Conectado com

Empresas

Período das águas exige planejamento nutricional para o rebanho bovino

Zootecnista e gerente técnico da Elanco explica por que e como escolher o melhor aditivo melhorador de desempenho para o gado de corte no período chuvoso

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Embrapa

O período das águas coincide com o verão na maior parte do território brasileiro. Na bovinocultura a pasto, a chuva estimula a rebrota das gramíneas e melhora as condições da pastagem. É um momento de transição importante e crítico, que vai exigir do pecuarista o ajuste da dieta em função do pasto novo, pois a brotação inicial após as chuvas, embora atrativa ao animal, traz uma composição nutricional diferente. “Nessa época do ano, saímos de uma forragem seca, bastante fibrosa, e entramos num pasto com brotos que carregam alta concentração de água. Por isso é comum ocorrer diarreias. O animal precisa mudar sua fisiologia para se adaptar, e o produtor deve estar atento a isso”, explica Murilo Chuba, zootecnista e gerente Técnico da Elanco Saúde Animal.

Foto: Armindo Barth Neto

O planejamento nutricional precisa, portanto, combinar a gestão do pasto, do manejo e da suplementação ideal para o período chuvoso. Murilo conta que a estratégia deve assegurar aos animais constância na absorção dos nutrientes corretos para que haja o melhor aproveitamento possível da pastagem, mais abundante nessa época, com economia e sustentando o ganho de peso. “Isso tem a ver com garantir uma boa digestibilidade do alimento”, diz.

Quanto menos o planejamento interferir no manejo nutricional e rotina da propriedade, melhor. Alguns cuidados estruturais, embora simples, são fundamentais, como manter os cochos sempre cobertos para evitar a perda de suplemento de sal mineral e proteico, mais comumente administrados na estação das chuvas. “Muitos empedram no contato com a água e, além disso, para aqueles que têm ureia na composição, a diluição na água pode desencadear o processo químico que produz amônia, contaminando o solo e trazendo riscos de intoxicação”, diz Murilo.

A escolha do aditivo mais adequado para a época também é importante. O uso do aditivo pode ajudar a melhorar a digestibilidade e a saúde gastrointestinal do rebanho. “Mas a escolha mais estratégica, com a melhor relação custo-benefício, que aumenta a margem do pecuarista, é a que garante mais eficiência para o sistema produtivo sem precisar alterar a rotina da fazenda, ou seja, sem estressar os animais. É o aditivo que não muda o consumo do suplemento e que consegue ser efetivo mesmo, e principalmente, no momento chuvoso, quando o pecuarista introduz suplementação de baixo consumo no cocho, por conta da maior oferta de pasto”.

Como fazer a melhor escolha

Foto: Divulgação/Arquivo OPR

A dica é pesquisar, priorizar produtos com embasamento científico e eficácia atestada sobretudo para a realidade da pecuária nacional, nas condições do nosso clima.  O ZimprovaTM, aditivo desenvolvido pela Elanco para o gado de corte, com foco exclusivo no mercado brasileiro, vem sendo continuamente testado em diferentes regiões do Brasil, nas mais diversas condições, incluindo a época das águas, com mais de 10 artigos publicados em revistas científicas do setor. Eles atestam que a narasina, princípio ativo do ZimprovaTM, não exerce nenhum efeito sobre a palatabilidade do suplemento, o que permite a administração em concentrações maiores durante a suplementação de baixo consumo, característica da estação chuvosa.

O estudo comparativo sobre o produto, divulgado no JAS – Journal of Animal Science1 –, principal publicação acadêmica do setor da saúde animal no mundo, demonstrou que o consumo da narasina, aliada a um pasto de qualidade, promoveu, ao final de 140 dias, um ganho de peso diário de 117g a mais nos animais suplementados, em comparação com o grupo controle, inclusive no período das águas.

Foto: Raquel Brunelli

“A narasina melhora o processo digestivo e faz com que os animais aproveitem melhor os nutrientes do pasto e da suplementação. O animal ingere o pasto de mais qualidade; e faz a digestão mais ágil e eficaz, com a ajuda do ZimprovaTM, o que aumenta o consumo de forragem, em um ciclo virtuoso que promove o ganho de peso seguro, sustentável, com bons resultados de performance e econômicos para o produtor, de um jeito fácil, sem exigir mudanças significativas no manejo”, resume Murilo.

O impacto da narasina sobre o metabolismo energético do gado também está comprovado. Ela ocasiona aumento de concentração do propionato no rúmen do animal. “Isso é relevante porque o propionato é o ácido graxo responsável pelo fornecimento de energia direta ao animal; e ele também provoca a redução da emissão do gás metano à atmosfera, por meio da eructação do gado”, explica o zootecnista.

