Empresas Nutrição animal
Pioneirismo e inovação marcam dez anos da Yes
Empresa completa uma década com foco em trazer sustentabilidade para o setor de nutrição animal e expandir atuação internacional
Uma década de pesquisas e inovações em soluções biotecnológicas para tornar a nutrição animal mais eficaz e sustentável. Este é o resumo da história da Yes, uma empresa que busca, por meio de suas tecnologias, oferecer sustentabilidade, qualidade e segurança alimentar na produção animal.
No início de suas atividades, no ano de 2008, a empresa operava com duas linhas de produtos desenvolvidas na cidade de Lucélia (SP), mas pouco tempo depois apostou no investimento em pesquisa e desenvolvimento, com a construção de um laboratório de controle de qualidade.
“Desde o início, a Yes tem como foco crescer no mercado interno e conquistar novos mercados no mundo. A história da empresa é marcada pelo pioneirismo no setor, pois estamos sempre em busca de oferecer soluções mais eficientes e que prezem pela sustentabilidade e segurança alimentar”, destaca o CEO da Yes, Charles Boisson.
No ano em que a empresa completa seus 10 anos de atividades, a Yes registrou importantes marcos para sua trajetória em busca de se tornar referência global em biotecnologia. Dentre eles está o lançamento da nova geração de produtos minerais orgânicos, uma linha de produtos compostos por multi-aminoácido com altos níveis de quelatação, com nove tipos diferentes de macro e micro minerais. “Observamos uma crescente demanda do mercado em busca de produtos mais sustentáveis e investimos em nossas pesquisas para oferecer uma opção com melhor biodisponibilidade, índice de absorção de praticamente 100%, que proporciona maior aproveitamento das dietas”, explica Boisson.
A nova geração de minerais oferece vantagens que geram resultados zootécnicos superiores e de melhor expressão do potencial genético dos animais. “Com essa tecnologia, a Yes pretende aumentar a produtividade no campo e rentabilidade dos produtores, para chegar o mais próximo possível da expressão da capacidade genética dos animais. Temos estudos que sinalizam que estamos de 30% a 40% abaixo do potencial genético dos animais. Então, nosso trabalho visa explorar essa lacuna”, afirma o presidente do Conselho, Luciano Roppa.
Outra novidade da Yes em 2018 foi o lançamento de uma ferramenta exclusiva de monitoramento online de micotoxinas em grãos destinados à alimentação animal. O YES-mycoNIR permite detectar de maneira quantitativa e qualitativa até seis tipos de micotoxinas (aflatoxinas, fumonisinas, zearalenona, ocratoxina A, desoxinivalenol – DON e T2) existentes em matérias-primas utilizadas nas rações animais a partir da tecnologia Near Infrared (NIR). Com resultados rápidos, a ferramenta subsidia a tomada de decisão rápida para as estratégias de utilização dos grãos, indicando inclusive a dosagem de adsorventes necessária para neutralizar a ação das micotoxinas e minimizar seus efeitos negativos nos animais, que podem afetar os índices produtivos e reprodutivos do plantel. Pioneira entre as empresas de adsorventes, a ferramenta é oferecida aos clientes da empresa de maneira gratuita. “Essa novidade representa o futuro da análise de micotoxinas, pois até então os resultados das análises eram demorados e, quando retornavam eram usados apenas para justificar ou não uma queda de performance nutricional. Com o YES-mycoNIR o cliente insere a amostra da matéria-prima no equipamento NIR e, em questão de segundos tem acesso aos resultados. Essa informação permite uma tomada de decisão imediata com ajustes rápidos na matriz nutricional, possibilitando um uso eficaz de adsorventes e em dosagens precisas de acordo com a contaminação dos grãos”, destaca Roppa.
Patente Verde
O lançamento da nova geração de produtos minerais orgânicos rendeu mais uma conquista para a Yes, a Patente Verde, uma certificação concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para novas tecnologias voltadas à preservação do meio ambiente.
“Somos a primeira empresa de nutrição animal da América Latina a receber a Patente Verde, que foi conquistada em apenas dois anos. Vale lembrar que esta certificação pode levar até 10 anos para ser conseguida no Brasil”, destaca Charles. “Essa certificação reafirma nosso compromisso com a sustentabilidade, conceito que faz parte dos valores da Yes”, afirma.
A empresa também recebeu neste ano a certificação GMP+, internacionalmente reconhecida como um selo de segurança de alimentos que distingue as indústrias que produzem ingredientes para alimentação animal. A certificação garante a qualidade e a segurança de alimentos, assegura aos consumidores que os ingredientes são manipulados em toda a cadeia de fornecimento de maneira responsável, além de atender os padrões exigidos pela legislação e pelas boas práticas aplicáveis. “Esse certificado é importante, principalmente para o mercado internacional. Em alguns países chega a ser uma exigência para registro de produtos. Ter o GMP+ comprova o alto padrão da empresa, com fábricas bem organizadas e processos bem mapeados”, explana Boisson.
Nova fronteira da nutrição animal
Frente a todas as novidades, a Yes se prepara agora para se consolidar como empresa parceira de escolha dos clientes no Brasil e fora dele.
