Conectado com

Notícias

Pesquisadores da Unioeste alertam para os riscos da ordenha manual de bovinos

Segundo especialista, a prática da ordenha manual de bovino ao longo da vida se relaciona positivamente com a síndrome do túnel do carpo

Publicado em

em

A cada 100 trabalhadores que sofrem dos sintomas da Síndrome do Túnel do Carpo, 45 estavam envolvidos com a ordenha manual de gado bovino. Este é o resultado de uma pesquisa realizada por uma equipe da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Marechal Cândido Rondon.

A pesquisa é coordenada pelos professores Dartel Ferrari de Lima e Lohran Anguera Lima. Eles explicam que a ordenha de bovinos é o sistema mais antigo de extração de leite e ainda está presente em propriedades com pequenos rebanhos. Embora a ordenha manual exija equipamentos de menor custo, esta economia é compensada com maior esforço pessoal. “A ordenha de cada animal requer movimentos repetidos de punho e mão em um ritmo de pulsação de 40 a 50 ciclos por minuto minuto, por um período contínuo de 4 a 7 minutos, duas vezes ao dia, em média”, ressaltou Dartel Ferrari de Lima. 

Segundo Lohran Anguera Lima, a prática da ordenha manual de bovino ao longo da vida se relaciona positivamente com a síndrome do túnel do carpo. “A síndrome do túnel do carpo se caracteriza por uma compressão do nervo mediano, no nível do punho, e provoca dor, formigamento, dormência e fraqueza nas mãos. Piora à noite e acomete mais mulheres do que homens, principalmente após os 50 anos de idade. Frequentemente, procedimentos cirúrgicos são necessários para o seu tratamento”, afirmou.

O estudo desenvolvido na Unioeste envolveu 92 pacientes portadores da síndrome do túnel do carpo – 80 mulheres e 12 homens. A prática da ordenha manual esteve presente em algum momento da vida de 44,6% dos pacientes com a doença, sendo mais prevalente entre mulheres (87,8%) do que nos homens (12,2%).

De acordo com o estudo, entre os trabalhadores que permaneciam com a prática da ordenha manual mesmo com a ocorrência de sintomas, todos eram mulheres. “De modo alarmante, as mulheres que não migraram para o modo mecânico de extração de leite permanecem expostas ao agravamento da doença e às incapacidades físicas e funcionais resultantes”, comentou o professor Ferrari.

Os pesquisadores reforçam a informação de que a mão dominante, aquela usada para escrever, é aquela inicialmente afetada nos pacientes. A forma bilateral, que atinge as duas mãos, ocorre mais tardiamente. “Nessa perspectiva, parece coerente supor que o portador de síndrome do túnel do carpo unilateral, atinge uma mão, principalmente aquele que preserva a ordenha no seu cotidiano, está exposto ao risco aumentado de evoluir a síndrome para o modo bilateral, aumentando o sofrimento e as limitações dos portadores”, salienta professor Lohran.

Os pesquisadores encerram o trabalho mostrando prevalência elevada de síndrome do túnel do carpo na ordenha manual de gado bovino e aconselham a mecanização da ordenha de leite, também como medida preventiva da ocorrência e agravamento desta doença. “Finalmente, os resultados deste estudo reafirmam o compromisso de continuar reforçando as medidas e as ações necessárias para resguardar e promover a saúde de todos trabalhadores”, disse Lohran.

O professor Dartel Ferrari de Lima é filiado ao Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras (CCHEL) da Unioeste e o pesquisador Lohran Anguera Lima é médico residente do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa de São Paulo.

Fonte: AEN/Pr

Continue Lendo

Notícias

Indicador do boi gordo subiu mais de 10% neste mês

Segundo pesquisadores do Cepea, as escalas de abate estão relativamente curtas tanto em São Paulo quanto em outros estados.

Publicado em

em

Foto: Shutterstock

O Indicador do boi gordo CEPEA/B3 acumula forte alta de 10,55% em setembro (até o dia 24), atingindo R$ 265,05 na última terça-feira(24).

