Empresas
Pra frente Polinutri!
Tema da campanha da Convenção Polinutri 2020

Equipes comerciais, representantes e distribuidores de todo Brasil estiveram presentes na Convenção Polinutri 2020 somando 154 profissionais, evento que aconteceu nos dias 11 e 12 de março no Hotel Rancho Silvestre (Embu das Artes/SP). Um encontro que teve como pano de fundo uma paixão nacional: o futebol.
No primeiro dia (11) o apito inicial contou com apresentação do CEO da Polinutri, Paulo Roberto Oliveira de Andrade, que, após as boas vindas, explanou sobre as conquistas e desafios sob a ótica da nova estruturação da empresa que agora conta com um board composto por profissionais de mercado e traçou para as equipes de todos os segmentos de negócios – aquicultura, avicultura, suinocultura, bovinos e pet – os próximos passos da empresa. “Queremos pavimentar todo o caminho da profissionalização e revisão processual da empresa, de forma transparente e alinhada com a nossa equipe, a fim de que todos estejam engajados e habilitados a buscarem resultados ainda mais expoentes para todas as nossas unidades de negócios”, detalhou o CEO.
Na sequência os participantes conferiram as estratégias da Diretoria Administrativo Financeira, representada pelo Mauricio Palmieri, explicando a abordagem que tem adotado nas áreas sob sua competência. Segundo o executivo, existe um grande processo de aculturação em marcha, onde cada indivíduo do time, no reconhecimento do seu papel, ressignifica as suas atividades à luz de um questionamento fundamental: “Como a minha função agrega valor aos clientes da Polinutri e a faz avançar em novos mercados? ”. De acordo com Maurício, este novo olhar tem auxiliado no desenvolvimento de muitos projetos interessantes, envolvendo: novas modalidades de financiamento, aperfeiçoamento do processo de análise de crédito, melhoria substancial no processo de recrutamento e seleção, dentre outros.
Logo após, foi a vez de Humberto Saad, Diretor de Operações, que destacou que o primeiro grande passo de sua gestão foi o de priorizar os projetos de operações de acordo com as principais demandas da área comercial, ou seja, indústria e campo alinhados, trazendo mais clareza e informações relevantes para aumento de produtividade, redução de custos e melhoria do atendimento da Polinutri.
Por fim, o recém-chegado Diretor Comercial e de Marketing Otavio Fregonesi abordou que a empresa desenvolverá projetos estratégicos comerciais e de marketing, tendo em vista temas de suma importância, como: precificação, segmentação de mercado, revisão do portfólio de produtos e serviços, reestruturação do papel técnico-consultivo tudo com a finalidade de oferecer uma plataforma de negócios completa para os clientes Polinutri.
Para fechar o debate dos temas globais entrou em cena a palestra magistral do ex-presidente executivo da ABPA, Francisco Turra, com a apresentação ampla do setor com a palestra “Perspectivas para o mercado de proteína animal”.
Ainda no primeiro dia, após as atividades conjuntas, as equipes foram direcionados para salas e trabalharam demandas específicas de cada área de negócios Polinutri.
O segundo tempo (12) pela manhã, foi realizada a palestra motivacional com o Nélio Bilate, profissional com vasta experiência corporativa e que apresentou “A mentalidade certa para vencer – Felicidade e propósito”.
No período da tarde, a equipe de Marketing da Polinutri preparou a 1ª Copa Polinutri. Na ocasião, os participantes foram divididos em 9 agremiações com as seleções Respeito, Superação, Garra, Foco, Compromisso, Disposição, Integridade, Sucesso e Atitude com a participação de um super craque por equipe: Biro Biro, Careca, Silas, Dinei, Ezequiel, Nilson, João Paulo, Zenon e Rosemiro. Os times disputaram um campeonato eliminatório, onde o objetivo não era apenas ser campeão, mas fazer com que todos os envolvidos na equipe, mesmo aqueles que não estiveram dentro das quatro linhas, fossem inseridos e reconhecidos por seu papel. “A nossa proposta foi clara e a mensagem do vencer em grupo foi entregue para a nossa equipe. Conseguimos mostrar que mesmo em uma partida de futebol, onde ganhar ou perder está em voga, quando todos transpiram o mesmo objetivo, todos saem vencedores”, declarou o Gerente de Marketing da Polinutri, Luis Gustavo Lemos.


Empresas
Aurora Coop inaugura indústria de frango griller em Tapejara
Unidade recebeu investimentos totais de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação.

