Conectado com

Empresas

Phibro Saúde Animal recebe nutricionista norte americano Ken Zanzalari para o lançamento técnico do suplemento mineral aniônico Animate®

Autoridade mundial no assunto, Zanzalari debateu sobre a saúde das vacas leiteiras, no evento que reuniu nutricionistas e veterinários de gado leiteiro, em Indaiatuba (SP).

Publicado em

em

A saúde e o melhor desempenho possível das vacas leiteiras no período de transição dependem diretamente da correta nutrição. Esse foi o tema principal discutido no lançamento técnico do suplemento mineral aniônico Animate®, da Phibro Saúde Animal, ocorrido em Indaiatuba (SP). Além do PhD em zootecnia pela Universidade do Tennessee (EUA), Ken Zanzalari, o evento teve a participação de Lucas Barbosa, gerente técnico de leite da Phibro Saúde Animal e do consultor Robson Machado.

Com mais de 25 anos de experiência em vacas leiteiras, o norte-americano Ken Zanzalari abordou o uso prático de dietas pré-parto para a saúde e o desempenho das vacas leiteiras no período de transição. “Expressiva parcela das vacas é suscetível à hipocalcemia. Sua forma subclínica afeta entre 60% e 70% das fêmeas, quatro vezes a mais do que a clínica, sendo um fator de grande impacto econômico aos produtores”, informa o nutricionista.

Zanzalari também explicou a transição da prenhez para a lactação. “Existe uma adaptação necessária para cumprir a exigência de cálcio pós-parto. As vacas leiteiras acabam sendo uma das poucas espécies que quadruplicam a necessidade do cálcio pós-parto. Estudo feito com seres humanos e ratos, por exemplo, mostra que durante a lactação a necessidade de cálcio cai e o organismo consegue lidar somente com a reserva dele; já as vacas têm necessidade maior do cálcio”.

O nutricionista norte-americano ressalta que, independentemente da idade, todas as vacas leiteiras são suscetíveis à hipocalcemia devido ao rápido aumento da demanda de cálcio pós-parto, mas que idade, genética e raça também influenciam. “Quando a vaca envelhece, a vitamina D deixa de atuar no organismo, fazendo com que a fêmea perca a absorção intestinal. Vacas alimentadas com dietas pobres em cálcio no pré-parto têm que contar mais com reabsorção óssea do que com absorção intestinal”.

A hipocalcemia é um distúrbio em vacas leiteiras causado por baixas concentrações de cálcio no sangue no período pós-parto. Vacas com hipocalcemia aumentam as chances de ter retenção de placenta, metrite, mastite, cetose e deslocamento de abomaso, além de diminuir o consumo de matéria seca no início da lactação.

Um dos participantes do evento, o gerente de tecnologia de bovinos no leite na América Latina da Cargill, Davi Araujo, interagiu bastante durante as palestras. “A Phibro sempre traz novidades enriquecendo o mercado de leite e corte. É muito importante participar desses eventos, ainda mais sobre uma doença tão grave, que não tem cura e afeta tanto as vacas leiteiras”.

O consultor Robson Machado falou sobre a importância do período de transição para as vacas leiteiras e a experiência em usar o suplemento mineral aniônico Animate®. “Já conheço o resultado do produto fora do Brasil e estou usando nas vacas há algumas semanas. Falta tempo para avaliar o ganho de produção, mas é perceptível a redução do pH. Além disso, é muito importante se preocupar com o período de transição, uma vez que é o início do ano produtivo do animal e o pico rápido de produção”, conta Machado.

Robson Machado destaca, ainda, a preocupação com as vacas secas, as quais não devem ser esquecidas. “Normalmente elas ficam no pior espaço da fazenda. Essas vacas precisam ser olhadas diariamente, duas vezes ao dia, ficar num bom ambiente e ter todo o controle de vacinação e sanidade”.

Para Anderson Di Pietro, gerente de produtos da De Heus, a troca de experiência com os demais colegas é essencial. “A troca de informações é muito rica. Outro ponto é a qualidade dos palestrantes nos eventos da Phibro, principalmente os assuntos representam graves gargalos, como a hipocalcemia”.

