Conectado com

Notícias

Pesquisa avalia principais desafios de produtores brasileiros com exportação

Até o dia 03 de setembro, pequenos, médios e grandes produtores rurais de todo o país e dos mais diversos segmentos poderão participar do levantamento.

Publicado em

em

Foto: Divulgação

Para dar voz e avaliar a maturidade dos produtores rurais e os principais problemas e dificuldades que enfrentam no processo de exportação de produtos agrícolas, a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), em parceria com a Agroconsult, realiza a pesquisa nacional “Desafios à internacionalização do Agro Brasileiro”. A iniciativa busca mapear os principais gargalos existentes na estrutura produtiva e na política comercial brasileira que impedem ou dificultam a inserção do produtor rural do país às cadeias globais de valor. A pesquisa permitirá a compreensão dos problemas e servirá como orientação para propor ações que visem solucionar e facilitar a internacionalização do setor por meio da atuação do Sistema CNA/Senar junto ao setor privado e ao Governo Federal.

A pesquisa tem como público-alvo os pequenos, médios e grandes produtores rurais das 27 unidades da federação e dos mais diversos segmentos do agronegócio (agricultura, pecuária, silvicultura, apicultura, psicultura etc). “É importante a participação na pesquisa de produtores de diversos estados, culturas e experiências de exportação. Até mesmo quem não exporta deve responder à pesquisa porque esses produtores podem apontar questões estruturais que impedem ou dificultam a exportação”, explica Debora Simões, sócia da Agroconsult. Para participar, acesse: Desafios à Internacionalização do Agro Brasileiro | Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Responsável por 48% das exportações brasileiras e pelo superávit comercial do país, o agro ganha relevância no aspecto regional por sua representatividade na balança comercial de vários estados. Conforme levantamento da Agroconsult, 15 estados têm no agro a sua principal fonte de receita de exportação (participação das exportações agrícolas superior a 50% da pauta exportadora). Além do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com participação do agronegócio de 98% e 96%, respectivamente – juntos somam cerca de R$ 40 bilhões de produtos do agronegócio exportados em 2022 – Acre, Piauí, Rondônia e Tocantins tem quase a totalidade das vendas externas focadas no agro. Outros cinco estados – Goiás, Roraima, Alagoas, Paraná e Rio Grande do Sul – registraram participação acima de 70% das exportações de produtos do agronegócio em 2022 do total exportado por cada estado.

Nos últimos anos, o Brasil vem ampliando o número de parceiros comerciais e em 2022 os produtos agrícolas brasileiros desembarcaram em 220 países. Apesar da diversificação de destino, nossos três principais parceiros comerciais (China, Estados Unidos e Países Baixos) representam 41% das nossas exportações, sendo somente a China responsável por 34% do total dos embarques brasileiros. Analisando a pauta exportadora, observa-se também a grande participação de soja, milho, carne bovina, açúcar e café. Juntos, os cinco produtos representam 55% das exportações agrícolas.

O Índice de Diversificação Setorial (GSDI) brasileiro, mostra, que, de fato, a pauta de exportação do país é mais concentrada que a de outros países exportadores de produtos agrícolas – enquanto o indicador brasileiro é de 0,23, União Europeia, Estados Unidos e China detém um índice de 0,56 e 0,54 e 0,34, respectivamente (lembrando que, quanto mais próximo de 1 estiver o índice, mais diversificada é a pauta exportadora do país). “A liderança global que já atingimos em alguns produtos deve ser celebrada. Porém, a elevada concentração de produtos na pauta de exportação pode indicar dificuldades dos agricultores brasileiros em diversificar e agregar valor em especial aos produtos que não são as principais commodities, seja por questões internas – como logística e aspectos regulatórios e tributários – por barreiras e exigências impostas por outros países, falta de clareza e consistência nas ações de promoção comercial ou mesmo desconhecimento e dificuldades iniciais com relação aos processos para abrir mercados” afirma Débora.

Fonte: Assessoria

Notícias

Segundo dia de Show Rural recebe 98.336 visitantes

Somando com o número da segunda-feira, o total chega a 159.426 pessoas, que vieram das mais diferentes regiões do Brasil e do exterior para conhecer as novidades de um dos três maiores eventos do mundo em disseminação de inovações para a agropecuária.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Coopavel

O segundo dia da 38ª edição do Show Rural Coopavel recebeu 98.336 visitantes. Somando com o número da segunda-feira, o total chega a 159.426 pessoas, que vieram das mais diferentes regiões do Brasil e do exterior para conhecer as novidades de um dos três maiores eventos do mundo em disseminação de inovações para a agropecuária. O volume de visitantes de hoje, 10, é um novo recorde para uma terça-feira no Show Rural. O anterior era da terça-feira de 2025, quando o parque recebeu 84.086 pessoas.

Uma das atrações desta quarta-feira é a realização do Iguassu Valley Show, a partir das 11h, no pavilhão do Show Rural Digital. A programação também inclui palestras sobre proteínas e atividades nas áreas do associativismo, com reuniões, pela manhã, de empresários da Acic, Fiep e outras entidades.