No atacado da Grande São Paulo, os preços da carne com osso também registram aumentos ao longo do mês na casa de 10%.

Segundo pesquisadores do Cepea, as escalas de abate estão relativamente curtas tanto em São Paulo quanto em outros estados.

Em vários casos, o agendamento se dá para a própria semana – em até cinco dias, mesmo em frigoríficos de grande porte.

Uma ou outra empresa está com a escala mais abastecida por contratos com confinadores, ainda conforme pesquisadores do Cepea.

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo

Notícias

37º Show Rural inicia o cultivo de parcelas para teste de produtividade

A produtividade alcançada na e no milho, das cultivares e híbridos inscritos na testagem, chega a ser duas e até três vezes maior em comparação com as médias alcançadas no Brasil.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Coopavel

O plantio em primeira época de cultivares de soja, inscritas ao tradicional teste de produtividade do Show Rural Coopavel, acontece nesta segunda quinzena de setembro. Trinta e sete cultivares, alguns lançamentos, já foram semeados nas áreas destinadas às parcelas do parque que desde 1989 recebe um dos maiores eventos técnicos da agropecuária mundial.

O trabalho de campo é realizado sob a responsabilidade do agrônomo Matheus Henrique de Souza e supervisão do coordenador geral do Show Rural Coopavel, o também agrônomo Rogério Rizzardi. Para que todo potencial da cultivar possa ser apresentado aos visitantes, um alto investimento é feito nas mais diferentes etapas do trabalho, principalmente nos cuidados com o manejo. “Os testes são importantes porque mostram o empenho das empresas em investir em inovações que elevam significativamente a produtividade e os resultados no campo”, destaca o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.

Todas as cultivares são plantadas em parcelas rigorosamente com o mesmo tratamento e especificações. “Esse é um cuidado que adotamos, desde o início dos testes de produtividade, e que fazem desse evento, dentro do Show Rural, um dos concorridos e respeitados em âmbito nacional”, diz Rizzardi. O plantio de cultivares de segunda época está agendado para a primeira quinzena de outubro. Além de soja, híbridos de milho de empresas nacionais e estrangeiras também serão testados.

Produtividade

Os resultados alcançados nos testes de produtividade do Show Rural são aguardados com expectativa pelas empresas e também por produtores rurais de várias regiões. Os números da performance apresentada ajudam a definir, por exemplo, a escolha das cultivares que serão empregadas pelo agricultor em sua propriedade rural, observando, claro, questões particulares como fertilidade do solo, precocidade e investimento desejado em manejo, informa Rogério Rizzardi.

A produtividade alcançada na soja e no milho, das cultivares e híbridos inscritos na testagem, chega a ser duas e até três vezes maior em comparação com as médias alcançadas no Brasil. “Essa é uma contribuição importante que todos os anos o Show Rural oferece aos produtores rurais, evidenciando o poder da pesquisa e do compartilhamento de informações, diretamente das empresas desenvolvedoras desses novos conhecimentos para o produtor rural”, pontua Dilvo Grolli.

O 37º Show Rural Coopavel está agendado para o período de 10 a 14 de fevereiro de 2025, em Cascavel, no Oeste do Paraná.

Fonte: Assessoria Coopavel
Continue Lendo

Notícias

Preços dos suínos vivos e da carne permaneceram estáveis em setembro.

Pesquisadores deste Centro explicam que o cenário decorre do equilíbrio entre oferta e demanda no mercado doméstico.

Publicado em

em

Foto: Divulgação

Os preços do suíno vivo e da carne suína têm se mantido praticamente estáveis na maioria das regiões acompanhadas pelo Cepea.

Pesquisadores deste Centro explicam que o cenário decorre do equilíbrio entre oferta e demanda no mercado doméstico.

Vale lembrar que, na segunda quinzena de junho, as cotações do suíno vivo e da carne iniciaram um movimento de alta, que se sustentou até a terceira semana de agosto, ainda conforme levantamentos do Cepea.

Continue Lendo

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.