Lucas Barbosa, gerente técnico de leite da Phibro Saúde Animal, trouxe os resultados de levantamento feito pela Phibro e a Conapec Junior. “A dieta aniônica é fundamental para ter vacas saudáveis e produtivas na transição, sendo no pré-parto a maneira mais correta de se prevenir o problema. A Phibro e a Conapec estão realizando estudo sobre o assunto. Já visitamos 10 fazendas em Minas Gerais e São Paulo, sendo 8 fazendas com 100% das vacas pré-parto com pH de urina maior do que 7, apenas 13% estão com o pH adequado: entre 5,5 e 6. Isso é preocupante”.

Lucas reforça que a hipocalcemia provoca prejuízo muito grande aos produtores e que, para ser eficaz, a dieta tem de realmente acidificar o sangue. “Somente o sal aniônico não adianta. Por isso, Animate® garante consumo e acidificação adequados, consequentemente melhor controle de hipocalcemia com mais saúde e produtividade”, esclarece o técnico da Phibro.

Animate® é um suplemento mineral aniônico altamente palatável com formulação exclusiva da Phibro, que proporciona o perfeito balanceamento cátion-aniônico negativo da dieta, otimizando o metabolismo do cálcio, reduzindo assim os riscos de hipocalcemia e seus impactos negativos nas vacas leiteiras. O produto auxilia na melhoria da saúde dos animais na fase de transição, o que permite aumentar a fertilidade das vacas leiteiras e incrementar a produção de leite em toda a lactação.

Fonte: Ass. de Imprensa

Continue Lendo

Empresas

PolySell anuncia Marcelo Fernandes Faria como novo Diretor Executivo de Negócios

A PolySell, referência no Brasil e na América Latina em soluções para limpeza, desinfecção, nutrição animal, ambiência e higiene pessoal, anuncia a chegada de Marcelo Fernandes Faria como seu novo Diretor Executivo de Negócios.

Publicado em

em

Divulgação

Marcelo é médico veterinário, com aproximadamente 28 anos de experiência profissional, atuando de forma integrada nas áreas de saúde e nutrição animal, biotecnologia, produção, suporte técnico comercial, internacionalização, M&A e gestão de negócios. Ao longo de sua trajetória, construiu uma carreira sólida tanto no mercado brasileiro quanto internacional, com atuação direta em diferentes países, múltiplos segmentos animais de produção, animais de companhia, canais de distribuição e ambientes altamente competitivos.

Além da formação em Medicina Veterinária, o executivo possui três pós-graduações em gestão de negócios, reforçando sua capacidade de unir conhecimento técnico profundo à visão estratégica, organização empresarial e crescimento sustentável. Essa combinação tem sido determinante em sua atuação ao longo dos anos, sempre com foco em estruturação de negócios, desenvolvimento de equipes e geração consistente de resultados.

Ao longo de sua carreira, Marcelo esteve envolvido em projetos fora do Brasil, com relacionamento próximo a clientes industriais, benchmarking internacional e construção de estratégias de posicionamento e expansão de marcas.
“Além de sua capacidade na estruturação e desenvolvimento de negócios, a experiência internacional de Marcelo foi um dos fatores chave para sua contratação”, comenta Vanderson Camilo, CEO da PolySell.

Na PolySell, Marcelo assume a responsabilidade pelas áreas comercial, técnica e de marketing, com o objetivo de organizar e fortalecer a estrutura do negócio, ampliar oportunidades comerciais, avaliar e potencializar o portfólio atual, desenvolver novas soluções, além de liderar iniciativas de crescimento e expansão da companhia.

Embora a PolySell tenha uma atuação historicamente muito forte nos segmentos de aves e suínos, a empresa já conta com um portfólio robusto e tecnicamente validado, aplicável a diversas espécies e sistemas de produção animal.
“Um dos focos estratégicos desta nova fase será ampliar a presença da PolySell em outros segmentos e regiões, aproveitando soluções que já estão dentro de casa e expandindo sua aplicação e alcance, sem depender exclusivamente do desenvolvimento de novos produtos”, destaca Faria.

“Chego à PolySell com o desafio de estruturar, integrar e expandir um negócio que já é referência na América Latina. A empresa possui um portfólio sólido, conhecimento técnico consistente e uma base muito forte. O foco agora é organizar essa estrutura, ampliar a atuação em diferentes segmentos e conectar a PolySell de forma ainda mais próxima ao mercado global”, afirma o executivo.