A Yes exportar para mais de 25 países, estando presente na América Latina, África e Ásia, e pretende crescer em países desses continentes, além da União Europeia, Oceania e América do Norte. “Entendemos que 2019 será um ano estratégico para o crescimento internacional da Yes. Nós nos preparamos para isso e investiremos nossas forças no crescimento da empresa, com responsabilidade e comprometimento com a produção de proteína animal de qualidade”, finaliza Boisson.
Fonte: Assessoria
Empresas
Parcerias estratégicas, inovação e bem-estar animal: Bases do crescimento sustentável da Granja Antunes no setor de produção de ovos
Empresa tem superado os desafios de um mercado competitivo e em constante transformação, destacando-se pela busca contínua por melhorias e eficiência.
A Granja Antunes, localizada em Avaré, São Paulo, construiu uma trajetória marcada pela dedicação à qualidade e à inovação no setor de produção de ovos. Desde sua fundação, em 2009, a empresa tem superado os desafios de um mercado competitivo e em constante transformação, destacando-se pela busca contínua por melhorias e eficiência. Atualmente, com uma produção diária de cerca de 2.500 caixas de ovos destinadas a atacadistas e varejistas de todo o Brasil, a Granja Antunes reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a modernização.
Essa história de crescimento e adaptação foi moldada pela superação de desafios significativos. Nos primeiros anos, a empresa enfrentou a volatilidade econômica e as dificuldades do setor avícola, como a alta nos custos de insumos e as exigências crescentes do mercado. Segundo Norberto Lemos, porta-voz da Granja Antunes, essas adversidades impulsionaram mudanças estratégicas e investimentos em tecnologia. “Superamos muitos desafios ao modernizar nossas operações e focar na sustentabilidade. Hoje, esses esforços resultam em processos mais eficientes e produtos de melhor qualidade”, afirma.
Nos últimos anos, a Granja Antunes passou por uma transformação tecnológica significativa, incorporando sistemas de automação e climatização que tornaram as operações mais eficientes e sustentáveis. A automação reduziu a dependência de trabalho manual e aumentou a precisão dos processos produtivos, enquanto a climatização proporcionou condições ideais para as aves, reduzindo doenças e elevando a produtividade. “Estamos investindo em tecnologia porque sabemos que é essencial para o futuro da avicultura. Esses sistemas garantem eficiência, qualidade e sustentabilidade, tanto para nós quanto para os clientes”, destaca Lemos.
Além disso, a modernização está alinhada a parcerias estratégicas que desempenham um papel fundamental no avanço das operações e na promoção do bem-estar animal. “A parceria com a Ceva Saúde Animal, por exemplo, reforça nosso compromisso com a proteção e saúde das aves. O uso de tecnologias inovadoras em vacinas não apenas maximiza a performance dos animais, mas também facilita as operações de vacinação e traz resultados econômicos expressivos para a empresa”, acrescenta Lemos. Esses esforços têm sido cruciais para garantir uma cadeia produtiva robusta e sustentável, refletindo diretamente na qualidade dos ovos.
Com esse foco, os avanços tecnológicos também têm preparado a Granja Antunes para expandir sua atuação e consolidar sua presença no mercado interno. Atualmente, grande parte da produção é destinada aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, mas a empresa planeja continuar investindo em modernização para atender à crescente demanda. Um exemplo dessa visão de futuro são os projetos voltados para a implantação de novas granjas, projetadas para serem ainda mais modernas e sustentáveis. “Essas unidades serão equipadas com tecnologia de ponta, desde sistemas automatizados de monitoramento até práticas inovadoras de manejo, reforçando nosso compromisso com a eficiência produtiva e o bem-estar animal”, explica o porta-voz.
“Olhamos para o futuro com a convicção de que a modernização é essencial para o setor avícola. As novas granjas serão uma extensão dessa visão, unindo tecnologia, sustentabilidade e qualidade em todas as etapas de produção”, afirma Lemos. Ele prevê que as novas unidades não apenas aumentarão a capacidade produtiva da empresa, mas também servirão como modelo de inovação e responsabilidade no setor.
Com a combinação de tradição e modernidade, a Granja Antunes reforça seu compromisso de continuar evoluindo e se destacando no mercado de ovos no Brasil. Os investimentos em tecnologia e as novas granjas refletem a determinação da empresa em se adaptar às transformações do setor e atender às demandas do mercado de forma responsável, garantindo produtos de alta qualidade para milhares de mesas.
Empresas Criando o sucesso juntos
Aviagen América Latina compartilha conhecimento técnico no OVUM 2024
A Aviagen se reuniu com seus clientes para discutir como a linhagem Ross® 308 AP pode ajudar a atender à crescente demanda da região por proteína nutritiva e sustentável
As equipes de vendas e atendimento ao cliente da Aviagen® América Latina, provenientes da Argentina, Brasil, América Central, México e Caribe (CAME), Colômbia, Peru e outros países da América do Sul, se reuniram no 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura (OVUM) para compartilhar conhecimentos e fortalecer conexões. O evento, realizado bienalmente, ocorreu em Punta del Este, Uruguai, entre os dias 12 e 15 de novembro.
