Empresas
PorkExpo Latam 2023 será palco de soluções tecnológicas e inovações
Grupo Farenzena é uma das empresas internacionais que vão participar da feira de negócios do maior evento da Suinocultura das Américas.

Como produzir mais de 5,1 milhões de toneladas de carne suína em 2023 e alcançar um nível máximo de bem-estar dos planteis? A resposta está em soluções tecnológicas pesquisadas e ofertadas por empresas de ponta como o Grupo Farenzena, um dos destaques da Feira de Negócios e Inovações, espaço que marca um dos pontos altos da programação da PorkExpo Latam 2023, que vai ser realizada de 07 a 09 de novembro deste ano, no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, em Foz do Iguaçu (PR).
A Pork sempre foi palco das principais inovações tecnológicas da suinocultura, há mais de 21 anos. E não vai ser diferente na edição deste ano, que vai reunir mais de cinquenta das maiores corporações industriais da suinocultura mundial. Empresas de altíssima tecnologia, inovadoras para a obtenção de resultados cada vez mais eficientes, ao lado de empreendimentos que ofertam soluções simples e necessárias, absolutamente indispensáveis para a produtividade dos negócios e o bem-estar animal dos rebanhos.
É o caso do Grupo Farenzena, empresa cuja história começou em 1995, com o fundador Doralino Farenzena, que fez os primeiros ensaios de produtos da suinocultura.
A Farenzena Equipamentos foi adaptando-se ao mercado e aprendeu com as crises econômicas, criando novas oportunidades. Em 2022, transformou-se no Grupo Farenzena, operando em três grandes setores: Suinocultura, Implementos Agrícolas e Soluções Industriais. Assim, ergueu uma empresa sólida, com mais de 13.000 m² de área construída, nas cidades de Salto Veloso e Treze Tílias (SC). “A expectativa para esse ano é muito boa. A PorkExpo está cada vez mais completa, com um conteúdo técnico, feira e momentos para network. Com certeza, será um grande encontro. E estaremos presentes para destacar todos os nossos equipamentos direcionados para o bem-estar animal”, explica a supervisora comercial do Grupo Farenzena, Daiana Verona.
Inovação e tradição
O mais tradicional encontro da suinocultura mundial completa 21 anos de inovação e tradição, reunindo profissionais e criadores que atuam na cadeia da carne suína do mundo inteiro. A 11ª PorkExpo Latam 2023 e 11º Congresso Internacional de Suinocultura vai mostrar palestras com tradução simultânea para Inglês, Português e Espanhol. O inovador desafio Pork Butcher Challenger, disputa internacional entre chefes de cozinha especializados na nossa proteína, com a eleição do Corte PorkExpo Latam 2023. Um torneio absolutamente inédito, que vai escolher a Melhor Linguiça de Carne Suína do Brasil.
Novidades
Para destacar a força e experiência das criadoras, trabalhadoras, cientistas, mães e esposas dos suinocultores que atuam nas granjas, ajudando nos resultados da suinocultura latino-americana será realizado o 1º Congresso Nacional das Mulheres da Suinocultura. “Vai ser uma ação inédita e muito bonita. O Congresso vai proporcionar ótimos momentos para acompanharmos tantos resultados que as mulheres trazem ao setor”, ressalta Daiana.
Os momentos de atualização profissional, consolidação das marcas, formação de novas parcerias e novos empreendimentos financeiros e produtivos. E os diversos espaços gastronômicos para saborear a proteína mais consumida no planeta em inúmeras formas, como frituras, assados, embutidos, cozidos, temperados, curados, entre outros.

Empresas
Show Rural 2026 discute como atravessar períodos de crise na cadeia leiteira
Necessidade de informação, planejamento e resiliência para enfrentar os momentos de instabilidade da cadeia leiteira foi o centro de um debate.

A necessidade de informação, planejamento e resiliência para enfrentar os momentos de instabilidade da cadeia leiteira foi o centro de um debate realizado durante a 38ª edição do Show Rural Coopavel, entre os dias 9 e 13 de fevereiro de 2026, em Cascavel (PR).
Para a zootecnista Josiane Mangoni, coordenadora de Pecuária da Coopavel, o atual momento do leite exige diálogo e troca de experiências. Segundo ela, apesar do cenário delicado, o produtor está habituado a lidar com desafios.
“O leite vai muito além de uma atividade econômica. Ele é paixão, é amor pelas nossas mimosas. Somos uma cadeia acostumada à resiliência, e esse tipo de conversa é fundamental para ajudar o produtor a se manter na atividade”, afirma.