O Show Rural iniciou visitas técnicas na manhã de segunda-feira e elas seguem até o fim da tarde de sexta, dia 13. Com o tema A força de quem de dentro, o Show Rural não cobra pelo acesso ao parque nem pelo uso de vagas de estacionamento. Nesta edição, são 600 expositores, com estimativa de comercialização de R$ 6 bilhões, e de público entre 360 mil e 400 mil pessoas.

Fonte: Assessoria Coopavel
Continue Lendo

Notícias

Representantes argentinos conhecem inovações do agro no Show Rural Coopavel

Comitiva da AFA, formada por técnicos e produtores de Santa Fé, Córdoba e Norte de Buenos Aires, busca tecnologias e soluções para aplicação em suas lavouras.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Coopavel

Um grupo de técnicos e produtores rurais das regiões de Santa Fé, Córdoba e Norte de Buenos Aires dedica esta terça-feira, 10, para conhecer o 38º Show Rural Coopavel. Eles são ligados à AFA (Agricultores Federados Argentinos) e liderados, na viagem a Cascavel, pelo vice-presidente da entidade, Raul Camartone, e pelo subgerente Claudio Pereira. A comitiva foi recepcionada pelo presidente Dilvo Grolli e pelo coordenador geral Rogério Rizzardi.

Formada por 26 pessoas, a caravana veio buscar informações sobre tecnologias que podem ser aplicadas ou aprimoradas nessa região argentina, grande produtora de grãos. A visita aconteceu pela primeira vez no ano passado, por apenas alguns técnicos da AFA, e então diretores do Show Rural foram ao país vizinho conhecer um evento agro que movimenta toda aquela região. “Buscamos também consolidar uma aproximação importante e que pode contribuir para fortalecer o agronegócio dos dois países”, comentou um dos diretores integrantes da comitiva.

A região de Santa Fé e Córdoba é conhecida como grande produtora de culturas como milho, soja, trigo, sorgo, girassol e outras. O presidente Dilvo Grolli agradeceu a visita e ressaltou o papel do agro como fonte geradora de oportunidades, empregos e desenvolvimento. O Show Rural Coopavel 2026 foi oficialmente aberto no último domingo, com início de visitas técnicas na manhã de segunda-feira – seguirão até o fim da tarde de sexta-feira. O tema desta edição é A força que vem de dentro.

Fonte: Assessoria Coopavel
Continue Lendo

Notícias

Fórum Marketing Agro estreia no Espaço Impulso com debate sobre inovação e tendências globais

Encontro promovido pela ADVB-PR reuniu especialistas para discutir tecnologia, estratégia e novos caminhos para a comunicação e comercialização no agronegócio.

Publicado em

em

Foto: Divulgação

O Espaço Impulso iniciou a sua nova estrutura com grande estilo na segunda-feira (9). No período da tarde, o espaço recebeu o 1º Fórum da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB), sucursal do Paraná, um encontro estratégico para profissionais de vendas e marketing –  1º Fórum Marketing Agro. O encontro prendeu a atenção do público, com conteúdos que, além de evidenciar o avanço da tecnologia, também alertam para reflexões e apontam tendências globais.

“No primeiro Fórum ADVB Show Rural, temos a possibilidade de transformar tudo que nós temos de conhecimento dentro do Show Rural em inovação e em marketing e em conhecimento para que a gente possa alcançar cada vez mais um público mais qualificado, levando a tecnologia do agro para o mundo”, pontuou o gerente de TI e DPO da Coopavel, Rogério Aver.

A presidente da ADVB-PR, Gislayne Muraro, destacou a relevância do marketing para o agronegócio. “Marketing está em tudo, desde a criação e gestão da demanda até a inovação nos canais de comercialização. O agronegócio, em especial, nos enche de orgulho, e o Show Rural é uma vitrine dessa riqueza. Ao realizar esse fórum, buscamos fomentar o mercado, reconhecer boas práticas e gerar conexões estratégicas, promovendo conteúdo e insights para o setor. Esperamos que este seja o primeiro de muitos”, afirmou Muraro.

Programação

O vice-presidente da Basf Soluções para Agricultura Brasil, Marcelo Batistela, ministrou a palestra Evolução no agronegócio, transformações globais que impactam o agricultor, a agricultura e toda cadeia de valor. O professor, escritor, palestrante, especialista em inovação e inteligência artificial, também conhecido como roboticista, Gil Giardelli, abordou o tema Navegando no futuro: gestão, estratégia e inovação com IA”.

Por fim, o sócio-diretor da Pontodesign, designer, gestor, professor, palestrante e investidor anjo, Joaquin Presas, debateu sobre “O que o Agro pode aprender com o NRF 2026, o maior evento de varejo do mundo? Tendências globais que impactam marcas, indústria e mercado”.  Vídeo com a fala da presidente da ADVB-PR, Gislayne Muraro, abordando sobre o evento e os palestrantes do dia

Fonte: Assessoria Coopavel
Continue Lendo