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Políticas públicas voltadas à agricultura e à pesca injetam quase R$ 1,5 bilhão na economia catarinense

Ações executadas pela Epagri são uma forma de entregar às famílias agricultoras e pescadoras catarinenses investimentos para que possam permanecer em suas atividades, com sustentabilidade econômica, social e ambiental.

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Foto: Julio Cavalheiro/Secom

As políticas públicas executadas pela Epagri são uma forma de entregar às famílias agricultoras e pescadoras catarinenses investimentos para que possam permanecer em suas atividades, com sustentabilidade econômica, social e ambiental. Cabe aos extensionistas da Epagri elaborarem os projetos técnicos para investimentos nas propriedades rurais e pesqueiras familiares. Com estes projetos, esse público tem acesso a financiamentos para captar os recursos necessários. Entre 2019 e 2022 a políticas públicas executadas pela Epagri injetaram R$ 1,150 bilhão na economia de Santa Catarina.

Conforme o coordenador do Programa de Políticas Públicas da Epagri, Hoilson Fogolari, em 2020 o órgão participou diretamente da reestruturação das políticas públicas financiadas pela SAR, o que resultou no enxugamento dos programas, sem prejuízos nos valores repassados aos agricultores e pescadores.

Após aprovação do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural (Cederural), os programas financiados pela SAR e executados pela Epagri foram concentrados em sete eixos: Terra Boa, Fomento AGRO SC, Investe AGRO SC, Jovens e Mulheres em Ação, Prosolo e Água SC, Reconstrói SC e Investe AGRO Emergencial. No final de 2021, a adoção de práticas ambientais pelos agricultores foi colocada como condicionante para adesão a boa parcela dos programas. “Esta reestruturação permitiu dar maior visibilidade na divulgação das políticas públicas para os agricultores familiares e pescadores”, atesta o coordenador.

Ele relata que ficou mais fácil para os agricultores conhecerem e compreenderem as políticas existentes, além de facilitar a apresentação e execução por parte dos extensionistas.

O crescente número de projetos efetivados pela Epagri e de recursos aplicados prova o sucesso da reestruturação. Em 2019 foram 4.974 propostas de projeto aprovadas, que resultaram em mais de R$ 226 milhões investidos na agropecuária e pesca catarinenses.

Em 2020 o número de projetos aprovados saltou para 6.576, com a injeção de mais de R$ 269 milhões na economia do Estado. Em 2021 veio o grande salto, quando a Epagri teve 8.799 projetos aprovados, que resultaram em mais de R$ 420 milhões aplicados nas propriedades rurais e pesqueiras do Estado. Até a primeira quinzena de dezembro de 2022 a Epagri já tinha conseguido a aprovação de 13.150 projetos, o que representa R$ 559 milhões financiados por agricultores e pescadores de Santa Catarina. O total chega a R$ 1,474 bilhão.

Mais de R$ 37 milhões em investimentos 

Entre 2019 e 2022 a Epagri investiu mais de R$ 37 milhões em suas unidades. “Muito deste valor foi aplicado em equipamentos de trabalho para que extensionistas, pesquisadores e trabalhadores das funções meio tivessem a melhor estrutura possível para desenvolver suas atividades”, argumenta a presidente da Epagri. Foram adquiridos 294 veículos para renovação da frota.

Foto: Mauricio Vieira/Secom

Edilene ressalta que o carro é o principal meio usado pelos extensionistas para se aproximarem dos agricultores e pescadores. “Com veículos novos, esse trabalho é feito com menor custo, já que são mais econômicos e demandam menos manutenção”, relata.

Também foram adquiridos maquinários agrícolas para uso principalmente nas unidades de pesquisa da Epagri. As estações experimentais receberam desde 2019, entre outros itens, um caminhão, uma colheitadeira de parcelas automotriz, e uma máquina de uso agrícola autopropelida, cabinada, com pulverizador, semeadeira e adubadeira.