Da esquerda para a direita: Cristian Iothi, Gilson Dias, Josiane Mangoni, Lúcio Drehmer e Marcos Pereira Neves
Josiane destaca ainda que o Show Rural tem como missão levar inovação, tecnologia e ferramentas práticas ao campo. “O evento existe para que o produtor consiga produzir mais e melhor. E, mesmo em períodos de crise, já enxergamos sinais de reação do mercado, o que nos permite acreditar em um novo momento para a cadeia leiteira”, completa.
O debate reuniu diferentes visões da atividade, trazendo para a conversa produtores e especialistas com realidades distintas. Participaram Marcos Pereira Neves, professor da Universidade Federal de Lavras e produtor de leite; Cristian Iothi, engenheiro agrônomo, produtor e cooperado da Coopavel; e Lúcio Drehmer, zootecnista, consultor técnico e produtor de leite em Santa Catarina.
O debate foi conduzido por Gilson Dias, gerente Técnico de bovinos de Leite da Agroceres Multimix. A conversa foi registrada em formato de podcast e integra uma edição especial do agCast. O episódio será disponibilizado em breve nas plataformas digitais da Agroceres Multimix, que esteve presente no Show Rural 2026 com um novo estande, ampliado e voltado ao atendimento de produtores, cooperados e parceiros.
Empresas
Ceva Saúde Animal anuncia Nivaldo Grando como novo Vice-Presidente de Operações Comerciais no Brasil
Executivo assume a liderança com foco em crescimento sustentável, fortalecimento comercial e integração das equipes no país.

A Ceva Saúde Animal anuncia a nomeação de Nivaldo Grando como Vice-Presidente Brasil. O executivo chega à companhia com ampla experiência no agronegócio e no setor de saúde animal, trazendo uma trajetória consolidada em liderança estratégica e gestão de negócios em mercados nacionais e internacionais.
Com formação em Engenharia Agronômica, Nivaldo construiu sua carreira em empresas de relevância global, com passagens em empresas como Monsanto Brasil e Boehringer Ingelheim, onde ocupou posições em áreas de vendas, Marketing e Gerência Geral no Brasil, em países da américa do sul e Europa.
Sua experiência internacional proporcionou uma visão global dos negócios, profundo conhecimento dos mercados regionais e sólida atuação junto a parceiros e stakeholders na América Latina e na Europa.
Na Ceva, Nivaldo terá a missão de fortalecer o desempenho do negócio, impulsionar talentos e o crescimento sustentável, além de consolidar a sinergia entre as equipes locais. Sua atuação será fundamental para assegurar a solidez da operação e o alcance dos objetivos estratégicos da companhia focado na proximidade com produtores e clientes em um momento relevante para o mercado brasileiro.
Empresas
Jyga Technologies anuncia a abertura de uma quarta filial, agora no Brasil

A Jyga Technologies amplia sua presença global com a abertura da Jyga Tech Brasil, nova subsidiária na região do Paraná. Impulsionada pela forte demanda de produtores brasileiros, a empresa decidiu estabelecer uma presença local que permitirá a nacionalização de seus produtos e fortalecerá sua posição em um dos principais mercados para a suinocultura mundial.
Nos últimos dez anos, os sistemas de alimentação eletrônicos de precisão GESTAL foram adotados por operações brasileiras focadas em desempenho e bem-estar animal. Ampliando a estratégia, iniciada em 2025, com a adição de um novo Gerente de Desenvolvimento de Negócios para o Brasil, Vinicius Espeschit de Morais, a Jyga consolida agora mais uma etapa nesta estratégia de expansão, reforçando o compromisso da empresa com as pessoas, com a proximidade do mercado e com as parcerias de longo prazo.
Maior acesso às soluções Gestal
A criação da Jyga Tech Brasil permitirá que produtores brasileiros adquiram produtos GESTAL fabricado no Brasil, aumentando sua acessibilidade financeira e possibilitando o acesso a linhas de financiamento locais. A nova entidade também oferecerá suporte técnico e pós-venda local, alinhado às realidades das granjas brasileiras. A operação deverá atingir plena capacidade antes do final do terceiro trimestre de 2026.
Investindo em pessoas, investindo no Brasil
A Jyga Technologies tem orgulho de investir em talentos locais, contribuindo para o desenvolvimento econômico regional e reforçando seu compromisso de longo prazo com o mercado brasileiro.
“A abertura da Jyga Tech Brasil é mais do que uma expansão; ela reflete nosso compromisso de estar presente, ouvir de perto e construir parcerias duradouras com aqueles que confiam em nossas soluções”, afirmou Natalia Rimi Heisterkamp, Vice-Presidente Executiva da Jyga Technologies e brasileira nata.



