Empresas
Phileo debate caso bem sucedido de produção avícola sem antibiótico na Europa neste dia 25
Empresa vai reunir alguns dos mais importantes especialistas em saúde intestinal das aves em evento pré-IHSIG, em São Paulo
Produzir carne de frango com uso restrito ou até banimento de antibióticos mantendo elevados os índices de produtividade é hoje um dos desafios mais importantes da avicultura mundial. Se, de um lado o produtor sofre com as pressões nos seus custos de produção, especialmente falando nos preços elevados do dos insumos, que exige ainda mais eficiência produtiva do setor, de outro lado as exigências do consumidor final cresce a cada dia e ganhou novo capítulo na última Assembleia Geral da ONU, no mês passado, quando líderes do mundo inteiro pediram mobilização para frear a ameaça das chamadas superbactérias, resistentes a todos os antibióticos conhecidos. “A tendência é que este apelo cresça e nós, da produção animal, precisamos estar preparados para esta irreversível tendência”, acredita a zootecnista e Country Manager da Phileo no Brasil, Vanice Waldige.
Por isso, o tema vai ganhar destaque durante o evento “Advanced Pathogen & Stress Management in Poultry Production”, realizado pela Phileo, dia 25 de outubro, em São Paulo, em uma programação que antecede a realização do IHSIG, que será nos dias 26 e 27 de outubro, no mesmo local. Durante o encontro, a empresa vai apresentar um “Caso bem-sucedido de produção avícola sem antibiótico: uma experiência europeia”, em um debate encabeçado pelo consultor e diretor da Vetworks, na Bélgica, Maarten de Gussem. “O objetivo é mostrar aos nossos convidados alguns exemplos de produtores que estão se adaptando a esta realizadade e discutir quais estratégias se mostraram eficientes, quais fracassaram e o que pode ser adaptado a realidade de produção brasileira”, afirma a executiva.
Durante o encontro, a empresa vai reunir alguns dos mais importantes especialistas em saúde intestinal das aves de vários países para discutir o impacto na boa saúde intestinal na produção avícola e seu impacto na rentabilidade do campo. O conceito de boa saúde intestinal do ponto de vista microbiológico e morfológico e o impacto da qualidade da ração na saúde intestinal do plantel serão alguns dos destaques do simpósio, que será aberto no dia 24 de outubro com um jantar para os convidados, a partir das 19h30.
O objetivo desta programação pré-IHSIG, promovida pela Phileo – Lesaffre Animal Care, é promover um encontro entre os mais conceituados pesquisadores de países diferentes com algumas lideranças da avicultura brasileira para um intercâmbio de experiências e debates sobre as mais recentes discussões a respeito da saúde intestinal das aves e seus impactos na rentabilidade da produção avícola, destacou Vanice.
Programação do Simpósio Phileo?
No dia 25 de outubro, a partir das 8h30, o programa científico do evento será aberto com um Simpósio Saúde Intestinal e Gerenciamento de Patógenos, apresentado pelo professor chefe do Laboratório de Patologia Veterinária da Universidade Ghent, da Bélgica, Richard Ducatelle, com um debate sobre O que é uma “boa saúde intestinal” do ponto de vista microbiológicos e morfológicos. A partir das 9h30 começa uma apresentação sobre a Influência da qualidade do alimento sobre a saúde intestinal, com o consultor da empresa Hemke Nutri Consult, da Holanda, Gert Hemke.
A partir das 10h45, o diretor da Vetworks, empresa belga de consultoria, Maarten de Gussem, vai destacar um Caso bem-sucedido de produção avícola sem antibiótico: uma experiência europeia. Na sequência, o gerente global de Avicultura da Phileo, na França, Alain Riggi, vai discutir os Benefícios da fração de levedura sobre a prevenção de patógenos. Depois do almoço, o simpósio volta com o tema Gestão de Estresse.
A partir das 14h, a reunião debate os Efeitos fisiológicos e imunológicos do estresse calórico com o principal pesquisador do National Institute of Agricultural Research, da França, Guillaume Tabouret. Logo depois, o tema será Estratégias de gestão para prevenir o estresse calórico na propriedade em um debate encabeçado pelo professor da Universidade Michoacana de San Nicolás de Hidalgo, escola de medicina veterinária e zootecnia no México, Jose Arce Menocal.
Em seguida, o pesquisador da Universidade de Extremadura, na Espanha, Mario Estevez, vai abordar o tema Estresse oxidativo: da granja até a mesa do consumidor. A programação será encerrada com a palestra Efeitos de frações de levedura e selênio-levedura sobre o estresse calórico e oxidativo, ministrada pelo o gerente global de Avicultura da Phileo, na França, Alain Riggi.
Fonte: Ass. de Imprensa Phileo

Empresas
PolySell anuncia Marcelo Fernandes Faria como novo Diretor Executivo de Negócios
A PolySell, referência no Brasil e na América Latina em soluções para limpeza, desinfecção, nutrição animal, ambiência e higiene pessoal, anuncia a chegada de Marcelo Fernandes Faria como seu novo Diretor Executivo de Negócios.