Boa parte dos recursos para compra dos veículos adquiridos nesse período vem dos leilões de bens móveis inservíveis que ocorrem em média uma vez ao ano e que arrecadaram mais de R$ 3,9 milhões desde 2019. “O leilão mais recente foi realizado em agosto e este valor foi totalmente revertido na renovação da frota”, informa Arádia Luiza dos Santos Costa, gerente do Departamento Estadual de Gestão Operacional da Epagri.

A Epagri também renovou nos últimos quatro anos o mobiliário de suas unidades, que, segundo Arádia, “se encontrava completamente defasado”. Para suprir essa necessidade foram comprados cerca de 2.400 itens que variam entre apoio de pé, cadeiras, mesas, armário, arquivos, tendas, banners, entre outros.

Modernização na informática dá agilidade e economiza recursos

Entre 2019 e 2022 a Epagri também investiu alto na compra de equipamentos de informática. Cláudio César Reiter, gerente do Departamento Estadual de Gestão da Tecnologia da Informação destaca que, com a aquisição de notebooks, cada escritório municipal da Epagri conta com pelo menos um equipamento desta natureza, que representa um apoio fundamental para a extensão rural e pesqueira. A Epagri conta com escritórios em quase todos os municípios do Estado.

Nos últimos quatro anos a Empresa também modernizou seu parque de equipamentos de TI. O resultado foi a redução de 905 máquinas, cujo total caiu de 2.355 para 1.450. “Este processo permitiu ganhos ofertados pela melhor capacidade e desempenho dos novos equipamentos, sem causar prejuízos aos trabalhos executados”, destaca Cláudio. Ele conta que as 760 novas máquinas (600 notebooks e 160 estações de trabalho) permitiram a atualização de mais de 50% do parque de equipamentos de TI da Epagri. “Com a redução do parque e a dispensa de necessidade de atualização dos equipamentos, proporcionamos uma economia de mais de R$ 5 milhões”, enumera o gerente.

Outro investimento importante em informática foi a aquisição de 19 servidores, que são computadores de alto desempenho. Deste total, oito foram destinados ao processamento dos sistemas corporativos e 11 para processamento científico, para uso principalmente nas demandas da Epagri/Ciram. Além de aumentar a capacidade de processamento, o investimento permitiu a substituição de equipamentos fora de garantia e obsoletos.

A Epagri também dobrou neste período sua capacidade de armazenamento de dados (storage), com a compra de uma solução com 120 terabytes de memória. “Além da maior capacidade de armazenamento de informações, a tecnologia proporciona maior velocidade no acesso aos dados”, explica o gerente.

Com a modernização dos servidores e ampliação do storage, a Epagri está agora implantando em seu datacenter um anel redundante de alta velocidade (40 Gbps), que vai interligar os servidores (10 Gbps), melhorando assim a comunicação entre os sistemas e com os dados corporativos.

A Epagri também investiu nos últimos quatro anos na otimização dos serviços de impressão. Contrato celebrado com nova empresa reduziu para 374 impressoras, integrando-se assim efetivamente ao programa estadual Governo Sem Papel.

O provimento de internet da Epagri na sede e outras unidades é baseado em fibra óptica, com dupla abordagem e, nos últimos quatro anos, a velocidade foi elevada para 10 Gbps. As tecnologias empregadas no provimento têm proporcionado uma disponibilidade de 99,99% de internet nos últimos 12 meses.

A gerência de TI também viabilizou nos últimos quatro anos a substituição da ferramenta Google G-Suite pela Google Workspace, o que implicou na redução do número de contas em uso e ampliação dos recursos disponíveis. Foi intensificado o foco no armazenamento das informações corporativas em nuvem (Google Drive) e ênfase em trabalho colaborativo.

Deste modo, os arquivos com informações dos trabalhos de cada colaborador ficam independentes das estações de trabalho, facilitando a mobilidade e diminuindo o impacto por eventual indisponibilidade de equipamentos.

