Empresas Lançamentos
Pipeline da BASF reafirma o compromisso de longo prazo com o agricultor
Os mais de 30 produtos que serão lançados globalmente até 2028 contribuirão com o aumento de uma produção mais sustentável
A BASF expandiu sua linha de Soluções para Agricultura significativamente. Até 2028, a empresa lançará inovações com pico de vendas projetado em mais de 6 bilhões de euros. A linha é composta por um portfólio rico em soluções químicas e biológicas para a proteção dos cultivos, sementes e biotecnologia, assim como soluções digitais. Isso fortalecerá ainda mais a posição de liderança da companhia em inovação e sustentabilidade na agricultura. O pipeline inovador da BASF demonstra um progresso baseado no investimento contínuo em pesquisa e desenvolvimento, na integração de novos negócios adquiridos e parcerias fortes no setor. Em 2019, a BASF investirá cerca de 900 milhões de euros em pesquisa e desenvolvimento de soluções para agricultura.
“Nós fornecemos aos agricultores as ferramentas completas com tecnologias, soluções e know-how inovadores, ajudando-os no desenvolvimento dos seus negócios com sucesso para atender as demandas da cadeia de valor de alimentos”, afirma Markus Heldt, Presidente da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF. “Nós direcionamos ativamente nosso portfólio atual e futuro na direção de soluções mais sustentáveis. A sustentabilidade está incorporada em todo o nosso processo, desde o início da pesquisa até o desenvolvimento da solução. Isso nos possibilita desenvolver tecnologias inovadoras e altamente eficientes que beneficiam os agricultores, a sociedade e o planeta”.
Pesquisa inovadora conectada ao profundo conhecimento dos desafios do mundo real
Alimentar a população mundial em crescimento, enfrentando desafios como imprevisibilidade do clima, controle eficiente de doenças e pragas, além de escassez de recursos naturais, torna a inovação ainda mais essencial. Estas tendências globais estão influenciando a segurança alimentar e a sustentabilidade da agricultura. Os futuros lançamentos da BASF oferecem aos agricultores novas tecnologias e soluções em todas as principais culturas e regiões para enfrentar estes desafios.
Um exemplo da força da inovação da BASF é a pesquisa e o desenvolvimento para a produção de soja. Uma das culturas mais importantes e de alta demanda na agricultura e no comércio, a soja é vital para a oferta global de alimentos, incluindo ração animal. A BASF desenvolveu soluções inovadoras para os sojicultores produzirem mais e com maior qualidade, incluindo:
- A nova semente de soja da BASF com a plataforma de biotecnologia LibertyLink®GT27™, que permite aos agricultores utilizarem os herbicidas Liberty® e glifosato (aguardando aprovação regulamentar) para um novo modo de ação do herbicida para controle de plantas daninhas pós-emergência. Essa tecnologia inovadora estará disponível para os agricultores sob a marca da BASF Credenz® e outras marcas licenciadas. O lançamento desta ferramenta está previsto para 2020.
- Como uma ferramenta correspondente para manejo de pragas e doenças, a BASF oferece ILeVO®, tratamento de sementes com ação nematicida e fungicida. É o único produto no mercado norte-americano que oferece proteção eficiente contra a Síndrome de Morte Súbita (SDS) e nematóides nas sementes, resultando em plantas mais saudáveis e com maior rendimento. No Brasil, a previsão de lançamento é a partir de 2020.
- Para garantir que agricultores ao redor do mundo tenham acesso ao manejo cada vez mais eficaz das plantas daninhas, a BASF desenvolveu o herbicida Tirexor®. Este novo ingrediente ativo foi especificamente desenvolvido para controlar plantas daninhas resistentes incluindo gramíneas e de folhas largas. A companhia apresentou um dossiê regulamentar para este novo herbicida na Austrália e América do Norte em 2018. Pendente das aprovações regulamentares, a BASF prevê a chegada do Tirexor® no mercado australiano para 2020.
- Para expandir ainda mais o portfólio de inseticidas e oferecer soluções adicionais aos agricultores, a BASF desenvolveu o Broflanilide em conjunto com a Mitsui Chemicals Agro, Inc. Este ingrediente ativo é um inseticida potente e inovador com um novo modo de ação para controlar pragas mastigadoras. Os primeiros lançamentos da solução estão previstos a partir 2020.