Marcelo é médico veterinário, com aproximadamente 28 anos de experiência profissional, atuando de forma integrada nas áreas de saúde e nutrição animal, biotecnologia, produção, suporte técnico comercial, internacionalização, M&A e gestão de negócios. Ao longo de sua trajetória, construiu uma carreira sólida tanto no mercado brasileiro quanto internacional, com atuação direta em diferentes países, múltiplos segmentos animais de produção, animais de companhia, canais de distribuição e ambientes altamente competitivos.
Além da formação em Medicina Veterinária, o executivo possui três pós-graduações em gestão de negócios, reforçando sua capacidade de unir conhecimento técnico profundo à visão estratégica, organização empresarial e crescimento sustentável. Essa combinação tem sido determinante em sua atuação ao longo dos anos, sempre com foco em estruturação de negócios, desenvolvimento de equipes e geração consistente de resultados.
Ao longo de sua carreira, Marcelo esteve envolvido em projetos fora do Brasil, com relacionamento próximo a clientes industriais, benchmarking internacional e construção de estratégias de posicionamento e expansão de marcas.
“Além de sua capacidade na estruturação e desenvolvimento de negócios, a experiência internacional de Marcelo foi um dos fatores chave para sua contratação”, comenta Vanderson Camilo, CEO da PolySell.
Na PolySell, Marcelo assume a responsabilidade pelas áreas comercial, técnica e de marketing, com o objetivo de organizar e fortalecer a estrutura do negócio, ampliar oportunidades comerciais, avaliar e potencializar o portfólio atual, desenvolver novas soluções, além de liderar iniciativas de crescimento e expansão da companhia.
Embora a PolySell tenha uma atuação historicamente muito forte nos segmentos de aves e suínos, a empresa já conta com um portfólio robusto e tecnicamente validado, aplicável a diversas espécies e sistemas de produção animal.
“Um dos focos estratégicos desta nova fase será ampliar a presença da PolySell em outros segmentos e regiões, aproveitando soluções que já estão dentro de casa e expandindo sua aplicação e alcance, sem depender exclusivamente do desenvolvimento de novos produtos”, destaca Faria.
“Chego à PolySell com o desafio de estruturar, integrar e expandir um negócio que já é referência na América Latina. A empresa possui um portfólio sólido, conhecimento técnico consistente e uma base muito forte. O foco agora é organizar essa estrutura, ampliar a atuação em diferentes segmentos e conectar a PolySell de forma ainda mais próxima ao mercado global”, afirma o executivo.
A chegada de Marcelo Fernandes Faria reforça o posicionamento da PolySell como uma empresa que alia conhecimento técnico, gestão profissional e visão internacional, com foco em biosseguridade aplicada à produtividade, sustentabilidade e evolução da produção animal em múltiplos segmentos.
Empresas
Agroceres Multimix reforça parceria com Copagril durante Agroshow 2026
Mais do que uma relação comercial, a parceria se estende à consultoria técnica, com atuação em fábrica, a campo e em áreas como sanidade e manejo.

Fortalecendo uma relação construída ao longo de mais de duas décadas com a Copagril e seus associados, a Agroceres Multimix esteve presente no Agroshow 2026, nos dias 14, 15 e 16 de janeiro de 2026, na Estação Experimental Copagril em Marechal Cândido Rondon (PR).
O evento, já consolidado como um dos mais importantes do agronegócio no Oeste do Paraná, reuniu produtores, parceiros e especialistas em torno de inovação, tecnologia e conhecimento técnico.
“A Agroceres Multimix participa do Agroshow há muitos anos, e o principal objetivo sempre foi fortalecer o relacionamento com a Copagril, com sua equipe técnica e com os produtores associados, que já são nossos parceiros. É um momento de proximidade, troca e construção conjunta”, destaca Fausto Maluf, consultor técnico comercial da empresa na região Oeste do Paraná.
Atualmente, a Agroceres Multimix fornece à Copagril a linha de premixes vitamínico-minerais utilizados nas fases de lactação, crescimento e terminação na suinocultura, com produtos disponíveis tanto nas lojas agropecuárias quanto na fábrica de ração e fomento da cooperativa.
Mais do que uma relação comercial, a parceria se estende à consultoria técnica, com atuação em fábrica, a campo e em áreas como sanidade e manejo.
O Oeste do Paraná é reconhecido como um dos principais polos de produção e exportação de proteína animal do país, resultado de um histórico ligado à colonização e ao forte papel das cooperativas no fomento da atividade. Nesse contexto, o Agroshow cumpre papel estratégico ao promover encontros técnicos, atualização de temas relevantes e integração entre os elos da cadeia produtiva.
Durante os três dias de evento, a Agroceres Multimix recebeu produtores, técnicos e parceiros em seu estande, reforçando seu compromisso com a nutrição animal aliada à assistência técnica e à construção de resultados consistentes no campo.
“Parabenizamos a Copagril pela organização e pela condução de um evento que vai além da exposição de soluções, consolidando-se como um espaço de diálogo, cooperação e evolução contínua do agro regional”, conclui Fausto.
Empresas
Somave Alimentos Amplia Capacidade Produtiva com Aquisição da Sanimax Brasil
A Somave, que já atua no abate e processamento de aves, amplia sua estratégia de transformação de subprodutos, tanto de origem própria quanto provenientes das principais indústrias do setor

A Somave Alimentos concluiu a aquisição das plantas da Sanimax Brasil, após aprovação dos órgãos reguladores e cumprimento das condições precedentes. A operação eleva a capacidade produtiva do grupo, triplicando o volume de transformação de subprodutos provenientes do abate e fortalecendo a atuação no segmento de rendering.
A Somave, que já atua no abate e processamento de aves, amplia sua estratégia de transformação de subprodutos, tanto de origem própria quanto provenientes das principais indústrias do setor. A operação passa a integrar a divisão Somave Feed Ingredients, responsável pela produção de farinhas e óleo dentro de padrões técnicos, operacionais e ambientais.
A iniciativa está alinhada aos objetivos estratégicos e sustentáveis da empresa, que incluem a atuação integrada em toda a cadeia de abate de aves. Os subprodutos da indústria passam a ser tratados como ativos relevantes, transformados de forma responsável e sustentável e reinseridos de maneira eficiente na cadeia de abastecimento da avicultura.