Murilo lembra que a Elanco está sempre atenta ao desenvolvimento de tecnologias e estratégias nutricionais que vão ao encontro da pecuária sustentável, aumentando o desempenho do rebanho e a rentabilidade do produtor, reduzindo o impacto no meio ambiente e contribuindo para a produção de proteína animal, importante para a saúde e segurança alimentar das pessoas. “A narasina, ingrediente ativo do ZimprovaTM, espelha isso”.

Fonte: Assessoria Elanco

Empresas

MiniEVO+ e Exaustor 55 Plus FV da Gallus Equipamentos elevam conversão alimentar e eficiência ambiental no aviário

Publicado em

em

Divulgação

A busca constante por melhores índices zootécnicos e eficiência energética conta com um importante aliado na avicultura e suinocultura brasileira. A Gallus Equipamentos, com sede em Marau (RS), apresenta algumas de suas soluções projetadas para melhorar a rentabilidade do produtor: o comedouro MiniEVO+ e o Exaustor 55 polegadas em Fibra de Vidro.

MiniEVO+: O prato que faz a diferença do primeiro ao último dia

Desenvolvido com projeto próprio, o MiniEVO+ foi desenhado especificamente para frangos de corte. Seu grande diferencial é o design inteligente, que permite o acesso dos pintinhos desde o primeiro dia de vida, mantendo a eficiência até o final do lote.

Com um sistema de higienização facilitado pela remoção rápida do fundo, o equipamento garante a sanidade das aves e evita o desperdício de ração. Além disso, suas características permitem que o prato seja adaptado a qualquer comedouro do mercado.

Pequeno no tamanho, gigante nos resultados – dizem os produtores

Lucas Ebeling e Ariane Rissi Menegussi, de Boa Vista do Sul (RS).

“O resultado nos impressionou. Desde o primeiro lote vem converter, não temos do que nos queixar!”, afirmam os produtores Lucas Ebeling e Ariane Rissi Menegussi, de Boa Vista do Sul (RS).

Tiago e Gislaine Frenhan, de Caarapó (MS)

 

 

Para Tiago e Gislaine Frenhan, de Caarapó (MS), os resultados obtidos com o prato elevaram o status do aviário: “Hoje é considerado o melhor da unidade”.

 

A satisfação é tão grande para Fabiano Neis, produtor de Ipumirim/SC, que afirma: “Hoje não faria mais um, faria mais dois galpões com a Gallus”

Fabiano Neis, produtor de Ipumirim/SC,

Climatização de Alta Performance: Exaustor 55” FV

Para garantir o conforto térmico e a qualidade do ar, a Gallus lança os exaustores de 55 polegadas em fibra de vidro de alta densidade. Imune à corrosão por amônia e com proteção anti-UV, esses equipamentos são ideais para galpões de pressão negativa e sistemas de resfriamento.

A tecnologia Direct Drive (acionamento direto) elimina a necessidade de correias e lubrificação de rolamentos, reduzindo significativamente os custos de manutenção. Disponível nas versões Persiana(ideal para ventilação mínima) e Butterfly (foco em colocação hermética e economia), o modelo Butterfly chega a ser até 25% mais econômico em consumo de energia.

O Exaustor 55 FV da Gallus pode ser utilizado em avicultura de corte, matrizes (recriação e produção) ou em suinocultura, onde se diferencia ainda mais pela sua resistência e durabilidade, mesmo em ambientes altamente agressivos. Seu desempenho elevado é otimizado pelo cone de expansão, pelo acionamento com menos perdas e pela hélice com perfil aerodinâmico winglet. A combinação de projeto eficaz e um design inteligente reduz o número de equipamentos a serem instalados em cada galpão.

Fonte: Ass. de Imprensa
Continue Lendo

Empresas

Master Agroindustrial avança para o exterior com entrada em empresa chilena

Negócio envolve aquisição de ações e criação de sinergias produtivas e comerciais entre as companhias.

Publicado em

em

Fotos: Divulgação

A Master Agroindustrial S.A., empresa brasileira do setor de carne suína, concluiu a aquisição de 38% das ações do Grupo Coexca S.A., do Chile. A operação envolve a compra de participações de diferentes sócios, entre eles o fundo de investimento dinamarquês Impact Fund Denmark (IFU).

Com o negócio, as duas companhias passam a estruturar uma parceria voltada à geração de sinergias nas áreas produtiva, industrial, comercial e de inovação. A transação marca a entrada mais forte da Master no mercado internacional, ampliando sua atuação para além do Brasil.

De acordo com o CEO da Master, Mario Faccin, a operação faz parte do processo de internacionalização da empresa, que já exporta para mais de 20 países. Ele afirma que a associação com a Coexca reforça a estratégia de expansão e integração industrial, além de contar com o apoio do Grupo Vall Companys.