A BASF oferece uma linha de soluções inovadoras para todo o ciclo de outras culturas importantes como canola, trigo, arroz, frutas e vegetais. Os novos negócios adquiridos recentemente aumentaram significativamente o escopo da plataforma de inovação da companhia, possibilitando que a BASF ofereça soluções ainda mais completas para os agricultores.
Projetos inovadores para altas produtividades de forma sustentável
O manejo de resistência é um dos maiores desafios que todos os agricultores enfrentam. Com seu fungicida mais recente, o Revysol®, a BASF fornecerá aos agricultores uma ferramenta essencial para o manejo da resistência em muitas culturas estratégicas, incluindo cereais, soja, milho, frutas e vegetais. O novo ingrediente ativo oferece excelente desempenho biológico em diferentes culturas e flexibilidade de aplicação para melhorar a operação nas propriedades. O fungicida Revysol® auxiliará os agricultores ao redor do mundo a alcançarem mais vitalidade para as culturas, com maior produtividade e melhor qualidade. Com os primeiros registros recebidos na Colômbia, Coréia do Sul e Europa, a BASF está se preparando para realizar o lançamento em outros mercados. Aguardando aprovações regulatórias, os primeiros lançamentos no mercado de produtos derivados do Revysol® para cereais estão previstos para 2019/2020.
A BASF também introduzirá uma nova solução para o tratamento de sementes à base de Revysol® e que será comercializado sob a marca Relenya™. Esta tecnologia vai proteger sementes e raízes de cereais de fungos durante o desenvolvimento inicial da planta. O lançamento no mercado norte-americano foi antecipado para 2021, ainda aguardando aprovação regulatória, com o lançamento em outras regiões na sequência.
Novas ferramentas digitais para a tomada assertiva de decisões
Os agricultores modernos precisam analisar muitos dados diariamente, lidando com a complexidade crescente na tomada de decisões. As Soluções Digitais xarvio™ da BASF oferecem produtos como xarvio Field Manager e xarvio Scouting – para que os dados sejam usados em prol da decisão mais acertada para o cultivo, utilizando os recursos de forma mais eficiente e sustentável. Um exemplo atual das soluções digitais inovadoras apresentadas pela linha xarvio™ é o xarvio Healthy Fields. Atualmente em fase conceitual, este pacote de serviços para a proteção eficiente das culturas fornecerá estratégias de manejo para uma área específica do campo e sua respectiva implementação por uma empresa certificada ou pelo próprio agricultor através do xarvio Field Manager, além de garantir o sucesso das aplicações na cultura.
Compromisso com a pesquisa de ponta para a agricultura
“A inovação é uma obrigação na nossa indústria. Nós combinamos a nossa paixão e experiência com o profundo entendimento dos desafios do mundo real que os agricultores e a indústria agrícola estão enfrentando. Nosso foco é no crescimento impulsionado pela inovação, expansões de portfólio e a realização de sinergias dos negócios adquiridos. Como uma nova equipe e ainda mais forte, estamos agora em uma posição excepcional para abrir novos caminhos com produtos, ferramentas e soluções que atendam às necessidades de nossos clientes. Com base nesses direcionadores, cresceremos de forma sustentável e consolidaremos nosso compromisso com o futuro da agricultura”, enfatizou Heldt.
Estes produtos e soluções estão representados em 30 projetos que serão lançados ao redor do mundo até 2028. Eles derivam de uma linha de soluções inovadoras e exclusivas geradas por meio de atividades de pesquisa contínua. A BASF planeja manter os investimentos em pesquisa e desenvolvimento na agricultura em um nível muito elevado nos próximos anos. Apenas em 2018, a BASF investiu 679 milhões de euros em pesquisa e desenvolvimento na divisão de Soluções para Agricultura, representando cerca de 11% das vendas para o segmento.
BASF na Agricultura. Juntos pelo seu Legado.
Empresas
Parcerias estratégicas, inovação e bem-estar animal: Bases do crescimento sustentável da Granja Antunes no setor de produção de ovos
Empresa tem superado os desafios de um mercado competitivo e em constante transformação, destacando-se pela busca contínua por melhorias e eficiência.
A Granja Antunes, localizada em Avaré, São Paulo, construiu uma trajetória marcada pela dedicação à qualidade e à inovação no setor de produção de ovos. Desde sua fundação, em 2009, a empresa tem superado os desafios de um mercado competitivo e em constante transformação, destacando-se pela busca contínua por melhorias e eficiência. Atualmente, com uma produção diária de cerca de 2.500 caixas de ovos destinadas a atacadistas e varejistas de todo o Brasil, a Granja Antunes reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a modernização.