Foi oficialmente inaugurada na terça-feira (18) a ampliação e modernização do Frigorífico Aurora Coop Tapejara I (FATA I), localizado na Linha São Silvestre, município de Tapejara (RS). A unidade recebeu investimentos totais de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação.
A modernização do FATA I representa um marco para a economia regional. A reforma ampliou a área construída para 18,5 mil metros quadrados e revitalizou 74% da estrutura, o frigorífico retorna praticamente como uma nova indústria. A capacidade de abate aumenta em 80%, chegando a 10 mil aves/hora, abastecidas por produtores rurais integrados da região, fortalecendo a cadeia produtiva local. A diversificação do mix, que prioriza frango Griller e cortes temperados, amplia oportunidades de mercado e valor agregado. Com certificação SIF e Halal, a unidade passa a exportar para o Oriente Médio e outros mercados, projetando faturamento anual de R$ 238 milhões.

A indústria recebeu investimentos totais da ordem de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação – Fotos: Sara Bellaver/MB Comunicação
O impacto social é expressivo: a unidade inicia com 520 empregos diretos, podendo chegar a 980 com o segundo turno. Considerando os indiretos, serão mais de 1.500 novos postos de trabalho, todos com recrutamento regional. Os municípios do entorno também serão beneficiados com R$ 2,95 milhões anuais em ICMS, impulsionando serviços, comércio e renda.
Aurora Coop em crescimento
Em seu pronunciamento, o presidente Neivor Canton realçou que a Aurora Coop está presente no Rio Grande do Sul desde 2001, mantendo uma base produtiva, no campo, formada por 9.585 produtores rurais. Em relação a Tapejara declarou que “a Aurora Coop, cumprindo com o seu dever, após ter feito a aquisição das unidades industriais da empresa Agro Danielli, de imediato cuidou de fazer uma ampliação, recuperando em muito a capacidade produtiva da unidade de São Silvestre. Esta unidade passa a produzir o frango griller voltado mais especificamente para o mercado árabe de consumo, aos países do Oriente Médio, para o qual estamos completando o nosso portfólio de produto de preferência daquele consumidor”.
O diretor industrial Christian Klauck apresentou todas as informações sobre os investimentos realizados na unidade, destacou a aplicação

Em seu pronunciamento, o presidente Neivor Canton realçou que a Cooperativa Central está presente no Rio Grande do Sul desde 2001, mantendo uma base produtiva, no campo, formada por 9.585 produtores rurais
de R$ 60 milhões em sistemas ambientais que garante operação sustentável, com tecnologia avançada, eficiência energética e tratamento moderno de efluentes. A gerente do Frigorífico Aurora Tapejara I (FATA I) Keli Delazeri discorreu sobre o início da operação, a geração de empregos e as características do funcionamento da unidade.
Participaram da cerimônia a diretoria da Aurora Coop e os dirigentes das cooperativas filiadas. Também prestigiaram o ato o representante do governador Eduardo Leite, secretário do de trabalho e desenvolvimento profissional do Rio Grande do Sul, Gilmar Sossella; o senador Luis Carlos Heinze, o prefeito de Tapejara, Evanir Wolff e o vice-prefeito Rodinei Bruel, o presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Eduardo de Oliveira, a diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) do Ministério da Agricultura Juliana Satie, o secretário de Turismo Ronaldo Santini e o Secretário de Agricultura Eduardo Bortolotto, entre outras autoridades.
O novo FATA I consolida Tapejara e o noroeste gaúcho como polos estratégicos da produção avícola, combinando desenvolvimento econômico, inovação industrial e responsabilidade ambiental.
Empresas
Aniversário de 36 anos da Credicoamo é marcado por lançamentos
Dia de celebrar uma história de cooperação, solidez e compromisso com o desenvolvimento financeiro dos associados.