A Master atua no mercado brasileiro de proteína suína com a marca Sulita. A empresa registra faturamento anual de US$ 250 milhões, conta com mais de 2.000 funcionários, 350 produtores integrados e produção superior a 100 mil toneladas de carne por ano. São 42 mil matrizes reprodutoras e cerca de 1,2 milhão de suínos produzidos anualmente, sendo 70% destinados ao processamento e 30% comercializados vivos. A companhia projeta dobrar o faturamento até 2030.

O CEO da Coexca S.A., Guillermo García, destacou que a entrada da Master na empresa abre uma nova etapa de crescimento, apoiada na experiência do grupo brasileiro e do Grupo Vall Companys.

Com sede na região do Maule, no Chile, a Coexca atua na produção e exportação de carne suína em modelo verticalizado. A empresa registra vendas de US$ 165 milhões, exporta para mais de 30 mercados e gera mais de 1.000 empregos. Possui 14 mil matrizes e abate mais de 470 mil suínos por ano, com volume superior a 56 mil toneladas de carne processada.

O responsável internacional do Grupo Vall Companys, Tomás Blasco, afirmou que a parceria deve reforçar a presença do grupo no mercado latino-americano. O conglomerado espanhol, com sede em Lleida, atua em cadeia produtiva integrada e registra faturamento superior a 4 bilhões de euros, com mais de 15 mil funcionários.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Empresas

Genética Topigs Norsvin é destaque em premiação internacional de produtividade da Agriness

Companhia celebra pódio no ranking com propriedades parceiras que ultrapassam a marca de 280 quilos desmamados por fêmea ao ano

Publicado em

em

Granja Becker, do município de Quatro Pontes (PR), que alcançou a marca de 38,33 DFA

A 18ª edição do prêmio Melhores da Suinocultura da Agriness, realizada a bordo de um cruzeiro que celebrou os 25 anos da organizadora, reconheceu mais uma vez os números de excelência do setor. O projeto de benchmarking, que analisou dados de 2.689 granjas e mais de 2,4 milhões de matrizes localizadas na América Latina, Europa e Ásia, consagrou a genética Topigs Norsvin como o grande destaque, com produtores parceiros no topo do ranking.

O terceiro lugar dessa mesma categoria foi da Granja Vista Alegre, localizada em Vista Alegre (RS), com o índice de 35,40 DFA.

A avaliação principal do prêmio é baseada no índice de Desmamados por Fêmea ao Ano (DFA). Na categoria para granjas com mais de 3.000 matrizes, o primeiro lugar ficou com a Granja Becker, do município de Quatro Pontes (PR), que alcançou a marca de 38,33 DFA. O terceiro lugar dessa mesma categoria foi da Granja Vista Alegre, localizada em Vista Alegre (RS), com o índice de 35,40 DFA.

Granja Canal, de Itá (SC), também subiu ao pódio e conquistou o terceiro lugar com 37,94 DFA.

O desempenho de alta performance se repetiu na categoria de 301 a 500 matrizes. A Granja Persch, de Cunhataí (SC), garantiu a segunda posição com 38,30 DFA e a média de 281,9 quilos desmamados por fêmea ao ano (kg/DFA) em 2025. Na mesma categoria, a Granja Canal, de Itá (SC), que opera com 70% de genética Topigs Norsvin em sua estrutura, também subiu ao pódio e conquistou o terceiro lugar com 37,94 DFA.

Granja Persch, de Cunhataí (SC), garantiu a segunda posição com 38,30 DFA e a média de 281,9 quilos desmamados por fêmea ao ano (kg/DFA)

O diretor de Negócios e Marketing da Topigs Norsvin, Adauto Canedo, parabeniza a Agriness pelo marco de um quarto de século e pela realização de um evento tão grandioso para a suinocultura. “Os resultados dos nossos parceiros chancelam a eficiência do nosso programa de melhoramento no campo pois entregamos matrizes produtivas e animais robustos. Dessa forma, o produtor converte esse potencial genético em rentabilidade real na granja”, afirma Canedo.

Evolução e reconhecimento

O prêmio foi idealizado em 2006 com foco em promover uma competição saudável e incentivar a gestão eficiente. Atualmente, o levantamento avalia o desempenho de propriedades no Brasil, Argentina, Colômbia e China.

A parceria histórica entre a Topigs Norsvin e a Agriness rendeu uma homenagem especial durante a programação: a companhia recebeu um troféu de reconhecimento pelo fomento e apoio ao desenvolvimento do setor.

“Receber esse troféu tem um significado enorme para o nosso time. A nossa parceria com a Agriness e com os produtores foca em elevar a régua técnica do mercado com resultados reais e sustentáveis, e sermos a única casa de genética reconhecida com essa homenagem mostra que estamos trilhando o caminho correto”, conclui Canedo.

Fonte: Ass. de Imprensa
Continue Lendo

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.