Essa história de crescimento e adaptação foi moldada pela superação de desafios significativos. Nos primeiros anos, a empresa enfrentou a volatilidade econômica e as dificuldades do setor avícola, como a alta nos custos de insumos e as exigências crescentes do mercado. Segundo Norberto Lemos, porta-voz da Granja Antunes, essas adversidades impulsionaram mudanças estratégicas e investimentos em tecnologia. “Superamos muitos desafios ao modernizar nossas operações e focar na sustentabilidade. Hoje, esses esforços resultam em processos mais eficientes e produtos de melhor qualidade”, afirma.
Nos últimos anos, a Granja Antunes passou por uma transformação tecnológica significativa, incorporando sistemas de automação e climatização que tornaram as operações mais eficientes e sustentáveis. A automação reduziu a dependência de trabalho manual e aumentou a precisão dos processos produtivos, enquanto a climatização proporcionou condições ideais para as aves, reduzindo doenças e elevando a produtividade. “Estamos investindo em tecnologia porque sabemos que é essencial para o futuro da avicultura. Esses sistemas garantem eficiência, qualidade e sustentabilidade, tanto para nós quanto para os clientes”, destaca Lemos.
Além disso, a modernização está alinhada a parcerias estratégicas que desempenham um papel fundamental no avanço das operações e na promoção do bem-estar animal. “A parceria com a Ceva Saúde Animal, por exemplo, reforça nosso compromisso com a proteção e saúde das aves. O uso de tecnologias inovadoras em vacinas não apenas maximiza a performance dos animais, mas também facilita as operações de vacinação e traz resultados econômicos expressivos para a empresa”, acrescenta Lemos. Esses esforços têm sido cruciais para garantir uma cadeia produtiva robusta e sustentável, refletindo diretamente na qualidade dos ovos.
Com esse foco, os avanços tecnológicos também têm preparado a Granja Antunes para expandir sua atuação e consolidar sua presença no mercado interno. Atualmente, grande parte da produção é destinada aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, mas a empresa planeja continuar investindo em modernização para atender à crescente demanda. Um exemplo dessa visão de futuro são os projetos voltados para a implantação de novas granjas, projetadas para serem ainda mais modernas e sustentáveis. “Essas unidades serão equipadas com tecnologia de ponta, desde sistemas automatizados de monitoramento até práticas inovadoras de manejo, reforçando nosso compromisso com a eficiência produtiva e o bem-estar animal”, explica o porta-voz.
“Olhamos para o futuro com a convicção de que a modernização é essencial para o setor avícola. As novas granjas serão uma extensão dessa visão, unindo tecnologia, sustentabilidade e qualidade em todas as etapas de produção”, afirma Lemos. Ele prevê que as novas unidades não apenas aumentarão a capacidade produtiva da empresa, mas também servirão como modelo de inovação e responsabilidade no setor.
Com a combinação de tradição e modernidade, a Granja Antunes reforça seu compromisso de continuar evoluindo e se destacando no mercado de ovos no Brasil. Os investimentos em tecnologia e as novas granjas refletem a determinação da empresa em se adaptar às transformações do setor e atender às demandas do mercado de forma responsável, garantindo produtos de alta qualidade para milhares de mesas.
Empresas Criando o sucesso juntos
Aviagen América Latina compartilha conhecimento técnico no OVUM 2024
A Aviagen se reuniu com seus clientes para discutir como a linhagem Ross® 308 AP pode ajudar a atender à crescente demanda da região por proteína nutritiva e sustentável
As equipes de vendas e atendimento ao cliente da Aviagen® América Latina, provenientes da Argentina, Brasil, América Central, México e Caribe (CAME), Colômbia, Peru e outros países da América do Sul, se reuniram no 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura (OVUM) para compartilhar conhecimentos e fortalecer conexões. O evento, realizado bienalmente, ocorreu em Punta del Este, Uruguai, entre os dias 12 e 15 de novembro.
Com o compromisso “Criando o sucesso juntos”, a Aviagen se reuniu com seus clientes para discutir como a linhagem Ross® 308 AP pode ajudar a atender à crescente demanda da região por proteína nutritiva e sustentável. Especialistas da empresa compartilharam insights sobre áreas vitais da produção avícola, visando capacitar os produtores latino-americanos.
Disponibilidade de grãos em um ambiente em transformação
O consultor Paul Aho apresentou uma visão sobre a disponibilidade global de grãos, destacando as condições favoráveis previstas para os próximos 6 a 12 meses, enfatizando que mudanças no mercado podem ocorrer devido a fatores como tarifas, mudanças climáticas e questões geopolíticas.