Outra providência relevante foi a ampliação do tempo de contratação de serviços e produtos essenciais, de 12 para 60 meses, o que resulta em economia de recursos e menos burocracia com renovações anuais. Licenças de softwares e garantias de equipamentos são alguns dos exemplos desta ação.

O Sistema Administrativo Financeiro (SAFI) foi modernizado, com gradual migração de módulos para a intranet e acesso web. Também foram implementadas melhorias nos sistemas técnicos, com atualização de alguns módulos. O sistema de colaboradores recebeu aperfeiçoamentos, tanto para facilitar o acesso dos interessados às suas informações e demandas – como licença especial, por exemplo – como no processo de avaliação funcional.

Gestão modernizada aprimora desempenho

Desde 2019 a Epagri vem modernizando seus métodos de gestão, processo que teve início com a reestruturação do Departamento de Planejamento. O objetivo é aprimorar cada vez mais o desempenho da área meio da Empresa e sua integração com a área fim.

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom

Entre as diversas providências adotadas entre 2019 e 2022 estão a criação de um Comitê de Gestão de Riscos e Compliance e a adoção do Modelo de Governança e Gestão (antigo MEG-TR). Ambos são preconizados pelos governos Federal e Estadual para medir o grau de amadurecimento de cada instituição para fins de transferências de recursos da União, e, ao mesmo tempo, propor plano de melhorias de gestão, direcionado para melhor eficiência da Empresa.

A Epagri também criou um núcleo de projetos (Nuproj) para atuar na priorização e elaboração de projetos estratégicos, dando maior visibilidade à Empresa para captação de recursos. Além disso, foram revisados diversos documentos institucionais periódicos, padronizados formulários e normatizados processos e fluxos.

Em novembro de 2021 a Epagri contratou uma consultoria especializada na área de melhoria de processos. “Esse trabalho já mostrou seus primeiros efeitos e há grande expectativa de melhoria de eficiência nos processos, que devem ocorrer até o final de 2022”, relata Denilson Dortzbach, gerente do Departamento Estadual de Planejamento.

Outra providência importante foi a proposição de novos indicadores institucionais, como tecnologias adotadas, retorno econômico e desempenho ambiental. O objetivo é medir e apresentar os resultados da atuação da Epagri para a sociedade com ainda mais precisão.

Estes novos indicadores já estão sendo medidos e irão substituir os atuais a partir de janeiro de 2023. “É importante destacar que ao fixar metas para os indicadores de desempenho institucionais, fica estabelecido o foco de atuação na busca por resultados”, reforça Denilson.

Comunicação aumenta visibilidade e credibilidade junto à sociedade

Nos últimos quatro anos a Epagri apostou nas suas ferramentas de comunicação com a sociedade, para fortalecer ainda mais sua imagem e credibilidade nos meios urbano e rural.

O canal da Epagri no YouTube alcançou a marca dos 100 mil inscritos em 2020, quando recebeu uma placa comemorativa da plataforma certificando o feito. Ao final de 2022 o número de inscritos já chegava a 293 mil, com mais de 30 milhões de visualizações. São mais de mil vídeos com reportagens sobre conhecimento técnico e dicas práticas. O conteúdo disponibilizado no YouTube é veiculado no SC Agricultura, programa de TV da Epagri transmitido semanalmente em rede nacional por meio de 21 emissoras parceiras.

As redes sociais da Epagri experimentaram franco crescimento nos últimos anos, impulsionadas por um trabalho direcionado para os públicos específicos das plataformas. Entre 2019 e 2022 o número de seguidores da Epagri no Instagram subiu de 4,5 mil para 22,3 mil, com alcance semanal de 10 mil pessoas. A evolução do Linkedin no período foi semelhante, com um salto de 2,9 mil para 15,5 mil seguidores e alcance médio semanal de 40 mil pessoas. A Epagri ainda está presente no Facebook, com 47 mil seguidores e no Twitter com 2,3 mil seguidores.

