Notícias Mercado
Plantio do trigo concentrou atenções do mercado em junho
Em relação à comercialização, o cenário ainda é de liquidez bastante reduzida

O mercado brasileiro de trigo encerra este mês de junho com o foco das atenções dos agentes do mercado voltadas à evolução dos trabalhos de plantio nas principais regiões produtoras do país. Além disso, os agentes avaliam as condições climáticas, tanto para a continuação dos trabalhos, como para a evolução das lavouras já implementadas.
Segundo o analista de SAFRAS & Mercado, Jonathan Pinheiro, em relação à comercialização, o cenário ainda é de liquidez bastante reduzida, dentro de uma conjuntura na qual os moinhos buscam alongar seus estoques, administrando seu ritmo de moagem, a fim de voltar a negociar em um período mais atrativo. “Por outro lado, a oferta ainda disponível no país está muito escassa e não serve de referência ao mercado, já que são pequenos lotes e normalmente negociados a preços mais atrativos”, disse.
Os preços seguem firmes na grande parte das regiões, entretanto, o viés baixista é cada vez mais forte, já avaliando o iminente ingresso da nova safra, ao longo dos próximos meses. “Com isso, estados que colhem primeiro já apresentam retração gradual das cotações, como Minas Gerais, que recuou aproximadamente 10% ao longo deste mês”, explicou.
Paraná
O Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, informou, em seu relatório semanal, que o plantio da safra 2018/19 do estado atinge 91% da área prevista de 1,006 milhão de hectares, que deve ficar 9% abaixo dos 1,102 milhão cultivados em 2018. Segundo o Deral, 95% das lavouras apresentam boas condições de desenvolvimento e 5% condições médias, na fase de germinação (6%), crescimento vegetativo (88%) e floração (6%).
Rio Grande do Sul
Segundo boletim semanal da Emater/RS, o plantio do trigo no Rio Grande do sul avançou 18 pontos percentuais na semana, impulsionado pela ausência de chuvas e da boa umidade no solo, alcançando 73% de uma área de 739,4 mil hectares. Apesar disso, o plantio encontra-se 5% inferior ao mesmo período do ano passado.
Argentina
O plantio do trigo para a nova safra já atinge 60,9% da área na Argentina. Os trabalhos avançaram 11,9 pontos percentuais desde a semana passada. A superfície total é estimada em 6,6 milhões de hectares, 400 mil hectares acima do ano passado e a maior área em 18 anos. Em números absolutos, foram semeados 4,02 milhão de hectares.

Notícias Grãos
USDA vê oferta de trigo nos EUA em mínima de 5 anos em 2019/20
USDA manteve inalteradas suas perspectivas para os estoques finais de milho e soja do país

A oferta de trigo nos Estados Unidos vai recuar para uma mínima de cinco anos em 2019/20, em meio a um avanço nas exportações do país devido às reduzidas colheitas de importantes competidores globais, disse o governo norte-americano na terça-feira (10).
Em seu relatório mensal de oferta e demanda, o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA, na sigla em inglês) manteve inalteradas suas perspectivas para os estoques finais de milho e soja do país. O órgão também não alterou sua previsão para as safras de milho e soja de Brasil e Argentina.
O governo norte-americano reduziu sua projeção para os estoques finais de trigo dos EUA no ano-safra 2019/20 para 974 milhões de bushels, ante 1,014 bilhão de bushels na previsão anterior. Se a estimativa se confirmar, este será o menor estoque final de trigo norte-americano desde 2014/15, quando foram registrados 752 milhões de bushels.
Analistas esperavam os estoques finais do cereal em 1,010 bilhão de bushels, de acordo com a média das estimativas compiladas pela Reuters em pesquisa. Ainda assim, a oferta será suficientemente grande para atender à demanda, disseram analistas. “Os estoques são tão grandes que essa redução é como tirar um copo d’água de um lago”, afirmou Craig Turner, corretor de commodities da Daniels Trading. “Não muda o cenário, de jeito nenhum.”
O governo dos EUA elevou suas perspectivas para as exportações de trigo do país em 25 milhões de bushels, para 975 milhões de bushels, após reduzir suas projeções para as safras do produto na Austrália, Argentina e Canadá.
Após a divulgação do relatório, os contratos futuros do trigo na bolsa de Chicago passaram a subir, enquanto os futuros da soja devolveram ganhos e os do milho permaneceram em leve alta.
Para a soja, o órgão estima a safra brasileira nesta temporada em 123 milhões de toneladas. A produção argentina é vista em 53 milhões de toneladas.
O USDA disse também que os estoques finais de milho dos EUA serão de 1,91 bilhão de bushels, valor inalterado ante a previsão de novembro. A estimativa para os estoques finais de soja foi mantida em 475 milhões de bushels.
Notícias Recorde
Abiec estima exportação de carne bovina em 1,8 mi t em 2019
Embarques dispararam em 2019 com maior número de frigoríficos habilitados pela China

A exportação brasileira de carne bovina foi estimada em recorde de 1,828 milhão de toneladas em 2019, ante 1,643 milhão em 2018, informou na terça-feira (10) a associação da indústria do setor Abiec. A exportação de carne bovina do Brasil em dezembro foi estimada em 185.344 toneladas, o que seria o segundo maior volume mensal no ano, segundo a entidade.
Os embarques dispararam em 2019 com maior número de frigoríficos habilitados pela China, que tem importado mais para lidar com a menor oferta de carne de porco, em função da peste suína africana, que reduziu drasticamente o plantel do país.
A receita com exportação do produto pelo Brasil, maior exportador global, foi estimada em cerca de US$ 7,45 bilhões, de acordo com a Abiec.
Notícias Sanidade
Reino Unido registra caso de gripe aviária pela 1ª vez desde 2017
Cerca de 27 mil aves da fazenda serão abatidas após a descoberta da variedade H5

O governo do Reino Unido informou o registro de ocorrência de gripe aviária em uma criação de frangos no leste da Inglaterra na terça-feira (10), no primeiro relato da doença no país desde junho de 2017.
Cerca de 27 mil aves da fazenda serão abatidas após a descoberta da variedade H5, que o Ministério da Agricultura britânico descreve como “pouco contagiosa”.
“O risco do vírus à saúde pública é muito baixo”, acrescentaram as autoridades da saúde. “Aves completamente cozidas e produtos de aves, incluindo ovos, podem ser ingeridos com segurança.”