Manejo inicial de frangos de corte
O gerente de Serviços Técnicos da Aviagen para a América do Sul excluindo o Brasil (SAEB), Santiago Lovera, enfatizou a importância do manejo eficaz na primeira semana de vida dos frangos de corte para o crescimento a longo prazo e o desempenho geral do plantel. “Dar o melhor começo aos pintinhos otimiza o crescimento, a conversão alimentar e a qualidade da carne”, afirmou.
Impacto da melhoria da sustentabilidade genética
O vice-presidente global de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Aviagen, Santiago Avendaño, natural do Uruguai, discutiu como os avanços genéticos estão tornando a produção avícola mais sustentável, com destaque para a redução de custos com ração e as emissões de carbono. Ele ressaltou que as melhorias na eficiência de conversão alimentar estão diminuindo a pegada de carbono da indústria, tanto regional quanto globalmente. Avendaño também abordou o impacto das diferentes fontes de soja na pegada de carbono e discutiu as tendências emergentes de bem-estar animal na Europa, que exigem um portfólio expandido de genótipos para atender às necessidades dos clientes. Além disso, apresentou o impacto ambiental das diversas fontes alimentares de origem animal e vegetal, no que diz respeito às exigências diárias de aminoácidos essenciais, destacando a posição vantajosa da carne de frango.
“O OVUM 2024 nos ofereceu uma valiosa oportunidade de nos conectarmos com a comunidade avícola latino-americana por meio de nossas diversas subsidiárias e equipes”, afirmou o presidente da Aviagen América Latina, Ivan Pupo Lauandos. “Na Aviagen, estamos comprometidos em compartilhar os mais recentes conhecimentos e inovações para ajudar nossa indústria a avançar no bem-estar das aves, em desempenho e sustentabilidade. Com operações locais na Argentina, Brasil, Colômbia e Peru, e uma equipe dedicada de vendas e serviços, estamos posicionados de maneira única para nos manter próximos aos nossos clientes como nenhuma outra empresa de melhoramento genético. Nosso envolvimento de longa data com o Congresso Latino-Americano de Avicultura reflete esse compromisso, e esperamos continuar essa jornada na próxima edição do OVUM, em 2026, na Guatemala”.
Empresas
Equipe Hubbard na América Latina fortalece conexões com líderes da indústria avícola no 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura
Em seu estande, a empresa apresentou o Hubbard Efficiency Plus, além de uma ampla gama de produtos voltados para o segmento de aves Premium
A equipe latino-americana da Hubbard® estreitou laços com clientes e a comunidade avícola durante o 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura (OVUM), realizado em Punta del Este, no Uruguai. Este importante encontro da avicultura mundial, que ocorre a cada dois anos, contou com a presença de mais de 3.200 participantes de 50 diferentes países, em um espaço dinâmico para a colaboração e dicas entre a comunidade avícola na América Latina.
O gerente geral da Hubbard na América Latina, exceto Brasil, Mark Barnes destacou a relevância do OVUM para a indústria avícola: “Participar de eventos como este é essencial para a troca de experiências e inovações no setor. Acreditamos que, ao estreitar laços com nossos parceiros, contribuímos para o crescimento e desenvolvimento da avicultura na região”, afirmou.
Em seu estande, a Hubbard apresentou seu produto Hubbard Efficiency Plus, além de uma ampla gama de produtos voltados para o segmento de aves Premium. A equipe manteve diálogos importantes com clientes e parceiros, reafirmando seu compromisso com a inovação e a satisfação das demandas do mercado latino-americano.
“A participação no OVUM 2024 não apenas solidificou a presença da empresa no mercado, mas também reafirmou seu papel como uma das líderes na indústria avícola na América Latina”, disse o diretor de Negócios da Hubbard no Brasil, Carlos Antonio Costa.
Celebração da aposentadoria de Dr. Arnoldo Ruiz
Durante o OVUM, a Hubbard organizou uma recepção especial para homenagear a aposentadoria do Dr. Arnoldo Ruiz, após mais de 25 anos de serviços prestados à empresa. O evento reuniu representantes do Grupo Neria, distribuidor de avós da Hubbard no México, e da Genher, distribuidora na Argentina. O Dr. Ruiz recebeu uma placa e presentes em reconhecimento ao seu profissionalismo e comprometimento com a empresa.