A revista Agropecuária Catarinense (RAC) foi outra ferramenta de comunicação da Epagri que passou por amplas melhorias desde 2019. Em 2020, uma mudança editorial transformou o conteúdo em integralmente científico, espaço que antes era dividido com matérias jornalísticas. Neste mesmo ano, a publicação migrou totalmente para o formato digital, deixando de ser impressa.

Essas mudanças impactaram diretamente no aumento da repercussão e credibilidade da revista. Em 2019 ela tinha três indexadores, em 2022 esse índice chegou a 11, com alguns bem significativos, como o DOAJ, Latindex e Periódicos da Capes. Os indexadores são como selos de qualidade das revistas científicas, sendo definitivos na escolha pelos autores.

“Para a Epagri, o crescimento desses indexadores significa muito em termos de reputação de suas publicações, a exemplo de outras importantes instituições de pesquisa que têm revistas de qualidade. Para os leitores e a comunidade científica, significa a segurança de acessar um conteúdo que passou por um processo de revisão confiável, bem preparado e de fácil acesso”, descreve Luiz Augusto Martins Peruch, editor técnico da RAC. Ele destaca ainda a verificação anti-plágio de todos os artigos publicados, atração de autores internacionais e aumento de participação de editores externos à Epagri como outros exemplos da evolução da revista nos últimos quatro anos.

Fonte: Ascom Epagri

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Agro brasileiro conquista quatro novos mercados na China

Ministro da Agricultura destaca potencial de comércio de US$ 450 milhões por ano.

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Fotos: Divulgação/Mapa

Principal parceiro comercial do Brasil, a China abriu quatro mercados para produtos da agropecuária brasileira em acordos firmados por ocasião do encontro bilateral entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Xi Jinping na última quarta-feira (20), em Brasília. Com isso, o Brasil registra a conquista de 281 mercados agropecuários desde o início de 2023.

São quatro protocolos firmados entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Administração Geral de Aduana da China (GACC) que estabelecem os requisitos fitossanitários e sanitários para a exportação dos produtos.

Em uma pauta diversificada, que beneficia produtores de diferentes regiões do Brasil, uvas frescas, gergelim, sorgo e farinha de peixe, óleo de peixe e outras proteínas e gorduras derivadas de pescado para alimentação animal poderão ser comercializados na China.

O anúncio foi feito pelo presidente Lula em declaração à imprensa após a reunião ampliada com o presidente chinês, no Palácio do Alvorada.

“O agronegócio continua a garantir a segurança alimentar chinesa. O Brasil é, desde 2017, o maior fornecedor de alimentos da China”, ressaltou o presidente Lula.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou das cerimônias por ocasião da visita oficial e destacou a importância da retomada da boa relação diplomática entre Brasil e China, que completou 50 anos neste ano de 2024.

“O Brasil já se mostrou um país confiável na posição de maior fornecedor de alimentos e energia renovável e podemos continuar ampliando cada vez mais as parcerias, pois temos gente vocacionada, tecnologia e condições de intensificar nossa produção com sustentabilidade”, destacou o ministro Carlos Fávaro.

Considerando a demanda chinesa dos produtos frutos dos protocolos assinados ao longo de 2023 e a participação brasileira nesses mercados, o potencial comercial é de cerca de US$ 450 milhões por ano, conforme estimativa da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Mapa.

“Mas se levarmos em conta outras variantes de mercado e o potencial brasileiro, podemos comercializar muito mais, ultrapassando a cifra de US$ 500 milhões por ano. Nestes 4 produtos a China importa quase US$ 7 bilhões e o Brasil vem se consolidando cada vez mais como um parceiro estratégico, confiável e seguro para a China”, explicou o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Luis Rua.

