Empresas Topigs Norsvin
Pioneirismo e trabalho dedicado aos clientes marcam os 25 anos da Topigs Norsvin no Brasil
A empresa, que chegou ao país no meio da década de 1990, acompanhou de perto a evolução do setor no Brasil até se tornar referência mundial em suinocultura
A Topigs Norsvin comemora 25 anos de Brasil em 2020. A empresa, líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de genética suína, chegou ao país em 1995 e, desde então, se empenha em desenvolver, produzir e comercializar a melhor genética suína do mundo, buscando excelência nos processos, produtos e serviços, entregando valor para os clientes, parceiros e colaboradores.
Em mais de duas décadas, a suinocultura brasileira passou por muitas mudanças para atingir a profissionalização, como a introdução da avaliação de carcaça nos frigoríficos, que trouxe novas demandas e consumidores. Foi neste período também que o setor se tornou um dos mais importantes players exportadores do mundo, e começou a competir com os principais e mais tradicionais países produtores de carne suína.
Para atender esse crescimento da demanda mundial por proteína suína e as necessidades do mercado nacional, a Topigs Norsvin voltou seus esforços para a profissionalização do setor, trabalhando para fomentar a importância da qualidade dos animais produzidos com foco na rentabilidade do produtor.
“Dessa forma, trabalhar com o que há de mais avançado em termos de genética permitiu que o suinocultor buscasse margens cada vez melhores por meio de ganhos de eficiência e, consequentemente, uma maior lucratividade na operação”, detalha o diretor geral da Topigs Norsvin, André Costa.
“Estamos orgulhosos por completar 25 anos no Brasil, e isso só foi possível graças à confiança e fidelidade de nossos clientes, parceiros e colaboradores, que nos ajudaram nesse caminho, estando ao lado da Topigs Norsvin nos diversos momentos pelos quais a empresa atravessou”, destaca Costa.
Para o diretor de Negócios e Marketing da Topigs Norsvin no Brasil, Adauto Canedo Jr., atingir essa marca no país evidencia o compromisso da empresa com seus clientes. “Sentimos um grande orgulho como funcionários e brasileiros, pois fazemos parte de uma história de glórias, conquistas de mercado e respeito às pessoas e ao bem-estar animal”.
O melhoramento genético no Brasil
O Brasil é um dos principais países produtores de carne suína, sendo o 4º maior exportador da proteína e com potencial de crescimento no consumo interno. “Por ser um país de grande proporção territorial, os desafios se potencializam, e nosso trabalho com genética trouxe para esse mercado uma fêmea altamente adaptável com resultados comprovados de Norte a Sul”, explica Canedo Jr.
A Topigs Norsvin oferece a TN 70, considerada a melhor matriz do mundo, no país desde 2015 já tem 33% do mercado nacional. A fêmea, híbrida F1 Landrace e Large White, agrega as melhores características de ambas as raças. Com grande capacidade materna, ela possui tetos suficientes para alimentar a ninhada, resultando em leitões mais fortes no nascimento e com maior peso no desmame.
Anualmente a Topigs Norsvin investe 22,5 milhões de euros em pesquisa e desenvolvimento, utilizando o que existe de mais avançado em genética. “Nosso trabalho não está apenas nas metodologias para a seleção dos animais, mas também na qualidade da coleta de informações por meio de equipamentos cada vez mais modernos. Esses investimentos têm proporcionado um progresso genético constante nos nossos animais e linhagens, o que nos permite entregar aos clientes a mais avançada genética suína do mundo”, completa André Costa.
Os próximos passos para mais 25 anos
Nestes 25 anos, a Topigs Norsvin renovou seus processos e identificou um novo foco, mudando seu pensamento para agregar a ampliação de mercado e o atendimento personalizado em pessoas. “Desenhamos nos últimos cinco anos uma base sólida para chegar com sucesso aos 50, já planejando os 100”, projeta Canedo Jr.
O diretor de Marketing salienta que a empresa está pronta para prosperar no mercado, assim como os colaboradores, pois a suinocultura brasileira continuará se desenvolvendo e melhorando a cada dia.
Essa etapa percorrida coroa uma trajetória de investimentos, mas também aumenta os desafios da Topigs Norsvin. “Seguiremos nos reestruturando para continuar cuidando da marca, dos nossos produtos e garantir a sustentabilidade da empresa, com investimento tanto nos aspectos técnicos como na capacitação dos nossos colaboradores, parceiros e prestadores de serviço. Os próximos anos serão de intensificação do relacionamento com os clientes, trazendo soluções para o seu negócio e criando efetivamente uma parceria duradoura”, completa André Costa.
Assim, a Topigs Norsvin segue cada vez mais forte e estruturada para continuar sendo uma das melhores empresas de genética suína do Brasil e do mundo, entregando resultados que sejam consistentes em todos os aspectos para os clientes e o mercado brasileiro de suinocultura.
A empresa de genética suína Topigs Norsvin é reconhecida por sua abordagem inovadora na implementação de novas tecnologias e pelo seu foco contínuo na produção de suínos com a melhor relação custo-benefício possível.