A chegada de Marcelo Fernandes Faria reforça o posicionamento da PolySell como uma empresa que alia conhecimento técnico, gestão profissional e visão internacional, com foco em biosseguridade aplicada à produtividade, sustentabilidade e evolução da produção animal em múltiplos segmentos.

Fonte: Ass. de imprensa
Continue Lendo

Empresas

Agroceres Multimix reforça parceria com Copagril durante Agroshow 2026

Mais do que uma relação comercial, a parceria se estende à consultoria técnica, com atuação em fábrica, a campo e em áreas como sanidade e manejo.

Publicado em

em

Foto: Agroceres Multimix

Fortalecendo uma relação construída ao longo de mais de duas décadas com a Copagril e seus associados, a Agroceres Multimix esteve presente no Agroshow 2026, nos dias 14, 15 e 16 de janeiro de 2026, na Estação Experimental Copagril em Marechal Cândido Rondon (PR).

O evento, já consolidado como um dos mais importantes do agronegócio no Oeste do Paraná, reuniu produtores, parceiros e especialistas em torno de inovação, tecnologia e conhecimento técnico.

“A Agroceres Multimix participa do Agroshow há muitos anos, e o principal objetivo sempre foi fortalecer o relacionamento com a Copagril, com sua equipe técnica e com os produtores associados, que já são nossos parceiros. É um momento de proximidade, troca e construção conjunta”, destaca Fausto Maluf, consultor técnico comercial da empresa na região Oeste do Paraná.

Atualmente, a Agroceres Multimix fornece à Copagril a linha de premixes vitamínico-minerais utilizados nas fases de lactação, crescimento e terminação na suinocultura, com produtos disponíveis tanto nas lojas agropecuárias quanto na fábrica de ração e fomento da cooperativa.

Mais do que uma relação comercial, a parceria se estende à consultoria técnica, com atuação em fábrica, a campo e em áreas como sanidade e manejo.

O Oeste do Paraná é reconhecido como um dos principais polos de produção e exportação de proteína animal do país, resultado de um histórico ligado à colonização e ao forte papel das cooperativas no fomento da atividade. Nesse contexto, o Agroshow cumpre papel estratégico ao promover encontros técnicos, atualização de temas relevantes e integração entre os elos da cadeia produtiva.

Durante os três dias de evento, a Agroceres Multimix recebeu produtores, técnicos e parceiros em seu estande, reforçando seu compromisso com a nutrição animal aliada à assistência técnica e à construção de resultados consistentes no campo.

“Parabenizamos a Copagril pela organização e pela condução de um evento que vai além da exposição de soluções, consolidando-se como um espaço de diálogo, cooperação e evolução contínua do agro regional”, conclui Fausto.

Fonte: Assessoria Agroceres Multimix
Continue Lendo

Empresas

Somave Alimentos Amplia Capacidade Produtiva com Aquisição da Sanimax Brasil

A Somave, que já atua no abate e processamento de aves, amplia sua estratégia de transformação de subprodutos, tanto de origem própria quanto provenientes das principais indústrias do setor

Publicado em

em

Foto : Assessoria

A Somave Alimentos concluiu a aquisição das plantas da Sanimax Brasil, após aprovação dos órgãos reguladores e cumprimento das condições precedentes. A operação eleva a capacidade produtiva do grupo, triplicando o volume de transformação de subprodutos provenientes do abate e fortalecendo a atuação no segmento de rendering.

A Somave, que já atua no abate e processamento de aves, amplia sua estratégia de transformação de subprodutos, tanto de origem própria quanto provenientes das principais indústrias do setor. A operação passa a integrar a divisão Somave Feed Ingredients, responsável pela produção de farinhas e óleo dentro de padrões técnicos, operacionais e ambientais.

A iniciativa está alinhada aos objetivos estratégicos e sustentáveis da empresa, que incluem a atuação integrada em toda a cadeia de abate de aves. Os subprodutos da indústria passam a ser tratados como ativos relevantes, transformados de forma responsável e sustentável e reinseridos de maneira eficiente na cadeia de abastecimento da avicultura.

Fonte: O Presente Rural com informações da Assessoria
Continue Lendo

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.