Maior importadora de gergelim do mundo, com participação de 36,2% nas importações globais do produto, a China desembolsou US$ 1,53 bilhão em 2023 na compra deste produto. Já o Brasil, que ocupou a sétima colocação nas exportações, representando 5,31% do comércio mundial, vem aumentando sua área de plantio do pulse. 

Da mesma forma, o país asiático é o principal importador da farinha de pescado (US$ 2,9 bilhões em importações em 2023).  O Brasil registrou participação de 0,79% das exportações mundiais no ano passado.

No sorgo, a participação brasileira é de 0,29% no mercado mundial. A China importou US$ 1,83 bilhão deste produto no ano passado, sendo a maior parte dos Estados Unidos.

Após crescimento exponencial e recorde de exportações de uvas frescas, o produto brasileiro chega aos consumidores chineses com registro de 2% no comércio mundial desta fruta. A China é um grande consumidor de uvas premium e importou mais de US$ 480 milhões deste produto no ano passado.

No caso das uvas frescas de mesa, deverão ser exportadas frutas majoritariamente dos estados de Pernambuco e da Bahia. Pomares, casas de embalagem e instalações de tratamento a frio devem cumprir boas práticas agrícolas e ser registrados no Mapa.

Já as empresas exportadoras de farinha de peixe, óleo de peixe e outras proteínas e gorduras derivadas de pescado para alimentação animal devem implementar o sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) ou sistema de gerenciamento com base nos princípios da APPCC; estabelecer e executar um sistema para garantir o recall e a rastreabilidade dos produtos; ser aprovadas pelo lado brasileiro e registradas pelo lado chinês. O registro será válido por 5 anos.

As matérias-primas devem ser provenientes de pescado (exceto mamíferos marinhos) capturados na zona marítima doméstica ou em mar aberto e da criação de pescado em cativeiro, ou de subprodutos de pescado provenientes de estabelecimentos que manuseiam pescado para consumo humano.

Fonte: Assessoria Mapa
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GTFoods prevê crescimento de 10% nas exportações de frango e Conab tem projeções otimistas para 2025 

Passando de 25% do total de exportações em 2024 para 35% para o próximo ano, a empresa investe em mercados estratégicos e segue fortalecendo a presença internacional. 

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Foto: Divulgação/GTFoods

A GTFoods, uma das principais indústrias brasileiras no setor avícola, projeta um crescimento expressivo nas exportações de carne de frango para 2025, embasada em previsões otimistas divulgadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A estatal prevê que a produção nacional de carne de frango aumente 1,7% em 2024, atingindo 15,2 milhões de toneladas, e cresça mais 2,1% em 2025, alcançando 15,5 milhões de toneladas. Além disso, as exportações brasileiras de carne de frango devem avançar 1,9% em ambos os anos, totalizando 5,1 milhões de toneladas em 2024 e 5,2 milhões de toneladas em 2025.

Com uma meta de crescimento de exportação de 10%, passando de 25% do total de exportações em 2024 para 35% para o próximo ano, a GTFoods se prepara para reforçar sua presença em mercados estratégicos, como China, Europa, México, Oriente Médio e África do Sul. “Essas projeções refletem o potencial de crescimento e a vantagem competitiva do Brasil no mercado global. Com estoques bem ajustados e um câmbio favorável, estamos prontos para expandir nossas operações e aproveitar essas oportunidades”, afirma Rafael Tortola, CEO da GTFoods.

Para sustentar seu crescimento e fortalecer a competitividade, a GTFoods investe continuamente em certificações e melhorias na qualidade dos processos, com um portfólio de cerca de 30 produtos voltados para exportação.

“Nosso compromisso com a inovação e a segurança alimentar garante o atendimento aos mais altos padrões de qualidade, o que nos torna um parceiro confiável para o mercado global”, destaca Kendi Okumura, gerente de exportação.