Com uma produção de 11 milhões de doses sêmen/ano, a melhoria contínua e fortalecimento dos produtos permitem que os clientes da Topigs Norsvin obtenham um valor agregado significativo em sua produção. O melhoramento genético da Topigs Norsvin baseia-se em dois pilares fundamentais: sustentabilidade e eficiência, que se traduzem em criação equilibrada e eficiência total na alimentação.
Pesquisa, inovação e disseminação de melhorias genéticas são os pilares da empresa, que investe 22,5 milhões de euros em P&D ao ano.
Empresas
Parcerias estratégicas, inovação e bem-estar animal: Bases do crescimento sustentável da Granja Antunes no setor de produção de ovos
Empresa tem superado os desafios de um mercado competitivo e em constante transformação, destacando-se pela busca contínua por melhorias e eficiência.
A Granja Antunes, localizada em Avaré, São Paulo, construiu uma trajetória marcada pela dedicação à qualidade e à inovação no setor de produção de ovos. Desde sua fundação, em 2009, a empresa tem superado os desafios de um mercado competitivo e em constante transformação, destacando-se pela busca contínua por melhorias e eficiência. Atualmente, com uma produção diária de cerca de 2.500 caixas de ovos destinadas a atacadistas e varejistas de todo o Brasil, a Granja Antunes reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a modernização.
Essa história de crescimento e adaptação foi moldada pela superação de desafios significativos. Nos primeiros anos, a empresa enfrentou a volatilidade econômica e as dificuldades do setor avícola, como a alta nos custos de insumos e as exigências crescentes do mercado. Segundo Norberto Lemos, porta-voz da Granja Antunes, essas adversidades impulsionaram mudanças estratégicas e investimentos em tecnologia. “Superamos muitos desafios ao modernizar nossas operações e focar na sustentabilidade. Hoje, esses esforços resultam em processos mais eficientes e produtos de melhor qualidade”, afirma.
Nos últimos anos, a Granja Antunes passou por uma transformação tecnológica significativa, incorporando sistemas de automação e climatização que tornaram as operações mais eficientes e sustentáveis. A automação reduziu a dependência de trabalho manual e aumentou a precisão dos processos produtivos, enquanto a climatização proporcionou condições ideais para as aves, reduzindo doenças e elevando a produtividade. “Estamos investindo em tecnologia porque sabemos que é essencial para o futuro da avicultura. Esses sistemas garantem eficiência, qualidade e sustentabilidade, tanto para nós quanto para os clientes”, destaca Lemos.
Além disso, a modernização está alinhada a parcerias estratégicas que desempenham um papel fundamental no avanço das operações e na promoção do bem-estar animal. “A parceria com a Ceva Saúde Animal, por exemplo, reforça nosso compromisso com a proteção e saúde das aves. O uso de tecnologias inovadoras em vacinas não apenas maximiza a performance dos animais, mas também facilita as operações de vacinação e traz resultados econômicos expressivos para a empresa”, acrescenta Lemos. Esses esforços têm sido cruciais para garantir uma cadeia produtiva robusta e sustentável, refletindo diretamente na qualidade dos ovos.
Com esse foco, os avanços tecnológicos também têm preparado a Granja Antunes para expandir sua atuação e consolidar sua presença no mercado interno. Atualmente, grande parte da produção é destinada aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, mas a empresa planeja continuar investindo em modernização para atender à crescente demanda. Um exemplo dessa visão de futuro são os projetos voltados para a implantação de novas granjas, projetadas para serem ainda mais modernas e sustentáveis. “Essas unidades serão equipadas com tecnologia de ponta, desde sistemas automatizados de monitoramento até práticas inovadoras de manejo, reforçando nosso compromisso com a eficiência produtiva e o bem-estar animal”, explica o porta-voz.
“Olhamos para o futuro com a convicção de que a modernização é essencial para o setor avícola. As novas granjas serão uma extensão dessa visão, unindo tecnologia, sustentabilidade e qualidade em todas as etapas de produção”, afirma Lemos. Ele prevê que as novas unidades não apenas aumentarão a capacidade produtiva da empresa, mas também servirão como modelo de inovação e responsabilidade no setor.
Com a combinação de tradição e modernidade, a Granja Antunes reforça seu compromisso de continuar evoluindo e se destacando no mercado de ovos no Brasil. Os investimentos em tecnologia e as novas granjas refletem a determinação da empresa em se adaptar às transformações do setor e atender às demandas do mercado de forma responsável, garantindo produtos de alta qualidade para milhares de mesas.
Empresas Criando o sucesso juntos
Aviagen América Latina compartilha conhecimento técnico no OVUM 2024
A Aviagen se reuniu com seus clientes para discutir como a linhagem Ross® 308 AP pode ajudar a atender à crescente demanda da região por proteína nutritiva e sustentável
As equipes de vendas e atendimento ao cliente da Aviagen® América Latina, provenientes da Argentina, Brasil, América Central, México e Caribe (CAME), Colômbia, Peru e outros países da América do Sul, se reuniram no 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura (OVUM) para compartilhar conhecimentos e fortalecer conexões. O evento, realizado bienalmente, ocorreu em Punta del Este, Uruguai, entre os dias 12 e 15 de novembro.