Com o compromisso “Criando o sucesso juntos”, a Aviagen se reuniu com seus clientes para discutir como a linhagem Ross® 308 AP pode ajudar a atender à crescente demanda da região por proteína nutritiva e sustentável. Especialistas da empresa compartilharam insights sobre áreas vitais da produção avícola, visando capacitar os produtores latino-americanos.
Disponibilidade de grãos em um ambiente em transformação
O consultor Paul Aho apresentou uma visão sobre a disponibilidade global de grãos, destacando as condições favoráveis previstas para os próximos 6 a 12 meses, enfatizando que mudanças no mercado podem ocorrer devido a fatores como tarifas, mudanças climáticas e questões geopolíticas.
Manejo inicial de frangos de corte
O gerente de Serviços Técnicos da Aviagen para a América do Sul excluindo o Brasil (SAEB), Santiago Lovera, enfatizou a importância do manejo eficaz na primeira semana de vida dos frangos de corte para o crescimento a longo prazo e o desempenho geral do plantel. “Dar o melhor começo aos pintinhos otimiza o crescimento, a conversão alimentar e a qualidade da carne”, afirmou.
Impacto da melhoria da sustentabilidade genética
O vice-presidente global de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Aviagen, Santiago Avendaño, natural do Uruguai, discutiu como os avanços genéticos estão tornando a produção avícola mais sustentável, com destaque para a redução de custos com ração e as emissões de carbono. Ele ressaltou que as melhorias na eficiência de conversão alimentar estão diminuindo a pegada de carbono da indústria, tanto regional quanto globalmente. Avendaño também abordou o impacto das diferentes fontes de soja na pegada de carbono e discutiu as tendências emergentes de bem-estar animal na Europa, que exigem um portfólio expandido de genótipos para atender às necessidades dos clientes. Além disso, apresentou o impacto ambiental das diversas fontes alimentares de origem animal e vegetal, no que diz respeito às exigências diárias de aminoácidos essenciais, destacando a posição vantajosa da carne de frango.
“O OVUM 2024 nos ofereceu uma valiosa oportunidade de nos conectarmos com a comunidade avícola latino-americana por meio de nossas diversas subsidiárias e equipes”, afirmou o presidente da Aviagen América Latina, Ivan Pupo Lauandos. “Na Aviagen, estamos comprometidos em compartilhar os mais recentes conhecimentos e inovações para ajudar nossa indústria a avançar no bem-estar das aves, em desempenho e sustentabilidade. Com operações locais na Argentina, Brasil, Colômbia e Peru, e uma equipe dedicada de vendas e serviços, estamos posicionados de maneira única para nos manter próximos aos nossos clientes como nenhuma outra empresa de melhoramento genético. Nosso envolvimento de longa data com o Congresso Latino-Americano de Avicultura reflete esse compromisso, e esperamos continuar essa jornada na próxima edição do OVUM, em 2026, na Guatemala”.
Empresas
Equipe Hubbard na América Latina fortalece conexões com líderes da indústria avícola no 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura
Em seu estande, a empresa apresentou o Hubbard Efficiency Plus, além de uma ampla gama de produtos voltados para o segmento de aves Premium
A equipe latino-americana da Hubbard® estreitou laços com clientes e a comunidade avícola durante o 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura (OVUM), realizado em Punta del Este, no Uruguai. Este importante encontro da avicultura mundial, que ocorre a cada dois anos, contou com a presença de mais de 3.200 participantes de 50 diferentes países, em um espaço dinâmico para a colaboração e dicas entre a comunidade avícola na América Latina.
O gerente geral da Hubbard na América Latina, exceto Brasil, Mark Barnes destacou a relevância do OVUM para a indústria avícola: “Participar de eventos como este é essencial para a troca de experiências e inovações no setor. Acreditamos que, ao estreitar laços com nossos parceiros, contribuímos para o crescimento e desenvolvimento da avicultura na região”, afirmou.
Em seu estande, a Hubbard apresentou seu produto Hubbard Efficiency Plus, além de uma ampla gama de produtos voltados para o segmento de aves Premium. A equipe manteve diálogos importantes com clientes e parceiros, reafirmando seu compromisso com a inovação e a satisfação das demandas do mercado latino-americano.
“A participação no OVUM 2024 não apenas solidificou a presença da empresa no mercado, mas também reafirmou seu papel como uma das líderes na indústria avícola na América Latina”, disse o diretor de Negócios da Hubbard no Brasil, Carlos Antonio Costa.
Celebração da aposentadoria de Dr. Arnoldo Ruiz
Durante o OVUM, a Hubbard organizou uma recepção especial para homenagear a aposentadoria do Dr. Arnoldo Ruiz, após mais de 25 anos de serviços prestados à empresa. O evento reuniu representantes do Grupo Neria, distribuidor de avós da Hubbard no México, e da Genher, distribuidora na Argentina. O Dr. Ruiz recebeu uma placa e presentes em reconhecimento ao seu profissionalismo e comprometimento com a empresa.