Fonte: Assessoria GTFoods
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BRF adquire planta de processados na China para expandir atuação na Ásia

Investimento de cerca de R$ 460 milhões marca o início de operações industriais da empresa no mercado chinês, onde já está presente comercialmente.

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Foto: Divulgação/BRF

A BRF, uma das maiores empresas de alimentos do mundo e detentora das marcas Sadia, Perdigão e Qualy, anuncia a aquisição de uma moderna fábrica de processados na província de Henan, China. A transação marca um passo significativo para a Companhia que passa a contar com uma operação industrial no mercado chinês, onde já comercializa proteína animal. Construída em 2013, a planta possui duas linhas de processamento de alimentos, com capacidade atual de cerca de 30 mil toneladas por ano e potencial para expansão. Serão investidos cerca de R$ 460 milhões ou 580 RMB, sendo R$ 250 milhões ou 310 RMB na aquisição e o restante em capex para adequações e para expansão de duas linhas de hamburguer. Os investimentos devem gerar cerca de 850 novos empregos e capacidade adicional de cerca de 30 mil toneladas por ano, dobrando a capacidade da fábrica para cerca de 60 mil toneladas por ano. A previsão é que a nova unidade produtiva esteja operando sob a gestão da BRF ainda no primeiro trimestre de 2025.

A aquisição do ativo está alinhada à estratégia de ampliar a presença global da companhia por meio da diversificação do seu footprint e fortalece a competitividade da BRF, com o avanço na oferta de produtos de valor agregado. A unidade produtiva possui uma linha de alimentos processados que permitirá à empresa responder de maneira mais eficaz às demandas regionais. Além disso, o acesso direto ao mercado chinês, um dos maiores mercados consumidores de proteínas do mundo.

O investimento representa uma oportunidade significativa para expandir a base de clientes e impulsionar as vendas da Companhia. A decisão também potencializa o uso da matéria-prima brasileira, valorizando recursos locais e fortalecendo cadeias de valor sustentáveis e de alta qualidade.

A criação de um hub de exportação na nova localização abre oportunidades para atender mercados internacionais de forma mais eficiente, otimizando a logística e facilitando a distribuição para outros países. A plataforma comercial da BRF, incluindo clientes e escritórios comerciais estrategicamente localizados, será um diferencial importante nesse processo. As marcas da BRF, com destaque para a marca global Sadia, e os produtos da empresa estarão presentes em diversos canais, incluindo varejo e food service, incluindo grandes redes de contas globais. A possibilidade de explorar ainda mais o segmento de food service é uma oportunidade significativa, especialmente em um mercado em crescimento como o chinês, que é um dos mais relevantes, junto com o Oriente Médio e o Norte da África.

A fábrica está localizada em Henan, província no Vale do Rio Amarelo, na região central da China, conhecida como o lugar de origem da civilização chinesa. Trata-se da terceira área mais populosas da China, com cerca de 100 milhões de habitantes. A região é um ponto estratégico de acesso a um mercado de grande potencial.  A matéria-prima utilizada na fábrica poderá ter origem tanto na própria China, quanto nas operações da BRF e Marfrig, valorizando recursos locais e fortalecendo cadeias de valor sustentáveis. As fábricas da BRF e Marfrig no Brasil, Argentina e Uruguai estão habilitadas para o envio de matéria-prima, garantindo um fornecimento contínuo e de alta qualidade.

Potencial

Henan, uma das províncias mais populosas e a quinta maior economia da China, destaca-se como um eixo estratégico de logística. Com 99,4 milhões de habitantes, a província é essencial para o transporte de mercadorias, conectando as regiões norte e sul do país por meio de uma infraestrutura robusta e bem distribuída. Localizada no centro da China, Henan abriga 266 mil km de rodovias, dos quais 7 mil km são rodovias expressas, além de 6.500 km de ferrovias e 1.400 km de ferrovias de alta velocidade. Seus dois aeroportos internacionais reforçam o papel da província como um importante centro logístico.

Fonte: Assessoria BRF
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