kg de sementes na safra, índices que refletem o rigor nos processos de produção, beneficiamento e controle de qualidade.

A participação no Inova Show conta ainda com a presença do Diretor Superintendente, Lucas de Almeida Chiocca, e do Gerente de Sementes, Marcos Juvenal Fiori, que acompanham de perto as atividades, fortalecendo o relacionamento com parceiros e destacando a estratégia da cooperativa de investir continuamente em inovação, tecnologia e melhoria dos processos.

“Com a participação em eventos técnicos, a Copercampos reafirma seu posicionamento como referência em sementes de alto padrão, compartilhando conhecimento técnico, resultados de campo e soluções que contribuem diretamente para o sucesso dos agricultores que adquirem Sementes Copercampos”, ressalta Lucas.

Fonte: Assessoria Copercampos
Continue Lendo

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.