Na manhã desta segunda-feira (17), as comemorações pelos 36 anos da Credicoamo movimentaram a Administração Central e as agências no Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Dia de celebrar uma história de cooperação, solidez e compromisso com o desenvolvimento financeiro dos associados. A Credicoamo nasceu do propósito de oferecer mais do que crédito, nasceu para formar uma cultura de prosperidade e gestão eficiente de recursos.
Gestão eficiente de recursos, inclusive, foi o tema abordado na palestra deste ano, que contou com o professor Reinaldo Domingos, referência nacional em educação financeira. “Esse ecossistema entre empresa do agronegócio e empresa-família precisa ter conexões suficientes para poder gerir recursos com sustentabilidade, resultados positivos e sonhos realizados”.
Antes da palestra, o presidente Executivo da Credicoamo, Alcir José Goldoni, deixou sua mensagem, evidenciando o dia de gratidão e emoção. Convidou os presentes a acompanharem um vídeo, que fez o público voltar ao ano de 1989, em que, o Diretor Administrativo-Financeiro da Coamo, Antonio Sérgio Gabriel, fazia a leitura da criação da Credicoamo. Goldoni aproveitou o momento festivo para reconhecer e homenagear o diretor pelo empenho e seriedade na constituição da cooperativa.
O idealizador e presidente do Conselho de Administração da Coamo e da Credicoamo, José Aroldo Gallassini, relembrou momentos da fundação da cooperativa de crédito, contando que ela surgiu para propiciar uma vida financeira segura e próspera aos associados.
Estiveram presentes no aniversário, em Campo Mourão (PR), associados, conselheiros, diretores e convidados.
Atos que constituíram o aniversário

Educação Financeira: Após a palestra, o diretor Financeiro e Riscos, Elton Alexandre Scramocin, lançou o Programa de Educação Financeira da Credicoamo, reforçando o propósito de formar uma cultura financeira sólida, consciente e sustentável entre os associados e suas famílias. O assunto já faz parte do dia a dia da cooperativa de crédito e agora ganha o reforço de uma plataforma (acesse aqui). “Contamos com o apoio e utilização da plataforma para desenvolvermos uma vida financeira sustentável”, destacou o diretor.
Divulgação da 3ª edição do Aniversário Automotivo: Feita pelo diretor de Negócios Dilmar Antônio Peri, o qual reforçou as condições especiais de financiamento de veículos, prazos ampliados e taxas diferenciadas, sendo uma oportunidade exclusiva aos associados.
Lançamento do consórcio: Dilmar falou do novo produto, que representa uma forma inteligente de conquistar patrimônio, sem custo financeiro adicional, fortalecendo o planejamento e o uso eficiente dos recursos. “Nós queremos realizar os sonhos dos associados, com condições muito especiais”, afirmou Dilmar.
Lançamento do programa de relacionamento Bônus de Seguro: Na renovação do seguro contratado em 2025, será conferido um bônus que será concedido no mês seguinte ao pagamento, como forma de valorização da parceria e confiança depositada na Credicoamo Seguros, explicou o presidente Executivo Alcir José Goldoni. “As boas notícias apresentadas nesta manhã cooperam por um mundo próspero, sendo gratificante poder divulgar produtos e serviços benéficos ao associado”, finalizou o presidente.
No canal do Youtube da Coamo, confira a palestra e mais detalhes do aniversário:
https://www.youtube.com/watch?v=HZo4slCC39M
Empresas
Vetanco Brasil anuncia a contratação de Ana Luiza Lora como Coordenadora Técnica de Biológicos
Com trajetória iniciada no setor de avicultura, ela assumiu a função em agosto e traz experiência adquirida em uma empresa do Paraná, reconhecida pela forte atuação na exportação de proteína de frango e por sua cadeia de produção integrada e controlada, do campo ao varejo.

A médica-veterinária Ana Luiza Lora é a nova Coordenadora Técnica de Biológicos da Vetanco do Brasil. Com trajetória iniciada no setor de avicultura, ela assumiu a função em agosto e traz experiência adquirida em uma empresa do Paraná, reconhecida pela forte atuação na exportação de proteína de frango e por sua cadeia de produção integrada e controlada, do campo ao varejo.
Ao longo de sua carreira, acumulou sólidos conhecimentos atuando como extensionista e sanitarista de frango de corte. Na Vetanco, seu foco será a plataforma Biotech Vac, uma das grandes inovações da companhia. Entre seus avanços mais recentes, destaca-se a Biotech Vac Salmonella, considerada a vacina mais inovadora do mercado no controle das salmonelas paratíficas.
Ana Lora é graduada em Medicina Veterinária pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e possui pós-graduação em Sanidade Avícola pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), formação que complementa sua experiência prática e reforça sua qualificação para atuar na linha de biológicos da empresa.
Com sua chegada, a Vetanco reafirma o compromisso de seguir inovando no desenvolvimento de soluções para a saúde animal, fortalecendo sua equipe técnica e ampliando sua atuação junto ao setor avícola brasileiro.



