Conectado com

Sem categoria

Prazo para migração para o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar é ampliado

Ministro do Desenvolvimento Agrário assinou portaria prorrogando o prazo para DAPs vencidas até 31 de janeiro de 2024.

Publicado em

em

José Zeferino Pedrozo, presidente do Sistema Faesc Senar (SC) - Foto: Divulgação

O prazo para que pequenos produtores migrem da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para o novo Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) foi ampliado em portaria assinada pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira.

De acordo com o Ministério de Desenvolvimento Agrário, aproximadamente 1 milhão de pequenos produtores rurais serão beneficiados pela medida no Brasil. Com a ampliação do prazo, as DAPs cuja data de validade entre 8 de fevereiro de 2023 e 31 de janeiro de 2024 terão o prazo prorrogado por mais um ano.

As DAPs já vencidas deverão realizar a emissão do CAF. Para isso, os produtores rurais de Santa Catarina poderão procurar pela Faesc (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina) ou uma entidade pública ou privada autorizada a realizar a inscrição no CAF e emitir o seu respectivo registro (RICAF).

O presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, observa que a DAP deixará de ser emitida e será substituída pelo CAF com o objetivo de acessar às ações e políticas públicas destinadas às Unidades Familiares de Produção Agrária (UFPA) e aos empreendimentos familiares rurais. “Recomendamos que as DAPs que tiveram o prazo prorrogado também sejam migradas para o CAF o quanto antes para evitar problemas futuros aos produtores rurais”, enfatiza.

O que é o CAF?

O Cadastro Nacional da Agricultura Familiar é o instrumento da Política Nacional da Agricultura Familiar, instituído pelo Decreto nº 9.064, de 2017, utilizado para identificar e qualificar as UFPA, do Empreendimento Familiar Rural (EFR) e as formas associativas de organização da agricultura familiar.

A inscrição no CAF consiste em registrar as informações relativas a identificação e a qualificação da UFPA, do EFR e das Formas Associativas da Agricultura Familiar no CAF. É um requisito básico para o acesso de agricultores familiares e demais beneficiários da Lei às políticas públicas de apoio e incentivo à produção agrícola familiar.

Podem se inscrever no CAF beneficiários que se enquadram nos requisitos estabelecidos no art. 3º da Lei nº 11.326/2006.

Fazem parte deste grupo: agricultores familiares; pescadores artesanais; aquicultores; silvicultores; extrativistas; quilombolas; assentados do Programa Nacional de Reforma Agrária; beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário; empreendedores familiares rurais; formas associativas da agricultura familiar e os integrantes de UFPA, dos empreendimentos familiares rurais que exploram imóvel agrário localizado em área urbana e periurbana, em conformidade o estabelecido no inciso IV do art. 5º do Decreto nº 9.064, de 2017.

Fonte: Assessoria

Bovinos / Grãos / Máquinas São Paulo

Circuito Nelore reúne 1,5 mil animais em Andradina e evidencia alto padrão de acabamento

Avaliação mostrou animais jovens, bem terminados e média de 21,9 arrobas. Fazenda Maravilha levou ouro entre os machos.

Publicado em

em

Foto: ACNB

A unidade da Friboi na cidade de Andradina (SP) recebeu a 28ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade, no último dia 04 de novembro, quando 1.581 animais de seis pecuaristas foram avaliados. A etapa foi resultado de parceria da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) com a Associação Paulista dos Criadores de Nelore (APCN), a Matsuda Sementes e Nutrição Animal e o frigorífico.

Do total dos animais, todos machos, 75% deles apresentaram até dois dentes incisivos permanentes (ou seja, até 2 anos de idade) e 80% possuíam cobertura de gordura mediana. O peso médio foi de 21,9 arrobas.

“Andradina foi sede de mais uma etapa de sucesso do Circuito. Foram 1.581 bovinos de excelente qualidade, resultado de um trabalho de excelência de todos os pecuaristas da região com a raça Nelore. Com certeza estamos muito orgulhosos dos resultados alcançados”, comenta Gabriel Galvão, assistente técnico da ACNB.

Melhores lotes de carcaças de machos  

A medalha de ouro de melhor lote de carcaças de machos foi para Adam Perrone Sammour, da Fazenda Maravilha (Colina/SP). Hélio Garcia da Costa Júnior, da Fazenda da Mata (Barretos/SP) garantiu a prata e Palmares Campo e Grãos, da Fazenda Santa Maria (Palestina/SP) ficou com o bronze.

Circuito Nelore de Qualidade       

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Cooperfrigu, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore, com apoio da Minerva Foods. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

Fonte: Assessoria ACBN
Continue Lendo

Sem categoria

Salmonella na suinocultura: disciplina e atenção aos detalhes são armas contra avanço da doença

Publicado em

em

Durante o Café com Prosa promovido pela Boehringer Ingelheim no 21º Congresso Nacional da Abraves, o médico-veterinário e referência internacional em doenças entéricas, Roberto Guedes, destacou que o principal gargalo no controle da Salmonella na suinocultura está na falta de atenção aos detalhes da rotina nas granjas.

Segundo Guedes, pequenas falhas no manejo, no fluxo e na biosseguridade abrem caminho para a infecção se instalar e comprometer a produtividade. Ele reforçou que não existe uma bala de prata contra a doença, o sucesso depende da constância nas boas práticas e da adoção de estratégias integradas de controle.

O evento contou ainda com a participação do especialista em Ciência Animal Edilson Caldas, que apresentou um caso prático de redução da mortalidade e melhora da conversão alimentar, e de Débora Mathias, coordenadora técnica da Boehringer, que ressaltou o papel das vacinas Enterisol® Salmonella T/C e Salmonella SC-54 na imunização dos plantéis. Confira!

Continue Lendo

Sem categoria

Tecnologia que revoluciona a avicultura: Ceva fala sobre o Genesys, sistema de sexagem automatizada de pintinhos

Publicado em

em

Durante o evento da Ceva, em Toledo (PR), o diretor de Smart Solutions da América Latina da Ceva, Giankleber Diniz, apresentou o Genesys, uma tecnologia inovadora que promete transformar a avicultura no Brasil e no mundo.

O sistema utiliza inteligência artificial para realizar a sexagem automatizada de pintinhos, substituindo o processo manual e aumentando a eficiência e a precisão da operação. Com capacidade para processar 50 mil pintinhos por hora por módulo, o Genesys atinge índices de acerto acima de 97%, garantindo uniformidade de crescimento e maior qualidade do produto final.

Além de otimizar o trabalho nas incubadoras, o Genesys contribui para o bem-estar animal, redução de custos operacionais e melhor aproveitamento da mão de obra, realocando profissionais para outras funções dentro do setor.

A Ceva, referência global em vacinas e soluções para saúde animal, reforça seu compromisso com a inovação e sustentabilidade na produção avícola, mostrando que tecnologia e bem-estar podem caminhar juntos em prol de uma cadeia produtiva mais eficiente e moderna.

 

Continue Lendo

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.