Com o compromisso “Criando o sucesso juntos”, a Aviagen se reuniu com seus clientes para discutir como a linhagem Ross® 308 AP pode ajudar a atender à crescente demanda da região por proteína nutritiva e sustentável. Especialistas da empresa compartilharam insights sobre áreas vitais da produção avícola, visando capacitar os produtores latino-americanos.
Disponibilidade de grãos em um ambiente em transformação
O consultor Paul Aho apresentou uma visão sobre a disponibilidade global de grãos, destacando as condições favoráveis previstas para os próximos 6 a 12 meses, enfatizando que mudanças no mercado podem ocorrer devido a fatores como tarifas, mudanças climáticas e questões geopolíticas.
Manejo inicial de frangos de corte
O gerente de Serviços Técnicos da Aviagen para a América do Sul excluindo o Brasil (SAEB), Santiago Lovera, enfatizou a importância do manejo eficaz na primeira semana de vida dos frangos de corte para o crescimento a longo prazo e o desempenho geral do plantel. “Dar o melhor começo aos pintinhos otimiza o crescimento, a conversão alimentar e a qualidade da carne”, afirmou.
Impacto da melhoria da sustentabilidade genética
O vice-presidente global de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Aviagen, Santiago Avendaño, natural do Uruguai, discutiu como os avanços genéticos estão tornando a produção avícola mais sustentável, com destaque para a redução de custos com ração e as emissões de carbono. Ele ressaltou que as melhorias na eficiência de conversão alimentar estão diminuindo a pegada de carbono da indústria, tanto regional quanto globalmente. Avendaño também abordou o impacto das diferentes fontes de soja na pegada de carbono e discutiu as tendências emergentes de bem-estar animal na Europa, que exigem um portfólio expandido de genótipos para atender às necessidades dos clientes. Além disso, apresentou o impacto ambiental das diversas fontes alimentares de origem animal e vegetal, no que diz respeito às exigências diárias de aminoácidos essenciais, destacando a posição vantajosa da carne de frango.
“O OVUM 2024 nos ofereceu uma valiosa oportunidade de nos conectarmos com a comunidade avícola latino-americana por meio de nossas diversas subsidiárias e equipes”, afirmou o presidente da Aviagen América Latina, Ivan Pupo Lauandos. “Na Aviagen, estamos comprometidos em compartilhar os mais recentes conhecimentos e inovações para ajudar nossa indústria a avançar no bem-estar das aves, em desempenho e sustentabilidade. Com operações locais na Argentina, Brasil, Colômbia e Peru, e uma equipe dedicada de vendas e serviços, estamos posicionados de maneira única para nos manter próximos aos nossos clientes como nenhuma outra empresa de melhoramento genético. Nosso envolvimento de longa data com o Congresso Latino-Americano de Avicultura reflete esse compromisso, e esperamos continuar essa jornada na próxima edição do OVUM, em 2026, na Guatemala”.
Empresas
Equipe Hubbard na América Latina fortalece conexões com líderes da indústria avícola no 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura
Em seu estande, a empresa apresentou o Hubbard Efficiency Plus, além de uma ampla gama de produtos voltados para o segmento de aves Premium
A equipe latino-americana da Hubbard® estreitou laços com clientes e a comunidade avícola durante o 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura (OVUM), realizado em Punta del Este, no Uruguai. Este importante encontro da avicultura mundial, que ocorre a cada dois anos, contou com a presença de mais de 3.200 participantes de 50 diferentes países, em um espaço dinâmico para a colaboração e dicas entre a comunidade avícola na América Latina.
O gerente geral da Hubbard na América Latina, exceto Brasil, Mark Barnes destacou a relevância do OVUM para a indústria avícola: “Participar de eventos como este é essencial para a troca de experiências e inovações no setor. Acreditamos que, ao estreitar laços com nossos parceiros, contribuímos para o crescimento e desenvolvimento da avicultura na região”, afirmou.
Em seu estande, a Hubbard apresentou seu produto Hubbard Efficiency Plus, além de uma ampla gama de produtos voltados para o segmento de aves Premium. A equipe manteve diálogos importantes com clientes e parceiros, reafirmando seu compromisso com a inovação e a satisfação das demandas do mercado latino-americano.
“A participação no OVUM 2024 não apenas solidificou a presença da empresa no mercado, mas também reafirmou seu papel como uma das líderes na indústria avícola na América Latina”, disse o diretor de Negócios da Hubbard no Brasil, Carlos Antonio Costa.
Celebração da aposentadoria de Dr. Arnoldo Ruiz
Durante o OVUM, a Hubbard organizou uma recepção especial para homenagear a aposentadoria do Dr. Arnoldo Ruiz, após mais de 25 anos de serviços prestados à empresa. O evento reuniu representantes do Grupo Neria, distribuidor de avós da Hubbard no México, e da Genher, distribuidora na Argentina. O Dr. Ruiz recebeu uma placa e presentes em reconhecimento ao seu profissionalismo e comprometimento com a empresa.